A MENTE PERTURBADA

Nós vivemos em um mundo atribulado, onde as pessoas sobem e descem freneticamente, em particular nas grandes cidades, e isso certamente gera um estado mental nelas agitado, e as vezes até agressivo. Portanto, é natural que elas queiram viajar nos finais de semana, a fim de relaxar suas mentes tensas! Qualquer atitude menos cordial, então, vinda de uma dessas pessoas é totalmente compreensivo!

De outro modo, há pessoas que não vivem em grandes centros, não são atormentadas pelas inúmeras responsabilidades - e são altamente tensas, altamente agressivas! Eu mesmo conheço um par delas! E então me pergunto de onde tal agressividade, tal maluquice virá! E eu percebo que isso vem da falta de paciência, da falta de vontade de administrar qualquer situação de modo calmo, contemporizado e eu com certeza iria querer demais se eu dissesse - educado!

Explodir, gritar, se esfalfar: atitude típica dos autoritários, dos que querem dominar em uma conversa. Falam alto, arregalam os olhos, mostram os dentes, gesticulam! Candidatos potenciais a um derrame cerebral ou a um enfarto!

Que pensar dessa gente? Como trata-las? Como conviver com elas? Que pensar: que são despreparadas para os profundos relacionamentos, ocasião em que a alma fala com uma outra alma! Como trata-las: o quanto possível com profunda calma, não entrando de modo nenhum no jogo das provocações! Trata-se de um profundo cancelamento do nosso ego. Como conviver com elas: ciente que mais dia menos dia outra explosão virá, outro berro será dado, outra irracionalidade vira à tona. Quanto mais a gente sabe disso, menos somos pegos de surpresa, e melhor administramos o acontecimento!

Mas sim, são pessoas tratáveis no que toca à terapia alternativa. Oração e conversa , muito amor e uma profundíssima dose de paciência, com total esquecimento do amor próprio em função da recuperação da sanidade do outro. Sim, sanidade, posto que são doentes mentais, doentes da personalidade!

São pessoas altamente inseguras, emocionalmente frágeis , facilmente destrutíveis. Haja amor e tolerância para suportá-las! Mas o resultado vale a pena!