A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A VERDADE... "O saudoso Dr. LUIZ MOURA tinha razão, o Professor Dr. RICARDO VERONESI tinha razão, e, outros médicos brasileiros e estrangeiros também têm razão". - (3ª parte).

A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A VERDADE... “O saudoso Dr. LUIZ MOURA tinha razão, o Professor Dr. RICARDO VERONESI tinha razão, e, outros médicos brasileiros e estrangeiros também têm razão”. (3ª parte).

Observações iniciais:

1ª – No 1º artigo da presente série dissemos: - Passados 83 anos após a morte de WILLY MERCK (1932), um cientista iria receber o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina, e, o mesmo trabalhava para várias instituições, inclusive para o MERCK SHARP & DOHME. Eis a correção: - Tanto o CIENTISTA SATOSHI OMURA como o CIENTISTA WILLIAM CECIL CAMPBELL trabalharam para o Laboratório MERCK SHARP & DOHME (MSD).

2ª – Os dois CIENTISTAS foram responsáveis pela descoberta das AVERMECTINAS, e, entre elas, a famosa IVERMECTINA, que tem ação ANTIBIÓTICA, ANTI-HELMÍNTICA, ANTIRETROVIRAL e ANTINEOPLÁSICA, e, assim, tem uma poderossíssima ação IMUNOMODULADORA e/ou IMUNOESTIMULANTE.

3ª – O CIENTISTA Irlandês WILLIAM CECIL CAMPBELL trabalhou no Laboratório MERCK SHARP & DOHME (MSD) de 1957 até 1990 (durante 33 anos). Nascido em 28 de junho de 1930, já completou 90 anos de idade. Já o CIENTISTA Japonês SATOSHI OMURA nasceu no dia 12 de julho de 1935, já tendo completado 85 anos de idade.

4ª - Já a nossa próxima “biografada” nasceu no dia 12 de dezembro de 1930, estando próxima de completar 90 anos de idade.

TU YOUYOU.

Origem: - Wikipédia, a enciclopédia livre.

INFORMAÇÕES GERAIS.

- “Foto: - TU YOUYOU em dezembro de 2015”.

- Conhecida por – Descobrir a ARTEMISININA e a DIIDROARTEMISININA, usadas para tratar a MALÁRIA.

- Nascimento – 12 de dezembro de 1930 (89 anos), em Ningbo, Província de Zhejiang, China.

- Nacionalidade – Chinesa.

- Alma mater – Peking University Medical School.

- Premiações – Prêmio Lasker-DeBakey de Pesquisa Médico-Clínica (2011), Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina (2015) e Prêmio Supremo Nacional de Ciência e Tecnologia (2016).

- Instituição – China Academy of Traditional Chinese Medicine.

- Campo – FARMACOLOGIA.

TU YOUYOU nasceu em Ningbo, China, no dia 12 de dezembro de 1930 e é uma FARMACOLOGISTA e EDUCADORA Chinesa.

Ela descobriu a ARTEMISININA (também conhecida como QINGHAOSU) e a DIHIDROARTEMISININA, usadas para tratar a MALÁRIA, um avanço significativo na MEDICINA TROPICAL do Século XX, salvando MILHÕES de VIDAS no Sul da China, Sudeste da Ásia, ÁFRICA e América do Sul.

Por seu trabalho, TU YOUYOU recebeu o Prêmio Lasker em 2011 em MEDICINA CLÍNICA e o Prêmio Nobel de 2015 em FISIOLOGIA ou MEDICINA em conjunto com William Cecil Campbell e Satoshi Omura.

Foi a primeira ganhadora do Prêmio Nobel da China em FISIOLOGIA ou MEDICINA e a primeira cidadã da República Popular da China a receber um Prêmio Nobel em qualquer categoria. Ela também foi a primeira Chinesa a receber o Prêmio Lasker. TU YOUYOU nasceu, estudou e realizou sua pesquisa exclusivamente na China.

BIOGRAFIA.

TU YOUYOU nasceu em Ningbo, na Província de Zhejiang, na China em 12 de dezembro de 1930.

“Meu [primeiro] nome, Youyou, foi dado por meu pai, que o adaptou da sentença (?) traduzido como 'Deer bleat “youyou” enquanto eles comem o selvagem Hao' in o livro chinês de Odes. Como isso liga toda a minha vida com o qinghao provavelmente continuará sendo uma coincidência interessante para sempre”. - Tu Youyou, em entrevista de 2011 depois de receber o Prêmio Lasker-DeBakey Clinical Medical Research de 2011.

Ela frequentou a Xiaoshi Middle School no ensino básico e no primeiro ano do ensino médio, antes de se transferir para o Ningbo Middle School em 1948. Uma infecção por TUBERCULOSE interrompeu seu ensino médio, mas inspirou-a a focar em Pesquisas em Medicina.

Tu Youyou estudou de 1951 a 1955 na Faculdade de FARMÁCIA da Universidade de Pequim (Beijing Medical University, atual Peking University Health Science Center).

Desde então trabalha no Instituto de Matéria Médica da Academia Chinesa de Medicina Tradicional Chinesa, onde é Professora. Tu Youyou e o marido, Li Tingzhao que é engenheiro metalúrgico, moram em Pequim.

Li Tingzhao era colega de turma de Tu Youyou na Xiaoshi Middle School. Eles têm duas filhas. O avô materno de Tu Youyou, Yao Yongbai, foi o primeiro Diretor da Administração do TESOURO NACIONAL após sua reforma. Seu tio, Yao Qingsan, era Economista e BANQUEIRO.

CARREIRA.

TU YOUYOU continuou seu trabalho nos anos 60 e 70 durante a Revolução Cultural da China, quando os CIENTISTAS foram considerados uma das nove Categorias Negras da sociedade, de acordo com a Teoria Maoísta (ou possivelmente a da Gangue dos Quatro – a*).

ESQUISTOSSOMOSE.

Durante seus primeiros anos de pesquisa, Tu Youyou estudou Lobelia chinensis, uma MEDICINA TRADICIONAL CHINESA para curar a ESQUISTOSSOMOSE, causada por Trematódeos que infectam o trato urinário ou os intestinos, que foi difundido na primeira metade do Século XX no Sul da China.

Na procura de potenciais FÁRMACOS contra a MALÁRIA, Tu Youyou e seu grupo de trabalho analisaram em convênio com o Governo Chinês e com base na Medicina Tradicional Chinesa numerosas Plantas Medicinais Tradicionais.

Em 1971 foi isolado o Composto Ativo a partir da artemisia annua, apresentado em 1972. Em 1973 ela sintetizou o derivado mais potente DIHIDROARTEMISININA.

Trabalhos posteriores foram voltados à utilização de ARTEMISININA e seus derivados em outras doenças. Pela descoberta da ARTEMISININA, uma TERAPIA para a MALÁRIA, que salvou milhões de pessoas no mundo, especialmente nos países em desenvolvimento, recebeu o Prêmio Lasker-DeBakey de Pesquisa Médico-Clínica de 2011.

Recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2015, juntamente com William Cecil Campbell e Satoshi Omura. Como motivo para a premiação é apontada sua pesquisa na TERAPIA da MALÁRIA.

ÚLTIMOS ANOS.

Ela foi promovida a Pesquisadora, a mais alta posição de Pesquisador na China Continental equivalente à Posição Acadêmica de Professora Titular em 1980, logo após a Reforma Econômica Chinesa ter começado em 1978.

Em 2001 ela foi promovida a Conselheira Acadêmica para Doutorandos. Atualmente ela é a CIENTISTA CHEFE da ACADEMIA.

Desde 2007, seu escritório está em um Antigo Prédio de Apartamentos no Distrito de Dongcheng, Pequim. Até 2011, Tu Youyou ficou obscurecida durante décadas e é descrita como "quase completamente esquecida pelas pessoas".

Tu Youyou é considerada a “Professor of Three Noes” - nenhum diploma de pós-graduação (não havia pós-graduação na China), nenhum estudo ou experiência de pesquisa no exterior, e não é membro de nenhuma Academia Nacional Chinesa, isto é, Academia Chinesa de Ciências e Academia Chinesa de Engenharia.

Tu Youyou é agora considerada uma figura representativa da primeira geração de Trabalhadores Médicos Chineses desde o estabelecimento da República Popular da China em 1949.

CONDECORAÇÕES SELECIONADAS.

01 - Recebeu diversos Prêmios de Ciências da China

02 - Prêmio Lasker-DeBakey de Pesquisa Médico-Clínica (2011).

03 – Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina (2015).

Observação do escriba: - Na Wikipédia estão disponíveis dezoito Referências, cinco Bibliografias e uma Ligação Externa.

CATEGORIAS:

Nascidos em 1930.

Nobel de FISIOLOGIA ou MEDICINA.

Mulheres Laureadas com o Nobel.

Laureados da China com o Nobel.

QUÍMICOS da República Popular da China.

FARMACOLOGISTAS da China.

Inventores da China.

Alunos da Universidade de Pequim.

Mulheres na CIÊNCIA.

Mulheres CIENTISTAS da China.

MALARIOLOGISTAS.

Esta página foi editada pela última vez às 14h24min de 28 de fevereiro de 2020.

a* - Gangue ou Camarilha dos Quatro.

Origem: - Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Gangue dos Quatro, (também chamada de Camarilha dos Quatro ou Bando dos Quatro) é a designação atribuída a uma FACÇÃO composta por quatro membros do PARTIDO COMUNISTA da CHINA que ganharam proeminência no período de implementação da Grande Revolução Cultural Proletária (1966 - 1976). Eis os nomes: - JIANG QING (esposa de Mao Tsé-Tung), ZHANG CHUNQIAO, WANG HONGWEN e YAO WENYUAN.

O grupo controlou os principais órgãos de poder do PARTIDO COMUNISTA durante os estágios finais da REVOLUÇÃO CULTURAL, embora permaneça incerto quais decisões eram tomadas por MAO TSÉ-TUNG e realizadas pela GANGUE, e quais eram os resultados do planejamento do grupo.

A GANGUE dos QUATRO e o GENERAL LIN BIAO acabaram sendo classificados como as duas maiores "forças contrarrevolucionárias" da REVOLUÇÃO CULTURAL e foram oficialmente responsabilizados pelo Governo Chinês pelos maiores excessos cometidos durante os DEZ ANOS de AGITAÇÃO.

Sua queda, em 06 de outubro de 1976, um mês após a morte de MAO TSÉ-TUNG, deu início a uma série de grande celebrações nas ruas de Pequim e marcou o fim de uma era de turbulência política na China.

Os membros do PARTIDO COMUNISTA responsáveis por arquitetar o fim da GANGUE dos QUATRO, como o novo Líder da China, HUA GUOFENG, também ganharam proeminência durante os anos da Revolução Cultural, portanto não houve a princípio uma rejeição completa do processo.

A crítica mais significante ao período veio somente depois, com o retorno do DENG XIAOPING no 11º CONGRESSO NACIONAL do PARTIDO COMUNISTA da CHINA e a gradual perda de autoridade de HUA GUOFENG.

O Julgamento dos membros da CAMARILHA dos QUATRO decorreu em 1980. JIANG QING e ZHANG CHUNQIAO foram condenados à PENA de MORTE (penas comutadas para Prisão Perpétua), enquanto YAO WENYUAN e WANG HONGWEN condenados a vinte anos de prisão.

APENAS QUATRO REFERÊNCIAS LOGO ABAIXO.

01 - Revista História Viva - "DENG XIAOPING - O Arquiteto do Milagre Chinês".

02 - Han Suyin. Eldest Son: Zhou Enlai and the Making of Modern China, 1898-1976. Página 413. New York: Kodansha América, 1995. 413.

03 - «1977: DENG XIAOPING back in power» (em inglês). 22 de julho de 1977.

04 - «HUA GUOFENG, Transitional Leader of China After Mao, Is Dead at 87». The New York Times (em inglês). 20 de agosto de 2008. ISSN 0362-4331.

CATEGORIAS:

Revolução Cultural Chinesa.

História da República Popular da China.

Bando dos Quatro.

TERMINOLOGIA MAOÍSTA.

Esta página foi editada pela última vez às 19h52min de 1º de novembro de 2019.

Sul 21 – Notícias, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Cultura, Opinião. Você está em: Capa / Colunas / Tarso Genro / A “Gang dos 4” na Revolução Chinesa e a “Gang dos 4” de Steinbeck. Publicado em 25 de março de 2019.

“FOTO: - A REVOLUÇÃO CULTURAL CHINESA estimulava Alunos a jogarem os Professores “desviados” das JANELAS das SALAS de AULA e ESPANCAVA-OS em PÚBLICO. (Reprodução)”.

Tarso Genro (*)

A “Gang dos Quatro”, durante a Revolução Cultural na China iniciada em 1966, pretendia “limpar” pela Violência e pela Barbárie das massas fanatizadas os resquícios do Egoísmo Burguês e do Individualismo Capitalista no país.

A “Gang” estimulava os alunos a jogarem os professores “desviados” das janelas das salas de aula, espancava-os em público, obrigava os Velhos Cientistas e Artistas – com fama de indiferentes ao Maoísmo – a recitar o Livrinho Vermelho com textos “clássicos” de MAO TSÉ-TUNG. E atacava quaisquer resquícios de Liberdade de Opinião também dentro do próprio PARTIDO COMUNISTA.

A Revolução Cultural Chinesa – hoje se vê com clareza – foi a Morbidez Fascista que emergiu de dentro da ideia de uma REVOLUÇÃO SOCIALISTA, assim como os traços do fascismo emergem, no Brasil, de dentro da ideia democrática da Carta de 88.

Com outra Gang de Quatro, mas com métodos semelhantes, é inevitável certa analogia que me surgiu na memória, com a leitura de um Livro de Steinbeck que me faltava conhecer.

Eddie, Mack, Hazel e Hughie são os quatro bons vagabundos da novela de Steinbeck, “A Rua das Ilusões Perdidas” – a “Cannery Row” em Monterey na Califórnia – paragens marginais onde o modo de vida americano não prosperara em torno de fábricas de sardinhas, terrenos baldios, bordéis e pensões ordinárias.

Os quatro bons vagabundos viviam de biscates, vendas de rãs, pequenos golpes e compras “fiado” na Mercearia do Chinês Lee Chong, que “abria ao amanhecer e só fechava depois que o último níquel fosse gasto ou guardado para a noite”.

O amigo principal dos amáveis vagabundos beberrões era Doc, o dono e trabalhador do Laboratório “Biológico Ocidental”, fonte de renda primária dos quatro caçadores de rãs, que eram vendidas aos centros de pesquisa, para os quais Doc fornecia aquela matéria prima destinada a experimentos científicos.

Um dia este Laboratório é quase destruído numa festa épica que os quatro tentaram oferecer para Doc, que estava ausente, pois se atrasara na volta de uma viagem de trabalho.

As milhares de rãs ali alojadas foram soltas no meio da festança, que reunira toda a vadiagem das redondezas – pois todos adoravam Doc e festas – e elas invadiram a rua das ilusões perdidas, num improvável ataque da natureza contra a parte mais adormecida da cidade.

A escapada das rãs sobre a parte empobrecida de Monterey me ofereceu uma inevitável analogia com o Congresso Nacional – refém de outros 4 – com seus personagens prontos para invadir o país dos pobres com a sua reforma da previdência, aliás, com o dono da reforma sempre ausente.

Traços de memória nesta confusão de sonhos doentios deste Brasil de democracia adormecida!

O que me liga, todavia, a estes quatro adoráveis vagabundos não é somente a festa e o bom Doc. Nem o Chinês-renitente e paciente comerciante daquele bairro de Monterey – mas o episódio com os quatro detestáveis do nosso Brasil.

É a seguinte narrativa do livro que me liga a eles: - Os vagabundos de Steinbeck invadiram uma propriedade em busca das benditas rãs, que sustentavam seu uísque de terceira a sua comida eventual e se depararam com um capitão-proprietário, que pretendia expulsá-los, sem apelação, daquela “propriedade privada”. (Será o Mourão? – pensei já meio adormecido?).

Após uma discussão, na qual Mack defende os interesses dos intrometidos na propriedade alheia, o “capitão-proprietário” da novela de Steinbeck cede e permite que a caçada às rãs continue. E ainda convida os invasores para conhecer sua casa.

O sedutor Mack vai de precursor – junto com o “capitão proprietário”- para tratar uma cadela “pointer” doente, que tinha recentemente parido algumas crias, não sem antes recomendar que os seus companheiros limpassem o local do acampamento, ajeitassem tudo e só depois o seguissem.

Assim é feito. Até que Hazel, o mais ingênuo e atrapalhado dos amigos, chutando “areia sobre o fogo”, comenta: - “Aposto como Mack poderia ser Presidente dos Estados Unidos, se quisesse!” “Mas o que ele faria se fosse Presidente - indaga um dos quatro” e acrescenta: - “Não há nada de divertido nisso!…”

John Steinbeck jamais imaginaria como seria possível que a nação americana, bem mais de meio século depois, elegesse não um vagabundo que até poderia dar certo como governante se tivesse algum sentimento de proximidade com seu povo, mas um incrível burguês fascista que desejaria que os seus vizinhos pobres pagassem um muro que os cercasse na humilhação e na fome.

Jamais imaginaria, ainda, que num país de homens e mulheres cordiais – como prescreve o mito da história brasileira – um grupo de quatro, com outro capitão, se apresentasse na cena pública fazendo sinais de “arminhas”, desejando e recomendando a morte dos adversários e fosse aceito por uma boa parte da sociedade como uma pessoa normal que pudesse livremente desgovernar um país.

Uma pessoa que, por autoria de uma hipnose midiática representasse um inconsciente perverso capaz de despejar sobre o povo pobre, negro, explorado, sobre as mulheres e os trabalhadores, a demolição de um mínimo senso solidário que em boa parte percorreu os nossos períodos democráticos e foi mantido inclusive nos períodos de exceção e ditadura.

A grande literatura, com suas metáforas, parábolas e analogias fantásticas, às vezes é mais certeira que as mais trabalhadas filosofias da História. Quem vencerá? A servidão voluntária ou a resistência da dignidade dos cidadãos de 88? Está em curso esta disputa.

(*) Tarso Genro foi Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeito de Porto Alegre, Ministro da Justiça, Ministro da Educação e Ministro das Relações Institucionais do Brasil. Observação do escriba: - São as palavras e o pensamento de um PETRALHA.

§§§

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.

Editoria: Tarso Genro. Palavras-chave: Bolsonaro, China, John Steinbeck, Mao Tsé-Tung, Revolução Cultural.

Observações do escriba:

1ª - Ao criarem a IVERMECTINA, os dois CIENTISTAS, - o Irlandês e o Japonês -, jamais poderiam imaginar que tantos anos depois de sua descoberta QUÍMICA-FARMACOLÓGICA iria se envolver no “EPICENTRO” (palavra da moda), de uma EPIDEMIA Pandemônica.

2ª - Por outro lado a CIENTISTA Chinesa ao descobrir uma nova TERAPIA para a MALÁRIA, jamais iria imaginar que dois outros FÁRMACOS contra a MALÁRIA – no caso a CLOROQUINA e a HIDROXICLOROQUINA – também estariam no mesmo “EPICENTRO” da mesma EPIDEMIA Pandemônica.

3ª - Como a ORGANIZAÇÃO MUNDIAL da SAÚDE – para alguns –, ou a DESORGANIZAÇÃO MUNDIAL da SAÚDE – para outros -, parece que tomou um posicionamento Político-ideológico PANDEMÔNICO, tomei a decisão de estudar um pouco a OMS.

4ª - A suíça é realmente um país suíço. Não participou da 2ª Guerra Mundial, tem uma REDE de BANCOS com muitas CONTAS SECRETAS, é sede da FIFAGATE, e, agora, parece ser a sede da OMSGATE.

5ª - Estudando um pouco a OMS ou OMSGATE tive algumas surpresas. Vamos ver.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL da SAÚDE.

Origem: - Wikipédia, a enciclopédia livre.

- “FOTO: - Bandeira da OMS”.

- Tipo – Agência Especializada.

- Acrônimo – OMS.

- Comando – Diretor Geral da OMS – Tedros Adhanom.

- Status – Ativa.

- Fundação – 07 de abril de 1948 (72 anos).

- Sede – Genebra, Suíça.

A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL da SAÚDE (OMS) – {em inglês: - World Health Organization – WHO} é uma Agência Especializada em Saúde, fundada em 07 de abril de 1948 e subordinada à Organização das Nações Unidas (ONU).

Sua sede é em Genebra, na Suíça. O Diretor-geral é, desde julho de 2017, o Etíope Tedros Adhanom.

A OMS tem suas origens nas guerras do fim do século XIX (México, Criméia).

Após a Primeira Guerra Mundial, a SDN criou seu Comitê de Higiene, que foi o Embrião da OMS.

Segundo sua Constituição, a OMS tem por objetivo desenvolver ao máximo possível o nível de SAÚDE de todos os povos. A SAÚDE sendo definida nesse mesmo documento como um “estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consistindo somente da ausência de uma doença ou enfermidade”.

ATIVIDADE.

“FOTO: - Três ex-diretores do Programa Global de ERRADICAÇÃO da VARÍOLA lendo a notícia de que a VARÍOLA havia sido ERRADICADA a nível MUNDIAL, em 1980”.

“FOTO: - Tedros Adhanom, o Diretor-geral da OMS.

Além de coordenar os esforços internacionais para controlar surtos de doenças, como a MALÁRIA e a TUBERCULOSE, a OMS também patrocina programas para prevenir e tratar tais doenças.

A OMS apoia o desenvolvimento e distribuição de VACINAS SEGURAS e EFICAZES, diagnósticos farmacêuticos e medicamentos, como por meio do PROGRAMA AMPLIADO de IMUNIZAÇÃO (PAI).

Depois de mais de duas décadas de luta contra a VARÍOLA, a OMS declarou em 1980 que a doença havia sido ERRADICADA. A primeira doença na história a ser ERRADICADA pelo Esforço Humano. A OMS tem como objetivo ERRADICAR a PÓLIO entre os próximos anos.

A OMS supervisiona a implementação do Regulamento Sanitário Internacional (RSI), e publica uma série de classificações médicas, incluindo a Classificação Estatística Internacional de Doenças (CID), a Classificação Internacional de Funcionalidade, a Incapacidade e Saúde (CIF) e a Classificação Internacional de Intervenções em Saúde (ICHI).

A OMS publica regularmente um Relatório Mundial da Saúde, incluindo uma avaliação de especialistas sobre a saúde global.

Além disso, a OMS realiza diversas campanhas de saúde - por exemplo, para aumentar o consumo de FRUTAS e VEGETAIS em todo o mundo e desencoraja o uso do TABACO. Cada ano, a organização escolhe o Dia Mundial da Saúde.

A OMS realiza a pesquisa em áreas sobre Doenças Transmissíveis, sobre Doenças não Transmissíveis, sobre Doenças Tropicais, e outras áreas, bem como melhorar o Acesso à Pesquisa em Saúde e à literatura em países em desenvolvimento, como através da rede HINARI.

A organização conta com a experiência de muitos CIENTISTAS de Renome Mundial, como o Comitê de Especialistas da OMS sobre Padronização Biológica, o Comitê de Especialistas da OMS para a Hanseníase e o Grupo de Estudos sobre Educação Interprofissional & Prática Colaborativa.

A OMS faz várias pesquisas em diversos países. Em uma delas entrevistou 308 mil pessoas com 18 anos, 81.000 pessoas com idade entre 18 - 50 anos de 70 países, conhecido como Study on Global Ageing and Adult Health (SAGE) e a WHO Quality of Life Instrument (WHOQOL).

A OMS também trabalhou em iniciativas globais como a Global Initiative for Emergency and Essential Surgical Care a Guidelines for Essential Trauma Care focado no acesso das pessoas às cirurgias. Safe Surgery Saves Lives sobre a segurança do paciente em tratamento cirúrgico.

PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES.

01 - Boletim da Organização Mundial da Saúde.

02 - Eastern Mediterranean Health Journal.

03 - Recursos Humanos para a Saúde.

04 - Pan American Journal of Public Health.

05 - World Health Report.

CONSTITUIÇÃO e HISTÓRIA.

A Constituição da OMS afirma que seu objetivo "é a realização para todas as pessoas do mais alto nível possível de SAÚDE." A bandeira possui o Bordão de Asclépio como um símbolo para a cura.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) é uma das agências originais das Nações Unidas, sendo que sua constituição formal entrou em vigor no primeiro Dia Mundial da Saúde, (07 de abril de 1948), quando foi ratificada pelo 26º Estado-membro.

Jawaharlal Nehru, um grande lutador pela Liberdade da Índia, deu um parecer para começar a OMS. Antes dessas operações, bem como as restantes atividades da Organização Mundial de Saúde da Liga das Nações, estavam sob o controle de uma Comissão Provisória após uma Conferência Internacional de Saúde no verão de 1946.

A transferência foi autorizada por uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). O Serviço Epidemiológico dos franceses da Office International d'Hygiène Publique foi incorporado à Comissão Interina da Organização Mundial de Saúde em 1º de janeiro de 1947.

ESTRUTURA.

“FOTO: - Sede da OMS em Genebra, Suíça”.

“FOTO: - Sala de Conferências das OMS em Genebra”.

A OMS é composta por 193 Estados-membros, onde se incluem todos os Estados Membros da ONU exceto Liechtenstein e os Estados Unidos, e inclui dois não membros da ONU, Niue e as Ilhas Cook.

Os territórios que não são Estados-membros da ONU podem tornar-se Membros Associados (com acesso total à informação, mas com participação e direito de voto limitados) se assim for aprovado em assembléia: - Porto Rico e Tokelau são Membros Associados.

Existe também o Estatuto de Observador; alguns exemplos incluem a Palestina (um Observador da ONU), a Santa Sé, a Ordem Soberana e Militar de Malta, o Vaticano (um observador não membro da ONU), Taipé Chinesa (uma delegação convidada) ou Taiwan.

Os Estados-membros da OMS nomeiam Delegações para a Assembléia Geral da Saúde Mundial, que é o corpo decisor supremo. Todos os Estados-membros da ONU são elegíveis para pertencer à OMS e, de acordo com o afirmado no website da OMS, "Podem ser admitidos outros países como membros sempre que a sua aplicação seja aprovada por uma maioria simples de votos na Assembleia Geral da Saúde Mundial".

A Assembleia Geral da OMS reúne-se anualmente em maio. Para além da nomeação do Diretor-geral a CADA CINCO ANOS, a Assembléia analisa as Políticas de Financiamento da Organização e revê e aprova o Orçamento Proposto.

A Assembléia elege 34 membros, tecnicamente qualificados na área da Saúde, para a Direção Executiva durante um MANDATO de TRÊS ANOS.

As principais funções desta direção serão as de levar a cabo as decisões e regras da Assembléia, de aconselhá-la e, de uma forma geral, auxiliar e facilitar a sua missão.

A OMS é financiada por contribuições dos Estados-membros e doadores vários. Nos últimos anos, o trabalho da OMS tem envolvido de forma crescente a colaboração com entidades externas. Existem atualmente cerca de 80 parcerias com Organizações não Governamentais e Indústria Farmacêutica, bem como com Fundações como a Fundação Bill e Melinda Gates e a Fundação Rockefeller.

Com efeito, as contribuições voluntárias para a OMS por governos locais e nacionais, fundações e ONGs, e outras organizações da ONU e o próprio setor privado excedem atualmente as contribuições estabelecidas (quotas) pelos 193 Estados-membros.

Além dos Estados Observadores e entidades listadas acima, os observadores de organizações como a Cruz Vermelha e da Federação Internacional da Cruz Vermelha entraram em "relações oficiais" com a OMS e são convidados como observadores. Na Assembléia Mundial da Saúde eles atuam como representantes iguais aos de outros países.

O PAPEL da OMS na SAÚDE PÚBLICA.

Que cumpra os seus objetivos através das seguintes funções essenciais:

- A liderança em questões críticas para a saúde e envolvimento em parcerias onde a ação comum é importante.

- Determinar a agenda de pesquisa e estimular a geração, difusão e utilização de conhecimentos valiosos.

- Estabelecimento de normas e promover e acompanhar a sua aplicação prática.

- Desenvolver opções políticas ÉTICAS e CIENTÍFICAS de base.

- Prestar apoio técnico, catalisando mudanças e capacitação institucional sustentável.

- Acompanhar a situação de SAÚDE e avaliação das tendências de SAÚDE.

- Colaborar com os Serviços de COLETA de LIXO.

Estas funções básicas estão descritas no Décimo Primeiro Programa Geral de Trabalho, que estabelece o quadro para o programa de trabalho, orçamento, recursos e resultados em toda a organização.

Intitulado "Empreender para a Saúde", o programa abrange o período de dez anos, de 2006 a 2015.

Observação do escriba: - Na Wikipédia estão disponíveis 34 Referências sobre a OMS.

Algumas Referências Curiosas.

01 - «OMS anuncia vacina 'até 100% eficaz' contra Ebola». Agence France-Presse + G1 Bem Estar. 23 de dezembro de 2016. Consultado em 24 de dezembro de 2016. Cópia arquivada em 24 de dezembro de 2016.

02 - Organização Mundial de Saúde - Tedros Adhanom (em inglês).

03 - World Health Organization. ANNIVERSARY of SMALLPOX ERRADICATION. Geneva, WHO Media Centre, 18 June 2010.

04 - The WHO Family of International Classifications.

05 - WHO. Global Strategy on Diet, Physical Activity and Health: Promoting fruit and vegetable consumption around the world. Geneva.

06 - WHO. Health topics: Tobacco. Geneva.

07 - «Special Programme of Research, Development and Research Training in Human Reproduction». Consultado em 13 de janeiro de 2012. Arquivado do original em 18 de fevereiro de 2012.

08 - WHO Alliance for Health Policy and Systems Research.

09 - WHO. Mental Health: WHO-AIMS.

10 - World Health Organization. WHOQOL-BREF: Introduction, Administration, Scoring and Generic Version of the Assessment. Geneva, 1996.

11 - Global Initiative for Emergency and Essential Surgical Care.

12 - «Essential trauma care project». Consultado em 13 de janeiro de 2012. Arquivado do original em 02 de abril de 2015.

13 - «Chronicle of the World Health Organization, abril de 1948» (PDF). World Health Organization. 54 páginas. Consultado em 18 de julho de 2007.

14 - «Chronicle of the World Health Organization, 1947» (PDF). Consultado em 18 de julho de 2007.

15 - Iriye, Akira (2002). Global Community: The Role of International Organizations in the Making of the Contemporary World. Berkeley: University of California Press.

16 - Sanches - @mariana_sanches, Mariana (07 de julho de 2020). «Em meio a novo pico de Coronavírus no país, Trump oficializa saída dos EUA da OMS». BBC News Brasil.

17 - World Health Organization By Gian Luca Burci, Claude-Henri Vignes.

CATEGORIAS:

Organização Mundial da Saúde.

Prêmio Princesa de Astúrias de Cooperação Internacional.

Esta página foi editada pela última vez às 03h27min de 25 de julho de 2020.

Observações do escriba:

1ª – No próximo artigo iremos conhecer todos os Diretores-gerais da OMS. Um deles era brasileiro e, ao que parece, foi decisivo na ERRADICAÇÃO da VARÍOLA.

2ª – Outro Diretor-Geral da OMS tentou ERRADICAR a POLIOMIELITE, mas foi atropelado por interesses diferentes.

3ª – Veremos ainda a existência na década de 60 do Século passado, de um VERMÍFUGO que tinha uma função IMUNOMODULADORA.

Em 1980, a então útil ONU (hoje quase inútil), a então útil OMS (hoje um cabide de empregos bens remunerados), além de outros Organismos Internacionais, declararam através da IMPRENSA MUNDIAL que a deformante e letal VARÍOLA estava ERRADICADA do Planeta TERRA. A “arma” usada para combater a terrível doença foi apenas uma VACINA!

Em 1980, um País Continental chamado BRASIL, dava um exemplo ao MUNDO, de que, era capaz de ERRADICAR a debilitante POLIOMIELITE usando apenas uma VACINA, exemplo este seguido por outros países da AMÉRICA do SUL, e, depois, um benéfico caminho que foi trilhado por quase todos os Países do MUNDO. Mas...

Em 1980, o Planeta TERRA foi “presenteado” com uma nova e misteriosa enfermidade chamada de SIDA ou AIDS. Após quase quatro décadas não existe uma única VACINA para evitar a enigmática patologia. Estranho ou muito estranho?

Então a luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. BOA leitura, BOA saúde, BONS pensamentos e BOM DIA.

Aracaju, capital do Estado de Sergipe, localizado no BRASIL, um País que combate ferozmente o ainda LÍCITO TABAGISMO e que quer legalizar na tora outras DROGAS ainda ILÍCITAS, inclusive a ESQUIZOFRÊNICA maconha. Não tem TREM na LINHA. Tem é TRAFICANTE “político” nessa estória.

Aracaju, quarta-feira, 29 de julho de 2020.

JORGE MARTINS CARDOSO – Médico – CREMESE nº 573.

Fontes: (1) – INTERNET. (2) – Google. (3) – Wikipédia. (4) – Livro do Professor Dr. RICARDO VERONESI – DOENÇAS INFECCIOSAS e PARASITÁRIAS – 5ª Edição – 1972 – Editora Guanabara Koogan S. A. – (1096 páginas) – Capítulo 88 – FILARIOSES – Autor - Dr. RICARDO VERONESI – Páginas 906, 907, 908, 909 e 910. (5) Outras fontes.