A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A VONTADE... "Alguns HERÓIS que LUTARAM contra a POLIOMIELITE". "Ao que tudo indica, COMUNISTAS e SOCIALISTAS Fabianos estão impedindo a ERRADICAÇÃO da PÓLIO". - (8ª parte).

A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A VONTADE... “Alguns HERÓIS que LUTARAM contra a POLIOMIELITE”. “Ao que tudo indica, COMUNISTAS e SOCIALISTAS Fabianos estão impedindo a ERRADICAÇÃO da PÓLIO”. - (8ª parte).

HISTÓRIA da POLIOMIELITE (continuação...)

TIBÉRIO CLÁUDIO CÉSAR AUGUSTO GERMÂNICO.

Parte Final ou Parte B.

OBRAS PÚBLICAS.

“Foto:- A Porta Maior, em Roma”.

TIBÉRIO CLÁUDIO demonstrou ser um Administrador Capaz e um grande Promotor de Obras Públicas. Durante os TREZE ANOS do seu Governo, o IMPÉRIO ROMANO assistiu à Construção de numerosas Obras Públicas, tanto na Capital quanto nas Províncias.

Construiu dois AQUEDUTOS: - O Água Cláudia, que começara com CALÍGULA, e o Ânio Novo. Estes chegaram à cidade em 52 d.C. e foram unidos com a famosa Porta Maior. Também restaurou um terceiro AQUEDUTO, o Água Virgem.

TIBÉRIO CLÁUDIO preocupou-se especialmente do transporte. Construiu canais e estradas por toda a Itália e pelas províncias.

De todos os canais destaca-se o que construiu do Rio Reno até o mar e, quanto às estradas, foram muito importantes a que ligava a Itália e Germânia, ambas começadas pelo seu pai, Druso.

Mais próximas a Roma, foram as construções do canal navegável no Tibre até Porto, o seu novo Porto justo a norte de Ostia.

Este novo Porto foi construído num semicírculo com dois diques e um farol na sua boca. A nova construção também permitiu reduzir os casos de INUNDAÇÕES em ROMA.

O Porto de Ostia foi parte da solução de TIBÉRIO CLÁUDIO para a constante escassez no fornecimento de GRÃOS a ROMA que se produzia durante o Inverno, depois da temporada de navegação em Roma.

Outra parte foi assegurar as Embarcações Mercantes de Grãos que estivessem dispostas a viajar para o Egito fora de temporada. Outorgou a estes navegantes privilégios especiais, incluindo a CIDADANIA ROMANA e a isenção da Lex Papia Poppaea, uma LEI que regulava os MATRIMÔNIOS.

Finalmente, eliminou os IMPOSTOS que CALÍGULA estabelecera sobre a COMIDA, e reduziu mais os IMPOSTOS naquelas comunidades que sofriam FOMES.

A última parte do plano de TIBÉRIO CLÁUDIO foi incrementar a quantidade de Terra disponível para a AGRICULTURA na ITÁLIA. Para isso mandou secar o LAGO FUCINO, com o objetivo de transformar o terreno em TERRA CULTIVÁVEL, e para que o RIO próximo do LAGO fosse navegável todo o ano.

Foi escavado um túnel no leito do LAGO, mas o plano fracassou. O túnel não era bastante grande para transportar a água, o qual provocou que colapsasse ao ser aberto.

A inundação resultante barrou uma exibição de GLADIADORES que estava acontecendo, para comemorar a inauguração, e que obrigou TIBÉRIO CLÁUDIO a correr para salvar a sua VIDA com os demais ESPECTADORES.

Em qualquer caso, a ideia não era má, e muitos outros IMPERADORES e GOVERNANTES a consideraram, incluindo ADRIANO e TRAJANO ou, já na Idade Média, o IMPERADOR do SACRO IMPÉRIO ROMANO GERMÂNICO, FREDERICO II.

Finalmente o projeto foi executado no Século XIX pelo PRÍNCIPE de TORLÔNIA (nota 7). Para isso, o PRÍNCIPE de TORLÔNIA expandiu o Túnel de TIBÉRIO CLÁUDIO até três vezes o seu tamanho original.

OBRA JUDICIÁRIA, LEGISLATIVA e ADMINISTRATIVA.

TIBÉRIO CLÁUDIO julgou pessoalmente muitos dos pleitos suscitados durante o seu REINADO. Os Historiadores Antigos, contudo, queixam-se deste fato, indicando que os seus JULGAMENTOS eram variáveis e que ocasionalmente nem sequer seguia o ESTABELECIDO na LEI.

Também alegam que era facilmente influenciável. Em qualquer caso, TIBÉRIO CLÁUDIO pôs atenção no funcionamento do SISTEMA JUDICIÁRIO.

Estendeu a duração da SESSÃO de VERÃO e da de INVERNO, encurtando os descansos tradicionais.

Também promulgou uma LEI que exigia aos demandantes permanecer na cidade enquanto os seus casos estivessem em JULGAMENTO, dado que, aos DEFENSORES já era requerido.

Essas medidas tiveram o efeito de agilizar os casos pendentes. Por outro lado, a IDADE MÍNIMA para ser JURADO foi incrementada a 25 anos para assegurar um JURADO com maior experiência.

TIBÉRIO CLÁUDIO também dedicou interesse às Províncias. Tentou convencer Numerosos Homens Ricos das Províncias para que adotassem a CIDADANIA ROMANA e se estabelecessem na Capital para fazer FORTUNA.

Até mesmo favoreceu a nomeação destes "NOVOS ROMANOS" como SENADORES, o que conduziu a certa XENOFOBIA.

Neste clima de Admissão de NOVOS SENADORES, TIBÉRIO CLÁUDIO solicitou no SENADO a entrada da ARISTOCRACIA GAULESA, como indica a TABULA LUGDUNENSIS.

Mostrou interesse pelas LEIS, Presidindo Juízos Públicos e Decretando mais de 20 ÉDITOS por DIA.

Derrogou as LEIS absurdas impostas por CALÍGULA e PERDOOU todos aqueles que estiveram implicados na CONJURA.

Os numerosos ÉDITOS do REINADO de TIBÉRIO CLÁUDIO cobriram um grande número de questões, de CONSELHOS MÉDICOS até DITADOS MORAIS.

Existem dois famosos exemplos de DECRETOS MÉDICOS, um dos quais aconselhava o CONSUMO do TEIXO para as Mordeduras de Serpentes, e outro que Fomentava as FLATULÊNCIAS em Público para Melhorar a Saúde.

Um dos seus ÉDITOS mais famosos faz referência ao status dos ESCRAVOS ENFERMOS: - Os DONOS abandonavam os seus ESCRAVOS no TEMPLO de ASCLÉPIO para FALECER, e depois os reclamavam se sobrevivessem.

TIBÉRIO CLÁUDIO ditou que os ESCRAVOS que se recuperassem desse tratamento FICARIAM LIVRES. E mais. Os DONOS que escolhessem MATAR o ESCRAVO em lugar de tomar o risco de abandoná-lo desse modo seriam ACUSADOS de ASSASSINATO.

Privou da Liberdade aos Lícios, rasgados por lutas intestinas, e devolveu-lha aos Ródios, que mostravam estar arrependidos das suas faltas passadas, ao tempo que eximiu a Tróia do Pagamento de Impostos.

Anteriormente no seu REINADO, os GREGOS e os JUDEUS de ALEXANDRIA enviaram duas Embaixadas após umas Revoltas entre as DUAS COMUNIDADES.

Este conflito terminou na famosa "CARTA aos ALEXANDRINOS", que reafirmava os DIREITOS dos JUDEUS na CIDADE, mas que também lhes proibia transladar mais FAMÍLIAS.

Segundo relata FLÁVIO JOSEFO, depois foi reafirmado os DIREITOS e LIBERDADES de todos os JUDEUS do IMPÉRIO.

Um pesquisador da vida de TIBÉRIO CLÁUDIO descobriu que muitos dos ANTIGOS ROMANOS estabelecidos na CIDADE de TRENTO não eram de fato CIDADÃOS ROMANOS.

O IMPERADOR promulgou um Decreto mediante o qual deveriam ser considerados Cidadãos Romanos desde esse momento.

Contudo, em casos individuais TIBÉRIO CLÁUDIO, castigou a assunção ilegal da CIDADANIA, tornando-a numa ofensa castigada com a PENA CAPITAL.

De forma similar, os LIBERTOS que fossem descobertos simulando serem CIDADÃOS da ORDEM EQUESTRE voltavam a ser VENDIDOS como ESCRAVOS.

TIBÉRIO CLÁUDIO e o SENADO.

Devido às circunstâncias da sua ASCENÇÃO ao TRONO, TIBÉRIO CLÁUDIO pôs empenho em agradar o SENADO.

Durante as SESSÕES ORDINÁRIAS, o IMPERADOR decidiu sentar-se entre o restante dos MEMBROS do SENADO, respeitando nas suas intervenções o SISTEMA de TURNOS.

Quando PROMULGAVA uma LEI se sentava entre OS DOIS CÔNSULES na sua qualidade de TRIBUNO (o IMPERADOR não podia OFICIALMENTE ostentar o CARGO de TRIBUNO da PLEBE porque era PATRÍCIO, mas a MAGISTRATURA fora adotada pelos ANTERIORES GOVERNANTES).

Rejeitou aceitar todos os Títulos dos seus Predecessores (incluindo o de IMPERADOR) no começo do seu REINADO.

Permitiu ao SENADO CUNHAR as suas PRÓPRIAS MOEDAS de BRONZE pela primeira vez desde os TEMPOS de AUGUSTO e até mesmo devolveu ao controle do SENADO algumas das PROVÍNCIAS IMPERIAIS como MACEDÔNIA ou ACAIA.

TIBÉRIO CLÁUDIO começou uma REFORMA do SENADO para que fosse um corpo mais eficiente e representativo. Chegou até mesmo a discutir com os SENADORES pela sua reticência a debater as suas propostas.

Em 47 d.C., assumiu o CARGO de CENSOR com LÚCIO VITÉLIO. Assinalou os nomes de muitos SENADORES e CAVALEIROS que já não cumpriam com os requisitos para o CARGO, embora lhes permitissem se demitir, antes de tomar ele as medidas oportunas.

Ao mesmo tempo procurou HOMENS ELEGÍVEIS dentre as PROVÍNCIAS.

A TABELA de LYON recolhe um discurso no qual TIBÉRIO CLÁUDIO trata a entrada de SENADORES GAULESES no órgão, e se dirige ao SENADO de jeito reverente embora ao mesmo tempo o critique pelo desdém para estes homens.

Também incrementou o NÚMERO de PATRÍCIOS adicionando NOVAS FAMÍLIAS ao grupo de linhas ARISTOCRÁTICAS, seguindo com o Precedente criado por LÚCIO JÚNIO BRUTO e JÚLIO CÉSAR.

Apesar de todas estas medidas, muitos SENADORES continuaram sendo HOSTIS a TIBÉRIO CLÁUDIO, e houve muitos COMPLÔS para ACABAR com a SUA VIDA.

Como resultado, TIBÉRIO CLÁUDIO viu-se obrigado a REDUZIR o PODER do SENADO para PODER GOVERNAR com maior EFICÁCIA.

A Administração de Óstia foi encomendada a um PROCURADOR IMPERIAL após a Construção do Porto, e muitas das Questões Financeiras do IMPÉRIO foram resolvidas por Funcionários Públicos IMPERIAIS e LIBERTOS.

Isto causou um ressentimento ainda maior, havendo comentários insinuando que os LIBERTOS Governavam de fato o IMPERADOR.

As diversas tentativas de GOLPE de ESTADO durante o REINADO de TIBÉRIO CLÁUDIO supuseram várias represálias que acabaram com a MORTE de muitos SENADORES.

ÁPIO SILANO foi EXECUTADO no começo do REINADO de TIBÉRIO CLÁUDIO em Circunstâncias Discutíveis.

Pouco mais tarde ocorreu uma REBELIÃO dirigida pelo SENADOR LÚCIO ÂNIO VINICIANO e por ESCRIBONIANO, o GOVERNADOR da DALMÁCIA, que ganhou certo apoio SENATORIAL. Terminou fracassando pelas Reticências das próprias Tropas de ESCRIBONIANO e pelo SUICÍDIO de Muitos CONSPIRADORES.

Outros SENADORES tentaram diferentes CONSPIRAÇÕES que terminaram com a sua CONDENAÇÃO.

Observações do escriba:

1ª - Segundo consta na Wikipédia (refiro-me ao Governo do IMPERADOR ROMANO TIBÉRIO CLÁUDIO), muitos SENADORES tentaram usurpar o Poder do IMPERADOR.

2ª - Geralmente eles tentavam aliciar a GUARDA PRETORIANA, quer seja com conversas “bonitas”, quer seja “comprando” certos LÍDERES PRETORIANOS, ou seja, subornando-o com muitos DINHEIROS e/ou com promessas tentadoras.

3ª - Em outras ocasiões procuravam convencer as suas esposas a traírem o IMPERADOR.

4ª - Foi o que aconteceu com a esposa MESSALINA, cujo complô terminou sendo descoberto e que pagaram com a VIDA ela, o amante, e outros conspiradores e amigos mais próximos. SENADORES poderiam estar envolvidos nesta conspiração.

5ª – Talvez possa ter acontecido o mesmo com a última esposa de TIBÉRIO CLÁUDIO, que talvez o tenha ENVENENADO para que o seu próprio FILHO ficasse no lugar do IMPERADOR. Todavia os Historiadores Antigos não chegaram a um consenso sobre se o ENVENENAMENTO ocorreu ou não.

6ª – Quando os complôs dos SENADORES e de outras “personalidades” eram descobertos em tempo hábil o “prêmio” era um só: - PENA CAPITAL. Hoje em dia... Deixa pra lá!

O Genro de TIBÉRIO CLÁUDIO, POMPEU MAGNO, foi executado por tomar parte numa CONSPIRAÇÃO com o seu PAI, CRASSO FRÚGIO.

Em outro COMPLÔ estiveram envolvidos LÚSIO SATURNINO, CORNÉLIO LUPO e POMPEU PEDO.

Em 46 d.C., ANÍSIO GALO, Neto de CAIO ASÍNIO POLIÃO, e ESTACÍLIO CORVINO foram EXILADOS ao serem julgados culpáveis de um COMPLÔ organizado com vários dos LIBERTOS de TIBÉRIO CLÁUDIO.

DÉCIMO VALÉRIO ASTÍACO foi EXECUTADO sem um JUÍZO PÚBLICO por razões desconhecidas.

As fontes antigas dizem que a Acusação foi ADULTÉRIO, e que TIBÉRIO CLÁUDIO foi Enganado para que impusesse essa PENA CAPITAL, embora no discurso sobre os GAULESES, mais de um ano depois, TIBÉRIO CLÁUDIO sugere que a Acusação poderia ter sido muito Pior.

ASTÍACO fora um dos Aspirantes ao TRONO após a MORTE de CALÍGULA e fora o Companheiro no CONSULADO de ESTACÍLIO CORVINO.

Muitas destas Conspirações ocorreram antes de TIBÉRIO CLÁUDIO ocupar o CARGO de CENSOR, pelo qual poderiam ter influenciado na sua decisão de Revisar o Cumprimento dos Requisitos dos SENADORES.

SUETÔNIO afirma que um total de 35 SENADORES e 300 CAVALEIROS foram EXECUTADOS por Diferentes Delitos durante o REINADO de TIBÉRIO CLÁUDIO.

É evidente que estas respostas às CONSPIRAÇÕES SENATORIAIS não ajudariam a melhorar as relações entre o IMPERADOR e o ÓRGÃO COLEGIADO.

O SECRETARIADO e a CENTRALIZAÇÃO de PODERES.

Se bem que TIBÉRIO CLÁUDIO não foi o primeiro IMPERADOR a utilizar LIBERTOS para lhe ajudar na GESTÃO do IMPÉRIO, ele viu-se de alguma forma obrigado a incrementar o seu papel e o seu poder dentro dos CARGOS BUROCRÁTICOS do ESTADO.

Por um lado, TIBÉRIO CLÁUDIO tinha muito respeito pela DIGNIDADE SENATORIAL e não queria que OS SEUS IGUAIS estivessem obrigados a obedecer as suas ordens como o restante dos FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS.

Por outra, ele desconfiava do SENADO pela Hostilidade que Professavam. Esta desconfiança motivou, pela sua vez, a CENTRALIZAÇÃO do PODER no PRÍNCIPE, o que aumentou em definitivo a Carga de Trabalho e a necessidade do Emprego de mais LIBERTOS.

TIBÉRIO CLÁUDIO consolidou a sua posição como IMPERADOR e figura central do Governo com a escolha de um GRUPO de LIBERTOS para exercer o CARGO de SECRETÁRIO de ESTADO, responsabilizando cada um deles por um determinado âmbito.

Alguns dos LIBERTOS foram escolhidos para tarefas de Cargo Público, como NARCISO, SECRETÁRIO PESSOAL, ou POLÍBIO, BIBLIOTECÁRIO.

O SECRETARIADO dividiu-se em diferentes DEPARTAMENTOS, cada um sobre a responsabilidade de algum dos seus LIBERTOS.

NARCISO era o seu SECRETÁRIO PESSOAL, ou SECRETÁRIO de CORRESPONDÊNCIA. PALAS tornou-se Secretário da Tesouraria. CALISTO Secretário de Justiça. Foi criado um 4º Departamento para Assuntos Vários que ficou sob domínio de POLÍBIO até a sua EXECUÇÃO por TRAIÇÃO.

Os LIBERTOS também podiam falar OFICIALMENTE em nome do IMPERADOR como naquela vez, por exemplo, em que NARCISO dirigiu-se às Tropas em nome de TIBÉRIO CLÁUDIO antes da CONQUISTA da BRITÂNIA.

Os SENADORES foram assim DESLOCADOS e HUMILHADOS com as suas ocupações naturais nas MÃOS de ANTIGOS ESCRAVOS (os LIBERTOS).

Além disso, segundo eles, se os LIBERTOS tinham o controle total sobre o DINHEIRO, o CORREIO e a LEI não lhes seriam difícil Manipular o IMPERADOR.

Esta foi a acusação que expuseram as Fontes Antigas, se bem que estas mesmas fontes admitem que os LIBERTOS eram LEAIS para com TIBÉRIO CLÁUDIO.

O IMPERADOR também professava lealdade para os seus LIBERTOS e reconhecia o mérito que lhes correspondia.

Por outro lado, quando alguma vez algum deles mostrou alguma Inclinação à Traição o IMPERADOR castigou-o severamente, como no caso de POLÍBIO e o irmão de PALAS, FÉLIX.

Em qualquer caso, e independentemente do seu Poder Político, os LIBERTOS conseguiram arrecadar uma grande FORTUNA graças às suas posições.

PLÍNIO “o VELHO” comenta que alguns deles eram "mais ricos que CRASSO", o Homem mais acaudalado da ÉPOCA da REPÚBLICA.

REFORMAS RELIGIOSAS e JOGOS.

TIBÉRIO CLÁUDIO, autor de um tratado sobre as REFORMAS RELIGIOSAS de AUGUSTO, sentiu-se em posição para instituir algumas próprias.

Recusou a Petição dos GREGOS ALEXANDRINOS de dedicar-lhe um TEMPLO como DIVINDADE, argumentando que somente os DEUSES podiam escolher os novos DEUSES.

Restaurou os Festivais Perdidos e desfez-se das Estranhas Celebrações introduzidas por CALÍGULA.

Reinstalou Antigas Observâncias e a Linguagem Arcaica. Preocupado pela difusão dos CREDOS ORIENTAIS dentro da Cidade, buscou substitutos mais ROMANOS.

Enfatizou a prática dos MISTÉRIOS ELEUSINOS, que tiveram tantos adeptos durante a REPÚBLICA.

Reabilitou os Antigos Adivinhos ETRUSCOS (conhecidos como os ARÚSPICES), que substituíram os ASTRÓLOGOS ESTRANGEIROS aos que Expulsou.

Foi especialmente duro com o DRUIDISMO e as suas Atividades PROSELITISTAS, por causa da sua incompatibilidade com a RELIGIÃO ROMANA OFICIAL.

Opôs-se ao PROSELITISMO de qualquer RELIGIÃO, até mesmo naquelas regiões que era permitida aos NATIVOS praticá-las LIVREMENTE.

Os resultados de todos estes esforços foram reconhecidos até mesmo por SÊNECA, que fez com que um ANTIGO DEUS LATINO defendesse TIBÉRIO CLÁUDIO na sua Sátira.

TIBÉRIO CLÁUDIO efetuou os JOGOS SECULARES, para celebrar o 800º Aniversário da FUNDAÇÃO de ROMA.

Um Século antes, AUGUSTO reorganizara OS MESMOS JOGOS com a desculpa de que o intervalo para os mesmos era de 110 anos e não de 100 (nota 8).

Durante os JOGOS SECULARES, TIBÉRIO CLÁUDIO também mandou representar NAUMAQUIAS para inaugurar os Trabalhos de Drenagem do LAGO FUCINO, assim como outros Jogos Públicos e Espetáculos.

MORTE, DEIFICAÇÃO e REPUTAÇÃO.

“Foto: - Roma, Basílica de São João e São Paulo no Célio. A imagem mostra os restos do Antigo Templo Romano ao DEUS CLÁUDIO”.

O consenso geral entre os Historiadores Antigos é que TIBÉRIO CLÁUDIO foi ASSASSINADO mediante ENVENENAMENTO, possivelmente com COGUMELOS, e que faleceu nas primeiras horas de 13 de outubro de 54 d.C.

Contudo, os Relatos Mostram Discrepâncias. Alguns dizem que TIBÉRIO CLÁUDIO estava em ROMA enquanto outros afirmam que estava em SINUESSA.

Alguns sugerem que tanto HALOTO, o seu CATADOR, quanto XENOFONTE, o seu DOUTOR, ou a INFAME ENVENENADORA LOCUSTA, poderiam ter sido os Administradores da SUBSTÂNCIA MORTAL (nota 9).

Alguns dizem que FALECEU após um PROLONGADO SOFRIMENTO depois de uma Dose Única Administrada na Refeição, e outros que Se Recuperou e Foi ENVENENADO de NOVO. Quase todos implicam a Sua ÚLTIMA ESPOSA, AGRIPINA, como Instigadora.

De fato, é Provável que fora AGRIPINA que o ENVENENASSE para facilitar AO SEU PRÓPRIO FILHO, NERO, a Ascensão ao TRONO IMPERIAL. TIBÉRIO CLÁUDIO faleceu na noite de 13 de outubro de 54 d.C. (depois de CRISTO). Tinha 64 anos.

AGRIPINA e TIBÉRIO CLÁUDIO foram se enfrentando cada vez mais nos meses anteriores à sua MORTE.

Isto levou a um momento em que TIBÉRIO CLÁUDIO começou a lamentar abertamente a sua MÁ ESCOLHA de ESPOSAS, e começou a fazer Comentários em Relação à Cercania de BRITÂNICO à Maioridade, pensando em que ele ocupasse o seu lugar.

AGRIPINA tinha, portanto, motivos para assegurar a Ascensão de NERO ao TRONO, antes que BRITÂNICO pudesse Ganhar Poder.

Atualmente, alguns AUTORES puseram em Dúvida se TIBÉRIO CLÁUDIO foi efetivamente ASSASSINADO ou se simplesmente sucumbiu ante UMA DOENÇA ou a sua PRÓPRIA VELHICE (notas 10 e 11).

Alguns Estudiosos Modernos aludem à Universalidade das Antigas Acusações como fontes de credibilidade para a existência de um crime (nota 12).

As CINZAS de TIBÉRIO CLÁUDIO foram ENTERRADAS no Mausoléu de AUGUSTO a 24 de outubro, após um Funeral de Caráter IMPERIAL. Foi DEIFICADO por NERO e pelo SENADO pouco depois.

O TESTAMENTO de TIBÉRIO CLÁUDIO fora Modificado pouco antes da sua MORTE para que pudesse recomendar como sucessores, NERO e BRITÂNICO, Conjuntamente, ou talvez apenas, a BRITÂNICO, que em poucos meses atingiria a Maioridade.

AGRIPINA enviara NARCISO para fora da Cidade pouco antes da MORTE de TIBÉRIO CLÁUDIO e, após o MAGNICÍDIO, mandou-o MATAR.

O Último Ato de NARCISO foi Queimar toda a Correspondência de TIBÉRIO CLÁUDIO, possivelmente para que o Novo Regime Hostil aos Partidários de TIBÉRIO CLÁUDIO não pudesse usar os seus conteúdos.

Portanto, os motivos privados de TIBÉRIO CLÁUDIO sobre as suas políticas e motivos perderam-se na HISTÓRIA.

NERO criticou com frequência o falecido IMPERADOR e muitas das LEIS e ÉDITOS de TIBÉRIO CLÁUDIO foram descartadas sob o argumento de ter sido Estúpido e Senil Demais como para realmente ter querido aplicá-los.

Esta opinião de que TIBÉRIO CLÁUDIO era um Velho Idiota permaneceu como Versão Oficial durante todo o REINADO de NERO.

Finalmente NERO parou de Aludir ao seu PAI ADOTIVO, e realinhou-se com a sua FAMÍLIA NATURAL, dando as Costas à FAMÍLIA Adotiva.

O TEMPLO de TIBÉRIO CLÁUDIO ficou sem terminar depois que somente se construíssem parte dos seus alicerces, e finalmente seria ocupado o lugar com um Edifício em Honra de NERO.

A DINASTIA FLÁVIA, que escalara posições entre a ARISTOCRACIA sob o REINADO de TIBÉRIO CLÁUDIO, tomou uma postura diferente frente ao IMPERADOR.

Estavam numa posição na que deviam fortalecer a sua Legitimação ao TRONO, ao mesmo tempo em que, justificasse a queda da DINASTIA JÚLIO-CLAUDIANA.

Para isso utilizaram a TIBÉRIO CLÁUDIO e contrastaram-na com a de NERO, numa tentativa por se mostrar Associados com a Antiga Prosperidade.

Foram CUNHADAS MOEDAS comemorativas de TIBÉRIO CLÁUDIO e do seu FILHO NÃO RECONHECIDO, BRITÂNICO, que tinha sido amigo do IMPERADOR TITO.

Sob o seu REINADO foi completado definitivamente o TEMPLO de TIBÉRIO CLÁUDIO.

Contudo, à medida que os FLÁVIOS se foram Consolidando no Poder, precisaram enfatizar melhor as suas Próprias Credenciais, e as suas referências a TIBÉRIO CLÁUDIO cessaram.

Todos os principais Historiadores Antigos (TÁCITO, SUETÔNIO e DIÃO CÁSSIO), escreveram quando a DINASTIA FLÁVIA já chegara ao seu fim.

Todos pertenciam também à Classe SENATORIAL ou EQUESTRE. Sendo que os três SENADORES ou EQUESTRE tomaram parte em favor do SENADO, na maioria dos conflitos com o PRÍNCIPE e compartilharam os pontos de vista SENATORIAIS sobre o IMPERADOR.

Isto implicou, conscientemente ou não, uma visão enviesada dos fatos. SUETÔNIO, que perdeu o Acesso aos Arquivos Oficiais pouco após começar o seu trabalho, viu-se obrigado a depender do Relato de Terceiros enquanto a TIBÉRIO CLÁUDIO (exceto as cartas de AUGUSTO, que recopilara anteriormente). E é por isso que em nenhum momento o cita.

SUETÔNIO apresenta TIBÉRIO CLÁUDIO como uma FIGURA RIDÍCULA, tirando importância a muitos dos seus ATOS e atribuindo aos seus ajudantes as decisões afortunadas que não podiam ser negadas.

Num texto dirigido aos seus COMPANHEIROS SENADORES, TÁCITO catalogava os IMPERADORES segundo o seu próprio parecer.

Segundo ele, TIBÉRIO CLÁUDIO foi um PEÃO Passivo e Idiota. Até mesmo chegou ao ponto de ocultar o seu próprio uso de TIBÉRIO CLÁUDIO como fonte, e a omitir nas suas obras a descrição do seu caráter (nota 13).

Até mesmo a sua versão do discurso dado por TIBÉRIO CLÁUDIO em LYON é apagado o rastro da PERSONALIDADE do IMPERADOR.

DIÃO CÁSSIO parece menos enviesado que os anteriores, embora pareça que utilizou também SUETÔNIO e TÁCITO como fontes.

Portanto, a sua concepção de TIBÉRIO CLÁUDIO ser um DÉBIL IDIOTA, controlado por AQUELES aos que SUPOSTAMENTE GOVERNAVA, permaneceu ao longo da HISTÓRIA.

À medida que passou o tempo, TIBÉRIO CLÁUDIO foi praticamente esquecido fora dos relatos Históricos.

Os seus LIVROS foram os primeiros em perder-se. No SÉCULO II, o IMPERADOR PERTINAX, que compartia o seu mesmo DIA de NASCIMENTO, fez sombra a qualquer comemoração de TIBÉRIO CLÁUDIO.

Também nesse Século II, o IMPERADOR CLÁUDIO II GÓTICO usurpou o seu nome. Quando faleceu, o IMPERADOR CLÁUDIO II também foi DEIFICADO, o qual implicou que substituísse CLÁUDIO no PANTEÃO.

ESBOÇO do CÉSAR.

O HISTORIADOR SUETÔNIO descreve com relativo pormenor o FÍSICO do IMPERADOR:

“Ostentava certo aspecto de grandeza e dignidade, quer em pé ou sentado, mas sobretudo em repouso, pois era alto e esbelto, tinha um rosto belo, formosos cabelos brancos, e pescoço robusto. Mas quando ANDAVA, as suas INSEGURAS PERNAS faziam CAMBALEAR-SE, e quando falava, quer em broma quer em sério, afetavam-no as suas taras: um riso desagradável, uma cólera mais repulsiva ainda, que fazia jogar espuma pela boca, nariz gotejante, um insuportável balbucio e um contínuo tremor de cabeça que crescia ao ocupar-se de qualquer assunto por insignificantes que for”.

SÊNECA, FILÓSOFO estóico, comenta no seu Apocolocyntosis divi Claudii que a sua voz não pertencia a nenhum animal terrestre, e que as suas mãos também eram fracas. Contudo, não tinha nenhuma deformidade física, e os Historiadores concordam em que todos estes sintomas ajudaram a sua ascensão final ao trono.

O próprio TIBÉRIO CLÁUDIO chegou a alegar que exagerara A SUA DOENÇA para poder salvar a sua vida.

TIBÉRIO CLÁUDIO foi maltratado pelos seus COETÂNEOS e constantemente desconsiderado, até mesmo pelos seus FAMILIARES mais diretos.

A sua própria MÃE desprezava-o e qualificava de "caricatura de homem, ABORTO da NATUREZA".

A sua AVÓ Lívia Drusa teve sempre por ele um profundo desprezo. Dirigia-lhe a palavra muito raras vezes, e caso tivesse algo que advertir, fazia-o por meio de uma carta lacônica e dura ou por terceiras pessoas.

A sua IRMÃ Lívila, ouvindo dizer que TIBÉRIO CLÁUDIO REINARIA algum dia, compadeceu em voz alta o POVO ROMANO por lhe estar reservado tão INFAUSTO DESTINO.

SUETÔNIO disse que era "borracho e jogador". O seu mesmo nome significava COXO e o seu TIO AVÔ AUGUSTO costumava referir-se a ele como "pobrezinho".

Quando foi SENADOR, tinha de LER o seu DISCURSO SENTADO, em vez de ESTAR de PÉ.

Observação do escriba: - O motivo de discursar SENTADO era por causa da fraqueza em UMA das PERNAS, ou nas DUAS PERNAS. ATROFIA ósseo-muscular unilateral ou bilateral, o que é comum nas vítimas da PARALISIA INFANTIL ou POLIOMIELITE. A gravidade da lesão depende do local (nível) da MEDULA ESPINHAL na qual os POLIOVÍRUS danificam os NERVOS MOTORES.

Além disso, SÊNECA dedicou ao IMPERADOR, já FALECIDO, a SÁTIRA Apocolocyntosis divi Claudii (metamorfose da cabeça de Cláudio em abóbora). Produziu a gozação de todo o mundo, inclusive da sua FAMÍLIA.

Ao longo do Século passado (Século XX), o diagnóstico moderno da aparência de TIBÉRIO CLÁUDIO mudou por diversas ocasiões. Antes da Segunda Guerra Mundial, a causa mais aceite era a Paralisia Infantil ou Poliomielite. Este é o diagnóstico que utiliza Robert Graves nos seus romances, publicados na década de 1930.

Contudo, a PÓLIO não explica muitos dos sintomas descritos pelos Historiadores, e algumas teorias mais recentes apontam uma Paralisia Cerebral, como Ernestine Leon. Também se tem como possível causa a Síndrome de Tourette.

Observação do escriba: - A PARALISIA CEREBRAL está completamente descartada. Se fosse vítima da Paralisia Cerebral suas ideias seriam completamente desconexas. A biografia de TIBÉRIO CLÁUDIO mostra que ele tinha uma MENTE BRILHANTE. No Século XX apareceram muitos escritores, historiadores e jornalistas com a mente completamente louca ou perversa. Hoje em dia as coisas pioraram. O que não falta são jornalistas venais e parciais. A Síndrome de Tourette também está descartada. Muitos jornalistas são culpados. Os donos dos jornais “têm mais culpa no CARTÓRIO”.

Quanto à sua PERSONALIDADE, os Historiadores Antigos descrevem-no como GENEROSO, acessível, uma pessoa que se ria facilmente e que se juntava e comia com a plebe.

Os Historiadores ROMANOS também referem a TIBÉRIO CLÁUDIO como um personagem cruel e sedento de sangue, pelas frequentes lutas de GLADIADORES e as EXECUÇÕES que mandava realizar, e muito colérico. Contudo, era muito confiado, e foi muito Influenciado e Manipulado pelas suas diferentes ESPOSAS e os seus LIBERTOS.

Pelo contrário, também o descrevem como paranoico, apático, tolo e fácil de confundir. Apesar do anterior, outros estudos apresentam outro ponto de vista, descrevendo-o como uma pessoa INTELIGENTE, ASTUTA, ESTUDIOSA, um Grande ADMINISTRADOR e com bom ponto de vista sobre a JUSTIÇA.

Ademais escreveu várias obras de História, que infelizmente não chegaram até os nossos dias.

Portanto, a figura de TIBÉRIO CLÁUDIO tornou-se um ENIGMA, e desde a descoberta da sua "CARTA aos ALEXANDRINOS", no passado Século, foi efetuado um grande trabalho para reabilitar a sua figura e tentar determinar a verdade.

MATRIMÔNIOS e VIDA PESSOAL.

A VIDA AMOROSA de TIBÉRIO CLÁUDIO não foi a usual de alguém da ALTA NOBREZA nesses tempos.

Edward Gibbon menciona que, dos primeiros QUINZE IMPERADORES, "Cláudio foi o único cujos Gostos Sexuais eram Completamente Corretos", indicando com isso que foi o único que não manteve Relações Homossexuais ou Pederastas.

Edward Gibbon baseia-se no comentário de SUETÔNIO no que afirma que "Teve uma grande Paixão pelas Mulheres, mas nenhum interesse pelos homens”.

SUETÔNIO e os outros Historiadores da Antiguidade realmente utilizaram esta questão contra TIBÉRIO CLÁUDIO, acusando-o de ser dominado pelas Mesmas MULHERES e ESPOSAS, e de agir submetido por ELAS.

Apesar dos seus Grandes Sucessos na Administração do IMPÉRIO, a Vida Privada de TIBÉRIO CLÁUDIO foi pouco AFORTUNADA. TIBÉRIO CLÁUDIO casou-se em quatro ocasiões.

Observação do escriba: - A chamada “NOVA ORDEM MUNDIAL” ou os “GLOBALISTAS” devem odiar esse detalhe de TIBÉRIO CLÁUDIO (a sexualidade dele). A GLOBOLIXO ou TVESGOTO é capaz de ter um AVC HEMORRÁGICO ou um INFARTO FULMINANTE. Problema de vocês LIXOLÂNDIA!

O seu Primeiro Matrimônio, com PLÁUCIA URGULANILA, aconteceu após estar prometido em duas ocasiões (a primeira foi com a sua Prima Afastada EMÍLIA LÉPIDA, mas quebrou-se por razões políticas. A segunda foi com LÍVIA MEDULINA, mas finalizou pela MORTE SÚBITA da NOIVA no mesmo dia do casamento).

PLÁUCIA URGULANILA era FAMILIAR de uma confidente de LÍVIA MEDULINA.

Deste Matrimônio nasceu um filho, CLÁUDIO DRUSO, que faleceu Jovem por Asfixia, pouco após ter-se Prometido com a FILHA de SEJANO.

TIBÉRIO CLÁUDIO terminou Divorciando-se de PLÁUCIA URGULANILA por Adultério e por Suspeitas de ter cometido o ASSASSINATO de APRÔNIA, a sua Cunhada.

Após o Divórcio, PLÁUCIA URGULANILA teve uma filha, CLÁUDIA, à que TIBÉRIO CLÁUDIO repudiou por considerá-la FILHA de um dos seus LIBERTOS.

Pouco depois (provavelmente em 28 d.C.), TIBÉRIO CLÁUDIO casou-se com ÉLIA PECINA, Familiar de SEJANO, e teve uma filha chamada CLÁUDIA ANTÔNIA.

Divorciaram-se quando o Matrimônio tomou Carga Política, embora Leão (1948) sugira que pudesse ter-se devido a Abusos Morais e Emocionais por parte de ÉLIA PECINA.

Após esses Matrimônios Infrutuosos casou-se em 38 ou começo de 39 com VALÉRIA MESSALINA, de 15 anos, que era a sua Prima e estreitamente ligada ao círculo de CALÍGULA.

Ela nunca quis a TIBÉRIO CLÁUDIO, mas AMBICIONAVA o PODER.

Pouco depois do seu Matrimônio, deu à luz sua filha, CLÁUDIA OCTÁVIA, e em 41 d.C. ao seu Primeiro Filho VARÃO, TIBÉRIO CLÁUDIO GERMÂNICO, que posteriormente seria conhecido como BRITÂNICO.

Após isto, sentia-se protegida frente de todos os ataques exteriores e Aproveitou o Seu Poder sem Escrúpulos. Pouco depois tiveram uma filha, OCTÁVIA, mas TIBÉRIO CLÁUDIO ignorava os seus Numerosos Encontros Extra Matrimoniais.

Os HISTORIADORES Antigos alegam que VALÉRIA MESSALINA era NINFÔMANA e que por isso era infiel habitualmente a TIBÉRIO CLÁUDIO. Observação do escriba: - NINFOMANÍACA ou PROSTITUTA por OPÇÃO?

TÁCITO comenta que MESSALINA chegou a competir com uma PROSTITUTA no número de AMANTES que podia ter NUMA NOITE e que Manipulava a Política para conseguir RIQUEZA para si mesma.

Em 48 d.C., MESSALINA contraiu Matrimônio com CAIO SÍLIO numa Cerimônia Pública enquanto TIBÉRIO CLÁUDIO se encontrava em Ostia.

As fontes discrepam sobre se, se teria Divorciado antes do IMPERADOR ou se a sua intenção era USURPAR o TRONO.

SCRAMUZZA sugestiona na sua biografia que CAIO SÍLIO pode ter convencido MESSALINA, de que, TIBÉRIO CLÁUDIO estava Condenado, e que a sua UNIÃO era a única forma de reter a posição e de proteger os seus filhos.

TÁCITO sugestiona que o CARGO de CENSOR que possuía TIBÉRIO CLÁUDIO ter-lhe-ia impedido de conhecer a infidelidade.

Em qualquer caso, o resultado foi a EXECUÇÃO de CAIO SÍLIO, MESSALINA e Grande Parte do Seu Círculo. Observação do escriba: - CARACAS. Lavou a honra por atacado!

CAIO SÍLIO era o filho de CAIO SÍLIO, um conhecido Comandante Militar a Serviço de GERMÂNICO, IRMÃO de TIBÉRIO CLÁUDIO.

Temendo uma REVOLTA, ordenou a GUARDA PRETORIANA que matassem CAIO SÍLIO e MESSALINA. A morte desta foi muito trágica, pois faleceu nos braços da sua MÃE.

TIBÉRIO CLÁUDIO chegou mesmo a pedir à GUARDA PRETORIANA que o MATASSEM caso voltasse a CASAR-SE. Apesar desta declaração, TIBÉRIO CLÁUDIO casou-se uma vez mais.

As Fontes Antigas contam que os LIBERTOS apresentaram três possíveis candidatas: - A antiga esposa de CALÍGULA, LÓLIA PAULINA. A segunda esposa de TIBÉRIO CLÁUDIO, ÉLIA PECINA, e a sua Sobrinha, AGRIPINA MINOR.

Segundo o relato de SUETÔNIO, esta se impôs sobre as demais candidatas.

Na realidade talvez houvesse uma vertente mais Política. A tentativa de GOLPE de ESTADO de CAIO SÍLIO provavelmente fez com que TIBÉRIO CLÁUDIO ao dar-se conta da Debilidade da sua Posição como Membro da FAMÍLIA CLÁUDIA, mas não da de JÚLIA.

Esta debilidade ficava mais a descoberto pelo fato de não ter um Verdadeiro Herdeiro, pois BRITÂNICO era ainda muito CRIANÇA. Observação do escriba: - BRITÂNICO era filho legítimo (ou biológico) de TIBÉRIO CLÁUDIO.

AGRIPINA MINOR era uma das poucas descendentes que ficaram de AUGUSTO e o seu FILHO, LÚCIO DOMÍCIO ENOBARBO (mais tarde conhecido como NERO), um dos últimos VARÕES da FAMÍLIA IMPERIAL. Observação do escriba: - Aquele que TOCOU FOGO em ROMA e que vai TOCAR FOGO em BRASÍLIA e na AVENIDA PAULISTA. DITADÓRIA, DITADÓLAR e DORIANA vão ser queimados no FOGARÉU.

Foi recentemente sugerido que o próprio SENADO poderia impulsionar o Matrimônio como um modo de pôr fim à luta entre os RAMOS JÚLIA e CLÁUDIA.

Esta ruptura remontava às ações de AGRIPINA (a MAIOR) contra TIBÉRIO e após a MORTE do seu MARIDO GERMÂNICO.

“Foto: - Retrato do novo NERO”.

Em qualquer caso, em 49 e com uma LICENÇA ESPECIAL do SENADO, TIBÉRIO CLÁUDIO casou-se com a sua Sobrinha AGRIPINA a menor, Filha de AGRIPINA a maior (pela sua vez Filha de MARCO VIPSÂNIO AGRIPA, o amigo de AUGUSTO) e o seu Irmão GERMÂNICO, Irmã de CALÍGULA.

Mais tarde também ADOTARIA o Filho de AGRIPINA, como Filho seu o que abriria o acesso ao TRONO a LÚCIO DOMÍCIO NERO, em detrimento do Filho não reconhecido de TIBÉRIO CLÁUDIO, BRITÂNICO.

NERO seria nomeado co-herdeiro com o ainda menor de idade BRITÂNICO. Casar-se-ia com Octávia e receberia uma Grande Promoção na sua Carreira Política.

A nomeação de DOIS HERDEIROS ao mesmo tempo não era infreqüente. Barbara Levick comenta que Augusto nomeara o seu Neto Agripa Póstumo com Tibério como co-herdeiros. Tibério, pela sua vez, nomeou Calígula com o seu neto, Tibério Gemelo.

A adoção de adultos ao mesmo tempo, que jovens que não atingiram ainda a Maioridade era uma Antiga Tradição em ROMA quando não existia um herdeiro adulto disponível.

Isto ocorreu durante a minoridade de Britânico, e é por isso que S.V. Oost sugere que TIBÉRIO CLÁUDIO visava adotar um dos seus filhos políticos como forma de proteger o seu próprio REINADO.

Do contrário, os possíveis usurpadores aproveitar-se-iam de que não haver um adulto preparado para substituí-lo.

Fausto Cornélio Sula Félix, que estava casado com a sua filha Cláudia Antônia, somente descendia da família de Octávia e de Antônio por uma via, e não estava perto o suficiente da FAMÍLIA IMPERIAL como para evitar as dúvidas sobre a sua legitimidade (embora isto não evitasse ser assinalado como implicado numa tentativa de Golpe de Estado contra Nero alguns anos depois).

Além disso, era meio-irmão de MESSALINA, e para então as feridas ainda estavam abertas.

Nero era mais popular para o povo ao ser neto de Germânico e descendente direto de Augusto.

OBRAS de ERUDIÇÃO e o seu IMPACTO.

TIBÉRIO CLÁUDIO escreveu muito ao longo da sua vida. Arnaldo Momigliano afirma que durante o REINADO de TIBÉRIO CLÁUDIO - momento em que a carreira literária de TIBÉRIO CLÁUDIO chegou ao seu ponto álgido - voltou-se politicamente incorreto falar da ROMA REPUBLICANA.

A tendência entre os HISTORIADORES JOVENS foi querer escrever a respeito do NOVO IMPÉRIO ou em relação a OBSCURAS MATÉRIAS ARCAICAS. TIBÉRIO CLÁUDIO foi um dos Raros Eruditos que abarcou ambas.

À parte da História do REINADO de AUGUSTO, que lhe causou muitos problemas, as suas principais obras foram uma História dos ETRUSCOS e oito volumes sobre a História de CARTAGO, além de um Dicionário ETRUSCO e um Livro sobre o JOGO dos DADOS.

Apesar de evitar tratar a ÉPOCA IMPERIAL, escreveu uma Defesa de CÍCERO contra os Cargos de ASÍNIO GALO.

Os HISTORIADORES MODERNOS basearam-se neste dado para determinar a Natureza da sua Política e para tentar esclarecer os capítulos eliminados da sua História da Guerra Civil.

“Foto: - LETRAS CLÁUDIAS”.

Propôs uma Reforma do Alfabeto Latino com o aditamento de TRÊS NOVAS LETRAS (as LETRAS CLÁUDIAS), duas das quais cumpriam as funções da W e Y (esta última com o valor equivalente ao ü alemão).

Estabeleceu oficialmente a mudança durante a sua CENSURA, mas estas novas letras não sobreviveram ao seu governo.

TIBÉRIO CLÁUDIO também tentou reviver o Antigo Costume de Pôr Pontos Entre Cada Palavra (o LATIM CLÁSSICO era escrito sem espaços).

Finalmente, escreveu uma AUTOBIOGRAFIA em OITO VOLUMES que SUETÔNIO qualifica como falta de bom gosto.

Observação do escriba: - Esta AUTOBIOGRAFIA seria de grande valor para saber, entre outras coisas, a sua vida infantil e de adolescente como portador da PÓLIO. No entanto, após a morte de TIBÉRIO CLÁUDIO, o seu Secretário Pessoal e de Correspondência, NARCISO, queimou todas as correspondências, inclusive a AUTOBIOGRAFIA.

Considerando que TIBÉRIO CLÁUDIO, assim como a maioria dos membros da SUA DINASTIA, dedicou-se a criticar duramente os seus Predecessores e Parentes nos discursos que sobreviveram, (nota 14), não é difícil imaginar a Natureza da Acusação de SUETÔNIO.

Infelizmente, nenhuma das suas obras sobreviveu. Apenas se preservaram como fontes das Histórias da DINASTIA JÚLIO-CLAUDIANA que chegaram até a atualidade.

SUETÔNIO cita a AUTOBIOGRAFIA de TIBÉRIO CLÁUDIO numa oportunidade e deve tê-la usado como fonte muitas vezes.

TÁCITO usa os próprios argumentos de TIBÉRIO CLÁUDIO para as Inovações Ortográficas mencionadas em cima e pôde tê-lo usado para alguma das mais antigas passagens dos seus ANAIS. TIBÉRIO CLÁUDIO é a fonte de numerosas passagens da História Natural de PLÍNIO “o Velho”.

É óbvia a influência do Estudo Histórico em TIBÉRIO CLÁUDIO.

No seu Discurso sobre os SENADORES GAULESES, usa uma versão sobre a FUNDAÇÃO de ROMA que é idêntica à de TITO LÍVIO, o seu TUTOR durante a Adolescência.

O detalhismo do seu discurso lida no pedante, um traço comum a todas as suas obras existentes, nas quais se desvia para longas digressões sobre matérias relacionadas. Isto indica um profundo conhecimento de uma variedade de Temas Históricos que não podia evitar incluir nos seus relatos.

Muitas das Obras Públicas realizadas durante o seu Governo foram baseadas em planos sugestionados por JÚLIO CÉSAR.

LEVICK crê que a sua emulação de JÚLIO CÉSAR pode ter-se estendido para todos os aspectos das suas Políticas. A sua CENSURA parece ter-se baseado na de alguns dos seus Antepassados, particularmente em ÁPIO CLÁUDIO CECO, até o ponto de TIBÉRIO CLÁUDIO utilizar o CARGO para impor políticas baseadas nas dos Tempos REPUBLICANOS.

Este é o período no que aconteceram muitas das suas REFORMAS RELIGIOSAS e no que se incrementou notavelmente a atividade construtiva do seu mandato.

De fato, a sua aceitação do CARGO de CENSOR pode ter sido motivada pelo desejo de ver frutos nos seus TRABALHOS ACADÊMICOS. Ele cria, bem como a maioria dos ROMANOS, que o seu Antepassado ÁPIO CLÁUDIO CECO usara a CENSURA para Introduzir a Letra R (nota 15) e pelo mesmo motivo aproveitou o CARGO de CENSOR para introduzir as suas Novas Letras.

TIBÉRIO CLÁUDIO na ARTE.

NOVELAS HISTÓRICAS.

- Eu, Cláudio de Robert Graves, 1934, AUTOBIOGRAFIA FICTÍCIA do próprio TIBÉRIO CLÁUDIO.

- Cláudio, o DEUS e a sua Esposa MESSALINA de Robert Graves, 1934, continuação da anterior.

TELEVISÃO.

- IMPÉRIO de CRISTAL, telenovela mexicana baseada no IMPÉRIO ROMANO. Trata-se de CINCO IRMÃOS (curiosamente todos com nomes de IMPERADORES ROMANOS), dos quais o menor é TIBÉRIO CLÁUDIO, que sofre os mesmos PROBLEMAS e COMPLEXOS que o IMPERADOR ROMANO, exceto a TARTAMUDEZ.

Vejamos o que diz as Notas.

Nota 1 - Antes de 25 de janeiro de 41, Tibério Cláudio Druso Nero Germânico (em latim Tiberius Claudius Drusus Nero Germanicus). Após a sua MORTE, Divino Cláudio (Divus Claudius).

Nota 2 - Claudius natus est Iullo Antonio Fabio Africano conss. Kal. Aug. Luguduni e o ipso die quo primum ara ibi Augusto dedicata est, appellatus que Tiberius Claudius Drusus. Mox fratre maiore in Iuliam familiam adoptato Germanici cognomen assumpsit. (Cláudio nasceu em Lugduno, nas calendas de agosto, sob o consulado de Júlio Antônio e de Fábio Africano, o mesmo dia em que se dedicava o altar consagrado a Augusto. Chamou-se primeiramente Tibério Cláudio Druso, e adiante, quando o seu irmão maior passou por adoção à família Júlia, tomou o nome de Germânico).

Nota 3 - As calendas eram no primeiro dia de cada mês.

Nota 4 - Excessit III. Id. Octob. Asinio Marcello Acílio Auiola coss. sexagesimo quarto aetate, imperii quarto decimo anno. (Morreu a 3 dos idos de outubro, sob o consulado de Asínio Marcelo e de Acílio Aviola, aos sessenta e quatro anos de idade e quatorze de reinado).

Nota 5 - Suetônio Cláudio 2. Suetônio Cláudio 4 faz alusão aos motivos pelos quais foi escolhido este TUTOR.

Nota 6 - Dião Cássio sugere que isto pode fazer referência à época anterior a que Cláudio chegasse ao poder.

Nota 7 - Com o TÚNEL conseguiram-se mais de 65.000 HECTARES de TERRA CULTIVÁVEL.

Nota 8 - Um saeculum equivaleria ao tempo de vida potencial de um ser humano, o qual foi determinado em 110 anos durante o REINADO de AUGUSTO.

Nota 9 - Há vários relatos da sua MORTE. Em categorias afirma-se que ele foi ASSASSINADO por ENVENENAMENTO.

Nota 10 - Tradicionalmente acreditava-se que todos os IMPERADORES haviam sido Vítimas de Complôs, pelo qual NÃO PODEMOS saber se foi REALMENTE ASSASSINADO.

Nota 11 - Existe a possibilidade de TIBÉRIO CLÁUDIO ter sido ser Vítima do Stress que lhe produziu lutar contra AGRIPINA pela Sucessão, mas dada a Cronologia dos Acontecimentos, o ASSASSINATO é a causa mais PROVÁVEL.

Nota 12 - Também se questiona a Veracidade da MORTE de AUGUSTO por ASSASSINATO, que somente aparece como tal em TÁCITO e em DIÃO CÁSSIO citando TÁCITO. SUETÔNIO não o MENCIONA em ABSOLUTO.

Nota 13 - ANAIS XI 14 é um bom exemplo disso.

Nota 14 - Ver a carta de TIBÉRIO CLÁUDIO ao Povo de TRENTO, na qual faz referência ao "obstinado retiro" de TIBÉRIO. Ver também JOSEFO Ant Iud. XIX, onde um ÉDITO de TIBÉRIO CLÁUDIO relata a "loucura e falta de entendimento" de CALÍGULA.

Nota 15 - Relato do Historiador CAIO TERÊNCIO VARRÃO sobre a introdução da LETRA R.

Observação do escriba: - Na Wikipédia existem 76 REFERÊNCIAS, 12 BIBLIOGRAFIAS com Fontes Primárias e 20 BIBLIOGRAFIAS com Fontes Secundárias.

CATEGORIAS:

Nascidos em 10 a.C. (antes de CRISTO).

CONTAMINADO/INFECTADO – POLIOVÍRUS.

DOENÇA – PARALISIA INFANTIL (POLIOMIELITE ou PÓLIO).

Mortos em 54 d.C. (depois de CRISTO).

TIBÉRIO CLÁUDIO CÉSAR AUGUSTO GERMÂNICO.

IMPERADORES ROMANOS ASSASSINADOS (supostamente).

ROMANOS ANTIGOS na BRITÂNIA.

ROMANOS ANTIGOS ENVENENADOS (supostamente).

Esta página foi editada pela última vez às 21h21min de 02 de fevereiro de 2020.

Observações do escriba:

1ª – RELIGIÃO na ROMA ANTIGA.

“Foto: - Interior do PANTEÃO, TEMPLO de todos os Deuses, em ROMA (hoje transformado em IGREJA)”.

A RELIGIÃO na ROMA antiga caracterizou-se pelo POLITEÍSMO, com elementos que combinaram influências de diversos cultos ao longo de sua história.

Desse modo, em sua origem, CRENÇAS ETRUSCAS, GREGAS e ORIENTAIS foram sendo incorporadas aos Costumes já Tradicionais de acordo com sua efetividade.

A ideia de efetividade de um RITUAL para agradar a um DEUS ou Deuses é a ideia que permeia o Cenário RELIGIOSO da Época.

A noção de nossa Sociedade de TRADIÇÃO JUDAICO-CRISTÃ quanto à RELIGIÃO liga os RITUAIS à FÉ, algo que não era levado em conta pelos ROMANOS.

Para os ROMANOS os Deuses simplesmente existiam. Não havia necessidade de questionar esse fato.

Os Deuses dos ANTIGOS ROMANOS, à semelhança dos ANTIGOS GREGOS, eram ANTROPOMÓRFICOS, ou seja, eram representados com a FORMA HUMANA e possuíam características como Qualidades e Defeitos de SERES HUMANOS.

O ESTADO ROMANO propagava uma RELIGIÃO OFICIAL que prestava CULTO aos Grandes Deuses, como, por exemplo, JÚPITER, Pai dos Deuses. MARTE, Deus da Guerra. MINERVA, Deusa da Sabedoria e da Justiça.

Em Honra desses Deuses eram realizados FESTIVAIS, JOGOS, SACRIFÍCIOS e outras CERIMÔNIAS.

Posteriormente, diante da EXPANSÃO MILITAR que conduziu ao IMPÉRIO ROMANO, muitos Deuses das Regiões Conquistadas também foram Incorporados aos CULTOS ROMANOS, assim como alguns Deuses ROMANOS foram Incorporados às Regiões Conquistadas.

No âmbito privado, os CIDADÃOS, por sua vez, tradicionalmente buscavam proteção nos Espíritos Domésticos, os chamados LARES, e nos Espíritos dos Antepassados, os PENATES, aos quais rendiam CULTOS dentro de CASA.

O “IMPERADOR ROMANO” CAIO JÚLIO CÉSAR OTAVIANO AUGUSTO.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

INFORMAÇÕES GERAIS.

Antecessor – Júlio César (como ditador).

Sucessor - Tibério

Esposas:

Clódia Pulcra (?- 40 a.C.).

Escribônia (40 a.C. – 38 a.C.).

Lívia Drusa (38 a.C. – 14 d.C.).

Descendência

Júlia, a Velha.

Caio César (adotivo).

Lúcio César (adotivo).

Agripa Póstumo (adotivo)

Tibério (adotivo).

DINASTIA – Júlio-Claudiana.

Nome completo – CAIO JÚLIO CÉSAR OTAVIANO AUGUSTO.

Nascimento – 23 de setembro de 63 a.C., Roma, REPÚBLICA ROMANA.

Morte – 19 de agosto de 14 d.C. (75 anos), Nuvlana, Império Romano.

Enterro Mausoléu de AUGUSTO, ROMA, ITÁLIA.

Pai – Caio Otávio Júlio César (adotivo).

Mãe – Ácia Balba Cesônia.

Religião – Paganismo ROMANO.

CAIO JÚLIO CÉSAR OTAVIANO AUGUSTO (em latim: Gaius Iulius Caesar Octavianus Augustus), nasceu em ROMA no dia 23 de setembro de 63 a.C. (antes de CRISTO), e faleceu em Nuvlana no dia 19 de agosto de 14 d.C. (depois de CRISTO) com 75 anos de idade.

Ele foi o fundador do IMPÉRIO ROMANO e seu PRIMEIRO IMPERADOR, Governando de 27 a.C. até sua morte em 14 d.C. (durante 41 anos aproximadamente).

Nascido CAIO OTÁVIO, pertenceu a um RICO e ANTIGO RAMO EQUESTRE da Família Plebeia dos OTÁVIOS.

Depois do ASSASSINATO de seu tio-avô JÚLIO CÉSAR em 44 a.C., o testamento de JÚLIO CÉSAR nomeou OTÁVIO como seu FILHO ADOTIVO e HERDEIRO.

Junto com MARCO ANTÔNIO e LÉPIDO, formou o SEGUNDO TRIUNVIRATO e derrotou os ASSASSINOS de JÚLIO CÉSAR.

Após a vitória na Batalha de Filipos, os três dividiram a REPÚBLICA ROMANA entre si, passando a Governar como DITADORES MILITARES.

O TRIUNVIRATO foi posteriormente posto de lado sob as ambições conflitantes de seus membros: - LÉPIDO foi EXILADO e despojado de sua posição e MARCO ANTÔNIO cometeu SUICÍDIO após sua derrota na Batalha de Áccio em 31 a.C. (antes de CRISTO).

Após o fim do SEGUNDO TRIUNVIRATO, AUGUSTO restaurou a fachada externa de REPÚBLICA LIVRE, com o Poder Governamental Investido no SENADO ROMANO, os Magistrados Executivos e as Assembleias Legislativas.

Porém, na realidade, manteve seu Poder AUTOCRÁTICO sobre a REPÚBLICA como um DITADOR MILITAR.

Por LEI, reteve um conjunto de poderes atribuídos VITALICIAMENTE pelo SENADO, incluindo o COMANDO MILITAR SUPREMO e aqueles de TRIBUNO e CENSOR.

Criou o Primeiro Programa de Previdência Pública do MUNDO, assegurando a lealdade do EXÉRCITO, tornando-se algo que nenhum ROMANO havia sido antes: - O COMANDANTE em CHEFE de TODAS as FORÇAS ARMADAS.

Rejeitou os Títulos MONÁRQUICOS e em vez disso denominou-se "PRIMEIRO CIDADÃO do ESTADO" (Princeps Civitatis).

O Quadro Constitucional resultante tornou-se conhecido como o PRINCIPADO, a primeira fase do IMPÉRIO ROMANO.

O REINADO de AUGUSTO iniciou uma era de relativa PAZ conhecida como Pax Romana ("PAZ ROMANA ").

Apesar de contínuas Guerras de Expansão nas Fronteiras IMPERIAIS e uma GUERRA CIVIL de um ANO devido à SUCESSÃO IMPERIAL, o MUNDO ROMANO esteve praticamente livre de conflitos em larga escala por MAIS de DOIS SÉCULOS.

Ele dramaticamente Aumentou o IMPÉRIO, anexando o Egito, Dalmácia, Panônia, Nórica e Récia, expandindo as possessões da África e Germânia e completando a conquista da Hispânia.

Além das fronteiras, protegeu o IMPÉRIO com uma Região Tampão composta por Estados Clientes e fez PAZ com o IMPÉRIO PARTA por Vias DIPLOMÁTICAS.

Reformou o SISTEMA ROMANO de TRIBUTAÇÃO, desenvolveu Redes de Estradas com um Sistema de CORREIO OFICIAL, estabeleceu um EXÉRCITO PERMANENTE e a GUARDA PRETORIANA, criou Serviços Oficiais de Policiais e Bombeiros para ROMA e reconstruiu grande parte da Cidade durante seu REINADO.

AUGUSTO morreu em 14 d.C., com 75 anos. Pode ter morrido de Causas Naturais, embora tenha havido rumores não confirmados de que sua ESPOSA Lívia Drusa o teria ENVENENADO.

Foi sucedido como IMPERADOR por seu FILHO ADOTIVO TIBÉRIO (também enteado e, anteriormente, cunhado).

Atuando durante 41 anos na condição de Governante, foi o SOBERANO com maior tempo de MANDATO em ROMA.

Observações do escriba:

1ª – Segundo uma publicação na Revista “A SAÚDE do MUNDO” ou “SAÚDE do MUNDO” (década de 1960 e/ou de 1970 do Século XX), de responsabilidade da ORGANIZAÇÃO MUNDIAL da SAÚDE (OMS), a PARALISIA INFANTIL, POLIOMIELITE ou simplesmente PÓLIO já existe desde o antigo EGITO, mais de 1.000 anos antes do nascimento de JESUS CRISTO.

2ª – Aproximadamente na época do nascimento de JESUS CRISTO, o IMPERADOR ROMANO TIBÉRIO CLÁUDIO CÉSAR AUGUSTO GERMÂNICO nascido em 10 a.C. (antes de CRISTO), foi vítima da PARALISIA INFANTIL, que o deixou MANCO de uma das PERNAS. Ainda assim, ele foi PROCLAMADO IMPERADOR pela GUARDA PRETORIANA, imediatamente após o ASSASSINATO do também IMPERADOR ROMANO CALÍGULA. TIBÉRIO CLÁUDIO Governou o IMPÉRIO ROMANO durante aproximadamente 13 (TREZE) anos e 09 (NOVE) meses. O IMPERADOR TIBÉRIO CLÁUDIO CÉSAR AUGUSTO GERMÂNICO faleceu em 54 d.C. (depois de CRISTO) com 64 anos de idade. Ele deixou descendentes.

3ª – No próximo artigo, se estiver disponível no GOOGLE (ainda não pesquisei), iremos contar a BIOGRAFIA (ou parte dela), de um escritor e romancista INGLÊS que viveu no Século XVIII, que contraiu o POLIOVÍRUS e ficou com seqüelas da DEBILITANTE PARALISIA INFANTIL ou POLIOMIELITE.

Em 1980, a então útil ONU (hoje quase inútil), a então útil OMS (hoje um cabide de empregos bens remunerados), além de outros Organismos Internacionais, declararam através da IMPRENSA MUNDIAL que a deformante e letal VARÍOLA estava ERRADICADA do Planeta TERRA. A “arma” usada para combater a terrível doença foi apenas uma VACINA!

Em 1980, um País Continental chamado BRASIL, dava um exemplo ao MUNDO, de que, era capaz de ERRADICAR a debilitante POLIOMIELITE usando apenas uma VACINA, exemplo este seguido por outros países da AMÉRICA do SUL, e, depois, um benéfico caminho que foi trilhado por quase todos os Países do MUNDO. Mas...

Em 1980, o Planeta TERRA foi “presenteado” com uma nova e misteriosa enfermidade chamada de SIDA ou AIDS. Após quase quatro décadas não existe uma única VACINA para evitar a enigmática patologia. Estranho ou muito estranho?

Então a luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. BOA leitura, BOA saúde, BONS pensamentos e BOM DIA.

Aracaju, capital do Estado de Sergipe, localizado no BRASIL, um País que combate ferozmente o ainda LÍCITO TABAGISMO e que quer legalizar na tora outras DROGAS ainda ILÍCITAS, inclusive a ESQUIZOFRÊNICA maconha. Não tem TREM na LINHA. Tem é TRAFICANTE “político” nessa estória.

Aracaju, sábado, 18 de abril de 2020.

JORGE MARTINS CARDOSO – Médico – CREMESE nº 573.

Fontes: (1) – INTERNET. (2) – Google. (3) – Wikipédia. (4) – Revista da OMS “A SAÚDE do MUNDO”. (5) - Outras fontes.