COMO SABER A QUANTIDADE DE ÁGUA QUE O CORPO PRECISA?

Muito se houve falar sobre a necessidade de se beber água, no entanto, a maioria de nós não tem noção do quão importante é a de água na medida certa.

Muitas pessoas estão usando colírio para lubrificar os olhos secos, outras gastam muito com hidratantes para melhorar a pele ressecada ou produtos para cabelos quebradiços; laxantes, fibras e tantas outras alternativas para resolver o problema das constipações; tônicos para memória ou outros produtos para melhorar a concentração, e uma infinidade de outras soluções para diversos problemas de saúde.

O que nem todos pensam é que vários desses problemas podem ser evitados com o bom consumo da água. Claro que existem enfermidades que causam diversas alterações do organismo e não apenas pela falta d'água, mas a água é fundamental para o bom funcionamento do corpo. O cérebro, por exemplo, é formado por mais de 70% de água, logo, ele precisa de água para funcionar bem.

Muitas vezes, a pessoa pode ter câimbras, fraqueza, desânimo, problemas nas articulações. Até a formação de hérnia de disco pode encontrar na falta de água um forte contribuinte.

Enfim, a lista não é pequena. O indivíduo pode até estar se alimentando bem, do ponto de vista nutricional, mas sem a ingestão adequada de água a absorção desses nutrientes fica prejudicada, resultando em carências nutricionais que deixarão o corpo meio desprotegido contra eventuais enfermidades.

Beba água!

Para uma boa ingestão de água, faça um cálculo simples, multiplique o seu peso por 0,35. O resultado é a quantidade de que seu corpo precisa diariamente para um bom funcionamento.

Por exemplo:

PESO: 62 kg x 0,35 =2,170.

Neste exemplo, um indivíduo de 62 kg deve consumir 2litros e 170 ml de água.

Para facilitar o cálculo, pode se cortar o zero e por apenas 35, o resultado será o mesmo 2.170. Essa dica é por conta de algumas calculadoras abreviarem o resultado deixando alguns confusos, por exemplo: 62x0.35=217.

Em conclusão, a água é santo remédio e santo preventivo. Não se abstenha de beber água. Uma ressalva, porém, é importante, evite beber muita água ou qualquer líquido na hora de deitar-se ou juntamente com as refeições. Então, salvo esses momentos, aproveite o dia com boa ingestão hídrica.