O PODER LIBERTADOR DA FALA

A agitação sempre foi uma constante na minha vida. Nunca dei conta de ficar muito tempo num lugar só, muito menos ficar sem fazer nada.

Com o passar do tempo fui descobrir o prazer do ócio. Ele veio como um refrigério na minha alma inquieta.

Não foi um aprendizado fácil, mas com um tempo de terapia consegui assumir esse lado menos agitado em mim.

Com isso veio várias outras descobertas, de quem eu era, do qual fugia tanto. Descobri o prazer da companhia das pessoas - De quem ainda fujo um pouco. Mas descobri também que não sou quem sempre ouvi ser.

Quando você para e se ouve, se conhece e aprende a se entender você vê uma pessoa diferente.

E veio a grande descoberta, de que não sou tão agitada quanto me diziam ser. Eu apenas fugia de mim, porque não dava conta de viver eu mesma.

Assim hoje conheço melhor meus limites. Se um lugar não me trás confiança nem aconchego, mesmo que outros tentam me mostrar isso. Eu hoje sei levantar e ir embora. Quando o assunto não me trás proveito e começa me trazer constrangimento, consigo trocar o assunto ou me despedir sem desculpa esfarrapadas.

Antes eu ficava chateada mas ficava ali engolindo todos os sapos envolvidos. E depois o corpo reagia com suas dores e infecções.

Se livrar de algumas amarras doe muito. Trás desconforto mas te liberta do outro opressor, que na maioria das vezes vê sua situação e se diverte ou tem prazer naquilo.

Em algumas até permanecemos porque sua situação interior é tão mau resolvida que pra sentir aceito aceita qualquer relação.

Contar sua história e a tomar em suas mãos não é para qualquer um. Nem a qualquer profissional. Você precisa descobrir nele o seu olhar. Enxergar nele a confiança que te fará se entregar e conseguir assim se libertar.

Falar ainda é mais libertador que possamos imaginar. Nos faz ouvir nossa própria vida, nos faz ouvir realmente o outro e nos faz viver em um mundo mais real, menos dolorido e mais feliz.

Então quando alguém vem falar que prefere viver só do que ter amigos eu logo digo que precisa aprender a mágica da fala, do compartilhar além fotos e contar a verdade a si mesmo e ao outro que possa te ajudar. Porque a minha e a sua libertação só vai chegar quando a fala a quem pode nos ajudar for nossa melhor arma.

Então que Deus em Cristo nos ensine a amar o próximo e deixe ser realmente próxima quem nós acrescentar.

Até a próxima...