A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A VONTADE... "Alguns HERÓIS que LUTARAM contra a POLIOMIELITE". "Ao que tudo indica, COMUNISTAS e SOCIALISTAS Fabianos estão impedindo a ERRADICAÇÃO da PÓLIO". - (9ª parte).

A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A VONTADE... “Alguns HERÓIS que LUTARAM contra a POLIOMIELITE”. “Ao que tudo indica, COMUNISTAS e SOCIALISTAS Fabianos estão impedindo a ERRADICAÇÃO da PÓLIO”. - (9ª parte).

ALGUMAS OBSERVAÇÕES PRELIMINARES QUE SE FAZEM NECESSÁRIAS.

1ª – No artigo anterior falei da PÓLIO, do IMPERADOR TIBÉRIO CLÁUDIO que foi vitimado pela PARALISIA INFANTIL, do IMPÉRIO ROMANO e um pouco do DIREITO ROMANO (superficialmente). Daí...

2ª – Quem mandou SEQUESTRAR, INTERROGAR, TORTURAR e ASSASSINAR o Prefeito de SANTO ANDRÉ, do PT, CELSO DANIEL, em janeiro de 2002?

3ª - Quem é o calculista e cínico dono do CARRO PRETO, que na época andava lá em SANTO ANDRÉ, extorquindo “DINHEIROS” de empresários indefesos?

4ª - Depois do ASSASSINATO COVARDE do Prefeito CELSO DANIEL, o homem do CARRO PRETO tornou-se um Chefão dos PETRALHAS! Se já era CANALHA, COVARDE e LADRÃO, tornou-se um SUPER CANALHA e um SUPER LADRÃO!

5ª – Familiares do Prefeito ASSASSINADO CELSO DANIEL (do PT), querem saber quem são os reais MANDANTES do brutal ASSASSINATO.

6ª - A atual SENADORA por São Paulo (do PSDB) MARA GABRILLI, já foi depor em várias CPIs dizendo quem são alguns dos ASSASSINOS. Ninguém lhe dá muita atenção por ser MULHER e TETRAPLÉGICA.

7ª - Um deles, segundo a SENADORA Mara Gabrilli é o TERRORISTA CRIPTO-CUBANO JOSÉ DIRCEU, que vem praticando o TERRORISMO no BRASIL desde 1968, quando era o CHEFÃO da UNE. São 52 anos de atividades criminosas. Mais de meio Século!

8ª – Envolvido em atos de TERRORISMO na década de 60 do Século XX, foi trocado por um Embaixador Americano Credenciado no Brasil, depois foi fazer treinamento militar com o DITADOR FIDEL CASTRO, voltou para o BRASIL e continuou praticando TERRORISMO.

9ª – Posteriormente se filiou ao PARTIDO dos TRAMBIQUEIROS (PT), foi eleito Deputado Federal, foi denunciado no MENSALÃO quando era Ministro da CASA CIVIL, perdeu o mandato de Deputado Federal, foi preso, ficou na PAPUDA por pouco tempo, usou Tornozeleira Eletrônica, e, hoje, anda solto andando pelo BRASIL inteiro, roubando e CORROMPENDO mentes de jovens incautos.

10ª – O pai da atual SENADORA MARA GABRILLI foi extorquido pela QUADRILHA dos PETRALHAS durante dez anos consecutivos. Terminou sofrendo um grave AVC e, depois de muito sofrimento finalmente veio a falecer. Está descansando eternamente em uma sepultura de um CEMITÉRIO. Enquanto o seu TORTURADOR Financeiro e TERRORISTA, o Zé Dirceu está livre, leve e solto, bem como o homem do CARRO PRETO. Um dos seus comparsas prediletos.

11ª – Cadê os RESTOS MORTAIS da jovem ELIZA SAMÚDIO, que foi ASSASSINADA pelo Miliciano BOLA, a pedido do Goleiro BRUNO, este, protegido da TVESGOTO ou GLOBOLIXO. O corpo está desaparecido desde julho de 2010. Dezenas de ADVOGADOS e centenas de POLICIAIS CIVIS e MILITARES atuaram no caso. E os RESTOS MORTAIS da jovem, até hoje, ninguém sabe, ninguém viu e ninguém vê...

12ª – A MÃE da falecida jovem e o filho BRUNINHO querem visitar a SEPULTURA de ELIZA SAMÚDIO no próximo Dia dos Finados. Mas, aonde está a SEPULTURA? ASSASSINARAM a jovem por causa de uma Pensão ALIMENTÍCIA? MATARAM por causa de um PRATO de COMIDA? FOME e FEMINICÍDEO. FEMINICÍDEO e FOME...

13ª – O ASSASSINATO de ELIZA SAMÚDIO chegou a ter repercussão Nacional e Internacional. O MANDANTE do ASSASSINATO da jovem ELIZA SAMÚDIO parece ter sido o GOLEIRO BRUNO, - que teria tido um caso amoroso com ELIZA, chegando a ENGRAVIDÁ-LA -, e, como consequência teria nascido uma CRIANÇA que receberia o nome de BRUNINHO.

14ª – Para não pagar uma PENSÃO ALIMENTÍCIA, o GOLEIRO BRUNO não quis reconhecer a PATERNIDADE de BRUNINHO. Como ELIZA SAMÚDIO insistia para que a PATERNIDADE fosse reconhecida, o GOLEIRO BRUNO resolveu se livrar do problema incômodo.

15ª – Para tanto, tomou uma decisão pouco pensada e precipitada. Pediu a seu fiel “escudeiro” MACARRÃO que desse um sumiço em ELIZA SAMÚDIO. BRUNO entregou certa quantia em DINHEIRO ao amigo MACARRÃO para o pagamento do “serviço”, não se importando em saber dos detalhes de como ELIZA seria eliminada.

16ª – MACARRÃO contratou o serviço de um perigoso MILICIANO conhecido como “BOLA” – depois ficou-se sabendo que ele tinha uma longa ficha criminal –, que foi quem ASSASSINOU ELIZA SAMÚDIO.

17ª – Com o desaparecimento de ELIZA, o pai, a mãe e diversas amigas de ELIZA, se mobilizaram para saber o paradeiro da parente e amiga desaparecida. O caso foi tomando proporções escandalosas no meio futebolístico, nos meios de comunicação e enfim em toda a sociedade.

18ª – Aos poucos a trama CRIMINOSA e MACABRA foi sendo descoberta, chegando-se ao MANDANTE (BRUNO), ao INTERMEDIÁRIO (MACARRÃO) e ao ASSASSINO (BOLA). Embora existam outros suspeitos envolvidos no CRIME, estes três são os principais responsáveis pelo CRIME HEDIONDO.

19ª – O CRIME de SANGUE envolvia o então famoso Goleiro BRUNO, uma estrela em ascensão dentro do Clube de Regatas Flamengo, o mais querido do Brasil. Além de famoso, o Goleiro BRUNO ganhava um salário bem superior ao de certos DEPUTADOS e SENADORES ligados aos PETRALHAS (PT). Pode-se dizer que o Goleiro BRUNO tinha acumulado uma “considerável” FORTUNA. FAMA e FORTUNA eram os ingredientes que atraíram os “interesses” de muitos ADVOGADOS CRIMINALISTAS.

20ª – Enquanto uns ADVOGADOS tratavam do caso do personagem mais AFORTUNADO (no caso BRUNO), outros ADVOGADOS tratavam do caso do personagem mais PERIGOSO (no caso BOLA).

21ª – Para confundir e atemorizar o Poder Judiciário e os Jurados, os ADVOGADOS mudavam de clientes. Ora defendiam BRUNO ora defendiam BOLA. Ora o mais AFORTUNADO ora o mais PERIGOSO.

22ª – Depois de muitas artimanhas protelatórias, o ADVOGADO ZANONE MANUEL de OLIVEIRA JÚNIOR, assumiu definitivamente a defesa do MILICIANO BOLA. Apesar de todos os esforços empreendidos pelo ADVOGADO ZANONE, o ASSASSINO e MILICIANO BOLA, foi condenado a 22 anos de prisão em regime fechado, pelo ASSASSINATO com requintes de CRUELDADE de ELIZA SAMÚDIO. Os demais CRIMES de BOLA serão julgados posteriormente.

23ª – Fica quase evidente que apenas duas pessoas possam saber aonde se encontra os RESTOS MORTAIS de ELIZA SAMÚDIO. O ASSASSINO BOLA e o ADVOGADO ZANONE MANUEL de OLIVEIRA JÚNIOR. Ocultação de cadáver é crime previsto no nosso CÓDIGO PENAL. Transcorridos quase 10 (dez) anos do ASSASSINATO de ELIZA SAMÚDIO, os RESTOS MORTAIS da jovem continua desaparecido. Nem o frio ASSASSINO (BOLA) abre a boca, e, nem o principal ADVOGADO do CRIMINOSO (no caso ZANONE) abre a boca.

24ª – A TRAMA MACABRA que resultou no CRIME HEDIONDO de ELIZA SAMÚDIO começou no Estado do RIO de JANEIRO e terminou no Estado de MINAS GERAIS, em cidades próximas da capital do Estado, no caso BELO HORIZONTE.

25ª – No dia 06 de setembro de 2018, na cidade JUIZ de FORA no Estado de Minas Gerais, um sujeito identificado como sendo ADÉLIO BISPO de OLIVEIRA, durante uma manifestação DEMOCRÁTICA em prol da candidatura do então PRESIDENCIÁVEL JAIR MESSIAS BOLSONARO, tentou ASSASSINAR o candidato aplicando-lhe uma FACADA quase mortal.

26ª – ADÉLIO BISPO de OLIVEIRA (filiado ao PSOL), após o atentado frustrado é salvo pelas Forças Policiais, antes que a população conseguisse linchá-lo. No dia seguinte o CRIMINOSO é ouvido em uma Audiência de Custódia.

27ª – Misteriosamente, um grupo de QUATRO ADVOGADOS, chegam de avião particular em JUIZ de FORA no dia seguinte (07 de setembro de 2018) para defender o LÚCIDO CRIMINOSO. São os ADVOGADOS: - 01 - FERNANDO COSTA OLIVEIRA MAGALHÃES, 02 - MARCELO MANOEL da COSTA, 03 - PEDRO AUGUSTO de LIMA FELIPE e POSSA, chefiados pelo agora famoso 04 - ZANONE MANUEL de OLIVEIRA JÚNIOR, este último, o defensor do MILICIANO BOLA, envolvido no ASSASSINATO CRUEL de ELIZA SAMÚDIO, ocorrido em 2010.

28ª – Durante a Audiência de Custódia, o ADVOGADO ZANONE JÚNIOR, induz o CRIMINOSO a “confessar” que fazia uso de MEDICAMENTOS PSIQUIÁTRICOS. O ADVOGADO ZANONE JÚNIOR consegue enquadrar o COVARDE CRIMINOSO na LEI de SEGURANÇA NACIONAL, alegando que o ESTADO DEMOCRÁTICO de DIREITO fora ameaçado.

29ª – O COVARDE CRIMINOSO ADÉLIO BISPO de OLIVEIRA é rapidamente transferido para um Presídio de Segurança Máxima, localizado em Campo Grande, Capital do Mato Grosso do Sul.

30ª – Perguntado por vários repórteres e jornalistas ao ADVOGADO ZANONE JÚNIOR, quem teria mandado e quem estava pagando “pelos seus trabalhos” e de sua equipe, ele dá várias respostas contraditórias e por fim revela que foi um homem religioso de MONTES CLAROS (MG), cujo nome não poderia revelar.

31ª - Perguntado ao Doutor ZANONE JÚNIOR “como ele poderia dar Assistência Jurídica ao CRIMINOSO, estando ele aprisionado tão distante de JUIZ de FORA”, ele respondeu que tinha um avião particular para se deslocar. “Gente Fina é Outra Coisa” haveríamos de acrescentar...

32ª – Prestimosos PSIQUIATRAS atestam que “o homem é doido de pedra”. Para disfarçar usam um EUFEMISMO e dizem: - O “INOCENTE” é portador de “TRANSTORNO DELIRANTE PERMANENTE e PARANÓIDE”. Assim o LÚCIDO CRIMINOSO se torna INIMPUTÁVEL.

33ª – O que é INIMPUTÁVEL segundo o DIREITO ou as CIÊNCIAS JURÍDICAS? É a pessoa que será ISENTA de PENA em razão de DOENÇA MENTAL ou DESENVOLVIMENTO MENTAL INCOMPLETO ou RETARDADO que, ao tempo da ação ou omissão, não era capaz de entender o caráter ilícito do fato por ele praticado ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. São causas da INIMPUTABILIDADE: a) Doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado; b) Menoridade; c) Embriaguez completa, decorrente de caso fortuito ou força maior; e d) Dependência de substância entorpecente.

34ª – O COVARDE e CRIMINOSO INIMPUTÁVEL teve: - 1º - Doze empregos em sete anos. 2º - Contas abertas por ele mesmo na Caixa Econômica Federal e no Banco Itaú. 3º - Cartão de Crédito Internacional no Banco Itaú. 4º - ADÉLIO BISPO de OLIVEIRA estudou, se formou em PEDAGOGIA e foi filiado ao PSOL por sete anos. 5º - ADÉLIO tinha QUATRO TELEFONES CELULARES e um NOTEBOOK. 6º - ADÉLIO viajou até um CLUBE de TIROS em São José, na Grande Florianópolis, fez um Cadastro, apresentou Documentos e Praticou Disparos. 7º - ADÉLIO tinha conta no FACEBOOK. 8º - ADÉLIO planejou um ASSASSINATO, embrulhou uma FACA para passar despercebido na multidão, esperou o momento certo para se aproximar do PRESIDENCIÁVEL e deu o golpe quase fatal. 9º - ADÉLIO não rasga DINHEIRO e não come FEZES. 10º - Conclusão do Médico Sergipano Roosevelt Ferreira de Oliveira: - “Doidos mesmo são os tais “analistas”.

35ª – Conclusões do escriba: - A - ADÉLIO nunca pegou uma retro escavadeira para cometer GENOCÍDIO, lá em Sobral – Ceará. B – ADÉLIO tem a capacidade de estar em dois locais bem distantes ao mesmo tempo: - Em JUIZ de FORA (MG) e na CÂMARA dos DEPUTADOS em Brasília (DF). C – ADÉLIO é inimputável, pois foi filiado ao PSOL. D – Todo PSOLISTA (PSOL) é “doido de pedra”. E – Com tais comportamentos extravagantes, aí sim, ele poderia ser considerado INIMPUTÁVEL.

36ª – Como está a SEGURANÇA e a SAÚDE MENTAL e FÍSICA de ADÉLIO BISPO de OLIVEIRA nos dias atuais? Se ele morrer (o esfaqueador), o ADVOGADO ZANONE JÚNIOR que se cuide muito bem. Ele deverá esclarecer aonde se encontram os RESTOS MORTAIS de ELIZA SAMÚDIO e deverá revelar quem e quanto pagaram a ele para defender “um doido de pedra”, chamado ADÉLIO BISPO de OLIVEIRA.

37ª – O MINISTRO da JUSTIÇA e da SEGURANÇA PÚBLICA do BRASIL SÉRGIO MORO deixou o cargo, a Operação LAVA-JATO está parada e a POLÍCIA FEDERAL está imobilizada.

38ª - Que tal o novo MINISTRO mandar INVESTIGAR o ADVOGADO ZANONE MANUEL de OLIVEIRA JÚNIOR e sua Equipe? Não é possível que dois casos extremamente graves continuem IMPUNES. Os Restos Mortais de ELIZA SAMÚDIO precisam ser localizados e os “MANDANTES” da FACADA contra o atual PRESIDENTE da REPÚBLICA precisam ser entregues à JUSTIÇA BRASILEIRA. O Ex-Ministro SÉRGIO MORO será um aliado do MINISTRO substituto, independentemente de quem vier a assumir o seu cargo. É uma questão de honra! Um soldado não foge à luta! Nunca! A cobra vai fumar.

39ª – O ADVOGADO ZANONE JÚNIOR sabe tudo sobre os dois casos (ELIZA e ADÉLIO). “TOCAIA GRANDE” em cima deles. Ah! Sim! É o nome de um “LIVRO” do escritor ATEU e COMUNISTA JORGE AMADO...

40ª- O caso CELSO DANIEL (PT) – 2002 - continua sem solução. O caso ELIZA SAMÚDIO – 2010 - continua sem solução. O caso de ADÉLIO BISPO de OLIVEIRA (PSOL) - 2018 – continua sem solução. Até quando? TORA! TORA! TORA!

41ª – ATCHIM... É GRIPE? BENEGRIP. REDE BOLA! ATCHIM… É GRIPE? BENEGRIP. TVESGOTO! ATCHIM… É GRIPE? BENEGRIP. HIENA HIDROFÓBICA! – ATCHIM… É GRIPE? BENEGRIP. TVGOEBBELS! ATCHIM… É GRIPE? BENEGRIP. GLOBOLIXO! ATCHIM… É… TUBERCULOSE!

42ª – No caso sórdido que envolveu o ASSASSINATO COVARDE da jovem ELIZA SAMÚDIO além de ZANONE JÚNIOR, a atuação de outro ADVOGADO freqüentador de ambientes “INSALUBRES”, transforma o CRIME HEDIONDO em um CRIME mais NEBULOSO ainda. A atual esposa de BRUNO FERNANDES sabe muito bem de quem estou falando...

QUEM FOI WALTER SCOTT?

Origem: - Wikipédia, a enciclopédia livre.

INFORMAÇÕES GERAIS.

- “FOTO: - Retrato de Sir WALTER SCOTT de 1822, pintado por Sir HENRY RAEBURN”.

- Nascimento – 15 de agosto de 1771, Edimburgo, Escócia.

- Morte – 21 de setembro de 1832 (61 anos).

- Magnum opus – IVANHOE.

Sir WALTER SCOTT, (Edimburgo, 15 de agosto de 1771 – 21 de setembro de 1832) foi o criador do verdadeiro ROMANCE HISTÓRICO.

É certo que, pouco antes dele, alguns autores, entre os quais avultou Maria Edgeworth com o seu curioso «Castelo de Rackrent», tinham procurado dar uma feição definitiva a essa modalidade literária, mas o público e a crítica não compreenderam a intenção.

WALTER SCOTT nasceu em Edimburgo e era filho de um ADVOGADO. Seu pai destinou-lhe a carreira de DIREITO, mas ele depressa a trocou pelos entusiasmos da LITERATURA e pela Adoração das ANTIGUIDADES.

Aos vinte e dois anos, WALTER SCOTT era já considerado o primeiro Poeta Nacional, famoso pela «Canção do Último Menestrel», onde se adivinhava ligeiramente o surto que o seu espírito estava conseguindo.

Foi um NACIONALISTA favorável à Causa Jacobita, mesmo ciente de que se tratava de uma "causa morta", conservador na política, favorável aos Tories.

E, de fato, passados tempos, estreava-se como Romancista, apresentando anonimamente um volume intitulado “WAVERLEY”, no qual relatava o Levantamento Jacobita de 1745 e dava largas aos conhecimentos que adquirira durante longas pesquisas. O LIVRO foi coroado do mais absoluto sucesso.

Possuidor de uma energia inesgotável, ele escreveu sem descanso, oferecendo-nos obra sobre obra.

VIDA e OBRA.

PRIMEIROS ANOS.

WALTER SCOTT nasceu em 15 de agosto de 1771. Foi o nono filho de Walter Scott, um Solicitador, membro da Sociedade de Escribas de Sua Majestade, e de ANNE RUTHERFORD.

O seu pai era descendente direto do SCOTTS CLAN e a sua mãe era descendente da Família HALIBURTON, cuja descendência deu a Scott direitos hereditários de sepultura na ABADIA de DRYBURGH.

Através da Família HALIBURTON, Walter era primo do Promotor Imobiliário JAMES BURTON e do seu filho, o Arquiteto DECIMUS BURTON.

WALTER SCOTT viria a fazer parte do CLARENCE CLUB, também frequentado pelos BURTONS.

Cinco dos irmãos de Walter morreram na infância e um sexto morreu com cinco meses. WALTER SCOTT nasceu no terceiro andar de um apartamento em College Wynd, na Old Town de Edimburgo.

Durante a infância, em 1773, teve POLIOMIELITE, uma doença que influenciou bastante a sua vida e a sua obra, visto que o deixou COXO.

Observação do escriba: - WALTER SCOTT teve a Paralisia Infantil quando tinha aproximadamente dois anos de idade. Felizmente ele teve uma forma leve da PÓLIO afetando apenas uma das pernas.

Para curar esta condição, WALTER SCOTT foi enviado para a quinta dos avós paternos em Sandyknowe, em Scottish Borders. Lá, aprendeu a ler com a sua tia Jenny e também foi com ela que aprendeu muitos dos contos e lendas que caracterizam a sua obra.

Em janeiro de 1775, regressou a Edimburgo e nesse verão foi fazer um tratamento nas TERMAS de BATH, na Inglaterra, com a tia Jenny. Em 1776, regressou a Sandyknowe para tentar mais um tratamento nas TERMAS de PRESTOPANS.

Em 1778, Scott regressou a Edimburgo para se preparar com um Tutor Privado para a escola e juntou-se à sua Família na casa recém-construída em George Square. Em outubro de 1779, começou a estudar na Royal High School em Edimburgo. Agora podia caminhar livremente e explorar a cidade e o campo circundante.

As suas leituras incluíam romances de cavaleiros, poemas, História e livros de viagens. Walter estudou Aritmética e Escrita com o Tutor Privado James Mitchell e aprendeu com ele a História da IGREJA da ESCÓCIA.

Após terminar os estudos, Walter foi viver com a sua tia Jenny em Kelso durante seis meses e frequentou a Grammar School local onde conheceu James e John Ballantyne, que mais tarde se tornaram os seus sócios e publicaram os seus livros.

ENCONTRO com BLACKLOCK e BURNS.

WALTER SCOTT começou a estudar Estudos Clássicos na Universidade de Edimburgo em novembro de 1783 com 12 anos de idade, sendo cerca de um ano mais novo do que os restantes colegas. Em março de 1786, começou a trabalhar como aprendiz no escritório de Solicitadores do pai.

Enquanto estudava na Universidade, Scott tornou-se amigo de Adam Ferguson, o filho do Professor Adam Ferguson, que organizava encontros literários. WALTER SCOTT conheceu o POETA CEGO Thomas Blacklock, que lhe emprestou livros e lhe apresentou o ciclo de Poemas Ossianicos de James Macpherson.

Durante o inverno de 1786 -1787, WALTER SCOTT, na época com 15 anos, viu ROBERT BURNS num dos encontros literários, naquele que seria o seu único encontro. Quando ROBERT BURNS reparou numa ilustração do poema "The Justice of the Peace" e perguntou quem tinha escrito o poema, apenas WALTER SCOTT sabia que tinha sido John Langhorne e recebeu o agradecimento de ROBERT BURNS.

Quando ficou decidido que WALTER SCOTT deveria se tornar num ADVOGADO, este regressou à UNIVERSIDADE para estudar DIREITO. Depois de terminar os seus estudos de DIREITO, Scott tornou-se ADVOGADO em EDIMBURGO.

WALTER SCOTT fez a sua primeira visita às Terras Altas Escocesas quando estava a supervisionar um despejo. Foi admitido na Ordem dos Advogados em 1792 e teve um caso amoroso com Williamina Belsches de Fettercairn, que acabou por se casar com o amigo de Scott, Sir WILLIAM FORBES.

INÍCIO da CARREIRA LITERÁRIA, CASAMENTO e FAMÍLIA.

“FOTO: - Retrato de Sir WALTER SCOTT por Sir William Allan”.

Na infância, WALTER SCOTT tinha um fascínio pelas tradições orais das Scottish Borders. Era um colecionador obsessivo de histórias e desenvolveu um método inovador para registrar o que tinha ouvido através de gravuras feitas com paus, de modo a evitar a censura daqueles que acreditavam que estas histórias não deviam ser escritas e nem publicadas.

Com 25 anos, WALTER SCOTT começou a escrever profissionalmente, ao fazer traduções de obras alemãs. O seu primeiro trabalho publicado foram as rimas de Gottfried August Bürger em 1796. Em seguida, publicou um conjunto em três volumes de rimas que colecionou na sua terra natal adotada: - The Minstrelsy of the Scottish Border. Este foi o primeiro sinal do seu interesse literário pela História da Escócia.

Em consequência da POLIOMIELITE que o afetou em criança, WALTER SCOTT COXEAVA. Em 1820, WALTER SCOTT foi descrito como alto e bem constituído (com a exceção de um TORNOZELO e PÉ que o faziam COXEAR), não era gordo nem magro, tinha uma testa muito alta, o nariz pequeno, o lábio superior grande, um rosto longo e cheio, uma cor fresca e clara, olhos muito azuis, perspicazes e penetrantes, com cabelo agora cinzento e branco.

Apesar de caminhar com confiança, WALTER SCOTT conseguia mais liberdade de movimento a cavalo. Visto que não podia considerar uma carreira militar, WALTER SCOTT alistou-se como voluntário no 1st Lothian and Border yeomanry (um grupo de homens que possuía e defendia terrenos).

Numa viagem ao Lake District com amigos da Universidade, Scott conheceu Charlotte Genevieve Charpentier, filha de Jean Charpentier de Lyon, França e administrador de Lord Downshire em Cumberland. Após três semanas de corte, Scott pediu Charlotte em casamento e os dois casaram na véspera de Natal de 1797 na IGREJA de ST. MARY’S em Carlisle.

Depois de alugarem uma casa em George Street, o casal mudou-se para South Castle Street em Edimburgo. Eles tiveram cinco filhos, dos quais apenas quatro eram vivos quando WALTER SCOTT morreu.

Em 1799, WALTER SCOTT foi nomeado Vice-Xerife da região de Selkirk. Nos primeiros anos de casamento, Scott tinha um bom nível de vida graças aos rendimentos que conseguia como ADVOGADO, ao salário de Vice-Xerife, aos rendimentos da esposa, a alguns lucros da sua escrita e à parte de rendimentos a que tinha direito da propriedade do seu pai. Após o nascimento do terceiro filho do casal em 1801, a família mudou-se para uma casa espaçosa de três andares construída para Scott em 39 North Castle Street.

Esta se tornou na casa principal de Scott em Edimburgo até 1826, quando ele deixou de conseguir pagar duas casas. Desde 1798, Scott passara os verões numa casa de campo em Lasswade, onde recebia vários convidados do mundo da literatura e foi lá que a sua carreira como autor começou. O seu cargo de Vice-Xerife obrigava-o a viver na zona durante certo período de tempo.

Em 1804, ele deixou de utilizar a casa de campo de Lasswade e alugou uma casa maior em Ashestiel, a 9,7 km de Selkirk. Ela ficava na margem sul do rio Tweed e o edifício estava incorporado numa velha torre.

POESIA.

Em 1796, o amigo de WALTER SCOTT, James Ballantyne, fundou uma editora em Kelso, nas Scottish Borders. Através de Ballantyne, Scott publicou as suas primeiras obras, incluindo "Glenfinals" e "The Eve of St. John" e a sua poesia começou a atrair a atenção do público.

Em 1805, “The Lay of the Last Minstrel” cativou a imaginação do público e estabeleceu a sua carreira. WALTER SCOTT publicou muitos outros poemas na década seguinte, incluindo o popular The Lady of the Lake (A DAMA do LAGO), publicado em 1810 e cuja ação decorre em Tossachs.

O compositor austríaco FRANZ SCHUBERT (a-1) criou música com base na tradução alemã de algumas das obras de WALTER SCOTT. Uma dessas músicas, "Ellens dritter Gesang" costuma ser apelidada a "AVE MARIA" de SCHUBERT.

Observações do escriba:

1ª - Dizem que a música “AVE MARIA” de SCHUBERT era ou ainda é uma das canções mais tocadas em todo o MUNDO. Faz parte da tradição cristã. Os GLOBALISTAS ficam putos da vida quando a ouvem. Querem irritar um GLOBALISTA? Botem a música para tocar todas às 18 horas. É tiro e queda. Ele sai caminhando quase CORRENDO...

2ª - Melhor ainda é se colocarem a MÚSICA “AVE MARIA” de hora em hora. Ora bolas! Antes e imediatamente após a AVE MARIA, bota pra tocar o HINO NACIONAL BRASILEIRO.

3ª - É uma maneira de nós retaliarmos os PANCADÕES que proliferam pelo BRASIL, incentivados pela GLOBOLIXO e por muitas EMISSORAS de RÁDIO que foram concedidas aos politiqueiros durante o Mandato do BIÔNICO FALSIFICADO chamado JOSÉ RIBAMAR SARNEY. O próprio SARNEY pegou uma fatia da TVESGOTO ou GLOBOLIXO.

4ª – Quem freqüenta os horríveis PANCADÕES na maioria dos casos são adolescentes e jovens que estão sendo alienados pelos GLOBALISTAS (inclusive a GLOBOLIXO), e, cujos organizadores estão envolvidos com MACONHA e com outras DROGAS ILÍCITAS e também com TRAFICANTES de ARMAS. Toda regra tem exceção.

5ª - Em São Paulo, por exemplo, a POLÍCIA MILITAR pouco pode fazer, pois o atual GOVERNADOR do ESTADO, conhecido como Ex-BOLSODÓRIA, DÓRIATRAÍRA, DITADÓRIA ou DITADÓLAR, está mandando e desmandando na POLÍCIA MILITAR e na POLÍCIA CIVIL. QUERIDO SENADOR MAJOR OLÍMPIO, está na hora de o senhor criar o ESQUADRÃO da VIDA. Primeira medida... Dá uns tabefes bem dados neste desgovernador ALMOFADINHA... Certas “EXCELÊNCIAS” Arrogantes só aprendem e só entendem a linguagem da bordoada. AINDA BEM que parece ser a MINORIA.

A obra de WALTER SCOTT inspirou também Ludwig van Beethoven cujo "Opus 108" utiliza poemas de WALTER SCOTT.

Em 1809, Scott convenceu James Ballantyne e o seu irmão a se mudarem para Edimburgo de modo a instalar aí a sua editora. Scott tornou-se sócio da empresa. Conservador a nível político, Scott ajudou a fundar o Quaterly Review, um jornal de Ideologia Conservadora para o qual fez várias contribuições anônimas. Scott também foi contribuidor do Edinburgh Review que defendia princípios conservadores.

Scott foi ordenado ancião da IGREJA PRESBITERIANA de Duddungton e foi membro da Assembleia Geral da mesma como representante do Bairro de Selkirk. Quando o contrato de arrendamento de Ashestiel chegou ao fim em 1811, Scott comprou a Cartley Hole Farm, na margem sul do rio Tweed, perto de Melrose. A quinta tinha a alcunha de "Clarty Hole" e Scott construiu uma casa de campo familiar à qual chamou "Abbotsford". WALTER SCOTT continuou a expandir a propriedade e fez uma série de aumentos à Abbosford House.

Em 1813, foi oferecida a posição de Poeta Laureado do Reino Unido a Scott, porém este a recusou uma vez que "essa nomeação seria um cálice envenenado". A posição tinha caído em descrédito devido à diminuição da qualidade do trabalho dos Poetas que a tinham ocupado anteriormente. Scott pediu conselhos ao Duque de Buccleuch, que o aconselhou a manter a sua independência literária e, assim, a posição foi para o amigo de Scott, Robert Southey.

ROMANCES.

“FOTO: - Ilustração da edição de 1872 de A Legend of Montrose”.

Apesar de WALTER SCOTT já ser conhecido a nível mundial devido à sua Poesia, não demorou muito a experimentar e documentar as suas investigações sobre as tradições orais das SCOTTISH BORDERS em Prosa, através de Contos e Romances. Na época, este gênero era ainda considerado inferior à Poesia. Numa ação inovadora e astuta, WALTER SCOTT escreveu e publicou o seu primeiro Romance, WAVERLEY, de forma anônima em 1814.

A ação do Romance decorre durante a Levante Jacobita de 1745. O seu protagonista inglês, EDWARD WAVERLEY, um leitor ávido de Romances ao estilo de Dom Quixote, foi criado pelo seu tio liberal que simpatizava com a Causa Jacobita. O Jovem EDWARD WAVERLEY ingressa no Exército Liberal e é enviado para DUNDEE. Durante uma pausa do Exército, EDWARD WAVERLEY conhece o amigo do seu tio, o BARÃO BRANDWARDINE, um Jacobita, e apaixona-se pela sua filha, ROSE.

Numa visita às Terras Altas Escocesas, EDWARD WAVERLEY fica mais tempo do que o planeado e é preso e acusado de deserção, mas é resgatado pelo Capitão das Terras Altas, FERGUS MACLVOR e pela sua atraente irmã, FLORA, cuja devoção à causa dos STUART "excedia a do seu irmão no fanatismo, mas também na pureza". Através de FLORA, EDWARD WAVERLY conhece o BONNIE PRINCE CHARLIE e sob a sua influência a sua fidelidade muda para o lado Jacobita, participando mais tarde na BATALHA de PRESTONPANS.

EDWARD WAVERLY consegue escapar a uma punição por salvar a vida de um Coronel Liberal durante a batalha. WAVERLEY (cujo apelido reflete a sua lealdade dividida) acaba por decidir viver uma vida pacífica e de obediência à CASA de HANÔVER em vez de viver como um rebelde proscrito. Este escolhe casar-se com a bela ROSE BRADWARDINE, em vez de se juntar à sublime FLORA MACLVOR que, após o fracasso da Levante Jacobita de 1745 se retira para um Convento Francês.

Nos cinco anos seguintes, WALTER SCOTT publicou vários Romances de grande sucesso, todos eles com a História Escocesa como cenário. Ciente da sua reputação como Poeta, WALTER SCOTT manteve o anonimato e publicou os Romances apenas com o nome "Do Autor de WAVERLEY" ou "Os Contos de...".

Para aqueles que seguiam a sua obra na Poesia, a sua identidade tornou-se num segredo conhecido, mas WALTER SCOTT insistiu em manter a fachada, talvez porque o seu pai com ideias antigas não aprovaria o seu trabalho numa área tão trivial como os Romances. Durante este tempo, WALTER SCOTT ganhou a alcunha de "O Feiticeiro do Norte".

Em 1815, WALTER SCOTT recebeu a honra de jantar com JORGE, o Príncipe Regente que queria conhecer o "AUTOR de WAVERLEY". A série de Romances de 1819, Tales of my Landlord, é considerada um subconjunto dos Romances WAVERLEY e tinha como intenção ilustrar os aspectos da vida regional da Escócia.

Entre os seus Romances mais conhecidos encontram-se The Bride of Lammermoor, uma versão fictícia de um incidente real da História da Família Dalryple que aconteceu em Lammermuir Hills em 1669. No Romance, Lucie Ashton e Edgar Ravenswood, um homem nascido na nobreza, mas pobre, ficam noivos. Porém, os Ravenswoods e os afluentes Ashtons, que são agora proprietários das terras dos Ravenswood, são inimigos e a mãe de Lucie força a filha a acabar com o noivado com Edgar Ravenswood e a casar-se com o rico Sir Arthur Bucklaw. Lucie entra em depressão e, na sua noite de núpcias, esfaqueia o noivo, fica louca e morre.

Em 1821, o Pintor Romântico Eugène Delacroix criou um quadro onde se representava a ele próprio como o melancólico e deserdado Edgar Ravenswood. A cena longa e climática da loucura de Lucie na ópera Lucia di Lammermoor de Donizetti, é baseada no que o Romance descreve apenas em frases amenas. "Ravenswood and Lucy at the Mermaiden's Well", de Charles Robert Leslie, baseado no Romance Bride of Lammermoor.

Tales of my Landlord inclui o muito apreciado romance Old Mortality, cuja ação decorre entre 1678 e 1689 com a feroz campanha contra os CONVENANTERS como cenário. Os CONVENANTERS eram PRESBITERIANOS que apoiavam a restauração do Trono de Carlos II, acreditando nas promessas de aceitação da IGREJA PRESBITERIANA, porém este voltou a introduzir o Governo da IGREJA EPISCOPAL que atribuía penas DRACONIANAS aos CRENTES PRESBITERIANOS.

Tal levou à destituição de cerca de 270 PASTORES que se tinham recusado a fazer um juramento de lealdade e submeter-se aos BISPOS, e que continuaram a conduzir os seus serviços religiosos aos crentes em cavernas e noutros locais remotos. A perseguição implacável dos CONVENANTERS e as tentativas de separá-los com recurso a Força Militar levou a uma revolta.

A história é contada da perspectiva de Henry Morton, um PRESBITERIANO moderado que é arrastado involuntariamente para o conflito e escapa por pouco à execução. Enquanto escrevia Old Mortality, Scott recorreu ao conhecimento que tinha adquirido nas suas pesquisas que fez de BALADAS sobre o assunto para o livro The Minstrely of the Scottish Border.

A experiência de Scott como ADVOGADO também enriqueceu a sua perspectiva, uma vez que, na altura em que decorre o Romance, antes do Ato da União de 1707, a Lei Inglesa não se aplicava na Escócia e, após a aplicação do Ato, a Escócia continuou a ter a sua própria LEGISLAÇÃO com um sistema legal híbrido. Um crítico recente, que é ADVOGADO e investigador literário, argumenta que Old Mortality reflete, não apenas a disputa entre a MONARQUIA ABSOLUTISTA dos Stuart e a JURISDIÇÃO dos TRIBUNAIS, como também invoca um momento fundamental da SOBERANIA BRITÂNICA, nomeadamente o Habeas Corpus Act, aprovado pelo PARLAMENTO INGLÊS em 1679.

IVANHOE (1819), cuja ação decorre na Inglaterra do Século XII, foi o primeiro Romance de WALTER SCOTT que não recorreu à HISTÓRIA da ESCÓCIA. Baseado em parte no livro History of England de David Hume e no ciclo de BALADAS de ROBIN HOOD, IVANHOE foi traduzido para várias línguas e inspirou inúmeras imitações e adaptações teatrais. IVANHOE retrata a TIRANIA CRUEL dos suseranos normandos sobre a população saxã empobrecida da Inglaterra, com duas das personagens principais, Rowena e Locksley (Robin Hood) a representar a nobreza saxã desprovida.

Apesar de à superfície, IVANHOE ser um Romance escapista escrito para entreter, os leitores contemporâneos mais atentos poderão reconhecer o seu significado subjacente. O Romance foi publicado pouco depois de o PARLAMENTO INGLÊS, receoso de uma Revolução ao estilo da REVOLUÇÃO FRANCESA, ter aprovado os Atos de Suspensão do Habeas Corpus em 1817 e 1818 e outras medidas repressoras, e quando os Direitos Tradicionais Ingleses estavam em confronto com as Ideias Revolucionárias dos Direitos Humanos.

IVANHOE também é notável pelo seu retrato complacente das suas personagens Judias: - REBECCA, considerada por muitos críticos a Verdadeira Heroína do Romance, não acaba casada com IVANHOE que ama, mas WALTER SCOTT permite que ela permaneça Fiel à sua Própria Religião, em vez de se converter ao CRISTIANISMO. Da mesma forma, o seu pai, ISAAC of YORK, um Agiota Judeu é retratado como uma vítima e não como vilão.

Em IVANHOE, os Fanáticos Religiosos e Seculares são os VILÕES, enquanto o HERÓI é um homem comum que deve avaliar as provas e decidir onde e quando se manifestar. O retrato positivo do JUDAÍSMO por parte de WALTER SCOTT, que reflete a sua humanidade e preocupação pela Tolerância Religiosa, também coincidiu com um movimento contemporâneo a favor da EMANCIPAÇÃO JUDAICA no REINO UNIDO.

RECUPERAÇÃO das JÓIAS da COROA e BARONETE.

“FOTO: - Chegada de Jorge IV à Escócia em 1822”.

A fama de WALTER SCOTT aumentou à medida que as suas pesquisas e interpretações da HISTÓRIA e Sociedade Escocesas captavam a imaginação popular. Impressionado com o seu trabalho, o Príncipe Regente (o futuro REI Jorge IV) deu permissão a WALTER SCOTT para conduzir uma busca pelas JÓIAS da COROA ("Honras da Escócia").

Durante os anos de Protetorado de CROMWELL, as JÓIAS tinham sido escondidas, mas foram usadas mais tarde na COROAÇÃO de Carlos II. Estas não foram usadas por outros MONARCAS, mas eram levadas com frequência para o PARLAMENTO para representarem o MONARCA ausente até ao TRATADO da UNIÃO em 1707.

Depois disso, as HONRAS foram guardadas no CASTELO de EDIMBURGO, mas a grande CAIXA TRANCADA onde se encontravam não era aberta há mais de 100 anos e havia rumores de que as JÓIAS tinham sido perdidas. Em 1818, WALTER SCOTT e uma pequena Equipe de Militares abriram a CAIXA e "EXUMARAM" as HONRAS da SALA da COROA nas profundezas do CASTELO de EDIMBURGO.

Agradecido, o Príncipe Regente atribuiu o Título de BARONETE a WALTER SCOTT e, em março de 1820, este se dirigiu a LONDRES para receber o seu Título, tornando-se Sir WALTER SCOTT, 1º BARONETE.

Após a ascensão de Jorge IV ao Trono, a Câmara Municipal de Edimburgo convidou WALTER SCOTT, a pedido do REI, para ser o responsável pela organização da visita do REI à Escócia em 1822. Com apenas três semanas para preparar o evento, WALTER SCOTT criou um Desfile Espetacular e Abrangente, concebido não apenas para impressionar o REI, mas também, de alguma forma, curar os desentendimentos que tinham desestabilizado a Sociedade Escocesa.

WALTER SCOTT aproveitou o evento para afastar um mundo antigo que colocava a sua terra natal constantemente em conflito. O AUTOR, em conjunto com a sua "equipe de produção" criaram o que, em termos modernos, poderia ser considerado um Evento de Relações Públicas no qual o REI usou Vestes com Padrão Tartã e foi cumprimentado pelo seu povo, sendo que a multidão usava Vestes Cerimoniais semelhantes às suas.

Esta forma de vestuário que fora proibida em 1745, após a Rebelião contra os Ingleses, tornou-se num dos símbolos mais poderosos e ubíquos da identidade escocesa. No seu Romance, Kenilworth, Isabel I é recebida no Castelo com o mesmo nome com um desfile elaborado, cujos detalhes WALTER SCOTT estava mais do que qualificado para descrever.

Muito do trabalho de SCOTT demonstra uma abordagem quase de fluxo de consciência na sua escrita. SCOTT não incluía muita pontuação nos seus esboços e deixava esses detalhes para os editores. Em 1827, WALTER SCOTT admitiu que fosse o autor dos Romances WAVERLEY.

“FOTO: - Campa de Sir Walter Scott na Dryburgh Abbey”.

PROBLEMAS FINANCEIROS e MORTE.

Em 1825, uma crise na BANCA do REINO UNIDO levou à falência da EDITORA BALLANTYNE, na qual WALTER SCOTT era o único sócio que investia Financeiramente. As dívidas de 130.000 libras da Editora (o equivalente a 9.800.000 libras em 2016) levaram-no à ruína.

Em vez de se declarar falido, ou aceitar qualquer tipo de apoio financeiro dos seus muitos apoiantes e admiradores (que incluíam o próprio REI), WALTER SCOTT colocou a sua CASA e RENDIMENTOS num fundo que pertencia aos seus CREDORES e estava determinado a pagar as suas dívidas com o seu trabalho. O autor continuou a produzir as suas OBRAS de FICÇÃO com o mesmo ritmo impressionante e ainda escreveu uma BIOGRAFIA de NAPOLEÃO BONAPARTE.

A partir de 1831, a sua saúde começou a deteriorar-se, porém ele foi fazer uma viagem pela Europa e foi recebido e celebrado nos locais que visitou. WALTER SCOTT regressou à Escócia e, em setembro de 1832, sucumbiu à EPIDEMIA de TIFO (febre tifóide) que assolou a Escócia nesse ano.

O autor faleceu em Abbotsford, na casa que desenhou e ajudou a construir perto de Melrose, nas Scottish Borders. A sua esposa, LADY SCOTT, tinha falecido em 1826. Na altura da sua morte, WALTER SCOTT ainda tinha dívidas, mas os seus Romances continuaram a vender e estas foram saldadas pouco depois da sua morte.

“FOTO: - Monumento de Scott em Edimburgo”.

VIDA PESSOAL.

O filho mais velho de WALTER SCOTT, Lt Walter Scott, herdou a propriedade e bens do seu pai. Casou-se com Jane Jobson, a única filha de William Jobson de Lochore (falecido em 1822) e da sua esposa, Rachel Stuart (falecida em 1863) em 03 de fevereiro de 1825.

LEGADO.

Apesar de continuar a ser bastante popular, tanto na Escócia como internacionalmente, a qualidade da sua obra foi sendo cada vez mais questionada ao longo do século XIX, à medida que os Escritores mais sérios se afastaram do Romance para o Realismo e WALTER SCOTT começou a ser considerado um autor mais indicado para crianças, uma tendência que aumentou no Século XX.

No entanto, a importância de WALTER SCOTT como um inovador continuou a ser reconhecida. Ele foi aclamado como o inventor do gênero do Romance Histórico Moderno e como a inspiração de um grande número de imitadores e do gênero no Reino Unido e na Europa. Os romances WAVERLEY foram bastante importantes para o movimento de reabilitação da percepção pública das Terras Altas Escocesas, um local considerado bárbaro durante muito tempo.

WALTER SCOTT foi Presidente da Sociedade Real de Edimburgo e Membro da Sociedade Real Celta e fez grandes contributos para a reinvenção da Cultura Escocesa. O legado de Sir WALTER SCOTT é bem visível na cidade onde nasceu. A principal Estação de Comboios de Edimburgo, inaugurada em 1854, recebeu o nome de WAVERLEY, em honra da sua conhecida série de Romances.

Além disso, foi inaugurado, em 1844, o Monumento de Scott. O CORUCHÉU com 61,1 metros de altura domina o lado sul de Princes Street e é o Maior Monumento dedicado a um Escritor do Mundo.

A obra de WALTER SCOTT influenciou não apenas os Escritores de Romance Histórico que vieram depois dele, mas também HISTORIADORES, tanto de sua época, como Jules Michelet e Thomas Macaulay, como posteriores, por exemplo, o Medievalista Jacques Le Goff (que afirmou ter começado a se interessar pela Idade Média após sua primeira leitura de "IVANHOE").

Os Romances de WALTER SCOTT se mostraram como fórmulas narrativas para explorar a ideia de Mitos de Criação das Nações Modernas, aspecto chave para o NACIONALISMO que emerge por todo o mundo ao longo do Século XIX.

Outro legado importante de WALTER SCOTT foi o da consolidação da Língua Ânglica Escocesa (conhecida simplesmente como SCOTS) como uma Língua Nacional. Antes de WALTER SCOTT, a língua era geralmente usada como forma de Sátira, construindo uma imagem de que os personagens que a falavam eram Incivilizados. A partir de suas obras, WALTER SCOTT coloca a língua como uma parte da Cultura e da Tradição Escocesa, capaz de expressar sentimentos e valores tanto quanto (ou mesmo mais) do que a Língua Inglesa Tradicional.

OBRAS SELECIONADAS.

01 - The Minstrelsy of the Scottish Border (1802 - 1803).

02 - The Lay of the Last Minstrel (1805).

03 - Marmion (1808).

04 - The Lady of the Lake (1810).

05 - WAVERLEY (1814).

06 - The Antiquary (1816).

07 - The Heart of Midlothian (1818).

08 - Rob Roy (1818).

09 - IVANHOE (1819).

10 - The Abbot (1820).

11 - The Fortunes of Nigel (1822).

12 - Peveril of the Peak (1822).

13 - The Pirate (1822).

14 - Quentin Durward (1823).

15 - Redgauntlet (1824).

16 - St. Ronan's Well (1824).

17 - Woodstock (1826).

18 - The Life of Napoleon Buonaparte (1827).

19 - Anne of Geierstein (1829).

20 - History of Scotland, 2 vols. (1829 - 1830).

Na Wikipédia estão disponíveis 22 Referências sobre WALTER SCOTT. Não sei se em alguma delas existe comentários sobre a PARALISIA INFANTIL do consagrado AUTOR.

VER TAMBÉM.

Sociedade Real de Edimburgo.

APENAS DUAS BIBLIOGRAFIAS.

01 - Maxwell, Richard (2009). «Inundations of time: Scott's reinvention of the historical novel». The Historical Novel in Europe, 1650-1950. Cambridge: Cambridge University Press.

02 - Orel, Harold (1995). «Scott's Legacy». The historical novem from Scott to Sabatini. Hampshire: Macmillian Press. Páginas 6 – 14.

Observações do escriba:

1ª - Há mais de mil anos antes de CRISTO (a.C.) encontraram uma estela do antigo Egito na qual se constata um caso de PARALISIA INFANTIL ou de POLIOMIELITE.

2ª - Há aproximadamente oito ou sete anos antes de Cristo (a.C.) o IMPERADOR ROMANO TIBÉRIO CLÁUDIO é acometido da PARALISIA INFANTIL (há mais de 2.000 anos atrás).

3ª - Há 247 anos o ESCRITOR escocês WALTER SCOTT contraiu a PARALISIA INFANTIL quando tinha apenas dois anos de idade. Portanto, há quase dois Séculos e meio.

4ª - Estamos em 2020 e, segundo a Wikipédia, ainda temos casos de PARALISIA INFANTIL ou de Pólio no Afeganistão, no Paquistão e na Nigéria. A pergunta que não quer calar: - Para que serve mesmo a ORGANIZAÇÃO MUNDIAL da SAÚDE (OMS)?

CATEGORIAS:

Nascidos em 1771.

Contaminado/Infectado – POLIOVÍRUS.

Doença – PARALISIA INFANTIL (POLIOMIELITE ou PÓLIO).

Mortos em 1832.

Poetas da Escócia.

Romancistas da Escócia.

Jacobitas.

Fellows da Sociedade Real de Edimburgo.

Naturais de Edimburgo.

Escritores de Romance Histórico.

Causa da morte – Complicações da Febre Tifóide.

Esta página foi editada pela última vez às 20h18min de 27 de julho de 2019.

(a-1) – FRANZ PETER SCHUBERT.

Origem: - Wikipédia, a enciclopédia livre.

FRANZ PETER SCHUBERT (Himmelpfortgrund, 31 de Janeiro de 1797 — Viena, 19 de Novembro de 1828 – 31 anos) foi um COMPOSITOR AUSTRÍACO do fim do CLASSICISMO, com um estilo marcante, inovador e poético do ROMANTISMO.

Escreveu cerca de SEISCENTAS PEÇAS MUSICAIS (o "lied" alemão), bem como ÓPERAS, SINFONIAS incluindo a "Sinfonia Incompleta", SONATAS entre outros trabalhos.

Viveu apenas trinta e um anos e para além de um círculo restrito de conhecedores, não teve reconhecimento publico. Mas o interesse pela sua MÚSICA aumentou significativamente nas décadas que se seguiram à sua morte.

O contributo para colocar SCHUBERT no PANTEÃO dos Grandes Compositores da História da Música Europeia foi dado por outros grandes compositores do século XIX que foram seus admiradores, como Felix Mendelssohn, Robert Schumann, Franz Liszt ou Johannes Brahms.

Hoje, o seu estilo considerado por muitos como imaginativo, lírico e melódico, fá-lo ser considerado um dos maiores compositores do século XIX, marcando a passagem do ESTILO CLÁSSICO para o ROMÂNTICO (...).

XXXXXXX

(...) Os problemas destes anos pareceram desanuviar um pouco no ano de 1825. Começou a publicar mais obras. Por algum tempo a sua situação financeira melhorou. No verão, fez uma viagem à Alta Áustria, onde foi recebido com entusiasmo.

Foi durante essa viagem que ESCREVEU "Canções de Sir WALTER SCOTT". É neste ciclo que se insere a FAMOSA "AVE MARIA" (título original Ellens dritter Gesang, D. 839), ESCRITA para a TRADUÇÃO de Adam Storck a partir de um POEMA de WALTER SCOTT, e não para o "AVE MARIA " em LATIM, tal como é usada hoje em dia a MÚSICA. Escreveu também a Sonata para Piano em lá menor (D. 845, op. 42).

De 1826 a 1828, SCHUBERT residiu sempre em VIENA, se excetuarmos uma breve visita a GRAZ, em 1827. Os dados biográficos dos anos que se seguem restringem-se quase exclusivamente às OBRAS que COMPÔS.

Os únicos acontecimentos dignos de notas em 1826 foi que dedicou uma SINFONIA para a Gesellschaft der Musikfreunde, tendo recebido honorários em troca. Que, no mesmo ano, concorreu para Condutor de ORQUESTRA na ÓPERA, tendo perdido o posto por se recusar a alterar uma das suas CANÇÕES no ensaio. E que na primavera de 1828 deu, pela primeira e única vez na sua vida, um CONCERTO dedicado exclusivamente a OBRAS da sua AUTORIA, tendo sido bem recebido.

Observações do escriba:

1ª – Aqui em Aracaju a casa dos meus saudosos pais ficava há aproximadamente 200 metros da CATEDRAL METROPOLITANA, ou seja, a IGREJA MATRIZ, na PRAÇA OLÍMPIO CAMPOS. Desde criança eu ouvia exatamente às 18 horas a “AVE MARIA”. A MÚSICA era em LATIM. Não sei se era a de FRANZ SCHUBERT. Ouvia também o BADALAR dos SINOS. Há pelo menos seis anos a CATEDRAL está em reforma. Acho que é por falta de DINHEIRO que não continuam com os trabalhos.

2ª - No entanto a ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA de SERGIPE passou por uma reforma LUXUOSA, feita rapidamente, e houve uma solene reinauguração há mais ou menos seis meses atrás. Quanto custou? MILHÕES de DINHEIROS! São 24 Deputados Estaduais espertalhões, incompetentes e parasitas. Cada um pior que o outro. O que eles fazem? Ganhar salários astronômicos. Para eles, para os familiares e para os amigos de fé. Embora não seja RELIGIOSO, acho mais importante a abertura da CATEDRAL! Rezar não atrapalha. Bem baixinho, atrapalha? E o fechamento da ASSEMBLÉIA... Eternamente? Não. Durante uma década! A roubalheira diminui. Ou não? Tá bom? O que vocês acham?

3ª – Quem quiser conhecer mais sobre a vida do Compositor FRANZ PETER SCHUBERT, gentileza consultar a WIKIPÉDIA.

Em 1980, a então útil ONU (hoje quase inútil), a então útil OMS (hoje um cabide de empregos bens remunerados), além de outros Organismos Internacionais, declararam através da IMPRENSA MUNDIAL que a deformante e letal VARÍOLA estava ERRADICADA do Planeta TERRA. A “arma” usada para combater a terrível doença foi apenas uma VACINA!

Em 1980, um País Continental chamado BRASIL, dava um exemplo ao MUNDO, de que, era capaz de ERRADICAR a debilitante POLIOMIELITE usando apenas uma VACINA, exemplo este seguido por outros países da AMÉRICA do SUL, e, depois, um benéfico caminho que foi trilhado por quase todos os Países do MUNDO. Mas...

Em 1980, o Planeta TERRA foi “presenteado” com uma nova e misteriosa enfermidade chamada de SIDA ou AIDS. Após quase quatro décadas não existe uma única VACINA para evitar a enigmática patologia. Estranho ou muito estranho?

Então a luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. BOA leitura, BOA saúde, BONS pensamentos e BOM DIA.

Aracaju, capital do Estado de Sergipe, localizado no BRASIL, um País que combate ferozmente o ainda LÍCITO TABAGISMO e que quer legalizar na tora outras DROGAS ainda ILÍCITAS, inclusive a ESQUIZOFRÊNICA maconha. Não tem TREM na LINHA. Tem é TRAFICANTE “político” nessa estória.

Aracaju, sexta-feira, 24 de abril de 2020.

JORGE MARTINS CARDOSO – Médico – CREMESE nº 573.

Fontes: (1) – INTERNET. (2) – Google. (3) – Wikipédia. (4) Outras fontes.