NOSSA HISTÓRIA, NOSSA IDENTIDADE.

Redação: 
Edi Salomon.

Hoje vamos mostrar um bonito registro fotográfico feito em frente ao recém-inaugurado Hospital e Maternidade Sagrada Família, exatamente no dia 9 de outubro de 1942, conforme registros feitos na época pela jovem Alice Zipperer, esposa do meu grande amigo e desportista de saudosa memória, Rubens Zschoerper, e mãe dos meus amigos Edilson (Xampu) e Ana Maria Zschoerper, esposa do meu amigo Dime Weber, que me cedeu essa foto.
Quem vê essa foto, logo se pergunta: será que naquela época existiam tantas enfermeiras trabalhando no Hospital? Na verdade, existiam duas enfermeiras que trabalhavam no Hospital, a dona Frida Weber, que era parteira e enfermeira, e a dona Wally Malschitzki, que era enfermeira. As demais enfermeiras eram voluntárias que, naquela época, recebiam um documento tipo “carteira de identidade” em cujo cabeçalho estava assim escrito: “Serviço de Defesa Passiva – Anti-Aérea. Setor de São Bento – Estado de Santa Catarina. Ficha de Voluntário”. Como se vê pelo título, estávamos em meio a uma terrível guerra.
Essa ficha que estamos mostrando era da dona Alice Zipperer. Na ficha preenchida assim estava escrito: “Serviço de saúde e pronto socorro. Nome: Alice Zipperer; Filiação: Antônio e Maria Zipperer; Idade: 16 anos; Profissão: doméstica”. Trazia ainda espaço para indicar a nacionalidade, naturalidade, estado civil, residência e local. Foi em preenchida em “São Bento, 9 de outubro de 1942”. Trazia ainda assinatura da voluntária e do chefe do serviço que, na ocasião, era o “Prefeito Municipal, Joaquim Sales - Chefe do S.D.P.A.A”. Em seguida, vinha a foto da voluntária e a impressão digital.
O Dr. Pedro Raimundo Cominese construiu o Hospital e Maternidade Sagrada Família em tempo recorde. Teve seu início a construção no ano de 1941 e término no ano seguinte!
Em outra oportunidade, vamos escrever e falar sobre mais assuntos relacionados ao Hospital, sobre o Dr. Cominese e suas colaboradoras.
Na foto podemos citar pela ordem, da esquerda para a direita:
Anete Silva, Iracema de Oliveira, Nilda Faraco, Santinha Cubas, Edeltraud Schmaltz, Senhorinha Chagas, Alda Moeller, Frida Weber, Adelaide Ritzmann, Alice Zipperer, Wally Malschitzky, Iris Echelhofer e Elvira Klaumann. Sentado, o médico Dr. Pedro Raimundo Cominese.

(OBS. Anete Silva era minha mãe.)


Publicação: Jornal A Gazeta, 06 e 07 de abril de 2019.