ONDE MORAS?
 
     A esta pergunta quem morar no Rio de Janeiro, vai responder prontamente: moro no Barra da Tijuca, moro no Lagoa Rodrigo de Freitas, se morar num destes bairros; à mesma pergunta, se morar em São Paulo, vai responder: moro no Liberdade, moro no Butantã, moro no Morumbi. À mesma pergunta vão responder prontamente quem morar nos bairros mais “chics” quer more em Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre, ou outros estados. Todavia, vai sentir constrangimento para responder onde mora quem morar em favelas, em qualquer estado.
   
     O morar aqui diz respeito ao corpo físico, todavia o intrigante e atrevido texto se interessa pelo morar mental ou psíquico, em sentido figurado: onde mora o teu coração?

     Faz referência ao que falou Jesus: “Diz-me onde está o teu tesouro e eu te tirei onde está (mora) o teu coração.”
Pode ser que o coração haja comprado uma casa ou paga aluguel no bairro da Arrogância.

     Arrogância é o ato de atribuir-se talento, direito, privilégio, dons, de natureza moral, social, intelectual, comportamental, etc. 
Haja ou não o atributo, o pecado está no atribuir-se, que possa, talvez, indicar falta de humildade ou de modéstia. Vícios estes considerados imperdoáveis pela maioria das pessoas.

     Quem, corajosamente, se aventura no “Conhece-te a ti mesmo”, recomendado  por Tales de Mileto, tão praticado e recomendado por Sócrates, queira fazer uma pesquisa na Internet sobre o conceito da arrogância e outros temas que vêm adiante.

     Pode ser, noutra hipótese, que o coração haja comprado ou pague aluguel no bairro da Negligência.

     Negligência é falta de cuidado, incúria, desleixo, desmazelo.

     A negligência, a imprudência e a imperícia caracterizam um fato delituoso como crime culposo.

     Bem, aí estão duas moradas para a mente. São equivalentes a um deplorável cortiço. Na realidade a mente não mora, mas pode, ─ ela sim ─,  ser moradia da arrogância ou da negligência.

     Agora vamos indagar onde mora o espírito humano. Vamos verificar que o espírito humano mora no ser humano, no seu coração, e, ainda mais, pode ser em boa companhia: “Se preparares para Cristo, no teu interior, digna morada, Ele virá a ti e te manifestará sua consolação.” Tomás de Kempis

     Jesus disse: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará e viremos a ele e faremos nele a nossa morada.” Jo 14,23

     Então Jesus se revelará a Si e te revelará a ti e O conhecerás e conhecerás a ti mesmo.

     Porque temos o privilégio de um relacionamento com Jesus o decidir-se por isto é uma questão de vida ou morte, morte em vida!