TRATAMENTO PARA COVID 19 ( 4 ) - DEXAMETASONA

SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA A QUEM QUEIRA SARAR DA COVID 19

Dexametasona

A dexametasona é um tipo de corticoide muito utilizado em pacientes com problemas respiratórios crônicos, como a asma, mas que também pode ser usado em outros problemas inflamatórios, como artrite ou inflamação da pele. Este medicamento tem sido testado como forma de reduzir os sintomas da COVID-19, já que pode ajudar a diminuir a inflamação no organismo.

De acordo com um estudo sendo feito no Reino Unido, a dexametasona parece ser o primeiro medicamento testado a reduzir bastante a taxa de mortalidade de pacientes em estado grave com a COVID-19. Segundo os resultados do estudo, a dexametasona conseguiu diminuir em até 60%, a taxa de mortalidade após 28 dias da infecção pelo novo coronavírus, especialmente em pessoas que estão precisando ser assistidas com ventilador ou a fazer administração de oxigênio.

É importante lembrar que a dexametasona não elimina o coronavírus do corpo, ajudando apenas a aliviar os sintomas e evitar complicações mais graves.

Atualização 19 de Junho 2020:

A Sociedade Brasileira de Infectologia recomendou o uso de dexametasona por 10 dias para o tratamento de todos os pacientes com COVID-19 internados na UTI com ventilação mecânica ou que precisam de receber oxigênio. No entanto, o corticoide não deve ser usado em casos leves nem como forma de prevenção da infecção

Atualização 17 de Julho 2020:

Segundo uma investigação científica feita no Reino Unido , o tratamento feito com dexametasona por 10 dias seguidos parece diminuir a taxa de mortalidade em pacientes com infecção muito grave pelo novo coronavírus, que que necessitam de ventilador. Nestes casos, a taxa de mortalidade parece diminuir de 41,4% para 29,3%. Nos outros pacientes, o efeito do tratamento com dexametasona não apresentou resultados tão marcados.

Atualização 02 de Setembro 2020:

Uma meta-análise realizada com base em 7 ensaios clínicos concluiu que o uso de dexametasona e outros corticoides pode, de fato, reduzir a mortalidade em pacientes críticos infectados por COVID-19.

Atualização 18 de Setembro 2020:

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) aprovou o uso de dexametasona no tratamento de adolescentes e adultos infectados com o novo coronavírus, que estejam precisando de suporte de oxigênio ou ventilação mecânica.

Nota do divulgador:- Como tenho problemas com tais alergias de pele, tal medicação que utilizo sempre ajuda evitar as minhas recaídas da gripe ou infeção. Mas é aconselhável não usá-lo por muito tempo devido o corticoide!!!