A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A VIDA... "CAVALO de TRÓIA" - (4ª parte).

A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A VIDA... “CAVALO de TRÓIA”. – (4ª parte).

CAVALO de TRÓIA.

Na 1ª parte da série “CAVALO de TRÓIA” nós escrevemos o seguinte: - O CAVALO de TRÓIA é uma ABORDAGEM MÉDICA para ESTIMULAR os MACRÓFAGOS (a-1) a COMER CÉLULAS MORTAS e MORIBUNDAS SELETIVAMENTE.

Ele pode der descrito como um NANOTUBO de CARBONO (a-2) de parede única carregado com um INIBIDOR QUÍMICO (a-3) do eixo de sinalização ANTIFAGOCÍTICO CD47-SIRP-alpha (a-4).

Ao estudarmos os MACRÓFAGOS passamos pelas CÉLULAS de Kupffer, pelas MICRÓGLIAS, pelas CÉLULAS do Tecido Conjuntivo e terminamos com os FAGÓCITOS.

Ficamos sabendo que os MACRÓFAGOS são FAGÓCITOS PROFISSIONAIS que podem ser encontrados na MEDULA ÓSSEA, nas Placas de Peyer (aparelho digestivo) no Tecido Conjuntivo, no Fígado, nos Pulmões, no Tecido Linfóide, no Baço, no TIMO e na Pele. No entanto os MACRÓFAGOS não são encontrados na CORRENTE SANGUÍNEA (no SANGUE).

Também ficamos sabendo que existem vários outros FAGÓCITOS PROFISSIONAIS e, ainda FAGÓCITOS não PROFISSIONAIS. Você leitora e você leitor depois de realizar um HEMOGRAMA COMPLETO em um Laboratório de Análises Clínicas, pode abrir o seu Exame Laboratorial, e, lá encontrará no seu LEUCOGRAMA vários tipos de FAGÓCITOS.

Lá no seu EXAME LABORATORIAL você irá ler os valores estudados e anotados pelos laboratoristas (bioquímicos, etc.) e compará-los aos Valores Padrões NORMAIS Internacionais. Ver e ler ainda não são proibidos. Possa ser que vocês não entendam muito bem, mas, tentar vocês podem...

São estes FAGÓCITOS que constam em seu LEUCOGRAMA os responsáveis pela defesa do seu ORGANISMO contra os diversos tipos de INVASORES que existem no meio ambiente, incluindo um espinho (reino vegetal), uma partícula de ferro (reino mineral), bactérias, fungos, vírus, protozoários, etc. (reino animal), inclusive o atual e “temido” VÍRUS CHINÊS-19, que está causando a PANDEMÔNICA SARS/COV-2.

São estes FAGÓCITOS que constam no seu LEUCOGRAMA que fazem parte do seu SISTEMA IMUNOLÓGICO, que, aliados aos MACRÓFAGOS - (que também fazem parte do seu SISTEMA IMUNOLÓGICO) -, quem têm condições de protegê-lo, ou não, da “atual e “famosa” SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA.

Se o seu SISTEMA IMUNOLÓGICO estiver forte e saudável, os VÍRUS INVASORES poderão contaminá-los, porém, serão repelidos fortemente por todas aquelas CÉLULAS já mencionadas nos textos anteriores, ou seja, os FAGÓCITOS ou CÉLULAS FAGOCITÁRIAS. Em outras palavras, milhões de FAGÓCITOS irão travar uma BATALHA contra os bilhões de VÍRUS CHINESES INVASORES.

Em 85% dos casos, o SISTEMA IMUNOLÓGICO das pessoas derrotam os VÍRUS, e, as pessoas não sentem absolutamente nada, ou, em outras palavras, elas ficam ASSINTOMÁTICAS. Isto é, não têm SINTOMA ALGUM. Ou, de outra maneira, são CONTAMINADOS - ou INFECTADOS -, pelos VÍRUS, mas, nem ficam sabendo que foram “terrivelmente” CONTAMINADOS.

Em 12% dos casos, o SISTEMA IMUNOLÓGICO das pessoas, por estarem menos fortalecidos, após serem CONTAMINADAS pelos VÍRUS, terão apenas SINTOMAS LEVES, algo parecido com uma SÍNDROME GRIPAL. Como diziam os nossos antepassados: - “GRIPE é que nem PAIXÃO e que nem FUMAÇA! Chega, SUFOCA e passa!”.

Apenas aproximadamente 3% da população mundial, a depender das condições dos seus SISTEMAS IMUNOLÓGICOS é que poderão ter consequências mais graves. São os chamados GRUPOS de RISCO, que na totalidade dos casos, têm o seu SISTEMA IMUNOLÓGICO enfraquecido, ou muito enfraquecido, por diversos motivos.

São estes GRUPOS de RISCO que deveriam e devem receber cuidados especiais, como já deve ser do conhecimento da maioria dos leitores. O resto é PÂNICO e PANDEMÔNIO de oportunistas.

Sobre as seculares “CLOROQUINA”, e “HIDROXICLOROQUINA”, e a quarentona IVERMECTINA e outros “fármacos” falaremos depois. No momento, vamos voltar ao que nos interessa.

(a-2) – NANOTUBO de CARBONO.

Origem: - Wikipédia, a enciclopédia livre.

“FOTO: - Representação esquemática de um NANOTUBO de CARBONO”.

Os NANOTUBO de CARBONO ou NTC (em inglês: Carbon nanotubes ou CNTs) são ALÓTROPOS do CARBONO com uma NANOESTRUTURA cilíndrica.

Os NANOTUBOS foram construídos com diâmetro de comprimento na proporção de 132.000.000: 1, significativamente maior do que para qualquer material.

Estes cilindros de MOLÉCULAS de CARBONO possuem propriedades incomuns e que são de altíssimo valor no campo da NANOTECNOLOGIA (b-1), ELETRÔNICA, ÓPTICA e outros campos Tecnológicos da Ciência dos Materiais.

Particularmente, devido as suas extraordinárias propriedades de condução térmica, mecânica e elétrica, os NANOTUBOS de CARBONO podem ter aplicações que possibilitem inúmeras melhorias nas estruturas dos materiais.

NANOTUBOS são membros da família estrutural do FULERENO, que também inclui o esférico BUCKMINSTERFULERENO, e as extremidades dos NANOTUBOS podem ser cobertas com um hemisfério de estruturas de BUCKMINSTERFULERENO.

Seu nome deriva do seu formato, uma estrutura oca com paredes formadas por um ÁTOMO de espessura da folha de CARBONO, chamados GRAFENO (b-2).

Estas folhas são enroladas em momentos específicos com ângulos discretos de QUIRAL, e a combinação do ângulo de rolamento e raio decide a propriedade do NANOTUBO.

Por exemplo, se a folha de NANOTUBOS individual é um metal ou semicondutor. NANOTUBOS são categorizados como NANOTUBOS de parede única - do inglês (Single-Walled Nanotubes) {SWNTs} -, que são os NANOTUBOS de CARBONO e os NANOTUBOS de múltiplas paredes, - do inglês (Multi-Walled Nanotubes) {MWNTs}).

Naturalmente, NANOTUBOS individuais alinham-se em "fios", e, esse fenômeno é explicado pelas Forças de Van der Waals.

A Química Quântica aplicada, especificamente, a Hibridação do orbital descreve melhor a ligação química em NANOTUBOS.

A ligação química dos NANOTUBOS é composta inteiramente de orbitais com hibridização sp 2, semelhante as ligações do GRAFITE, tendo assim um orbital p livre para serem feitas ligações ?.

Essas ligações que são mais fortes do que as ligações ? de hibridização sp 3 que são encontradas em Alcanos, provendo aos NANOTUBOS uma resistência mecânica única.

Tipos de NANOTUBOS de CARBONO e estruturas relacionadas.

TERMINOLOGIA.

Não há consenso sobre alguns termos que descrevem os NANOTUBOS de CARBONO na literatura científica: - Tanto o "-wall" como o "-walled" estão sendo utilizados em combinação com "single", "double", "triple" ou mesmo "multi", e a letra C é muitas vezes omitida na sigla.

Por exemplo, os NANOTUBOS de parede múltiplas, - do inglês (multi-walled {MWNT}).

SINGLE-WALLED.

“FOTO: - Armchair (n, n)”.

“FOTO: - O vetor de translação é dobrado, enquanto o vetor QUIRAL fica em linha reta”.

“FOTO: - Nanofita de GRAFENO”.

“FOTO: - O vetor QUIRAL está dobrado, enquanto a translação do vetor fica em linha reta”.

“FOTO: - Zigzag (n, 0)”.

“FOTO: - QUIRAIS (n, m)”.

“FOTO: - n e m podem ser contados no final do tubo”.

“FOTO: - Nanofita de CARBONO”.

“FOTO: - O esquema de nomeação de NANOTUBOS (n, m) pode ser pensado como um vetor (C h) em uma folha de GRAFENO infinita que descreve como o "roll up" da folha de GRAFENO pode fazer com o NANOTUBO. T indica o eixo do tubo, e a 1 e a 2 são vetores unitários do GRAFENO no espaço”.

“FOTO: - Uma imagem de MICROSCOPIA de TUNELAMENTO da parede do NANOTUBO de CARBONO”.

“FOTO: - Uma imagem de MICROSCOPIA ELETRÔNICA de TRANSMISSÃO de uma única parede do NANOTUBO de CARBONO”.

A maioria das paredes dos NANOTUBOS são únicas (SWNT) e tem um diâmetro medindo cerca de um nanômetro, com o comprimento do tubo que pode ser muitas milhões de vezes maior.

A estrutura de um SWNT pode ser conceituada envolvendo uma camada de átomos de espessura do GRAFITE chamada de GRAFENO em um cilindro de transporte.

A forma como a folha de GRAFENO fica envolvida é representada por um par de índice (n, m).

Os inteiros n e m denotam o número de unidades vetor ao longo de duas direções no favo de mel cristal lattice de GRAFENO.

Se m = 0, os NANOTUBOS são chamados de NANOTUBOS zigzag, e se n = m, os NANOTUBOS são chamados de NANOTUBOS de encosto/apoio. Caso contrário, eles são chamados de QUIRAIS.

O diâmetro de um NANOTUBO ideal pode ser calculado a partir de seu índice (n, m).

Onde a = 0.246 nanômetros.

SWNT é uma importante variedade de NANOTUBOS de CARBONO porque a maioria das suas propriedades muda significativamente com os valores (n, m), e essa dependência não é sempre igual (veja Kataura plot).

Em particular, a sua band gap pode variar de zero a cerca de 2 eV e sua condutividade elétrica pode apresentar um comportamento metálico ou de um semicondutor.

Os NANOTUBOS de parede única é o candidato mais provável para a Miniaturização de Equipamentos Eletrônicos.

O bloco de construção mais simples deste sistema é o fio elétrico, e o NANOTUBOS de CARBONO (SWNT) são excelentes condutores.

One useful application of SWNTs is in the development of the first intramolecular field effect transistors (FET). Production of the first intramolecular logic gate using SWNT FETs has recently become possible as well.

Para criar uma porta lógica você deve ter tanto um p-FET e um n-FET. Isso se deve ao fato de que os NANOTUBOS de CARBONO (SWNT) são p-FETs quando expostos ao OXIGÊNIO e o n-FET de outra forma, isso possibilita a proteção da metade dos NANOTUBOS de CARBONO da exposição ao OXIGÊNIO, enquanto a outra parte fica exposta ao OXIGÊNIO.

Isso resulta em uma SWNT única que funciona como uma porta lógica NOT em ambos p e n-type FETs dentro de uma mesma molécula.

NANOTUBOS de parede única estão gradativamente se tornado baratos, cerca de $1.500 dólares americanos por grama no ano de 2000, para $50 dólares por grama pela forma como estão sendo produzidos, em grande escala, como visto em Março de 2010.

NANOTUBOS de MÚLTIPLAS PAREDES.

“FOTO: - Imagem de feixe com MICROSCOPIA ELETRÔNICA de VARREDURA de NANOTUBOS de CARBONO”.

“FOTO: - Parede tripla (Triple-walled) de NANOTUBOS de CARBONO - armchair carbon nanotube”.

NANOTUBOS de paredes múltiplas (MWNT) consistem de múltiplas camadas (tubos concêntricos) de GRAFITE.

Há dois modelos que podem ser utilizados para descrever a estrutura de NANOTUBOS de paredes múltiplas.

No modelo Russian Doll, as folhas de GRAFITE são dispostas em cilindros concêntricos, por exemplo, um (0,8) NANOTUBO de parede única com uma largura de única de (0,17).

No modelo Parchment, uma folha de GRAFITE é enrolada em torno de si mesma, assemelhando-se a um rolo de jornal enrolado.

A distância entre camadas em NANOTUBOS de paredes múltiplas está perto da distância entre camadas de GRAFENO em GRAFITE, aproximadamente 3.4 A.

A estrutura Russian Doll é geralmente observada. Suas folhas individuais podem ser descritas como NANOTUBOS de CARBONO (SWNTs), podendo ser metálicos ou semicondutores.

Por causa da probabilidade e restrição sobre a relatividade do diâmetro dos tubos individuais, uma das folhas, e depois todas as paredes do NANOTUBO, geralmente é utilizado um metal zero-gap.

Paredes duplas de NANOTUBOS de CARBONO (DWNT) formam uma classe especial de NANOTUBOS por sua morfologia e propriedades são semelhantes com as SWNT, mas sua resistência aos produtos químicos é significativamente melhorada.

Isso é especialmente importante quando as funcionalidades da superfície são necessárias (isto significa acoplar funções químicas na superfície de NANOTUBOS) adicionando novas propriedades ao CNT.

Neste caso dos SWNT, funcionalidades covalentes quebraram alguns C = C (ligações duplas), deixando "buracos" na estrutura do NANOTUBO e, assim, modifica tanto suas propriedades mecânicas como as elétricas.

No caso dos DWNT, somente a parede externa é modificada. Síntese de DWNT em escala de grama foi primeiramente exposto em 2003 pela técnica de CCVD, a partir da redução seletiva de solução óxida em metano e hidrogênio.

A capacidade de movimento telescópico no interior da folha e suas propriedades mecânicas permitem to use multi-walled nanotubes as main movable arms in coming nanomechanical devices. Retraction force that occurs to telescopic motion caused by the Lennard-Johnes interaction between shells and it's value is about 1.5 nN.

TORUS.

“FOTO: - A estabilidade das estruturas de NANOTUBOS de CARBONO”.

Em tese, um NANOTORUS é um NANOTUBO de CARBONO rosqueado (forma de rosca). NANOTORUS estão previstas para terem muitas propriedades únicas, como momento magnético mil vezes maior do que previamente previsto por certos raios específicos.

Properties such as magnetic moment, thermal stability, etc. vary widely depending on radius of the torus and radius of the tube.

NANOBUD.

NANOBUD de CARBONO é um material recém-criado oriundo da combinação de dois Alótropos de Carbono: - NANOTUBO de CARBONO e FULERENOS.

Neste novo material, semelhantes ao FULERENO "gomos" são paredes laterais que fazem ligações covalentes com os NANOTUBOS subjacentes.

Este novo material híbrido tem propriedades de ambos os materiais que o constituem, NANOTUBOS de CARBONO e FULERENO.

Particularmente, eles são utilizados como excelentes emissores de campo. Em materiais composites, as moléculas de FULERENO podem funcionar como âncoras prevendo o escorregamento dos NANOTUBOS, como também, melhorando as propriedades mecânicas dos compósitos.

NANOTUBOS de CARBONO Cup-stacked.

NANOTUBOS de CARBONO Cup-stacked, do inglês, (Cup-stacked carbon nanotubes (CSCNTs)) diferem de outras estruturas de carbono quasi-1D, que normalmente se comportam como estruturas quase metálicas, sendo uma condutora de elétrons.

CSCNT exibem comportamentos de semicondutores devido a sua micro-estrutura de empilhamento de camadas de GRAFENO.

NANOTUBOS de CARBONO EXTREMOS.

“FOTO: - Cycloparaphenylene”.

A observação do maior NANOTUBO de CARBONO (18.5 centímetros de comprimento) foi relatada em 2009.

Esses NANOTUBOS foram cultivados em substratos de Si utilizando um método melhorado de deposição de vapor químico, do inglês, (Chemical Vapor Deposition (CVD)) e representam paredes únicas de matrizes elétricas uniformes com NANOTUBOS de CARBONOS.

The shortest carbon nanotube is the organic compound cycloparaphenylene, which was synthesized in early 2009.

O mais fino NANOTUBO de CARBONO é o CNT apoiado (2,2) com um diâmetro de três A.

Este NANONOTUBO foi cultivado dentro de um NANOTUBO de CARBONO com paredes múltiplas. A atribuição do tipo de NANOTUBO de CARBONO foi feita pela combinação de transmissão de alta resolução da MICROSCOPIA ELETRÔNICA, do inglês, (High-resolution Transmission Electron Microscopy (HRTEM)), Espectroscopia Raman e com o cálculo densidade da teoria funcional, do inglês, (Density Functional Theory (DFT)).

O NANOTUBO de CARBONO de simples parede mais fino e autônomo mede cerca de 4.3 A. de diâmetro.

Pesquisadores sugeriram que ele pode também um SWCNT de (5,1) ou (4,2), mas o tipo exato do NANOTUBO de CARBONO continua a ser questionado.

NANOTUBOS de CARBONO com (3.3), (4.3) e (5.1) (todos com quatro A de diâmetro) estavam sendo identificado de forma semelhante. Esse erro foi corrigido com a MICROSCOPIA ELETRÔNICA de TRANSMISSÃO e ALTA RESOLUÇÃO. No entanto, eles foram encontrados dentro de CARBONOS de parede dupla.

Observações do escriba:

1ª - Na Wikipédia estão disponíveis dezenove REFERÊNCIAS.

2ª – Ver e ler ainda não são proibidos. Escrever também não é proibido. Porém censurar é permitido. Possa ser que vocês não entendam, mas... Eu pelo menos estou tentando saber o que os seculares MACRÓFAGOS têm a ver com a novata NANOTECNOLOGIA.

CATEGORIAS:

NANOMATERIAIS.

CARBONO.

COMPOSTOS de CARBONO.

Esta página foi editada pela última vez às 19h48min de 11 de fevereiro de 2020.

(b-1) – NANOTECNOLOGIA.

Origem: - Wikipédia, a enciclopédia livre.

A NANOTECNOLOGIA é uma CIÊNCIA que se dedica ao estudo da manipulação da matéria numa escala ATÔMICA e MOLECULAR lidando com estruturas entre 1 e 1.000 NANÔMETROS.

Pode ser utilizada em diferentes áreas como, a MEDICINA, Eletrônica, Ciência da Computação, Física, Química, BIOLOGIA e Engenharia dos Materiais.

O princípio básico da NANOTECNOLOGIA é a construção de estruturas e novos materiais a partir dos ÁTOMOS. É uma área promissora, mas que dá apenas seus primeiros passos, mostrando, contudo, resultados surpreendentes (na produção de SEMICONDUTORES, NANOCOMPÓSITOS, BIOMATERIAIS, CHIPS, entre outros).

Criada no JAPÃO, a NANOTECNOLOGIA busca inovar invenções, aprimorando-as e proporcionando uma melhor vida ao Homem.

Um dos instrumentos utilizados para exploração de materiais nessa escala é o MICROSCÓPIO ELETRÔNICO de VARREDURA (MEV) e o MICROSCÓPIO de VARREDURA por TUNELAMENTO (STM), que permite a observação de ÁTOMOS e MOLÉCULAS ao nível ATÔMICO. Observação do escriba: - Gentileza ver o resto do texto na Wikipédia.

O NANÔMETRO (nm).

Ver artigo principal: - NANÔMETRO.

O FÍSICO Americano Richard Feynman (1918 – 1988) foi o precursor do conceito de NANOTECNOLOGIA, embora não tenha utilizado este termo em sua palestra para a Sociedade Americana de Física, em 29 de dezembro de 1959, onde apresentou pela primeira vez suas ideias acerca do assunto.

A palavra "NANOTECNOLOGIA" foi utilizada pela primeira vez pelo CIENTISTA e PROFESSOR Japonês Norio Taniguchi (1912 – 1999) em 1974 para descrever as TECNOLOGIAS que permitam a construção de materiais a uma Escala de UM NANÔMETRO.

Para se perceber o que isto significa, considere uma praia de 1.000 Quilômetros de extensão e um grão de areia de UM Milímetro. Este grão está para esta praia como um Nanômetro está para o Metro. Observação do escriba: - Gentileza ler o resto do texto na Wikipédia.

DÉCADA de 80.

FULERENOS é um membro representante das estruturas de CARBONO conhecido como FULERENOS.

Os membros da família FULERENO são um tema importante da investigação que recaem sob a égide da NANOTECNOLOGIA.

Embora a NANOTECNOLOGIA seja um desenvolvimento recente na PESQUISA CIENTÍFICA, o desenvolvimento de seus conceitos centrais, vem acontecendo através de um longo período de tempo.

A emergência da NANOTECNOLOGIA na década de 1980 ocorreu-se devido à convergência de avanços experimentais como a invenção do MICROSCÓPIO de VARREDURA de TUNELAMENTO em 1981, e na descoberta dos FULERENOS em 1985, e, com o esclarecimento e popularização de um modelo de trabalho para os objetivos da NANOTECNOLOGIA iniciando com a publicação em 1986 do Livro MOTORES da CRIAÇÃO.

O MICROSCÓPIO de VARREDURA de TUNELAMENTO é um Instrumento para Visualização de Superfícies no Nível ATÔMICO, e foi desenvolvido em 1981, pelo FÍSICO Alemão Gerd Binnig (1947 – presente) e pelo FÍSICO Suíço Heinrich Rohrer (1933 – 2013) no IBM Zurich Research Laboratory, pelo qual eles receberam o Prêmio Nobel em Física em 1986.

Os FULERENOS foram descobertos em 1985 pelo QUÍMICO Britânico Harry Kroto (1939 – 2016), pelo QUÍMICO Americano Richard Smallville (1949 – 2005), e pelo QUÍMICO Americano Robert Curl (1933 – presente), que juntos receberam o Prêmio Nobel em Química em 1996.

Ao mesmo tempo, nos anos 80, o conceito de NANOTECNOLOGIA foi popularizado pelo CIENTISTA Americano Kim Eric Drexler (1955 – presente) por meio do Livro “MOTORES da CRIAÇÃO”.

Este Livro, embora contenha algumas Especulações próximas da Ficção Científica baseou-se no trabalho sério desenvolvido por Eric Drexler enquanto CIENTISTA.

Eric Drexler foi o primeiro CIENTISTA a DOUTORAR-SE em NANOTECNOLOGIA pelo MIT.

NANOTECNOLOGIA ERIC DREXLERIANA ou NANOTECNOLOGIA DREXLERIANA.

A NANOTECNOLOGIA DREXLERIANA é aquilo a que agora se chama NANOTECNOLOGIA MOLECULAR e que pressupõe a construção ÁTOMO a ÁTOMO de dispositivos úteis à vida humana.

O SANTO GRAAL da NANOTECNOLOGIA DREXLERIANA é o MONTADOR UNIVERSAL, um dispositivo capaz de, de acordo com as Instruções de um Programador, construir ÁTOMO a ÁTOMO qualquer Máquina Concebível pela MENTE HUMANA.

ERIC DREXLER tem uma visão em longo prazo da NANOTECNOLOGIA que prevê o aparecimento de NANO-DISPOSITIVOS de REGENERAÇÃO CELULAR, que poderão garantir a REGENERAÇÃO dos TECIDOS e a IMORTALIDADE.

Observações do escriba:

1ª – Estamos diante do PÂNICO de uma PANDEMIA PANDEMÔNICA, imposta por uma Imprensa CRIMINOSA, EXTREMISTA, NAZISTA, TERRORISTA e TOTALITÁRIA.

2ª – A VIROLOGIA e, portanto, os VÍRUS, só foram visualizados – e melhor estudados -, após o desenvolvimento do MICROSCÓPIO ELETRÔNICO, o que só aconteceu em meados da década de 30 do século passado (Século XX).

3ª – Na Mídia Criminosa atual já apareceu algum MICROSCÓPIO ELETRÔNICO? Não! Se aparecer tome os devidos cuidados. Poderá ser uma montagem da MÍDIA EXTREMISTA recheada de Efeitos Especiais!

4ª – Na Mídia Nazista atual, já apareceu algum CIENTISTA de relevância falando sobre VIROLOGIA e sobre a estranha e permanente PANDEMIA? Não!

5ª – A atual Mídia TERRORISTA e TOTALITÁRIA só fala de MORTALIDADE e de MORBIDADE. A Mídia TERRORISTA está com “cara” de casas FUNERÁRIAS, com “cara” de NECROTÉRIOS e com “cara” de CEMITÉRIOS. “Numerologias” extremamente suspeitas, diga-se de passagem.

6ª – Enquanto isto, muitos CIENTISTAS estão estudando NANO-DISPOSITIVOS de REGENERAÇÃO CELULAR, que poderão garantir a REGENERAÇÃO dos TECIDOS e até a IMORTALIDADE. Observação do escriba: - Aqui beira a Ficção Científica, mas...

Embora ERIC DREXLER seja considerado por muitos como o PAI da NANOTECNOLOGIA, a sua abordagem próxima da Ficção Científica é vista com desconfiança por outros CIENTISTAS mais interessados nos aspectos práticos da NANOTECNOLOGIA.

Eric Drexler fundou o "Foresight Institute" e tem-se dedicado à divulgação e desenvolvimento da NANOTECNOLGIA rebatizada de '''MOLECULAR''.

ABORDAGENS, UTILIZAÇÕES MAIS RADICAIS, MONTADOR MOLECULAR ou NANOMONTADOR – Peço a gentileza dos leitores para que consultem a Wikipédia ou outra fonte.

MONTADOR UNIVERSAL - Existe a possibilidade de se construir um MONTADOR UNIVERSAL. Este teria a capacidade de construir qualquer objeto possível, incluindo outro MONTADOR.

Assim este poderia se REPLICAR de forma Semelhante aos SERES VIVOS. Uma vez construído o primeiro MONTADOR ele poderia se reproduzir várias vezes até o número necessário para executar uma determinada TAREFA como, por exemplo, a construção de várias toneladas de um NANOMATERIAL.

Esta capacidade de reprodução é uma das grandes vantagens de um Montador Molecular e também é um dos seus grandes riscos.

Um MONTADOR poderia se reproduzir descontroladamente e ameaçar vidas humanas de forma semelhante a EPIDEMIAS.

Um risco poderia ser a colonização de toda a terra por Montadores Moleculares, extinguindo toda a vida na terra.

Só restariam os próprios Montadores em uma massa (provavelmente) cinza chamada de "greygoo".

ERIC DREXLER argumenta que este cenário é bastante difícil uma vez que, nenhum ser vivo conhecido consegue se reproduzir além do limite imposto pela quantidade de energia e matéria-prima disponíveis.

Apesar disto, especialistas advertem que é necessário tomar precauções, pois os riscos para a saúde humana não são conhecidos.

A construção de um Montador Molecular ainda está longe de ocorrer. Vários problemas persistem como a dificuldade de trabalhar com ÁTOMOS INDIVIDUAIS necessários para a construção do Montador.

Além disto, é difícil modelar o Comportamento de Objetos Complexos em Escala Nanométrica que obedecem as Leis Quânticas.

POSSÍVEIS PROBLEMAS – Gentilmente solicitamos aos leitores a consultarem a Wikipédia ou outra fonte.

A IMPORTÂNCIA PARA o BRASIL e PARA PORTUGAL. – Consultar a Wikipédia ou outra fonte.

“FOTO: - Produtos em desenvolvimento”. – Consultar a Wikipédia ou outra fonte.

NANOTECNOLOGIA para a LIBERAÇÃO de FÁRMACOS.

Os FÁRMACOS de Liberação Controlada ou NANOFÁRMACOS são MACROMOLÉCULAS NANOMÉTRICAS, capazes de armazenar em seu interior PRINCÍPIOS ATIVOS ou outras moléculas capazes de desenvolver uma Resposta Farmacológica, que funcionam como Vetores capazes de efetuar o Transporte pelo Organismo e controlar a taxa de liberação e até mesmo fazer com que o FÁRMACO seja liberado no Ambiente Fisiológico Adequado, para que a liberação do composto específico possa ocorrer de maneira correta.

Estas MACROMOLÉCULAS também podem ter sua parte exterior preparada para que Sua Dissolução, fator que permitirá a Liberação do FÁRMACO, ocorra apenas em TECIDOS-ALVOS Específicos, minimizando os efeitos colaterais da droga utilizada.

Por fim, as dimensões NANOMÉTRICAS das MOLÉCULAS-GAIOLA podem levar inclusive à preparação de FÁRMACOS capazes de vencer a Barreira Hematoencefálica, levando ao desenvolvimento de uma nova geração de FÁRMACOS Específicos para o tratamento de Patologias que causam Danos Cerebrais (seja causando alterações bioquímicas ou teciduais).

Devido a isto este tipo de tecnologia possui um potencial enorme para a Liberação de FÁRMACOS NEOPLÁSICOS, pois a mesma é capaz de gerar a Liberação de FÁRMACOS apenas em Tecidos Específicos diminuindo o dano sofrido pelos tecidos saudáveis do corpo.

Um dos tipos de NANOTECNOLOGIA utilizada na Indústria Farmacêutica são as NANOPARTÍCULAS POLIMÉRICAS, que é um termo que quando aplicado à Liberação de FÁRMACOS se refere a dois tipos de estruturas diferentes: - As NANOESFERAS e as NANOCÁPSULAS.

As NANOCÁPSULAS, por serem constituídas por um INVÓLUCRO POLIMÉRICO disposto ao redor de um Núcleo Oleoso, permitem que o FÁRMACO esteja dissolvido neste Núcleo e/ou adsorvido à Parede POLIMÉRICA.

No entanto, as NANOSFERAS, por não apresentarem Óleo em sua Composição, são formadas por uma Matriz POLIMÉRICA em que o FÁRMACO pode ficar retido ou adsorvido.

NANOPARTÍCULAS podem ser obtidas através de diversos métodos, que podem ser classificados em: - POLIMERIZAÇÃO INTERFACIAL de NANÔMETROS Dispersos de POLÍMEROS pré-formados.

No entanto, as NANOCÁPSULAS podem ser obtidas através do método da Emulsificação de Fusão, que foi destacada por SCHAFFAZICK como sendo uma das áreas mais promissoras na utilização das NANOPARTÍCULAS, pois a Vetorização de FÁRMACOS ANTICANCERÍGENOS e de ANTIBIÓTICOS, principalmente através de Administração Parenteral, permite uma distribuição mais seletiva dos mesmos e, assim, é capaz de gerar um aumento do Índice Terapêutico.

Os POLÍMEROS mais utilizados CLINICAMENTE atualmente, principalmente na criação de PRÓTESES ORTOPÉDICAS e FIOS de SUTURA BIODEGRADÁVEIS, são os SINTÉTICOS: - PLA, o PLGA e a POLI (E-CAPROLACTONA).

Já os BIOPOLÍMEROS, como a QUITOSANA e ALBUMINA, têm a vantagem de terem custo bem mais baixo que os SINTÉTICOS, até podendo ser mais econômicos, porém não são muito recomendados por não apresentam um grande Índice de Custo Benefício.

Esses sistemas têm sido desenvolvidos visando inúmeras Aplicações Terapêuticas, tendo como principal visão, a sua utilização para Administração Parenteral, Oral ou Oftálmica.

A Aplicação Oftálmica visa o Controle da Liberação, o Aumento da BIODISPONIBILIDADE OCULAR e/ou a Diminuição dos Efeitos Colaterais devido à absorção sistêmica de certos FÁRMACOS e, devido a isto, tem sido fonte de grande interesse na área de Pesquisa FARMACÊUTICA.

SCHAFFAZICK aponta a Administração Oral no uso destas NANOPARTÍCULAS para a Liberação de FÁRMACOS, já que por meio delas podem-se obter certos objetivos, como: - Diminuição dos Efeitos Colaterais de certos FÁRMACOS, destacando-se os ANTI-INFLAMATÓRIOS NÃO-ESTERÓIDES, o que acarretaria na melhora da qualidade de vida de pacientes submetidos a estes tratamentos.

Além da proteção de FÁRMACOS degradáveis no Trato Gastrointestinal, pois, desta maneira, diminui-se a Taxa de Metabolização dos mesmos aumentando a sua BIODISPONIBILIDADE, fato que permite a administração de menores concentrações destes FÁRMACOS e, portanto, diminui a ocorrência de Efeitos Adversos.

As NANOESTRUTURAS POLIMÉRICAS agem como Compartimentos Transportadores de Substâncias Ativas e apresentam algumas vantagens em relação aos Sistemas MICROEMULSIVOS e LIPOSSOMAIS, fato que justifica o grande interesse no desenvolvimento desta tecnologia.

Dentre estas vantagens destacam-se: - Boa Estabilidade Física, Química e Biológica, é de fácil preparo e de Boa REPRODUTIVIDADE, diminuição da ação do Metabolismo sobre os FÁRMACOS e a ocorrência de efeitos adversos, Aumento da BIODISPONIBILIDADE, além do fato de serem aplicáveis a uma ampla variedade de substâncias, visando melhorar suas propriedades químicas.

Observação do escriba: - Na Wikipédia estão disponíveis 10 REFERÊNCIAS.

ALGUMAS REFERÊNCIAS CURIOSAS.

01 - «As inimagináveis potencialidades da NANOTECNOLOGIA» (PDF). Revista Mundus. Agosto de 2006. Consultado em 2009.

02 - MELO C; PIMENTA, M (2004). NANOCIÊNCIAS e NANOTECNOLOGIA. Parcerias Estratégicas. Brasília: (s.n.) pp. 9–21.

03 - Rossi-Bergmann, Bartira (2008). «A NANOTECNOLOGIA: - Da SAÚDE para além do DETERMINISMO TECNOLÓGICO». Ciência e Cultura. 60 (2): 54–57. ISSN 0009-6725.

CATEGORIAS:

NANOTECNOLOGIA.

TEMAS de FICÇÃO CIENTÍFICA.

Esta página foi editada pela última vez às 18h12min de 1º de outubro de 2020.

(b-2) – GRAFENO.

Origem: - Wikipédia, a enciclopédia livre.

O GRAFENO é uma das formas CRISTALINAS do CARBONO, assim como o DIAMANTE o GRAFITE, os NANOTUBOS de CARBONO e os FULERENOS.

O termo GRAFENO foi proposto como uma combinação de GRAFITE e o sufixo ENO pelo QUÍMICO Alemão Hanns-Peter Boehm (1928 – presente). Foi ele quem descreveu as folhas de CARBONO em 1962.

Quando de alta qualidade, costuma ser muito forte, leve, quase transparente, um excelente condutor de calor e eletricidade.

É o material mais forte já encontrado, consistindo em uma folha plana de ÁTOMOS de CARBONO densamente compactados em uma grade de duas dimensões.

É um ingrediente para materiais de GRAFITE de outras dimensões, como FULERENOS 0D, NANOTUBOS 1D ou GRAFITE 3D.

Basicamente, o GRAFENO é um material constituído por uma camada extremamente fina de GRAFITE, com a diferença de que possui uma estrutura hexagonal cujos ÁTOMOS individuais estão distribuídos, gerando uma fina camada de CARBONO.

Na prática, o GRAFENO é o material mais forte, mais leve e mais fino (espessura de um ÁTOMO) que existe.

Para se ter ideia, três milhões de camadas de GRAFENO empilhadas têm altura de apenas UM MILÍMETRO.

A espessura do GRAFENO é razoável considerar como 0,34 nanômetros (nm). Teoricamente seria superado, em resistência e dureza, pelo Carbono Acetilênico Linear (CARBINO).

Na época em que foi isolado, muitos pesquisadores que estudavam NANOTUBOS de CARBONO já estavam bem familiarizados com a composição, a estrutura e as propriedades do GRAFENO, que haviam sido calculadas décadas antes.

A combinação de familiaridade, propriedades extraordinárias e surpreendente facilidade de isolamento permitiram uma explosão nas pesquisas sobre o GRAFENO.

O Prêmio Nobel de Física de 2010 foi atribuído ao FÍSICO Russo Andre Geim (1958 – presente) e ao FÍSICO Russo Konstantin Novoselov (1974 – presente) da Universidade de Manchester por experiências inovadoras em relação ao GRAFENO.

CATEGORIAS:

NANOMATERIAIS.

ALÓTROPOS do CARBONO.

COMPOSTOS AROMÁTICOS.

Esta página foi editada pela última vez às 23h44min de 26 de setembro de 2020.

NANOMEDICINA.

Origem: - Wikipédia, a enciclopédia livre.

NANOMEDICINA é a denominação dada à junção da MEDICINA e da NANOTECNOLOGIA.

Em suma a NANOMEDICINA consiste em usar NANOPARTÍCULAS, NANOROBÔS e outros elementos em ESCALA NANOMÉTRICA para DIAGNOSTICAR, PREVENIR ou CURAR DOENÇAS.

A NANOMEDICINA é um dos ramos mais promissores da Medicina Contemporânea, retendo boa parte dos esforços científicos na busca de novos tratamentos para doenças como o CÂNCER e a AIDS.

Entretanto a NANOMEDICINA ainda depende de muitos avanços científicos e tecnológicos, já que a TECNOLOGIA necessária para a aplicação da NANOMEDICINA ainda é muito imatura.

As pesquisas em NANOMEDICINA são diretamente beneficiadas pelos avanços em BIOLOGIA MOLECULAR e em NANOROBÓTICA.

Atualmente decorrem muitos estudos sobre os efeitos de NANOPARTÍCULAS e e NANOROBÔS DENTRO do CORPO HUMANO.

Aparecimento de NANO-DISPOSITIVOS de REGENERAÇÃO CELULAR que poderão garantir a REGENERAÇÃO dos TECIDOS e a IMORTALIDADE.

Segundo estimativas, em abril de 2006, já estavam sendo DESENVOLVIDOS pelo menos 130 FÁRMACOS que utilizam a NANOTECNOLOGIA no mundo.

CATEGORIAS:

NANOTECNOLGOGIA.

PESQUISA MÉDICA.

Esta página foi editada pela última vez às 18h47min de 24 de agosto de 2020.

Observação: - Temos pela frente os INIBIDORES QUÍMICOS (a-3) e os ANTIFAGOCÍTICOS CD47-SIRP-ALPHA (a-4).

Em 1980, a então útil ONU (hoje quase inútil), a então útil OMS (hoje um cabide de empregos bens remunerados), além de outros Organismos Internacionais, declararam através da IMPRENSA MUNDIAL que a deformante e letal VARÍOLA estava ERRADICADA do Planeta TERRA. A “arma” usada para combater a terrível doença foi apenas uma VACINA!

Em 1980, um País Continental chamado BRASIL, dava um exemplo ao MUNDO, de que, era capaz de ERRADICAR a debilitante POLIOMIELITE usando apenas uma VACINA, exemplo este seguido por outros países da AMÉRICA do SUL, e, depois, um benéfico caminho que foi trilhado por quase todos os Países do MUNDO. Mas...

Em 1980, o Planeta TERRA foi “presenteado” com uma nova e misteriosa enfermidade chamada de SIDA ou AIDS. Após quase quatro décadas não existe uma única VACINA para evitar a enigmática patologia. Estranho ou muito estranho?

Então a luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. BOA leitura, BOA saúde, BONS pensamentos e BOM DIA.

Aracaju, capital do Estado de Sergipe, localizado no BRASIL, um País que combate ferozmente o ainda LÍCITO TABAGISMO e que quer legalizar na tora outras DROGAS ainda ILÍCITAS, inclusive a ESQUIZOFRÊNICA maconha. Não tem TREM na LINHA. Tem é TRAFICANTE “político” nessa estória.

Aracaju, segunda-feira, 12 de outubro de 2020. Dia de HOMENAGEAR ainda mais as CRIANÇAS. Ou não?

JORGE MARTINS CARDOSO – Médico – CREMESE nº 573.

Fontes: (1) – INTERNET. (2) – GOOGLE. (3) – Wikipédia. (4) - OUTRAS FONTES.