Os Técnicos do Ministério da Saúde sabem contar?

Os Técnicos do Ministério da Saúde sabem contar?

O título é um pouco forte, mas reflete bem miha procupação. Sabemos da pressão que se encontram todos aqueles que estão lidando com a saúde neste momento. Mas, deve-se fazer alguns simples cálculos, antes de divulgar informações, mesmo as mais otimistas. No dia 06/05/20, foi liberado para a imprensa, veja Jornal Nacional, que iriam ser aplicados 70.000 testes por dia, alcançando cerca de 22% da população do Brasil.

Mesmo admitindo que este número mágico 70.000 testes diários seja alcançado, lembrando que o teste precisa ser aplicado e analisado, o que exige uma ampliação de pessoal, equipamento. Para atingir 22% da população, i.e. 46,2 milhões de pessoas, levaria 660 dias continuos, contando feriados e finais de semana. Este número sobrecarrega todas as agências da Caixa, será que o sistema de saúde comporta? Por outro lado, para termos essa importante informação em três meses, após o inicio do processo, precisamos fazer 500.000 testes diários.

No momento em que o chefe da nação faz declarações diárias inconseqüentes, é muito importante termos declarações precisas do MS.

Fernando Albuquerque Oliveira
Enviado por Fernando Albuquerque Oliveira em 08/05/2020
Código do texto: T6941105
Classificação de conteúdo: seguro