ADVOGADOS DO VÍCIO

Todo usuário de drogas, sejam elas lícitas (álcool, cigarros) ou ilícitas, age de maneira paradoxal. Muitas vezes, tendo plena consciência dos riscos que corre, continua consumindo a sua droga preferida, alheio aos apelos de amigos e familiares, arvorando-se em defensor contumaz do próprio vício.

Todas as vezes que surgem argumentos sólidos acerca dos malefícios das drogas para a saúde, o usuário transformado em advogado do vício prefere iludir-se com a alegação de que o produto que consome não lhe prejudica, atribuindo à opinião dos que querem lhe ajudar ao preconceito e a perseguição gratuita.

Todavia, essa atitude provavelmente deve-se ao fato de que o usuário/advogado geralmente não consegue admitir para si mesmo e para os outros a sua incapacidade perante a dependência, que está perdendo as rédeas da própria vida diante do vício. Desse modo. É natural que tome uma atitude defensiva diante das apreciações comumente justas dos amigos e da sociedade.

Infelizmente, em alguns momentos essa autodefesa às vezes extrapola para a violência, demonstrando claramente o estado doentio em que se encontra o individuo.

Pessoas nessa situação, dificilmente conseguem perceber a própria condição não conseguindo reconhecer que precisam de ajuda. É justamente nessa fase, que na maioria das vezes, o individuo passa a utilizar as drogas com maior frequência até chegar ao fundo do poço.

A família, sem opção e sem conseguir mais suportar tanto sofrimento, apela para a internação forçada a fim de resguardar o ente querido de maiores danos para si mesmo. Começa então uma longa jornada de aflição e autossuperação.

Se você encontra-se na fase de usuário/advogado, não permita que a dependência evolua e destrua o seu futuro, os seus sonhos, a sua vida e a de seus familiares; reaja agora, decida-se a libertar-se do vício e busque auxílio. Deixe o orgulho de lado e admita a própria fragilidade, aceite que já não é capaz de vencer a dependência sem ajuda.

Os homens e as mulheres fortes são forjados em meio às dificuldades, quando têm de tomar decisões corajosas, seja você querido amigo ou querida amiga essa pessoa forte e corajosa. Lembre-se a droga mata! Liberte-se.