A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A VONTADE... "Alguns HERÓIS que LUTARAM contra a POLIOMIELITE". "Ao que tudo indica, COMUNISTAS e SOCIALISTAS Fabianos estão impedindo a ERRADICAÇÃO da PÓLIO". - (10ª parte).

A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A VONTADE... “Alguns HERÓIS que LUTARAM contra a POLIOMIELITE”. “Ao que tudo indica, COMUNISTAS e SOCIALISTAS Fabianos estão impedindo a ERRADICAÇÃO da PÓLIO”. - (10ª parte).

Observações iniciais do escriba:

1ª – Para a elaboração dos variados artigos sobre os POLIOVÍRUS e os diferentes casos de PARALISIA INFANTIL, POLIOMIELITE ou simplesmente PÓLIO, contamos com a generosa participação e praticidade da Dra. INTERNET, do Dr. GOOGLE e da Dra. WIKIPÉDIA, a quem dizemos respeitosamente, muito obrigado.

2ª – Além disto, contamos com a participação CIENTÍFICA dos diversos livros de MEDICINA e de SAÚDE (as doenças são apenas detalhes), da nossa limitada BIBLIOTECA particular.

3ª – Acrescente-se ainda a ativa colaboração dos meus BEIJA-FLORES, do meu TÁXI SOLAR e da minha MÁQUINA do TEMPO. Ah! É? Não sabiam não? Pois fiquem sabendo! Eu tenho uma MÁQUINA do TEMPO...

4ª – Do ponto de vista POLÍTICO, na nossa atual NAÇÃO, continuo com o slogan: - “BRASIL acima de TUDO”. SEMPRE! “DEUS acima de TODOS”. SEMPRE!

5ª – Do ponto de vista da GEOPOLÍTICA INTERNACIONAL, no nosso atual MUNDO, continuo com o slogan: - “O PLANETA TERRA acima de TUDO”. SEMPRE! “DEUS acima de TUDO e de TODOS”. SEMPRE! Entenderam? Não? Então vou desenhar embaixo de uma maneira CRONOLÓGICA.

6ª – “As RELIGIÕES, as CIÊNCIAS e os AVANÇOS TECNOLÓGICOS são ‘armas’ de dois gumes. Elas podem ser usadas para o BEM, mas, podem ser usadas para o MAL”.

7ª – Sendo assim, vocês, eu e todos nós podemos escolher LIVREMENTE nossa RELIGIÃO predileta, nossa CIÊNCIA preferida e nossa TECNOLOGIA mais proveitosa, ou seja, mais agradável e mais útil. Todos nós podemos escolher LIVREMENTE até mais de uma RELIGIÃO, mais de uma CIÊNCIA e mais de um AVANÇO TECNOLÓGICO.

8ª - Porém, não podemos nos esquecer de que a LIBERDADE é “irmã siamesa” da RESPONSABILIDADE. As três “armas” de dois gumes devem ser utilizadas para o SEU BEM, para o MEU BEM e para o NOSSO BEM. Aqui entra a RAZOABILIDADE, isto é, a RAZÃO.

Mais uma vez soou o ALARME dos POLIOVÍRUS no EGITO Antigo.

O FARAÓ AKHENRÉ-SETEPENRÉ SIPATH ou FARAÓ SIPTÁ.

Origem: - Wikipédia, a enciclopédia livre.

1ª versão.

INFORMAÇÕES GERAIS.

- Nome completo – Akhenré-Setepenré Sipath.

- Antecessor – SETI II.

- Sucessor – TAUSERT.

- DINASTIA – XIX.

- Nascimento – Século XIII a.C.

- Morte – 23 de outubro de 1991 a.C.

- REINADO – 1997 a.C. – 1991 a.C. (aproximadamente seis anos).

- Progenitores – Mãe – SUTAILJA ou a RAINHA TIÁA. Pai – SETI II ou AMENMESSÉS

- Sepultamento – VALE dos REIS, KV47.

- Ocupação – ESTADISTA.

- Título – FARAÓ.

SIPTÁ ou SIPTAH foi um Faraó da XIX Dinastia Egípcia. O seu nome significa "filho de Ptá", tendo adotado como prenome (ou nome de coroação) a fórmula Akhenré-Setepenré, o que significa "O que é útil a Ré - Escolhido por Ré".

Em resultado das incertezas que existem em torno do período final da XIX Dinastia, não se sabe exatamente quem seria o PAI de SIPTÁ.

Para alguns autores, como Nicholas Grimal, Siptá seria filho de Amenmesés. Para outros o seu pai seria Seti II. No que diz respeito à sua mãe julga-se que foi a RAINHA TIÁA.

Uma vez que era muito jovem quando se tornou REI, a sua madrasta, Tausert (viúva de SETI II), tornou-se Regente, tendo sido secundada por um Alto Funcionário de Origem Síria, o Chanceler BAI ou IARSU.

Os registros referem uma Campanha à Núbia feita por SIPTÁ, mas há dúvidas sobre a efetiva presença FÍSICA do FARAÓ na mesma.

SIPTÁ foi Sepultado no VALE dos REIS (TÚMULO 47, catalogado como KV47 e descoberto em 1905), tendo cerca de VINTE ANOS quando faleceu.

Mandou construir um Templo Funerário que não chegou a ser concluído e cuja parte construída se perdeu.

A sua MÚMIA, que revelou que o REI sofreu de POLIOMIELITE devido à DEFORMAÇÃO existente NUMA PERNA, seria transladada para o TÚMULO de Amenófis II (KV35) por motivos relacionados com PILHAGENS. Foi sucedido pela sua madrasta Tausert.

Observação do escriba: - O FARAÓ SIPTÁ deve ter sido vítima da PARALISIA INFANTIL, isto é, ele contraiu a enfermidade quando era uma CRIANÇA.

Apenas uma Referência logo abaixo.

01 - Faria 1962, página 98.

Apenas duas Bibliografias, logo abaixo.

01 - Faria, José Geraldo de (1962). A cidade no Egito antigo: contribuição ao estudo da evolução de cidades através dos tempos. [S.l.]: Escola de Arquitetura da Universidade de Minas Gerais.

02 - GRIMAL, Nicholas - History of Ancient Egypt. Blackwell Publishing, 1994. ISBN 0631193960.

CATEGORIAS:

Nascidos no século XIII a.C.

Mortos em 1191 a.C.

FARAÓS da XIX Dinastia Egípcia.

Vítimas da PARALISIA INFANTIL (diagnóstico retrospectivo).

Esta página foi editada pela última vez às 14h22min de 08 de junho de 2019.

2ª versão.

Da Wikipédia, a enciclopédia livre.

INFORMAÇÕES GERAIS.

- Mais conhecido – FARAÓ SIPTAH.

- REINADO – 1197 a.C. até 1191 a.C.

- Antecessor – SETI II.

- Sucessor – TAUSERT.

- Nome da mãe – SUTAILJA.

- Falecimento – 1191 a.C.

- Sepultamento – KV47, no Vale dos REIS.

AKHENRÉ SETEPENRÉ SIPTAH ou MERENPTAH SIPTAH foi o Governante Penúltimo da XIX Dinastia Egípcia.

A identidade de seu pai é atualmente desconhecida. Ambos SETI II e AMENMESSÉS têm sido sugeridos. Embora o fato de que SIPTAH mais tarde tenha mudado o seu nome real para MERENPTAH SIPTAH, outros EGIPTÓLOGOS sugerem que seu pai era MERNEPTAH.

Se a informação estiver correta, isso tornaria SIPTAH e SETI II meios-irmãos uma vez que ambos eram filhos de MERNEPTAH.

Ele não era o PRÍNCIPE HERDEIRO, mas subiu ao TRONO ainda criança depois da morte de SETI II.

Historicamente, acreditava-se que TIÁA, uma mulher de SETI II, foi a mãe de SIPTAH. Essa visão persistiu até que foi finalmente percebido com alívio no Museu do Louvre, "nomes pares de SIPTAH juntamente com o nome de sua mãe" certa SUTAILJA ou SHOTERAJA.

SUTAILJA é um nome CANANEU em vez de um NOME EGÍPCIO NATIVO o que significa que ela era quase certamente uma concubina de um REI de CANAÃ.

No entanto, DODSON/HILTON afirmam que isso não é correto e que a senhora era, em vez disso, a mãe de RAMSÉS-SIPTAH e uma esposa de RAMSÉS II. A identidade de seu pai é desconhecida. Alguns EGIPTÓLOGOS especulam que pode ter sido AMENMESSÉS em vez de SETI II, uma vez que ambos, SIPTAH e AMENMESSÉS passaram sua juventude em CHEMMIS e ambos estão especificamente excluídos de ligação com RAMSÉS III, segundo estudos de uma coleção de ESTÁTUAS de REIS ANCESTRAIS, ao contrário de MERNEPTAH ou SETI’s.

Isto sugere que AMENMESSÉS e SIPTAH eram inter-relacionados de tal forma que eles foram "considerados como Governantes Ilegítimos e que, portanto, eles foram, provavelmente, pai e filho." No entanto, outra interpretação aqui é que SIPTAH era considerado Ilegítimo pelos posteriores REIS da DINASTIA XX.

Desde SIPTAH é necessária a assistência do Chanceler BAY para garantir a REALEZA, desde que, ele era apenas mais um filho menor de MERNEPTAH, em vez de um FILHO DIRETO de SETI II.

Uma ESTÁTUA sem cabeça de SIPTAH, agora em MUNIQUE, mostra-o Sentado no Colo de outro FARAÓ, presumivelmente seu pai. Diz os estudos do EGIPTÓLOGO Britânico AIDAM DODSON.

"O único Governante do período que poderia ter promovido tal destruição foi AMENMESSÉS, e da mesma forma que ele foi o único REI cuja descendência teria exigido tal promoção explícita. A demolição desta figura é susceptível de ter seguido de perto a queda de BAY ou a morte de si mesmo, SIPTAH, quando qualquer reabilitação de curta duração de AMENMESSÉS teria terminado".

Se SIPTAH era um filho de SETI II, é improvável que ele tenha sido considerado como um REI ILEGÍTIMO pelos FARAÓS da Dinastia do Novo Império XX, posteriores. Devido à sua juventude e, talvez, sua filiação problemática, ele foi colocado sob a orientação de sua madrasta a RAINHA REGENTE TAUSERT.

SIPTAH Governou o EGITO por quase SEIS anos como um homem jovem. SIPTAH era apenas uma criança de dez ou onze anos quando ele assumiu o poder, desde quando um Exame Médico de sua MÚMIA revela que o REI tinha cerca de 16 anos de idade no momento da morte (as informações são contraditórias).

Ele era alto, de 1,6 metros e tinha cabelo castanho avermelhado encaracolado e provavelmente sofreu de POLIOMIELITE com o PÉ ESQUERDO severamente DEFORMADO e MUTILADO.

REINADO.

“FOTO: - Bloco de arenito fundação dois, que mostra cartuchos do REI SIPTAH (SAPTAH, MERENPTHA-SIPTAH), 19ª Dinastia. A partir do TEMPLO MORTUÁRIO de MERENPTAH-SIPTAH em TEBAS, no Egito. O Museu Petrie de Arqueologia Egípcia, Londres”.

“FOTO: - Um escaravelho com o nome do REI SIPTAH”.

O CHANCELER BAY diz publicamente que foi instrumental na instalação SIPTAH no TRONO em várias inscrições, incluindo uma ESTELA ASWAN criada pelo SETI, o Vice-Rei de Kush e em Gebel el-Silsila.

O graffito chave localizado na entrada para os SPEOS de HOREMHEB na Gebel el-Silsila retrata que BAY está em uma Pose de Adoração diretamente atrás de SIPTAH, que está fazendo uma oferenda a AMON. A seguinte inscrição na graffito lê:

"O espírito do Grande Superintendente do Selo de toda a terra, que estabeleceu o REI (SIPTAH) no lugar de seu pai. Amado de seu senhor, BAY"

BAY, no entanto, mais tarde caiu em desgraça na CORTE. O último aparece em público no 4º ano em uma inscrição datada do REINADO de SIPTAH. Ele foi executado no quinto ano do REINADO de SIPTAH, por ordem do próprio REI.

A notícia de sua execução foi passada para os operários de Deir el-Medina em Ostraca IFAO 1254. Este Ostraca foi traduzido e publicado em 2000 por Pierre Grandet em um jornal Egyptological Francês.

Callendar observa que a razão para a mensagem do REI aos operários era para notificá-los a cessar todos os trabalhos em decorar o TÚMULO de BAY. Pois BAY agora tinha sido considerado um TRAIDOR para o ESTADO.

SIPTAH mesmo está em algum atestado em algum momento de seu 6º ano de REINADO em um Graffito localizado no Templo do Sul de BUHEN. Ele provavelmente morreu no meio da II AKHET, talvez em torno II AKHET 12 do seu 6º ano.

Isso pressupõe um período de MUMIFICAÇÃO Tradicional de 70 dias se SIPTAH foi enterrado no IV AKHET 22. A evidência para seu enterro, na última data é registrada em Ostracon O. Cairo CG 25792.

Este Ostraca de Deir el-Medina menciona que o VIZIR HORI visitou os operários de Deir el-Medina primeiro no II AKHET 24 e segunda no IV AKHET 19. A linha final na Ostracon lê como: "IV AKHET 22: enterro ocorreu". Uma vez que este evento só pode referir-se a SEPULTURA de um REI, a questão aqui é a identidade deste REI. HORI foi nomeado VIZIR em torno do REINADO Ano 6 II Shemu 6 e ou Peret (X) do REINADO de SETI II e manteve este escritório através dos REINADOS de SIPTAH, TAUSERT e SETNAKHT e para a de RAMSÉS III.

O Ostracon não poderia se referir a morte de SETNAKHT porque este REI morreu na I Shemu 25 desde seu filho, RAMSÉS III sucedeu-lhe no dia seguinte.

TAUSERT foi expulsa do poder por SETNAKHT.

Portanto, o ENTERRO não se refere a ela também. SETI II deve ter morrido no final de IV AKHET ou início I PERET após os 70 dias de MUMIFICAÇÃO período de desde um graffito localizado acima KV14, o TÚMULO de TAUSERT, registra seu ENTERRO na III PERET 11.

Portanto, o IV AKHET 22 data do ENTERRO de registros prováveis do ENTERRO do próprio SIPTAH. A morte de SIPTAH teria ocorrido por volta de II AKHET 12.

SIPTAH mesmo teria Governado o Egito por cerca de cinco anos e 10 meses desde que seu antecessor, SETI II, morreu por volta do final do IV AKHET e o início da I PERET. Mesmo que ele não o fizesse legalmente assumir o TRONO até o início da II AKHET com a ajuda do funcionário do poderoso Tribunal de BAY.

Após sua morte, TAUSERT simplesmente assumiu seu REINADO durante anos e governou o Egito como uma RAINHA por um ano ou dois, no máximo.

O FARAÓ SIPTAH foi ENTERRADO no Vale dos REIS, na TUMBA KV47, mas sua MÚMIA não foi encontrada lá.

Em 1898, foi descoberta juntamente com 18 outras múmias dentro da TUMBA (KV35) que vem a ser a SEPULTURA de AMENHOTEP II.

O estudo do seu TÚMULO mostra que ele foi concebido e planejado, no mesmo estilo, como os de BAY e TAUSERT, o que significa claramente como sendo parte do mesmo PROJETO ARQUITETÔNICO.

VEJA TAMBÉM.

KV47.

No presente estudo (2ª versão) não existe nenhuma Referência e também nenhuma Bibliografia.

Observações do escriba:

1ª - Mais um pouco de história. Os efeitos da POLIOMIELITE são conhecidos desde a pré-história. PINTURAS e ESCULTURAS do EGITO ANTIGO representam PESSOAS SAUDÁVEIS com MEMBROS ATROFIADOS e CRIANÇAS caminhando com BENGALAS.

2ª - A primeira Descrição Clínica da Doença foi fornecida pelo MÉDICO Inglês MICHEL UNDERWOOD em 1789 (final do Século XVIII), na qual ele se referia à PÓLIO como "uma Debilidade das EXTREMIDADES INFERIORES".

3ª - O trabalho dos MÉDICOS Jakob Heine em 1840 (meados do Século XIX) e Karl Oskar Medin em 1890 (final do Século XIX), uma homenagem aos dois Médicos e Pesquisadores fez com que a enfermidade ficasse conhecida como DOENÇA de HEINE-MEDIN. Depois, a doença foi chamada de PARALISIA INFANTIL, baseado em sua propensão em afetar CRIANÇAS.

4ª - Posteriormente, a doença ficou conhecida como PARALISIA INFANTIL, POLIOMIELITE ou simplesmente PÓLIO. A maior parte da Comunidade Científica e da Comunidade Médica esqueceu a DOENÇA de HEINE-MEDIN.

5ª – Na década de 1960 do Século XX, a Revista a SAÚDE do MUNDO, uma publicação da própria ORGANIZAÇÃO MUNDIAL da SAÚDE (OMS), em uma das suas revistas aponta: - Uma Estela Egípcia da 18ª Dinastia (1403 - 1365 a.C.) representando uma VÍTIMA da PÓLIO.

6ª - Agora descobrimos que o FARAÓ AKHENRÉ SETEPENRÉ SIPTAH, mais conhecido como o FARAÓ SIPTÁ da 19ª Dinastia Egípcia (2011 – 1991 a.C.) foi vitimado pela PARALISIA INFANTIL, informações estas baseadas em um diagnóstico retrospectivo. A segunda descoberta (a do FARAÓ) ratifica a informação contida na Revista da OMS. Até aqui tudo bem.

7ª – Em 1955 uma equipe de MÉDICOS CIENTISTAS, capitaneados pelo Médico JONAS SALK, apresentam a sua VACINA IPV ao MUNDO. Em 1960 ou 1961 o Médico ALBERT SABIN apresenta a sua VACINA OPV ao MUNDO. Os dois tipos diferentes de VACINAS (com o mesmo objetivo de PREVENIR uma enfermidade específica) estão atualmente disponíveis em todos os países do MUNDO há mais de MEIO SÉCULO.

8ª - Porém a DOENÇA de HEINE-MEDIN continua aleijando e matando pessoas, principalmente as CRIANÇAS em alguns países, e, não se sabe a verdadeira COBERTURA VACINAL contra a POLIOMIELITE na maioria dos países do MUNDO. O que a ORGANIZAÇÃO MUNDIAL da SAÚDE está esperando confortavelmente sentados aí na SUÍÇA? Uma PANDEMIA de POLIOVÍRUS por acaso? Inclusive com casos graves de POLIOMIELITE BULBAR?

Em 1980, a então útil ONU (hoje quase inútil), a então útil OMS (hoje um cabide de empregos bens remunerados), além de outros Organismos Internacionais, declararam através da IMPRENSA MUNDIAL que a deformante e letal VARÍOLA estava ERRADICADA do Planeta TERRA. A “arma” usada para combater a terrível doença foi apenas uma VACINA!

Em 1980, um País Continental chamado BRASIL, dava um exemplo ao MUNDO, de que, era capaz de ERRADICAR a debilitante POLIOMIELITE usando apenas uma VACINA, exemplo este seguido por outros países da AMÉRICA do SUL, e, depois, um benéfico caminho que foi trilhado por quase todos os Países do MUNDO. Mas...

Em 1980, o Planeta TERRA foi “presenteado” com uma nova e misteriosa enfermidade chamada de SIDA ou AIDS. Após quase quatro décadas não existe uma única VACINA para evitar a enigmática patologia. Estranho ou muito estranho?

Então a luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. BOA leitura, BOA saúde, BONS pensamentos e BOM DIA.

Aracaju, capital do Estado de Sergipe, localizado no BRASIL, um País que combate ferozmente o ainda LÍCITO TABAGISMO e que quer legalizar na tora outras DROGAS ainda ILÍCITAS, inclusive a ESQUIZOFRÊNICA maconha. Não tem TREM na LINHA. Tem é TRAFICANTE “político” nessa estória.

Aracaju, sexta-feira, 1º de maio de 2020.

JORGE MARTINS CARDOSO – Médico – CREMESE nº 573.

Fontes: (1) – INTERNET. (2) – Google. (3) – Wikipédia. (4) Outras fontes.