A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A VIDA... "No Século XIX ocorreram casos de PARALISIA INFANTIL e de POLIOMIELITE ou PÓLIO. Eis algumas das vítimas mais 'conhecidas'". - (3ª parte).

A LIBERDADE… O CONHECIMENTO… A VIDA… “No SÉCULO XIX ocorreram casos de PARALISIA INFANTIL e de POLIOMIELITE ou PÓLIO. Eis algumas das vítimas mais ‘conhecidas’”. – (3ª parte).

PAUL JOSEPH GOEBBELS (1897 – 1945).

1º ATO.

Origem: - Wikipédia, a enciclopédia livre.

PAUL JOSEPH GOEBBELS nasceu em Rheydt (Império Alemão), no dia 29 de outubro de 1897 e faleceu em Berlim (Alemanha), no dia 1º de maio de 1945 com 47 anos de idade.

Ele foi um POLÍTICO Alemão e MINISTRO da PROPAGANDA na ALEMANHA NAZISTA entre 1933 e 1945. Um associado e devoto apoiador de ADOLF HITLER (a-1), ficou conhecido pelas suas CAPACIDADES ORATÓRIAS em PÚBLICO e pelo seu profundo e fanático ANTI-SEMITISMO, e em sua crença na CONSPIRAÇÃO INTERNACIONAL JUDAICA que o levou a apoiar o extermínio dos JUDEUS no HOLOCAUSTO. JOSEPH GOEBBELS não professava nenhuma RELIGIÃO.

GOEBBELS ambicionava ser um ESCRITOR, e, obteve o grau de Doutor em FILOSOFIA, pela Universidade de Heidelberg, em 1921.

Em 1924, aderiu ao PARTIDO NAZISTA também conhecido como PARTIDO NAZI ou PARTIDO dos NAZIS, onde trabalhou com GREGOR STRASSER na sua Delegação do Norte.

Em 1926, é nomeado Gauleiter (Líder Distrital) de Berlim, onde começou a interessar-se pela utilização da PROPAGANDA para promover o PARTIDO NAZISTA e o seu PROGRAMA.

Após a chegada ao PODER dos NAZIS em 1933, o MINISTÉRIO da PROPAGANDA de GOEBBELS rapidamente conseguiu o controle absoluto da IMPRENSA, da ARTE e da INFORMAÇÃO na ALEMANHA.

Era um particular adepto em usar a recente RÁDIO e os FILMES para fins de propaganda. Os temas centrais eram o ANTI-SEMITISMO, ataques ao BOLCHEVISMO e, após o início da Segunda Guerra Mundial, a tentativa de moldar a MORAL.

Em 1943, GOEBBELS começou a pressionar Adolf Hitler para que este introduzisse medidas que levassem a uma "GUERRA TOTAL", incluindo o encerramento dos negócios não essenciais ao ESFORÇO de GUERRA, Recrutamento de Mulheres para a Força de Trabalho e o Alargamento do Recrutamento Militar àqueles que, até ali, estavam isentos de tal serviço na WEHRMACHT.

Em 23 de julho de 1944, Adolf Hitler nomeou-o PLENIPOTENCIÁRIO do REICH para a GUERRA TOTAL. JOSEPH GOEBBELS tomou várias medidas, malsucedidas, para aumentar o número de pessoas disponíveis para a PRODUÇÃO de ARMAMENTO para a WEHRMACHT.

À medida que a guerra se aproximava do fim e que a ALEMANHA NAZISTA se encontrava perante a derrota, MAGDA GOEBBELS (a-2) e os seus filhos, juntaram-se a ele em Berlim, indo para o Vorbunker, parte do complexo de Bunkers de Adolf Hitler, em 22 de abril de 1945.

Adolf Hitler suicidou-se em 30 de abril de 1945. De acordo com o seu TESTAMENTO, JOSEPH GOEBBELS era o seu sucessor como CHANCELER da ALEMANHA. Este, esteve apenas um dia no seu novo cargo. No dia seguinte, 1º de maio de 1945, JOSEPH GOEBBELS e a sua mulher suicidaram-se, depois de terem matado os seus SEIS FILHOS com CIANURETO.

PRIMEIROS ANOS.

“FOTO: - GOEBBELS em 1916”.

PAUL JOSEPH GOEBBELS nasceu no dia 29 de outubro de 1897 numa casa na Odenkirchener Strasse em Rheydt, uma pequena cidade industrial a sul de Mönchengladbach perto de Düsseldorf, na Alemanha.

Os seus pais eram CATÓLICOS e de poucos recursos. O seu pai FRIEDRICH GOEBBELS era empregado de uma fábrica. A sua mãe KATHARINA ODENHAUSEN era de origem Holandesa.

GOEBBELS tinha cinco irmãos: - Konrad (1893 - 1947), Hans (1895 – 1947), Maria (1896 – 1896 – faleceu no mesmo ano do nascimento), Elisabeth (1901 – 1915) e Maria (1910 – 1949). Esta última casou-se com o realizador Alemão Max W. Kimmich em 1938.

Em 1932, GOEBBELS publicou um panfleto com a ÁRVORE GENEALÓGICA da sua FAMÍLIA para rejeitar os boatos de que a sua AVÓ tinha ASCENDÊNCIA JUDAICA.

Durante a sua infância, GOEBBELS sofreu de vários problemas de saúde como inflamação dos pulmões. Tinha o PÉ DIREITO DEFORMADO, devido a uma Deformidade Congênita. A PERNA DIREITA era mais FINA e mais CURTA do que a PERNA ESQUERDA. JOSEPH GOEBBELS passou por uma OPERAÇÃO CIRÚRGICA sem sucesso, antes de entrar para a escola.

Usou um Aparelho Metálico e um Sapato Especial por causa da sua PERNA mais CURTA, e COXEAVA ao ANDAR. Durante a Primeira Guerra Mundial, foi Rejeitado para o Serviço Militar devido à sua DEFORMIDADE.

Observação do escriba: - Na realidade PAUL JOSEPH GOEBBELS foi mais uma vítima da PARALISIA INFANTIL, contraindo uma forma leve da enfermidade, afetando permanentemente a sua PERNA DIREITA, principalmente o seu PÉ DIREITO. Soube disfarçar muito bem a sua DEFICIÊNCIA FÍSICA usando SAPATOS ESPECIAIS.

GOEBBELS recebeu Educação CRISTÃ no Gymnasium, onde completou o seu Abitur (exame de entrada para a universidade) em 1917. Foi o melhor aluno da sua turma e foi-lhe concedida a honra tradicional de discursar na cerimonia de entrega dos diplomas. Os seus pais esperavam que ele se tornasse um PADRE CATÓLICO, desejo este que GOEBBELS meditou seriamente.

Estudou Literatura e História nas Universidades de Bona, Würzburg, Freiburg e Munique, ajudado por uma bolsa de estudos da Sociedade Alberto Magno. Por esta altura, GOEBBELS tinha começado a afastar-se da IGREJA.

Os Historiadores, como Richard J. Evans e Roger Manvell, especulam que a sua longa procura por MULHERES pode ter origem na sua vontade de compensar as suas DEFORMAÇÕES FÍSICAS.

Em Freiburg, conheceu e apaixonou-se por Anka Stalherm (a-3). Tal como GOEBBELS, ela foi estudar em Würzburg. Em 1921, ele escreveu uma novela autobiográfica, Michael, um trabalho com três partes, mas que apenas sobreviveram a Parte I e a Parte III.

GOEBBELS sentia que estava a escrever a sua "própria história". O conteúdo ANTI-SEMITA e acerca de um Líder Carismático, poderão ter sido acrescentados por GOEBBELS antes de o livro ser publicado em 1929 por Eher-Verlag, a editora do PARTIDO NAZI.

Em 1920, a sua relação com Anka Stalherm (a-3) terminou, fato que fez GOEBBELS pensar em suicídio.

Na Universidade de Heidelberg, GOEBBELS escreveu a sua Tese de Doutoramento sobre Wilhelm von Schütz, um pequeno Dramaturgo Romântico do século XIX.

GOEBBELS esperava ter tido o apoio de Friedrich Gundolf para a sua Tese, um Historiador Literário importante na época. Aparentemente, GOEBBELS não se importava de Gundolf ser JUDEU.

No entanto, Gundolf já não tinha Funções Pedagógicas, e assim apresentou a GOEBBELS o Professor Associado Max Freiherr von Waldberg. Max Waldberg também era JUDEU. Foi Max Waldberg quem recomendou a GOEBBELS a escrever a sua Tese sobre Wilhelm von Schütz. Após apresentar a sua tese e a passar no Exame Oral, GOEBBELS recebeu o seu título de Doutor em 1921.

GOEBBELS regressa a sua casa e vai trabalhar como tutor particular. Consegue, também, um emprego como Jornalista num jornal local. Os seus textos, por esta altura, começam a revelar o seu crescente ANTI-SEMITISMO e desagrado pela Cultura Moderna.

No verão de 1922, conheceu e deu início a uma relação íntima com a PROFESSORA Else Janke. Após ela revelar-lhe que era meio-judia GOEBBELS declarou que o "encanto estava arruinado". Mesmo assim, ele continuou a vê-la, intermitentemente, até 1927.

Por vários anos, GOEBBELS continuou a tentar tornar-se um ESCRITOR com obras publicadas. Os seus diários, que começaram a ser escritos em 1923, continuando ao longo de toda a sua vida, forneceram uma fonte para o seu desejo de escrever.

A falta de rendimento dos seus trabalhos literários (escreveu duas peças teatrais em 1923, nenhum dos quais vendeu) forçaram-no a trabalhar como PREGOEIRO na BOLSA e como EMPREGADO BANCÁRIO em Colônia, algo que ele detestava.

Foi despedido do BANCO em agosto de 1923, e regressou a Rheydt. Durante este período, foi um ávido leitor de obras de Oswald Spengler, Fyodor Dostoyevsky e Houston Stewart Chamberlain, o escritor alemão de origem britânica cujo livro The Foundations of the Nineteenth Century (1899), foi um dos padrões para a extrema-direita na Alemanha.

Também começou a estudar a "questão social", e leu as obras de Marx e Engels. De acordo com o Biógrafo Peter Longerich, as entradas no diário de GOEBBELS de finais de 1923 até início de 1924, refletem os sentimentos de um homem que estava isolado, preocupado com questões "RELIGIOSO-FILOSÓFICAS", e a falta de um rumo a seguir.

O que escreveu no seu diário, de meados de dezembro de 1923 em diante, mostra um GOEBBELS a dirigir-se para o MOVIMENTO NACIONALISTA VOLKISCH.

ATIVISMO NAZISTA.

JOSEPH GOEBBELS fez os primeiros contatos com Adolf Hitler e o NAZISMO em 1924. Em fevereiro de 1924, o julgamento de Adolf Hitler por traição começou logo após a sua tentativa fracassada de tomar o poder em MUNIQUE, entre 08 e 09 de novembro de 1923 (este golpe fracassado ficou conhecido como PUTSCH da CERVEJARIA).

O julgamento atraiu muito a imprensa e serviu de plataforma para a propaganda de Adolf Hitler. Este foi condenado a CINCO ANOS de PRISÃO, mas foi libertado em 20 de dezembro de 1924, após CUMPRIR APENAS UM ANO.

JOSEPH GOEBBELS foi atraído para o NSDAP (PARTIDO NACIONAL-SOCIALISTA dos TRABALHADORES ALEMÃES) por causa do Carisma e Compromisso de Adolf Hitler com as suas CRENÇAS. Entrou para o Partido por esta altura, tornando-se o membro número 8.762.

No final de 1924, GOEBBELS ofereceu os seus serviços a Karl Kaufmann, Gauleiter (Líder Distrital do PARTIDO NAZI) do Distrito de Rhine-Ruhr. Karl Kaufmann apresentou-o a Gregor Strasser, um importante LÍDER NAZISTA no norte da Alemanha, que o contratou para trabalhar no seu jornal semanal, e para efetuar trabalho administrativo para os escritórios regionais do PARTIDO NAZISTA.

Para além destas funções, ele era o representante e o relações públicas para a Renânia-Vestfália. Os membros de Gregor Strasser da delegação do norte do PARTIDO NAZISTA, incluindo GOEBBELS, tinham uma visão mais SOCIALISTA do que o grupo rival de Adolf Hitler em Munique. Gregor Strasser discordava de Adolf Hitler em muitos pontos da plataforma política do partido e, em novembro de 1926, começou a trabalhar numa revisão.

“FOTO: - GOEBBELS”.

Adolf Hitler viu as ações de Gregor Strasser como uma ameaça à sua autoridade, e convocou 60 Gauleiters e Líderes do Partido, incluindo GOEBBELS, para uma Conferência Especial em Bamberg, no Gau de Streicher de Francônia, onde realizou um discurso de duas horas a repudiar o novo programa político de Gregor Strasser.

Adolf Hitler opunha-se às tendências SOCIALISTAS da ala norte, afirmando que isso significaria uma "BOLCHEVIZAÇÃO Política da Alemanha". Acrescentou, ainda, que "não haveria PRÍNCIPES, apenas ALEMÃES", e um sistema legal sem “sistema de exploração JUDAICO de pilhagem do nosso povo". O futuro seria assegurado pela aquisição de terra não através da Expropriação de Propriedades da Antiga NOBREZA, mas pela colonização de territórios a leste.

JOSEPH GOEBBELS ficou horrorizado pela caracterização feita por Adolf Hitler do SOCIALISMO como sendo "uma criação dos JUDEUS", e pela sua garantia de que a Propriedade Privada não seria Expropriada pelo PARTIDO NAZISTA. "Já não acredito em Adolf Hitler. Isso é muito mau: - O meu apoio pessoal foi destruído", escreveu no seu diário.

Esperando vencer a oposição, Adolf Hitler convocou reuniões em Munique com os três Grandes líderes do Gau de Ruhr, incluindo GOEBBELS. Este ficou impressionado quando Adolf Hitler enviou o seu próprio automóvel para os ir buscar à estação de comboios. Nessa noite, Adolf Hitler e GOEBBELS discursaram em ajuntamentos em cervejarias.

No dia seguinte, Adolf Hitler propôs uma reconciliação aos três homens, encorajando-os a colocar de lado as suas diferenças. Adolf Hitler também transmitiu a GOEBBELS uma "nova visão" sobre a "questão social". GOEBBELS deixou-se entregar por completo, oferecendo a Adolf Hitler a sua total lealdade - uma promessa claramente sincera, e à qual se manteve fiel até ao fim da sua vida.

"Eu adoro-o... Ele pensou em tudo," escreveu GOEBBELS. "Tal mente brilhante pode ser o meu líder. Curvo-me perante ele, o gênio político".

Mais tarde escreveria: - "Adolf Hitler, admiro-te porque és, em simultâneo, grande e simples. Aquilo a que designamos por gênio". O resultado das reuniões em Bamberg e Munique foi o abandono do novo esboço do programa do Partido de Gregor Strasser.

O PROGRAMA NACIONAL-SOCIALISTA original, de 1920, manteve-se inalterado, e a posição de Adolf Hitler como Líder do Partido foi significativamente fortalecido.

PROPAGANDISTA em BERLIM.

A convite de Adolf Hitler, GOEBBELS discursava em reuniões do Partido em Munique, e no Congresso do Partido, que tinha lugar anualmente em Weimar em 1926. No congresso seguinte, GOEBBELS já fazia parte do seu Planejamento. Ele e Adolf Hitler prepararam uma FILMAGEM da reunião. Ao ser elogiado pelo seu trabalho nestes eventos, GOEBBELS aproximou-se ainda mais das ideias políticas de Adolf Hitler, e a sua admiração e idolatria por ele foram reforçadas.

Em agosto de 1926, GOEBBELS recebeu a posição de Gauleiter para a secção de Berlim. Viajou para aquela cidade em meados de setembro e um mês depois aceitou o novo cargo. Desta forma, o Plano de Adolf Hitler para dividir e dissolver o grupo de Gauleiters da zona noroeste, do qual GOEBBELS tinha servido sob a liderança de Gregor Strasser, foi um sucesso.

Adolf Hitler deu a GOEBBELS uma grande autoridade sobre a sua região, permitindo-lhe determinar o curso para a organização e a liderança para o Gau. GOEBBELS recebeu o controle da Sturmabteilung (SA) e Schutzstaffel (SS) locais, e apenas respondia a Adolf Hitler.

Quando GOEBBELS chegou, o Partido tinha cerca de 1.000 membros, e ele ainda os reduziu para um núcleo dos 600 mais ativos e promissores. Para aumentar a receita da sua área, instituiu Taxas de Associado, e começou a cobrar a admissão às reuniões do Partido. Consciente do valor da publicidade (tanto negativa como positiva), ele provocava, de forma deliberada, rixas nas cervejarias e nas ruas, incluindo ataques ao PARTIDO COMUNISTA da ALEMANHA.

GOEBBELS adaptou desenvolvimentos recentes na Propaganda Comercial à Esfera Política, incluindo o uso de Slogans Atrativos e Mensagens Subliminares. As suas novas ideias para o desenho de Cartazes incluíam a utilização de letras de grande dimensão, tinta vermelha e cabeçalhos codificados que levavam o leitor a ler os textos legíveis para encontrar o seu significado.

“FOTO: - GOEBBELS discursa numa manifestação política (1932). A sua postura, com os braços em posição de akimbo, era intencional para mostrar o Orador em Posição de Autoridade”.

“FOTO: - GOEBBELS a discursar em Berlim (1934). Gesto com a Mão utilizado para transmitir um Aviso ou Ameaça”.

Tal como Adolf Hitler, GOEBBELS praticava a sua postura oratória em público em frente a um ESPELHO. As reuniões eram precedidas de marchas cerimoniais e cantos, e os locais de encontro estavam decorados com bandeiras e estandartes do partido. A sua entrada (quase sempre atrasada) estava marcada para provocar o maior impacto emocional. Habitualmente, preparava meticulosamente os seus discursos com antecedência, utilizando Gestos e Posturas Coreografados, mas também era capaz de improvisar e adaptar a sua apresentação para criar uma boa empatia com a audiência.

A tática de GOEBBELS de usar a provocação para chamar a atenção do NSDAP (PARTIDO NACIONAL-SOCIALISTA dos TRABALHADORES ALEMÃES), em simultâneo com a violência nas reuniões e demonstrações públicas do Partido, levou a polícia de Berlim a expulsar o NSDAP da cidade em 05 de maio de 1927.

Os incidentes violentos continuaram, incluindo o ataque pontual de JUDEUS por JOVENS NAZIS nas ruas. Até outubro, GOEBBELS foi proibido de realizar discursos públicos. Durante este período, fundou o jornal Der Angriff (O Ataque) para servir de veículo de propaganda para a região de Berlim. Era um jornal com um estilo moderno e de tom agressivo. Para frustração de GOEBBELS, o número de exemplares vendidos inicialmente foi de apenas 2.000.

O conteúdo do jornal era extremamente ANTICOMUNISTA e ANTI-SEMITA. Um dos principais alvos era o Chefe da Polícia de Berlim Bernhard Weiss. GOEBBELS atribuiu-lhe o nome pejorativo de "ISIDORE" e submeteu-o a uma Campanha Difamatória na esperança de provocá-lo e assim o poder explorar.

JOSEPH GOEBBELS continuou a tentar a sua sorte no mundo literário, com uma edição revista do seu livro Michael a ser, finalmente, publicada, e com uma produção mal-sucedida de duas das suas peças teatrais (Der Wanderer e Die Saat). Esta última foi a sua última tentativa de se tornar autor no mundo do teatro.

Durante este período em Berlim, teve relacionamentos com várias MULHERES, incluindo a sua anterior paixão Anka Stalherm (a-1), que agora estava casada e tinha uma criança pequena. GOEBBELS apaixonava-se facilmente, mas depressa se cansava e partia para uma nova relação. Preocupava-se com o fato de um relacionamento mais sério prejudicar a sua carreira.

A interdição sobre o NSDAP foi levantada no início de 1928, a tempo das eleições para o REICHSTAG (PARLAMENTO ALEMÃO), em 20 de maio. Os resultados foram fracos, pois o NSDAP (PARTIDO NACIONAL-SOCIALISTA dos TRABALHADORES ALEMÃES) inicialmente perdeu perto de 100.000 votantes e recebeu 2,6% dos votos.

O resultado em Berlim foi ainda pior, onde apenas tiveram 1,4%. GOEBBELS foi um dos membros do NSDAP a ganhar a eleição para o REICHSTAG (PARLAMENTO ALEMÃO).

A sua nova situação deu-lhe IMUNIDADE a uma longa lista de acusações, incluindo uma condenação a três semanas de prisão que tinha recebido em abril por insultar o Chefe da Polícia Bernhard Weiss.

O REICHSTAG (PARLAMENTO ALEMÃO) alterou a LEGISLAÇÃO sobre a IMUNIDADE em fevereiro de 1931, e GOEBBELS foi forçado a pagar cinco multas por material difamatório que tinha escrito no Der Angriff no ano anterior.

No seu jornal Berliner Arbeiterzeitung (Jornal dos Trabalhadores Berlinenses), Gregor Strasser foi muito crítico do fracasso de GOEBBELS ao não conseguir atrair o voto urbano. No entanto, o Partido como um todo teve boa aceitação nas áreas rurais, atraindo 18% dos votos em algumas regiões.

Este resultado deveu-se, parcialmente, a Adolf Hitler, depois deste, ter afirmado publicamente, mesmo antes das eleições, que o Ponto 17 do Programa do Partido, o qual obrigava à Expropriação de Terras sem Compensação, apenas se aplicava aos ESPECULADORES JUDEUS e não a Proprietários Privados.

Depois da eleição, o partido reforçou os seus esforços para atrair ainda mais votos no setor agrícola. Em maio, pouco depois das eleições, Adolf Hitler considerou nomear GOEBBELS para Chefe da Propaganda do Partido, mas hesitou por temer que a retirada de Gregor Strasser do cargo poderia levar a uma divisão no Partido.

GOEBBELS considerava-se bem preparado para a posição, e começou a formular ideias sobre como a propaganda podia ser utilizada nas Escolas e nos Meios de Comunicação.

“FOTO: - GOEBBELS usou a morte de Horst Wessel em 1930, como instrumento de propaganda contra os "COMUNISTAS SUB-HUMANOS”,

Em 1930, a violência entre os NAZISTAS e os COMUNISTAS provocou a morte do líder local das SA, Horst Wessel, baleado por dois membros do PARTIDO COMUNISTA da ALEMANHA. Explorando a morte de Wessel, GOEBBELS transformou-o num Mártir do Movimento NAZISTA. Alterou oficialmente a marcha Die Fahne hoch (Içar a Bandeira), para Horst-Wessel-Lied, em homenagem ao líder das SA, e tornou-a o hino do NSDAP (PARTIDO NACIONAL-SOCIALISTA dos TRABALHADORES ALEMÃES).

A GRANDE DEPRESSÃO teve um profundo impacto na Alemanha, e por volta de 1930, o desemprego cresceu de forma dramática. Durante este período, os IRMÃOS STRASSER começaram a publicar um novo jornal diário em Berlim, o Nationaler Sozialist. Tal como outras publicações, transmitia a visão nazista dos irmãos, incluindo o nacionalismo, o anti-capitalismo, a reforma social e o anti-ocidentalismo.

JOSEPH GOEBBELS queixou-se veementemente do jornal rival a Adolf Hitler, e admitiu que o sucesso deles estivesse a empurrar os seus jornais de Berlim à parede. No final de abril de 1930, Adolf Hitler anunciou publicamente de forma firme a sua oposição a Gregor Strasser, e designou GOEBBELS para substituí-lo como LÍDER do REICH para a Propaganda do NSDAP.

Uma das primeiras ações de GOEBBELS foi abolir a edição da tarde do Nationaler Sozialist. GOEBBELS também recebeu o controle de outras publicações nazistas do país, como o Völkischer Beobachter (Observador do Povo).

Ainda teve que esperar até 03 de julho para que OTTO STRASSER e os seus apoiadores anunciassem a sua saída do NSDAP. A partir daqui, GOEBBELS ficou livre da "crise" com os STRASSERS, e do próprio OTTO STRASSER, que perdeu todo o seu poder.

A Rápida Deterioração da Economia levou ao pedido de demissão, em 27 de março de 1930, do Governo de Coligação que tinha sido eleito em 1928.

Foi criado um Novo Gabinete e o PRESIDENTE Paul von Hindenburg usou do seu poder como PRESIDENTE para Governar através de Decretos de Emergência. Paul von Hindenburg nomeou Heinrich Bruning para CHANCELER.

GOEBBELS ficou com a responsabilidade da Campanha Nacional do NSDAP (PARTIDO NACIONAL-SOCIALISTA dos TRABALHADORES ALEMÃES) para as Eleições do REICHSTAG (PARLAMENTO ALEMÃO) marcadas para 14 de setembro de 1930. A campanha foi realizada a uma escala monumental, com milhares de reuniões e discursos por toda a região rural.

Os discursos de Adolf Hitler concentraram-se nas culpas que a República de Weimar tinha sobre a ECONOMIA do PAÍS, em particular a sua Aceitação dos Termos do TRATADO de VERSALHES, que exigia Reparações de Guerra, as quais se tinham mostrado devastadoras para a ECONOMIA ALEMÃ.

Ele propôs uma Nova Sociedade Alemã baseada na Raça e na Unidade Nacional. O sucesso resultante apanhou Adolf Hitler e GOEBBELS de surpresa: - O partido recebeu 6,5 milhões de votos e 107 lugares no REICHSTAG (PARLAMENTO ALEMÃO), tornando o NSDAP o Segundo Maior Partido Político no País.

“FOTO: - GOEBBELS e a sua filha Helga com ADOLF HITLER”.

No final de 1930, GOEBBELS conheceu MAGDA QUANDT, uma MULHER DIVORCIADA que se tinha juntado ao Partido uns meses antes. MAGDA trabalhava nos escritórios do Partido em Berlim como Voluntária, ajudando GOEBBELS a organizar os seus documentos privados.

O apartamento que ela tinha em Reichkanzlerplatz tornou-se um ponto de encontro para Adolf Hitler e outros oficiais do NSDAP. JOSEPH GOEBBELS e MAGDA QUANDT casaram-se em 19 de dezembro de 1931.

Nas duas eleições seguintes que tiveram lugar em 1932, GOEBBELS organizou campanhas em larga escala que incluíam marchas, paradas, discursos e Adolf Hitler a viajar por todo o País de Avião com o Slogan "o Führer sobre a Alemanha".

GOEBBELS também discursou em vários locais durante estas eleições. Alguns dos seus discursos foram gravados em Discos de Gramofone e Registrados em Panfletos. Também esteve envolvido na produção de uma pequena coleção de FILMES MUDOS que eram exibidos em reuniões do Partido, apesar de ainda não terem equipamento suficiente para utilizar este meio de forma mais abrangente.

Muitos dos Cartazes das Campanhas de GOEBBELS continham IMAGENS VIOLENTAS tal como um gigante meio-vestido a destruir oponentes políticos ou outra suposta oposição contra a "ALTA FINANÇA INTERNACIONAL”.

A sua propaganda caracterizava a oposição como "Criminosos de Novembro", "Alicates JUDEUS" ou ameaça COMUNISTA. O apoio ao Partido continuou a aumentar, mas nenhuma destas eleições levou a um Governo Majoritário.

Num esforço para Estabilizar o País e melhorar as Condições Econômicas, o PRESIDENTE Paul von Hindenburg nomeou Adolf Hitler CHANCELER do REICH em 30 de janeiro de 1933.

MINISTRO da PROPAGANDA.

Para celebrar a Nomeação de Adolf Hitler a Chanceler, GOEBBELS Organizou uma Parada com Tochas em Berlim, na noite de 30 de janeiro, com cerca de 60.000 homens, Fardados com os Uniformes das SA e das SS. O espetáculo foi coberto por uma Emissora de Rádio, diretamente, com comentários de um antigo membro do PARTIDO NAZISTA e futuro MINISTRO da AVIAÇÃO, Hermann Göring.

JOSEPH GOEBBELS ficou desapontado por não lhe ter sido atribuído qualquer cargo no novo Gabinete de Adolf Hitler. Bernhard Rust foi designado para MINISTRO da CULTURA, posto que GOEBBELS esperava receber.

Tal como outros oficiais do NSDAP, GOEBBELS tinha de lidar com o estilo de Adolf Hitler de Transmitir Ordens Contraditórias aos seus subordinados, ao mesmo tempo em que os nomeava para posições onde os seus deveres e responsabilidades se sobrepunham.

Desta forma, Adolf Hitler fomentava a desconfiança, a competição e a luta entre os seus subordinados para consolidar e maximizar o seu próprio poder.

Em 27 de fevereiro de 1933, o NSDAP tirou vantagem do INCÊNDIO do REICHSTAG (PARLAMENTO ALEMÃO), com o PRESIDENTE Paul von Hindenburg a autorizar o DECRETO do INCÊNDIO do REICHSTAG, no dia seguinte, atendendo a um pedido de Adolf Hitler. Esta foi a primeira LEGISLAÇÃO que acabaria por destruir a DEMOCRACIA na ALEMANHA, e estabelecer uma DITADURA AUTORITÁRIA - encabeçada por Adolf Hitler - em seu lugar.

Em 05 de março, teve lugar mais uma Eleição para o REICHSTAG, a última antes da derrota dos nazistas na Segunda Guerra Mundial. Ao mesmo tempo em que o NSDAP aumentava o seu número de lugares e percentagem de votos, ainda assim o objetivo da Liderança do Partido não tinha sido alcançado.

JOSEPH GOEBBELS acabaria por ser convidado por Adolf Hitler para o seu Gabinete, tornando-se oficialmente o responsável pelo recém-criado MINISTÉRIO do REICH para a EDUCAÇÃO PÚBLICA e PROPAGANDA em 14 de março.

“FOTO:- Queima de livros pelos NAZISTAS, em 10 de maio de 1933”.

O papel do novo MINISTRO, que escolheu para seus Escritórios o ORDENSPALAIS, um Edifício do Século XVIII, na CHANCELARIA do REICH, era centralizar o controle nazista sobre todos os aspectos da cultura alemã e da vida intelectual.

GOEBBELS tinha esperança em aumentar apoio popular ao Partido dos 37% obtidos em 25 de março de1933 para os 100%. Outro objetivo era transmitir às outras nações, a impressão de que, o NSDAP, tinha o total e entusiástico apoio de toda a população.

Uma das primeiras recomendações de JOSEPH GOEBBELS foi o Dia de Day de Potsdam, a passagem cerimonial de poder de Paul von Hindenburg para Adolf Hitler, em Potsdam a 21 de março. Ele próprio redigiu o texto do decreto de Adolf Hitler a autorizar o Boicote Nazista dos Negócios dos Judeus, que teve lugar em 1º de abril.

Mais tarde, nesse mesmo mês, GOEBBELS viajou até Rheydt, onde teve uma recepção triunfal. A população da cidade reuniu-se ao longo da rua principal, que tinha mudado a sua designação para o seu nome. No dia seguinte, GOEBBELS foi declarado um herói local.

JOSEPH GOEBBELS converteu o feriado do 1.º de maio de uma Celebração dos Direitos dos Trabalhadores (visto desta forma em particular pelos COMUNISTAS) para um dia de celebração do NSDAP (PARTIDO NACIONAL-SOCIALISTA dos TRABALHADORES ALEMÃES).

Em lugar das Celebrações dos Trabalhadores, ele organizou uma enorme reunião do Partido em Tempelhof Field, em Berlim. Um dia depois, todas as sedes dos Sindicatos de Trabalhadores no País foram encerradas pelas SA e SS à força, sendo criada, em seu lugar, a Deutsche Arbeitsfront (FRENTE ALEMÃ para o TRABALHO).

"Nós somos os mestres da Alemanha", escreveu GOEBBELS no seu diário em 03 de maio. Menos de duas semanas depois, proferiu um discurso na Queima de Livros pelos NAZISTAS em 10 de maio.

Entretanto, o NSDAP começou a Elaborar LEIS para Marginalizar os JUDEUS e retirá-los da Sociedade Alemã. A LEI para a Restauração do Serviço Público Profissional, de 07 de abril de 1933, forçou todos os Não-Arianos a Retirarem-se das PROFISSÕES JURÍDICAS e do Serviço Público.

Observação do escriba: - Uma das primeiras preocupações dos integrantes do PARTIDO NAZISTA era retirar do PODER na ALEMANHA NAZISTA, os Advogados, Magistrados, etc., para que eles pudessem a seu bel prazer manipular as LEIS. Assim o PODER JUDICIÁRIO ficaria sob a tutela do PARTIDO NAZISTA e de seu “LÍDER” Adolf Hitler.

LEGISLAÇÃO semelhante depressa retirou o direito dos JUDEUS de exercerem outras Profissões. Os primeiros Campos de Concentração Nazistas (inicialmente com a função de acolher Dissidentes Políticos) foram construídos pouco depois de Adolf Hitler chegar ao poder.

Num processo denominado por Gleichschaltung (coordenação), o NSDAP tomou para si o controle de todos os aspectos da vida. Todas as organizações civis, incluindo os grupos agrícolas, organizações de voluntários e clubes desportivos, viram os seus cargos de Liderança ser substituído por Membros Simpatizantes NAZISTAS ou Membros do Partido NAZISTA. Em junho de 1933, as únicas organizações que não estavam sob o controle do NSDAP eram o EXÉRCITO e as IGREJAS.

Observação do escriba: - Leiam todas as FORÇAS ARMADAS (Exército, Marinha e Aeronáutica) - que estavam praticamente extintas por cláusulas existentes no TRATADO de VERSALHES -, e de todas as RELIGIÕES, inclusive a ainda poderosa IGREJA CATÓLICA.

Numa jogada para manipular a classe média e formatar a opinião popular, o regime emitiu, em 04 de outubro de 1933, a Schriftleitergesetz (LEI do EDITOR), que se tornou o marco do controle pelo PARTIDO NAZISTA da imprensa popular.

Elaborada, em parte, seguindo o sistema italiano de Benito Mussolini, a LEI definia como Schriftleiter alguém que escrevesse, editasse ou selecionasse textos e/ou ilustrações para publicação em série. As pessoas selecionadas para esta posição eram escolhidas pela sua Experiência, Educação e Critério Racial. A LEI requeria que os Jornalistas "orientassem o seu trabalho tendo o NACIONAL-SOCIALISMO como filosofia de vida e como conceito de governo”.

No final de junho de 1934, oficiais de topo da SA e oponentes ao regime, incluindo GREGOR STRASSER, foram presos e assassinados numa purga mais tarde chamada de “NOITE das FACAS LONGAS”.

JOSEPH GOEBBELS estava presente na detenção do líder da SA Ernst Röhm em Munique. No dia 02 de agosto de 1934, o PRESIDENTE Paul von Hindenburg morreu.

Numa Transmissão via Rádio, GOEBBELS anunciou que os cargos de PRESIDENTE e CHANCELER tinham sido juntos num só, e que Adolf Hitler passou a ser designado por FÜHRER und Reichskanzler (LÍDER e CHANCELER).

FUNÇÕES do MINISTÉRIO.

“FOTO: - Hessy Levinsons Taft, uma bebê judia selecionada pessoalmente por GOEBBELS, que não tinha conhecimento da sua ascendência, para representar o "bebê ariano ideal" na propaganda nazista”.

O MINISTÉRIO da PROPAGANDA estava organizado em sete departamentos: - 1º - Administração e Jurídico. 2º - Comícios em massa. 3º - Saúde pública, juventude e raça. 4º - Rádio, imprensa nacional e estrangeira. 5º - Filmes e respectiva censura. 6º - Arte, música e teatro. 7º - Proteção contra a contrapropaganda, tanto nacional como estrangeira.

O estilo de liderança de JOSEPH GOEBBELS era imprevisível e tempestuosa. Ele podia de um momento para o outro, mudar de direção e dar razão a um seu funcionário em detrimento de outro. Era um chefe difícil e gostava de repreender o seu pessoal em público.

No entanto, GOEBBELS era bem sucedido no que fazia. A Revista Life escreveu em 1938 que "pessoalmente, ele não gosta de ninguém, ninguém gosta dele, e ele gere o mais eficiente Departamento NAZI".

A Câmara de Filmes do REICH, à qual todos os membros da Indústria Cinematográfica tinham de aderir, foi criada em junho de 1933. GOEBBELS promovia a produção de FILMES de Ideologia NAZI, e aqueles que incluíssem Mensagens Subliminares ou ostensivas de propaganda.

Sob os auspícios da Reichskulturkammer (Câmara da Cultura do REICH), criada em setembro, GOEBBELS acrescentou sub-câmaras para as áreas da radiodifusão, belas-artes, literatura, música, imprensa e teatro.

Tal como na Indústria Cinematográfica, quem quisesse seguir uma carreira nestas áreas tinha de ser membro de uma daquelas câmaras. Assim, alguém cujas ideias fossem contrárias ao regime podiam ser excluídas de trabalhar do campo da sua escolha e, deste modo, silenciadas.

Mais, os JORNALISTAS (agora considerados EMPREGADOS do ESTADO) tinham de apresentar provas da sua ASCENDÊNCIA ARIANA até o ANO de 1800, e, se fossem casados, também o mesmo se exigia ao seu CÔNJUGE.

Qualquer membro de uma câmara só podia sair do país com a permissão da mesma. Foi criada uma comissão de censura a livros, e os trabalhos não podiam ser republicados a não ser que fizessem parte de uma lista de obras aprovadas.

Regulamento semelhante aplicava-se a outras artes e entretenimentos. Até atuações em cabarés eram sujeitas à censura. Muitos artistas e intelectuais alemães saíram da Alemanha antes da guerra, por não concordarem com estas restrições.

“FOTO: - Distribuição gratuita de Rádios em Berlim no dia de aniversário de GOEBBELS em 1938”.

“FOTO: - Adolf Hitler foi o ponto central da atenção em 1934 nos Comícios de Nuremberg. Leni Riefenstahl e a sua equipe podem ser observadas à frente do pódio”.

GOEBBELS estava particularmente interessado em controlar a Rádio, um Meio de Comunicação ainda recente naquela época. Alvo de alguns protestos de estados individuais como a Prússia, tendo à cabeça Goring, GOEBBELS conseguiu obter o controle das Estações de Rádio em toda a nação, e colocou-os sob a Reichs-Rundfunk-Gesellschaft (Corporação Nacional Alemã de Radiodifusão) em julho de 1934. Os Fabricantes de Rádios receberam instruções de GOEBBELS para produzir aparelhos domésticos a baixo custo chamados de Volksempfänger (receptor do povo) e, em 1938, perto de 10 milhões de aparelhos tinham sido vendidos.

Observações do escriba:

1ª - Há quem diga que GOEBBELS mandou os fabricantes de RÁDIOS mudarem o DIAL dos novos aparelhos. Os RÁDIOS eram novos, mais bonitos, maiores e bem mais potentes. Os funcionários do Partido NAZI, educadamente, trocavam os velhos aparelhos pelos novos. No entanto o DIAL só sintonizava as EMISSORAS ALEMÃS. Músicas, notícias e propagandas escolhidas por GOEBBELS e seus “ASPONES”. Só saíam notícias elogiando Adolf Hitler e o novo governo. Falsas notícias (FAKE NEWS) a torto e a direito.

2ª – É mais ou menos o que está acontecendo nos dias atuais em quase todo o MUNDO OCIDENTAL. As pessoas estão deixando de ler, de ouvir e de assistir os jornais, as revistas, os rádios e as televisões cujos donos se julgam os donos do BRASIL, para citarmos apenas um exemplo. No BRASIL quem lidera a canalhice é a GLOBOLIXO também conhecida como TV GOEBBELS.

3ª - A TV HIDROFÓBICA é a cara do POLÍTICO Alemão JOSEPH GOEBBELS. Resta saber se é apenas um novo HITLER ou se são vários HITLERS quem está no comando. OS BANQUEIROS sabem do que estamos falando...

4ª - Não é por acaso que estão proliferando Geometricamente as REDES SOCIAIS. A Televisão mais GOEBBELISTA ou a mais HITLERIANA, no BRASIL é a ex-Vênus Platinada, ou seja, a GLOBOLIXO ou TV GOEBBELS. É uma emissora de via única e de uma DOENÇA única. É PANDEMÔNIO de dia e PANDEMÔNIO de noite.

5ª – Caso prevaleça a LIBERDADE de OPINIÃO e de EXPRESSÃO nas REDES SOCIAIS, as EMISSORAS EXTREMISTAS irão à falência por falta de patrocinadores, de ouvintes e de telespectadores. É uma questão de tempo.

Nas áreas públicas, fábricas e escolas, eram colocados alto-falantes para que as transmissões mais importantes do PARTIDO NAZISTA pudessem ser ouvidas em tempo real por quase todos os Alemães. Em 02 de setembro de 1939 (o dia seguinte ao início da guerra), GOEBBELS e o Conselho de Ministros estabeleceram ser ilegal ouvir Estações de Rádio Estrangeiras.

Divulgar notícias de Transmissoras Estrangeiras podia resultar em PENA de MORTE. Albert Speer, o arquiteto de Adolf Hitler e, posteriormente, MINISTRO do ARMAMENTO e MATERIAL de GUERRA, afirmou, mais tarde, que o regime "utilizou todos os meios técnicos para dominar todo o seu próprio território. Através de equipamento técnico como os RÁDIOS e ALTO-FALANTES, 80 milhões de pessoas Foram Privadas do Seu Próprio e Independente Pensamento”.

Um dos principais focos da propaganda era a própria figura de Adolf Hitler, o qual era mostrado como um herói e líder infalível, e que se tornaria objeto de um Culto de Personalidade.

Grande parte era espontânea, mas alguma era planeada e encenada por GOEBBELS. A adulação a Hitler foi o centro da atenção no Comício de Nuremberg em 1934, onde Todos os Seus Movimentos Foram Cuidadosamente Coreografados. O comício foi o tema do FILME “O Triunfo da Vontade”, um de muitos FILMES de PROPAGANDA NAZI realizados por Leni Riefenstahl.

Recebeu a Medalha de Ouro do Festival de Veneza em 1935. No Congresso do PARTIDO NAZI de 1935 em Nuremberg, GOEBBELS declarou que o "BOLCHEVISMO é a Declaração de Guerra dos Judeus Sub-humanos Internacionais Contra a Própria Cultura". GOEBBELS esteve envolvido no planejamento dos JOGOS OLÍMPICOS de VERÃO de 1936, em Berlim.

Foi por volta desta altura que ele conheceu, e começou uma relação, com a Atriz Lída Baarová, que durou até 1938.

Em 1937, um importante projeto organizado por GOEBBELS foi a Exibição de Arte Degenerada, que teve lugar em Munique entre julho e novembro. A exposição foi bastante popular, atraindo mais de dois milhões de visitantes.

No ano seguinte, teve lugar um evento semelhante, mas sobre música. No entanto, GOEBBELS estava frustrado com a falta de qualidade da arte, filmes e literatura do NACIONAL-SOCIALISMO.

CONFLITOS com a IGREJA.

Ver artigos principais: - Perseguição nazi à Igreja Católica na Alemanha e Religião na Alemanha Nazista.

Em 1933, Hitler assinou a Reichskonkordat (Concordata do Reich), um Tratado com o Vaticano que exigia que o Regime Nazi Honrasse a Independência das Instituições Católicas e proibia o Clero de se envolver na Política. No entanto, o Regime Continuou a atacar as Igrejas Cristãs e a tentar diminuir a sua influência.

Ao longo dos anos 1935 e 1936, centenas de Padres, Freiras e Líderes Leigos foram Presos, muitas vezes com Acusações Forjadas de Contrabando de Moeda e Crimes Sexuais. GOEBBELS publicou amplamente os julgamentos nas suas campanhas de propaganda, mostrando os casos da pior forma possível.

As Reuniões Públicas estavam sujeitas a Restrições, e as Publicações Católicas passavam pela Censura. As Escolas Católicas tiveram Ordens para reduzir a Instrução Religiosa e os Crucifixos foram retirados dos Edifícios do Estado. Adolf Hitler por vezes ficava indeciso sobre se a Kirchenkampf (Luta da Igreja) devia ser uma prioridade, mas os seus comentários exaltados sobre o assunto eram suficientes para convencer GOEBBELS a intensificar o seu trabalho sobre o assunto na primeira metade de 1937.

Em resposta à Perseguição, o Papa Pio XI introduziu, discretamente, a Encíclica "Mit Brennender Sorge" ("Com Extrema Preocupação") na Alemanha para o Domingo de Páscoa de 1937, que Foi Lida em Todos os Púlpitos.

A Encíclica denunciava a Hostilidade Sistemática do Regime em Relação à Igreja. Em resposta, GOEBBELS reforçou a Luta e a Propaganda contra os CATÓLICOS.

O seu discurso de 28 de maio em Berlim perante 20.000 Membros do Partido, que também foi difundido por RÁDIO, caracterizava a IGREJA CATÓLICA como Moralmente Corrupta.

O resultado da Campanha de Propaganda levou a uma diminuição acentuada nas Matrículas nas Escolas Confessionais e, em 1939, todas as Escolas Fecharam ou Foram Convertidas em Instalações Públicas. Os Assédios e as Ameaças de Prisão levaram o CLERO a ser mais cauteloso nas suas críticas ao REGIME NAZISTA.

Parcialmente sem preocupações com a Política Externa, Adolf Hitler deu Ordem para Voltar Atrás na Luta Contra a Igreja no final de julho de 1937.

GOEBBELS em GUERRA.

Em fevereiro de 1933, Adolf Hitler anunciou que o REARMAMENTO devia ser Retomado, apesar de Clandestinamente de Início, pois ao fazê-lo estava a VIOLAR o TRATADO de VERSALHES.

Um ano mais tarde, transmitiu aos seus CHEFES MILITARES que o ano de 1942 era a data a partir da qual se Iniciaria a Guerra a Leste. GOEBBELS era um dos apoiadores mais entusiastas do Plano de Adolf Hitler de dar Início às POLÍTICAS EXPANSIONISTAS o mais cedo possível.

Na altura da REOCUPAÇÃO da RENÂNIA em 1936, GOEBBELS resumiu a sua posição no seu diário: - “Agora está na hora para a ação. A sorte protege os audazes! Aquele que não arrisca nada ganha".

Durante a Crise dos Sudetas em 1938, GOEBBELS aproveitou a ocasião para utilizar a propaganda para obter a simpatia dos Alemães de Etnia Sudeta enquanto realizava campanhas contra o GOVERNO CHECO.

No entanto, consciente do crescente "Pânico de Guerra" na ALEMANHA, GOEBBELS resolveu, em julho, diminuir o nível de Propaganda na Imprensa.

Depois das Forças Ocidentais terem acedido às exigências de Hitler sobre a Checoslováquia em 1938, GOEBBELS depressa redirecionou o seu Aparelho de Propaganda contra a Polônia.

A partir de maio em diante, ele construiu uma campanha contra este país, elaborando histórias sobre atrocidades contra Alemães Étnicos em DANZIG e outras cidades. Mesmo assim, GOEBBELS não conseguiu convencer a Maioria dos Alemães para uma perspectiva futura de guerra.

Intimamente tinha dúvidas sobre a decisão de começar uma guerra prolongada contra o Reino Unido e a França ao atacar a Polônia.

Depois da Invasão da Polônia em 1939, GOEBBELS utilizou o seu Ministério e as Câmaras do Reich para controlar o acesso à Informação ao Nível Interno.

Para sua frustração, o seu rival Joachim von Ribbentrop, MINISTRO dos NEGÓCIOS ESTRANGEIROS, desafiava constantemente a JURISDIÇÃO de GOEBBELS sobre a Disseminação de Propaganda Internacional. Adolf Hitler recusava qualquer decisão sobre o conflito entre os dois homens, o que os manteve como rivais até ao final da era nazi.

GOEBBELS não participou no Processo de Decisões Militares, nem sequer era tido em conta nas Negociações Diplomáticas, só tendo informação sobre elas depois de já consumadas.

“FOTO: - Produção de Atualidades Cinematográficas nas linhas da frente, janeiro de 1941”.

O MINISTÉRIO da PROPAGANDA assumiu o controle das Instalações de Radiodifusão dos Países Conquistados após a sua Rendição, e começou a emitir material previamente preparado com o Apoio de Anunciantes já existentes, para assim ganhar a confiança dos cidadãos. Muitos aspectos dos Meios de Comunicação, tanto ao nível interno como dos países conquistados, eram controlados por GOEBBELS e o seu MINISTÉRIO.

O Serviço Interno Alemão, o Programa das Forças Armadas e o Serviço Europeu Alemão, eram rigorosamente controlados em tudo o que dizia respeito à informação que eram permitidos transmitir até a música que passavam.

Os Comícios do Partido, discursos e demonstrações continuaram. Os discursos eram transmitidos pela Rádio e os pequenos FILMES de Propaganda eram exibidos utilizando 1.500 carrinhas móveis.

À medida que a Guerra foi Avançando, Adolf Hitler começou a fazer menos aparências públicas, e GOEBBELS passou a ser a Voz do Regime Nazi para o Povo Alemão.

A partir de maio de 1940, GOEBBELS passou a Escrever Editoriais que eram publicados no Das Reich, e mais tarde Lidos na Rádio. GOEBBELS apercebeu-se que o seu meio mais eficaz de propaganda era o FILME, e, logo a seguir a RÁDIO.

Por insistência sua metade dos FILMES produzidos durante a GUERRA era de Propaganda (em particular, sobre ANTI-SEMITISMO) e sobre Propaganda de Guerra (conquistas da Wehrmacht e versões de guerras históricas).

GOEBBELS ficou preocupado com o MORAL e o ESFORÇO das Forças na Frente de Guerra. Ele achava que quanto mais os Cidadãos Alemães estivessem envolvidos no Esforço de Guerra, melhor seria o seu MORAL.

Por exemplo, GOEBBELS deu inicio a um programa para a escolha de Vestuário de Inverno e equipamento de esqui para as tropas na frente oriental. Ao mesmo tempo, fez mudanças para ter mais "conteúdo de entretenimento" na RÁDIO e FILMES produzidos para o público decretando, no final de 1942, que vinte por cento dos filmes seriam sobre propaganda e oitenta por cento de entretenimento ligeiro.

Como Gauleiter de Berlim, GOEBBELS teve de lidar com a diminuição de necessidades básicas como COMIDA e ROUPA, tal como a necessidade de RACIONAR a CERVEJA e o TABACO, que eram importantes para o MORAL.

Adolf Hitler sugeriu aumentar a percentagem de ÁGUA na CERVEJA e Diminuir a Qualidade dos CIGARROS para que mais fosse produzido, mas GOEBBELS recusou, argumentando que os CIGARROS já eram de tal Baixa Qualidade que era impossível baixar ainda mais.

Através das suas campanhas de propaganda, tentou manter os mesmo níveis de moral entre o público acerca da Situação Militar, nem demasiado otimista nem muito austero.

A série de revezes militares que os alemães sofreram neste período – O Bombardeamento de Colônia pelos Aliados (maio de 1942), vitória Aliada na Segunda Batalha de El Alamein (novembro de 1942), e, em especial, a Derrota Catastrófica na Batalha de Estalingrado (fevereiro de 1943) - eram assuntos difíceis de transmitir ao Público Alemão, que ia tendo cada vez mais consciência sobre a guerra e do rumo desastroso para o qual se dirigia.

Em 15 de janeiro de 1943, Adolf Hitler nomeou GOEBBELS para a recém-criada Comissão para os Raides Aéreos, o que significava que GOEBBELS era o responsável pelas Defesas Aéreas Civis e pelos Abrigos na Alemanha, tal como pela avaliação e reparação dos Edifícios Danificados.

Na prática, a defesa das áreas, para além de Berlim, continuou nas mãos dos Gauleiters locais, e as suas tarefas principais estavam limitadas ao fornecimento de ajuda imediata aos civis afetados e à Divulgação de Propaganda para Melhorar o Moral.

No início de 1943, a guerra produziu uma Crise no Trabalho para o Regime. Adolf Hitler criou uma comissão de três homens com Representantes do ESTADO, o EXÉRCITO e o PARTIDO, numa tentativa de centralizar o controle da ECONOMIA de GUERRA.

Os membros da comissão eram Hans Lammers (Chefe da Chancelaria do Reich), o MARECHAL-de-CAMPO Wilhelm Keitel, chefe do Oberkommando der Wehrmacht (Alto-Comando das Forças Armadas, OKW), e Martin Bormann, que controlava o PARTIDO NAZISTA.

A comissão tinha por função propor medidas, independentemente dos desejos dos vários Ministérios, com Adolf Hitler a ter o poder de decisão final. Esta comissão, conhecida como Dreierausschub (Comissão de Três), reuniu onze vezes entre janeiro e agosto de 1943.

Contudo, esbarraram com a resistência dos Ministros dos Gabinetes de Adolf Hitler, que construíram toda uma esfera de influências e foram excluídos da comissão.

Reagindo a este muro de influências, que viam como uma ameaça ao seu poder, GOEBBELS, GORING e SPEER trabalharam juntos para derrubá-los. O resultado foi o impasse e nada se alteraria e, desta forma, a Comissão de Três tornar-se-ia irrelevante em setembro de 1943.

“Foto: - Discurso de Sportpalast, 18 de fevereiro de 1943”.

Parcialmente em resposta ao fato de ter sido excluído da Comissão dos Três, GOEBBELS pressionou Adolf Hitler a introduzir medidas que levassem a uma "GUERRA TOTAL", incluindo o encerramento de negócios não essenciais ao ESFORÇO de GUERRA, Recrutamento de Mulheres para a Força de Trabalho e o Alargamento do Recrutamento Militar àqueles que, até ali, estavam isentos de tal serviço na Wehrmacht.

Algumas destas medidas foram tomadas num ÉDITO de 13 de janeiro, mas para desalento de GOEBBELS, Goring exigiu que o seu Restaurante Preferido em Berlim se mantivesse Aberto, e Hans Lammers conseguiu junto de Adolf Hitler manter as mulheres com filhos isentas do recrutamento.

Após ter tido uma resposta muito entusiasta ao seu discurso de 30 de janeiro de 1943 onde falou sobre este tópico, GOEBBELS acreditava que tinha o apoio do POVO ALEMÃO na sua chamada para uma GUERRA TOTAL.

O seu discurso seguinte, o Discurso de Sportpalast de 18 de fevereiro de 1943, foi uma procura apaixonada para que o seu público se entregasse à Guerra Total, a qual ele a apresentou como o único caminho para acabar com os ataques do BOLCHEVISMO e salvar o POVO ALEMÃO da destruição.

O discurso também incluiu um tom ANTI-SEMITA muito acentuado e sugeriu a EXTERMINAÇÃO dos JUDEUS, que já estava em curso. O discurso foi transmitido ao vivo pela RÁDIO e FILMADO. Os esforços de GOEBBELS pouco impacto tiveram, pois, se Adolf Hitler era, em princípio, favorável à GUERRA TOTAL, ao mesmo tempo não estava preparado para fazer mudanças sobre as objeções dos seus MINISTROS.

A descoberta, nesta altura, de VALAS COMUNS de OFICIAIS POLACOS que tinham sido ASSASSINADOS pelo EXÉRCITO VERMELHO em 1940 - o Massacre de Katyn (a*) - foi utilizada por GOEBBELS na sua propaganda numa tentativa de fazer uma ponte entre os Soviéticos e os Aliados Ocidentais.

Observação do escriba: - (a*) – O Massacre de Katyn foi um dos genocídios mais violentos acontecidos na Polônia, no início da 2ª Guerra Mundial, efetuados pelas tropas soviéticas a mando de Stálin, segundo a maioria dos Historiadores. Uma minoria de Historiadores aponta como responsáveis o exército nazista. Não deixem de “assistir” o 2º ATO no próximo artigo.

Em 1980, a então útil ONU (hoje quase inútil), a então útil OMS (hoje um cabide de empregos bens remunerados), além de outros Organismos Internacionais, declararam através da IMPRENSA MUNDIAL que a deformante e letal VARÍOLA estava ERRADICADA do Planeta TERRA. A “arma” usada para combater a terrível doença foi apenas uma VACINA!

Em 1980, um País Continental chamado BRASIL, dava um exemplo ao MUNDO, de que, era capaz de ERRADICAR a debilitante POLIOMIELITE usando apenas uma VACINA, exemplo este seguido por outros países da AMÉRICA do SUL, e, depois, um benéfico caminho que foi trilhado por quase todos os Países do MUNDO. Mas...

Em 1980, o Planeta TERRA foi “presenteado” com uma nova e misteriosa enfermidade chamada de SIDA ou AIDS. Após quase quatro décadas não existe uma única VACINA para evitar a enigmática patologia. Estranho ou muito estranho?

Então a luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. BOA leitura, BOA saúde, BONS pensamentos e BOM DIA.

Aracaju, capital do Estado de Sergipe, localizado no BRASIL, um País que combate ferozmente o ainda LÍCITO TABAGISMO e que quer legalizar na tora outras DROGAS ainda ILÍCITAS, inclusive a ESQUIZOFRÊNICA maconha. Não tem TREM na LINHA. Tem é TRAFICANTE “político” nessa estória.

Aracaju, quinta-feira, 28 de maio de 2020.

JORGE MARTINS CARDOSO – Médico – CREMESE nº 573.

Fontes: (1) – INTERNET. (2) – Google. (3) – Wikipédia. (4) Outras fontes.