O uso de cloroquina ou hidroxicloroquina está associado ao risco de distúrbios psiquiátricos e comportamentos suicidas, alerta Europeian Medicines Agency (E. M. A.).
 
Após uma revisão de todos os dados disponíveis sobre os remédios contra a Covid-19, estudos científicos que incluíram Cloroquina e Hidroxicloroquina (medicamentos 
tradicionalmente empregados no tratamento de malária e lúpus), descartaram sua eficácia no combate à doença ao mesmo tempo em que avisa do risco de distúrbios psiquiátricos a partir dos constatados em investigações na Espanha, de acordo com protocolo de 27 Novembro 2020.
 
Essa revisão havia sido iniciada em maio de 2020, após a E. M. A. ter sido informada sobre seis casos confirmados de desordens psiquiátricas em pacientes com covid-19 que haviam recebido doses contínuas de hidroxicloroquina.
 
A revisão dos dados confirmou a ocorrência de desordens psiquiátricas, inclusive graves, em pacientes com ou sem histórico de problemas mentais.
 
A agência proíbe o uso dos dois remédios para tratar da covid-19 e ressalta que estudos clínicos de larga escala não mostraram "nenhum efeito benéfico" em sua utilização contra a doença.
 
 
 
https://www.ema.europa.eu/
 
https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/ansa/2020/11/30/cloroquina-esta-associada-a-risco-de-disturbio-mental-diz-anvisa-europeia.htm