COVID 19. *

Co = corona Vi = vírus D = doença.

A Covid 19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo vírus SARS- CO-2 sendo que o contágio ocorre através de gotículas de saliva, espirro, tosse, contato com objetos ou superfícies contaminadas, aperto de mão, aglomerações ou pelo próprio ar.

Os sintomas que ocorrem em média de 3 até 14 dias após o contagio são: perda do olfato e do paladar, febre, dor de cabeça, dor de garganta, tosse seca ou com catarro, cansaço, dores musculares e nas articulações, diarreia, e nos casos graves dificuldade para respirar, dor no peito podendo evoluir para a síndrome respiratória aguda grave e no caso do paciente idoso alterações do comportamento.

Os pacientes com a Covid 19 são classificados em:

• Assintomáticos – (não apresentam sintomas) e que tem o poder de transmitir a doença para outas pessoas;

• Sintomáticas – que podem apresentar sintomas leves, moderados ou graves dependendo do grau de imunidade e da carga viral.

Os principais grupos de riscos são: profissionais que atuam na área da saúde, pessoas com 60 ou mais anos de idade mesmo que saudáveis, portadores de doenças crônicas como hipertensão arterial, diabete, doenças respiratórias e cardíacas, obesos, transtornos psiquiátricos, doenças neuro-degenerativas, câncer, doenças autoimunes e doenças associadas.

Estilo de vida: tabagismo, alcoolismo crônico, sedentarismo levando a obesidade e a perda da massa muscular (sarcopenia) e óssea (osteoporose) aumentando o risco de quedas e fraturas e uso de drogas ilícitas.

O diagnóstico clinico é confirmado com exames de laboratório como o teste molecular para a detecção do coronavirus (PCR) cujo material é colhido do nariz e da garganta que deve ser feito do 3° ao 10° dia do início do sintoma e que identifica presença de material genético do vírus e o teste sorológico feito com amostra do sangue que deve ser feito do 7° ao 10° dia do início dos sintomas e que identifica a presença de anticorpos contra o vírus produzidos pelo organismo.

Entre as medidas preventivas: reforçar a imunidade através de uma alimentação saudável, beber água, dormir bem, praticar exercícios físicos respeitando os limites, reduzir o estresse e a ansiedade, seja solidário, pratique a espiritualidade, seja resiliente.

Outras medidas preventivas são: permanecer em casa sempre que possível, distanciamento social (1,5 metros), lavar as mãos com frequência e usar máscara em locais públicos, e a vacina que é a medida mais eficaz de combater a doença.

Importante e que cada pessoa faça a sua parte visando a proteção de todos.

DR: LUIZ BODACHNE/ CRM:2108/ GERIATRIA Este médico durante muitos anos o visitamos com as “gotinhas da saúde”, - Magvit em gotas, o Cloreto de Magnésio – ele nos envio este texto, que achamos por bem dividir com nossos prezados leitores (as)

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 29/07/2020
Código do texto: T7020083
Classificação de conteúdo: seguro