A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A VONTADE... "Alguns HERÓIS que LUTARAM contra a POLIOMIELITE". "Ao que tudo indica, COMUNISTAS e SOCIALISTAS Fabianos estão impedindo a ERRADICAÇÃO da PÓLIO". (7ª parte).

A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A VONTADE... “Alguns HERÓIS que LUTARAM contra a POLIOMIELITE”. “Ao que tudo indica, COMUNISTAS e SOCIALISTAS Fabianos estão impedindo a ERRADICAÇÃO da PÓLIO”. - (7ª parte).

HISTÓRIA da POLIOMIELITE (continuação...)

TIBÉRIO CLÁUDIO CÉSAR AUGUSTO GERMÂNICO.

Parte Inicial ou Parte A.

Origem: - Wikipédia, a enciclopédia livre.

INFORMAÇÕES GERAIS.

- IMPERADOR ROMANO.

- REINADO – 24 de janeiro de 41 d.C. (depois de CRISTO) a 13 de outubro de 54 d.C. (depois de CRISTO).

- Duração do Reinado – 13 anos e 9 meses aproximadamente.

- Antecessor – CALÍGULA. (a-1).

- Sucessor – NERO. (a-2).

- Esposas – PLÁUCIA URGULANILA. - ÉLIA PECINA. - MESSALINA. - AGRIPINA MENOR.

- Descendência - Cláudio Druso. - Cláudia Antônia. - Cláudio Britânico. - Nero (filho adotivo).

- DINASTIA – Júlio-Claudiana.

- Nome completo – TIBÉRIO CLÁUDIO CÉSAR AUGUSTO GERMÂNICO.

- Nascimento – 1º de agosto de 10 a.C. (antes de CRISTO) – LUGDUNO, GÁLIA, LUGDUNENSE, IMPÉRIO ROMANO.

- Morte – 13 de outubro de 54 d. C. (depois de CRISTO), Roma, Itália, Império Romano – 64 anos de idade.

- Enterro - Mausoléu de Augusto, Roma, Itália.

- Pai –Nero Cláudio Druso.

- Mãe – Antônia Menor.

- Religião – Paganismo ROMANO.

(a-1) – CALÍGULA - Caio Júlio César Augusto Germânico, também conhecido como CAIO CÉSAR. Pertencia à Dinastia Júlio-Claudiana. Nasceu no dia 31 de agosto de 12 a.C. (antes de CRISTO) e faleceu no dia 24 de janeiro de 41 d.C. (depois de CRISTO), quando tinha apenas 28 anos de idade. REINOU como IMPERADOR ROMANO de 16 de março de 37 d.C. até o dia 24 de janeiro de 41 d.C. A sua morte neste dia, foi morte “matada”, ou seja, foi assassinado pela GUARDA PRETORIANA.

Segundo relatos de Historiadores Antigos Calígula era uma pessoa extravagante, cruel e pervertido sexual. O IMPERADOR, Calígula ou CAIO CÉSAR quis nomear o seu cavalo conhecido como “INCITATUS” Cônsul e Sacerdote. Dizem outros que ele queria nomear “INCITATUS” como SENADOR.

Hoje, no Senado Federal Brasileiro já existe um “INCITATUS” como Senador, que é o PETRALHA CAVALLO SANTOS, eleito na condição de “ficha suja”.

Precisamos ressuscitar CALÍGULA, para que ele ponha o atual Presidente do Senado, conhecido nos bastidores como o COMERCIANTE “Al Capone”, para fora da cadeira que ele ocupa CRUELMENTE, e, colocar em sua cadeira mais um “INCITATUS”. Mais de 110 milhões de brasileiros e brasileiras iriam comemorar efusivamente. Com certeza. #Volta Calígula! #Volta “INCITATUS”!

(a-2) – NERO – Nero Cláudio César Augusto Germânico, nasceu em ROMA no dia 15 de dezembro de 37 d.C. (depois de CRISTO) e faleceu no dia 9 de junho de 68 d.C., com apenas 30 anos de idade. O Seu REINADO como IMPERADOR ROMANO foi do dia 13 de outubro de 54 d.C. (depois de CRISTO) até o dia 9 de junho de 68 d.C. NERO CÉSAR foi o ultimo IMPERADOR ROMANO da Dinastia Júlio-Claudiana.

Dizem que ele tocou fogo em ROMA enquanto ele tocava um instrumento musical e cantava. Outros dizem que não foi ele não. Pelo sim ou pelo não, precisamos ressuscitar NERO o mais rápido possível. Não conseguimos ressuscitar, porém, conseguimos reencarnar.

Missão: - De volta ao planeta terra, tocar fogo no CONGRESSO NACIONAL, cuja arquitetura foi ideia do COMUNISTA Oscar qualquer coisa, e, que hoje é ocupado por anarquistas, comunistas, socialistas, PETRALHAS, LADRÕES, canalhas, calhordas, patifes, etc.

O próprio Ex-presidiário de Luxo e ainda CONDENADO, o ladrão e mentiroso SAPO BARBUDO MOLUSCO da Silva, quando era Deputado Federal, chegou a afirmar que na época existiam 300 PICARETAS na Câmara dos Deputados.

Usando a lógica, hoje deve ter mais, em decorrência de um fator fúnebre adicional. Com as sucessivas EPIDEMIAS de CORRUPÇÃO, aumentaram os números de CONTAMINADOS e a EPIDEMIA de CORRUPÇÃO atingiu metade dos SENADORES, tanto os velhos como os novos.

Como conseguimos REENCARNAR NERO? Pedi a KARDEC! Ora bolas! Ele apareceu repentinamente em Brasília.

Conversando com NERO (que já estava de FOGO) perguntei de supetão: - E aí IMPERADOR NERO, o que você acha? Vale a pena tocar FOGO ou não?

Puto da vida, NERO tascou: - Arquitetura feia da gota serena! Os nossos arquitetos eram muito melhores. Só por causa da feiura vou chamar metade da GUARDA PRETORIANA.

Mas, como existem muitos VAGABUNDOS e LADRÕES vou chamar toda a GUARDA PRETORIANA. Já e Já!

Indaguei – E como você vai chamar os PRETORIANOS? Cambaleando, (FOGO é FOGO) ele perguntou:

- Você não disse que tem um TÁXI SOLAR! Respondi: - Tenho! Quer emprestado? – Qual o quê? Não! É só para uma viagem rápida em ROMA. EMBARCAMOS no TÁXI SOLAR.

Lá de cima, sobrevoando Brasília, NERO olhou e comentou. - Cidade feia da peste bubônica. É melhor tocar FOGO na cidade TODA! Fiquei calado. Ou vocês acham que eu vou discordar de um suposto tocador de FOGO HISTÓRICO e PROFISSIONAL? O homem (NERO) tocou FOGO em toda a cidade de ROMA. Imagina?

Continuei - Eu sabia um pouco da sua vida, MUITO da história da GUARDA PRETORIANA, mas, eu não sabia que vocês tinham TÁXIS SOLARES.

- Pois, você deveria saber que o IMPÉRIO ROMANO já tinha TÁXIS SOLARES. O seu TÁXI SOLAR é para turismo. Os nossos TÁXIS SOLARES são PRAS GUERRAS mesmo! Só quero EMPRESTADO o seu CELULAR de 32 botões, já que o seu CELULAR de 64 botões ainda está no conserto. “Não é possível. Como ele podia saber?”

NERO continuou – Só vou avisar que estou chegando e vou mandar preparar tudo. E ligou os 32 botões com um dedo só...

Ligou – GENERAL GERMÂNICO. Do outro lado (sei lá se tinha telefone naquela época) – Pois não IMPERADOR NERO! Manda a ordem MAJESTADE. - Manda esquentar os motores de 128 TÁXIS SOLARES.

- Mais alguma coisa REI NERO? – Não esqueça dos REBOQUES dos TÁXIS. Coloque em cada REBOQUE 100 retroescavadeiras.

- Mais alguma coisa MAJESTADE NERO? – Quero em cada Táxi Solar 102.400 PRETORIANOS. – Já anotei MAJESTADE.

- Mais alguma coisa IMPERADOR NERO? - Duas garrafas de VINHO! - Mais alguma coisa IMPER... Não! Desligou.

Olhou pra mim e disse: - Jovem PATRIOTA! Vou dormir um pouco! Peça a um dos seus BEIJA-FLORES para me acordar quando chegarmos em ROMA. Dormiu que nem uma pedra.

Fiquei imaginando. De TÁXI SOLAR eu até entendo um pouco e é mesmo para turismo. Porém, para que as RETROESCAVADEIRAS? Será que virou moda, ou ele está sabendo do caso de SOBRAL, lá no Ceará?

É a primeira coisa que eu vou perguntar, assim que o IMPERADOR NERO acordar. São 12.800 retroescavadeiras. Caracas!

Pedi a 64 BEIJA-FLORES que preparassem um Café da Manhã especial para o IMPERADOR ROMANO NERO. Alguém aí do outro lado sabe preparar um gostoso café da manhã? Sabem? Para um IMPERADOR ROMANO? Sabem? Para o IMPERADOR NERO? Sabem? Para o IMPERADOR NERO REENCARNADO?

Sabem coisa nenhuma. Nem eu sei? Agora os meus BEIJA-FLORES sabem. Agora, morram! Morram de inveja ou morram da EPIDEMIA de ELEFANTES...

Assim que o IMPERADOR NERO foi acordado pelos BEIJA-FLORES, eu já estava de PLANTÃO e de PRONTIDÃO. As duas coisas é melhor. Ou não?

Bati continência e dei um sonoro - “BOM DIA IMPERADOR”.

– Bom dia Jovem PATRIOTA, respondeu ele. Os BEIJA-FLORES pegaram nos TRAJES IMPERIAIS e arrastaram o IMPERADOR para o salão principal do meu TÁXI SOLAR.

Alegremente o IMPERADOR disse: – já estou me sentindo em ROMA. Limitei-me a beber uma boa xícara de CAFÉ com LEITE e depois dois copos de SUCO de LARANJA.

Peguei um CINZEIRO de ESMERALDA e acendi calmamente com um ISQUEIRO de OURO, um CIGARRO HOLLYWOOD ORIGINAL (Souza Cruz e Made in Brasil).

O IMPERADOR NERO perguntou com curiosidade: - O que é isso aí? Apontando para o CIGARRO Made in BRASIL. Respondi - Uma descoberta dos índios da América do Norte e que os marinheiros de Cristóvão Colombo levaram para a EUROPA. Uma cultura e um hábito antigo.

Ele perguntou: - É bom? Respondi – Se for usado com moderação.

Era a hora de eu tirar as minhas dúvidas. Perguntei: – IMPERADOR NERO. Pra que tanta retroescavadeiras? - Ué! Estou estranhando a sua pergunta? Você não sabe? Respondi: - Não.

Disse-me o REENCARNADO NERO: - Um homem reencarnado sabe de coisas do passado, sabe de coisas do presente e, o que é mais difícil, sabe prever algumas coisas do futuro.

- Primeiro quero agradecer o Café da Manhã. Estava ótimo! - Foram as suas secretárias que fizeram? - Sim! As COLIBRIS. - Eu já tinha previsto, disse NERO.

- Sobre a sua pergunta: - Seu TÁXI SOLAR não pousa no SOL. Eu já sei disso. Chega até uma certa distância. Os nossos TÁXIS SOLARES e os nossos PRETORIANOS conseguem pousar no outro lado do SOL. Vocês veem um lado do SOL. Nós pousamos do outro lado do SOL. Lá também é quente, mas a temperatura é bem menor. E, também agimos muito rápido.

Por isto é que iremos utilizar muitos TÁXIS SOLARES, muitos REBOQUES, muitas RETROESCAVADEIRAS e muitos PRETORIANOS.

O IMPERADOR NERO continuou: - O SOL é uma criação de DEUS. DEUS criou o UNIVERSO com as ESTRELAS. Depois DEUS criou o SOL, que é a ESTRELA mais próxima da TERRA. Depois DEUS criou a LUA.

Depois DEUS criou a TERRA. Depois DEUS criou todos os animais, todos os vegetais e todos os minerais que existem na TERRA. Finalmente DEUS criou os SERES HUMANOS. - E... Fui interrompido

– Deixe eu concluir. - AS RETROESCAVADEIRAS são para escavar uma parte mínima do SOL. Depois que nós preenchermos os nossos REBOQUES, passaremos pela parte do SOL que vocês conseguem ver, para as ROCHAS SOLARES tomarem um “BANHO de SOL”.

Assim as ROCHAS SOLARES recebem mais RAIOS SOLARES e ficam bem quentinhas, quase pegando FOGO.

E, como vocês dizem: - De FOGO NERO entende. Fui tão acusado de ter tocado FOGO em ROMA, que terminei estudando tudo sobre FOGO. FOGO é comigo mesmo. NERO agora é FOGO mesmo. FOGO, FOGO e FOGO! (já se exaltando).

- Calma IMPERADOR...

- Os nossos TÁXIS SOLARES têm um sistema de aceleração e desaceleração muito mais veloz, muito mais potente e muito mais perfeito do que os seus TÁXIS SOLARES. A parte mais demorada é a RETROESCAVAÇÃO, que é feita no SOLO SOLAR. Lá é FOGO, FOGO e FOGO!

- Em quanto tempo chegaremos em ROMA? – Em 10 minutos disse eu. - E qual foi o tempo total da viagem nessa ESPELUNCA de Brasilândia até ROMA? - 64 minutos disse eu (mentindo).

- Isso não é um TÁXI SOLAR. Esta porra é um CALHAMBEQUE! Não queria e nem podia explicar ao IMPERADOR NERO, que na terra não posso ultrapassar certa velocidade, pois... MULTA!

- Ao chegarmos em ROMA conversaremos melhor disse o IMPERADOR. A operação será realizada amanhã cedo. O nome da operação será “OPERAÇÃO LAVA-JATO”.

- Durante boa parte do dia fizemos os planejamentos. – Atacar certos pontos de Brasília e certos locais da Avenida Paulista. Por quê? Haverão de perguntar os eleitores. Resposta – Secreto é segredo. E segredo é secreto.

Agora tem uma coisa. O planejado será FOGO! O NERO REENCARNADO é pior do que FOGO! É um FOGARÉU dos INFERNOS...

TIBÉRIO CLÁUDIO CÉSAR AUGUSTO GERMÂNICO (nota 1) - (em latim Tiberius Claudius Caesar Augustus Germanicus) nasceu em Lugduno, no dia 1º de agosto de 10 a.C. (notas 2 e 3) e faleceu em Roma no dia 13 de outubro de 54 d.C. (nota 4) – {64 anos de idade}.

Ele foi o quarto IMPERADOR ROMANO da DINASTIA JÚLIO-CLAUDIANA, e governou de 24 de janeiro de 41 d.C. até a sua morte em 13 de outubro de 54 d.C.

Nascido na atual Lyon, na Gália, foi o primeiro IMPERADOR ROMANO nascido fora da PENÍNSULA ITÁLICA.

Permaneceu APARTADO do PODER pelas suas DEFICIÊNCIAS FÍSICAS (era MANCO e GAGO), até que seu sobrinho CALÍGULA, após tornar-se IMPERADOR, o nomeou como CÔNSUL e SENADOR.

Observações do escriba:

1ª - Em uma das revistas da ORGANIZAÇÃO MUNDIAL da SAÚDE (OMS), cujo título é “A SAÚDE do MUNDO”, existe uma estela EGÍPCIA representando uma vítima da POLIOMIELITE (18ª Dinastia – 1403 – 1363 a. C.).

2ª – Tal revista é da década de 1960 do Século XX (Século passado) e encontra-se em uma MOLDURA no meu Consultório Médico. Se os leitores consultarem a WIKIPÉDIA acessando “A POLIOMIELITE” lá os leitores encontrão a “fotografia” da ESTELA EGÍPCIA vítima da PÓLIO. Não é de estranhar, pois, que muitos anos depois um IMPERADOR ROMANO contraísse e ficasse com alguma SEQUELA da PÓLIO. No caso, duas SEQUELAS: - MANCO e GAGO.

3ª – No caso da POLIOMIELITE EGÍPCIA, a data estimada da vítima da PÓLIO teria sido entre 1403 e 1363 a.C. (antes de CRISTO). Provavelmente, pesquisas estas realizadas por ARQUEÓLOGOS, PALEONTÓLOGOS, ANTROPÓLOGOS, NEUROLOGISTAS, etc.

4ª - Aproximadamente 1353 anos depois do caso no EGITO (não se sabe exatamente em que ano TIBÉRIO CLÁUDIO – {10 a.C. – 54 d.C} contraiu a PÓLIO, chega ao conhecimento de estudiosos o relato de um caso da enfermidade, que acometeu um personagem importante do IMPÉRIO ROMANO). Historiadores Antigos relatam que o IMPERADOR ROMANO era Manco, Coxo, Gago, etc. Lamentavelmente a AUTOBIOGRAFIA escrita por TIBÉRIO CLÁUDIO foi destruída. Nela poderíamos saber em detalhes, os sofrimentos pelos quais ele passou na condição de DEFICIENTE FÍSICO vítima da PARALISIA INFANTIL.

5ª – A alegação de que a POLIOMIELITE não respeita classe social e econômica não me parece muito consistente. Continuo batendo na tecla de que, as pessoas DESNUTRIDAS são mais VULNERÁVEIS às doenças infecciosas de um modo em geral, por uma razão muito simples. As pessoas mais bem NUTRIDAS têm um SISTEMA IMUNOLÓGICO muito mais RESISTENTE. A PRODUÇÃO de ANTICORPOS é mais rápida e mais constante.

6ª – Não é por acaso que hoje existe a profissão dos NUTRICIONISTAS e das NUTRICIONISTAS que atuam em Consultórios e em Hospitais, em todo o MUNDO.

7ª - No BRASIL, para a inveja de uma minoria de médicos, o MÉDICO Mineiro Dr. Lair Ribeiro, por exemplo, é CARDIOLOGISTA e NUTRÓLOGO. Ele tem trabalhos CIENTÍFICOS publicados nos EUA, tem vários livros publicados em diversos idiomas, realizou e ainda realiza palestras em vários países do MUNDO, faz palestras para alunos médicos, e, ainda, disponibiliza na INTERNET vários temas ligados à MEDICINA e à SAÚDE.

8ª - O comportamento de muitos GOVERNADORES e PREFEITOS ao criarem, nos dias atuais, os seus “CAMPOS de CONCENTRAÇÃO” da “marca” NAZISTA, devem ter esquecidos que a PÓLIO ainda não foi ERRADICADA do MUNDO. Acreditam piamente que o Diretor Geral da OMS é um MÉDICO de “verdade”, mandam manipular dados BIOESTATÍSTICOS antigos e recentes e estimulam o DESEMPREGO em massa.

9ª - Acreditam eles que não existe mais FOME no BRASIL, e esquecem que a FOME é péssima conselheira. Esquecem ou REALMENTE não sabem que crianças DESNUTRIDAS, são muito mais vulneráveis aos POLIOVÍRUS, e que a POLIOMIELITE pode voltar a “ALEIJAR” crianças e adultos.

10ª - As atuais e nobres autoridades estaduais, esquecem ainda, que em 1980, dois MÉDICOS Sergipanos, o OTORRINOLARINGOLOGISTA Dr. AUGUSTO do PRADO FRANCO (1912 – 2003) – na época Governador do Estado de Sergipe - e o PEDIATRA Dr. JOSÉ MACHADO de SOUZA (1912 – 1997), - na época Secretário de Estado da Saúde de Sergipe - trabalharam com muita competência, com muita determinação e com honestidade indiscutível, para ERRADICAR a Paralisia Infantil de SERGIPE, e, por conseguinte, contribuíram com firmeza para expulsar os PATÓGENOS, no caso os POLIOVÍRUS SELVAGENS de todo o Território Nacional. E, a Campanha de Saúde Pública, foi inteiramente exitosa.

11ª – A FOME e o DESEMPREGO geram DESESPEROS de um LADO, e, até mesmo a volta dos POLIOVÍRUS e da POLIOMIELITE podem retornar a ceifar vítimas e deixar um rastro de estropiados.

Do outro LADO as consequências poderão ser previsíveis ou imprevisíveis. Que LADO?

Saiam de suas casas, olhem para as ruas e observem os diversos LADOS, sobretudo o LADO da atual ELITE, que está se aproveitando dos COMUNISTAS INÚTEIS, que estão apoiando o TERRORISMO em SÃO PAULO, implantado por um Governador almofadinha e covarde que se esconde atrás de microfones de Emissoras de Televisão e de Rádio. Já o estão chamando de DITADÓRIA, de DITADÓLAR e de DORIANA.

12ª – O corajoso e honrado MAJOR OLÍMPIO, da Briosa POLÍCIA MILITAR do ESTADO de SÃO PAULO, eleito Senador da República com quase dez milhões de votos, quer ter uma conversa cara a cara com o Senhor ENGOMADINHO.

13ª - Vossa Excelência ALMOFADINHA, foge dele como o diabo foge da CRUZ. Governador covarde, desonesto, incompetente, mentiroso, oportunista e traíra. Você não é uma autoridade pública. VOCÊ é uma INUTILIDADE PÚBLICA. O Senador OLÍMPIO e o ESQUADRÃO da VIDA vão lhe pegar...

VOLTANDO à VACA FRIA...

A sua pouca atuação no terreno político, que representava a sua FAMÍLIA, serviu-lhe para sobreviver nas diferentes CONJURAS que provocaram a queda de TIBÉRIO e de CALÍGULA.

Nesta última CONJURA, os PRETORIANOS que ASSASSINARAM o seu sobrinho (Calígula) encontraram-no atrás duma cortina, onde se escondera acreditando que o iam MATAR. Após a MORTE de CALÍGULA, TIBÉRIO CLÁUDIO era o único homem adulto da sua FAMÍLIA.

Este motivo, junto à sua aparente debilidade (a DEBILIDADE FÍSICA era VISÍVEL) e a sua Inexperiência Política, fizeram com que a GUARDA PRETORIANA o PROCLAMASSE IMPERADOR, pensando talvez que seria um TÍTERE fácil de controlar.

Em que pesem as suas taras físicas, a sua falta de experiência política e de ser considerado um tolo e que padecera de COMPLEXOS de INFERIORIDADE por causa de burlas desde a sua infância e ESTIGMATIZADO pela sua própria MÃE, TIBÉRIO CLÁUDIO foi um Brilhante ESTUDANTE, GOVERNANTE, e ESTRATEGISTA MILITAR, além de ser QUERIDO pelo POVO.

O seu Governo foi de Grande Prosperidade na Administração e no Terreno Militar.

Durante o seu REINADO, as fronteiras do IMPÉRIO ROMANO foram expandidas, produzindo-se a CONQUISTA da BRITÂNIA.

O IMPERADOR ROMANO tomou um Interesse Pessoal pelo DIREITO, Presidindo Juízos Públicos e chegando a PROMULGAR VINTE ÉDITOS por DIA. Em qualquer caso, foi visto como uma personagem vulnerável, especialmente entre a ARISTOCRACIA.

TIBÉRIO CLÁUDIO viu-se obrigado a defender constantemente a sua posição descobrindo SEDIÇÕES, o que se traduziu na MORTE de muitos SENADORES ROMANOS.

Observação do escriba: - Naqueles idos, SENADORES burros, ladrões e preguiçosos eram condenados à morte. PENA CAPITAL! Hoje em dia os SENADORES trabalham quando querem, fazem LEIS para eles mesmos serem beneficiados, roubam milhões de DINHEIROS, ganham salários de IMPERADORES e não acontece nada. Em nome de uma IMUNIDADE ficam na IMPUNIDADE. #Volta GUARDA PRETORIANA. #Volta PRETORIANOS.

TIBÉRIO CLÁUDIO também enfrentou sérios reveses na sua Vida Familiar, um dos quais poderia ter sido o seu suposto ASSASSINATO.

Estes eventos danificaram a sua Reputação entre os ESCRITORES ANTIGOS, se bem que os HISTORIADORES mais recentes têm revisado estas opiniões.

VIDA, FAMÍLIA e PRIMEIROS ANOS.

“Foto:- A MÃE de TIBÉRIO CLÁUDIO, Antônia, a Jovem (representada aqui como Hera - Era Ludovisi), não tinha uma boa opinião do seu filho, que o olhava como um monstro e estulto homem”.

TIBÉRIO CLÁUDIO nasceu em Lugduno, na Gália (atualmente a cidade de Lyon, na França), e recebeu o nome de TIBÉRIO CLÁUDIO DRUSO NERO GERMÂNICO (Tiberius Claudius Drusus Nero Germanicus).

Os seus pais foram Nero Cláudio Druso, Questor e Pretor, irmão de Tibério, e Antônia, filha de Marco Antônio e Octávia, que por sua vez era irmã de Augusto. Teve dois irmãos maiores, Germânico e Lívila.

Pode ser que Antônia tivesse tido outros dois filhos, mortos em tenra idade. Durante o seu REINADO, TIBÉRIO CLÁUDIO reviveu o rumor de que o seu pai, NERO CLÁUDIO DRUSO, era na realidade o filho ilegítimo de AUGUSTO.

Em 9 a.C. NERO CLÁUDIO DRUSO faleceu inesperadamente, possivelmente por causa de uma ferida. TIBÉRIO CLÁUDIO ficou então a cargo de sua MÃE, que nunca voltou a casar-se.

Contudo, com o passar do tempo começaram a manifestar-se a longas séries de aflições e taras físicas de TIBÉRIO CLÁUDIO que, quando se tornaram evidentes, esfriaram a relação com a sua FAMÍLIA.

Aparentemente TIBÉRIO CLÁUDIO acrescentou alguma DISFUNÇÃO FÍSICA a uma SÍNDROME de COMPLEXO de INFERIORIDADE que seria reforçada pela sua própria MÃE.

Antônia referia-se a ele como um monstro, e utilizava-o como exemplo de estupidez. É provável que o deixasse com a sua AVÓ, Lívia, por alguns anos. LÍVIA foi pouco mais amável com ele, e com frequência enviava-lhe curtas e iracundas cartas de reproche. Desde o princípio TIBÉRIO CLÁUDIO foi considerado um personagem inaceitável para o cargo de IMPERADOR.

A Imposição da TOGA VIRIL foi feita em segredo e AUGUSTO relegou-o a um posto secundário no Cargo Sacerdotal.

TIBÉRIO CLÁUDIO ficou sob o cuidado de um "antigo condutor de mulas" (nota 5) para que o mantivesse sob uma certa disciplina, partindo da lógica de que a sua condição era devida ao relaxamento e à falta de espírito.

Contudo, quando alcançou a adolescência, os seus sintomas aparentemente desvaneceram-se, e a sua FAMÍLIA fixou-se nos seus interesses ACADÊMICOS.

Em 7 a. C. Tito Lívio foi contratado como Tutor do moço para lhe ensinar História, com a assistência de Sulpício Flávio.

TIBÉRIO CLÁUDIO passou muito tempo com este último, bem como com o FILÓSOFO estóico Atenodoro de Tarso.

Augusto, segundo uma carta, ficou surpreendido frente da CLARIDADE da ORATÓRIA de Cláudio e começaram a formar-se expectativas sobre o seu futuro.

Tibério Cláudio dedicou-se aos estudos e destacou-se em matérias como Matemática, Gramática, Geometria e, sobretudo História. Aprendeu MEDICINA e Grego, que chegou a falar com fluidez, e leu com avidez as obras de Atenodoro de Tarso. Observação do escriba: - Ele não era Médico, porém estudou Medicina. Talvez por causa da PÓLIO.

Finalmente, foi o seu trabalho como Historiador que acabou com a sua incipiente carreira política. Segundo Vincent Scramuzza, e outros, TIBÉRIO CLÁUDIO começou a trabalhar numa obra a respeito da História da Guerra Civil Romana que pôde ter sido verídica demais, ou bem crítica demais com AUGUSTO.

Em qualquer caso, era demais pronto para um fato como esse, e pôde ter servido simplesmente para lembrar a AUGUSTO que TIBÉRIO CLÁUDIO era descendente de MARCO ANTÔNIO.

A sua mãe e a sua avó agiram depressa para terminar com isso, embora a experiência pudesse ter-lhes servido como amostra de que TIBÉRIO CLÁUDIO não era preparado para um cargo público, ao não parecer o bastante digno de confiança.

O fato é que retomou o trabalho narrativo mais adiante na sua vida. TIBÉRIO CLÁUDIO saltou a época das guerras acontecidas durante o SEGUNDO TRIUNVIRATO.

Além disto, foi a última pessoa a ler em ETRUSCO, LÍNGUA do POVO que GOVERNOU inicialmente ROMA.

Contudo, o dano já estava feito, e a sua FAMÍLIA tirou TIBÉRIO CLÁUDIO da Esfera Política.

Quando foi erigido o ARCO do TRIUNFO de PAVIA em honra ao clã imperial em 8 d.C., o nome de TIBÉRIO CLÁUDIO (nesse momento TIBÉRIO CLÁUDIO NERO GERMÂNICO após ascender ao grau de pater famílias da FAMÍLIA dos CLÁUDIO-NERONES com a adoção do seu irmão) ficou inscrito com os PRÍNCIPES falecidos, CAIO CÉSAR e LÚCIO CÉSAR, e com os filhos de GERMÂNICO.

Até mesmo existem especulações a respeito de que TIBÉRIO CLÁUDIO pôde ter acrescentado a inscrição décadas mais tarde, e que originalmente nem sequer aparecia.

Contudo, e embora ficasse separado, AUGUSTO chegou a nomeá-lo representante dos CAVALEIROS de ROMA.

Quando AUGUSTO faleceu em 14, TIBÉRIO CLÁUDIO apelou para o seu TIO, o novo IMPERADOR TIBÉRIO, para que lhe permitisse começar o cursus honorum.

TIBÉRIO respondeu dando a TIBÉRIO CLÁUDIO uma distinção CONSULAR. Entretanto, quando TIBÉRIO CLÁUDIO voltou a solicitar um cargo político foi recusado.

TIBÉRIO não era mais generoso que AUGUSTO, e TIBÉRIO CLÁUDIO retirou-se para levar uma Vida Privada de caráter mais ACADÊMICO.

Escreveu várias Obras de História, entre as quais se encontra uma dedicada aos CARTAGINENSES e aos FENÍCIOS, outra sobre a HISTÓRIA ETRUSCA, um tratado sobre o Jogo dos Dados, uma AUTOBIOGRAFIA e a mais extensa e polêmica, uma obra sobre a HISTÓRIA de ROMA desde AUGUSTO, com todas as Guerras Civis.

PLÍNIO “o VELHO” incluiu-o na listagem dos 100 ESCRITORES mais importantes.

À morte de AUGUSTO, os EQUITES, ou CAVALEIROS ROMANOS, escolheram TIBÉRIO CLÁUDIO para encabeçar a sua delegação.

Quando a sua casa ardeu, o SENADO exigiu que fosse reconstruída e que o custo fosse suportado pelo ERÁRIO PÚBLICO, bem como que TIBÉRIO CLÁUDIO fosse admitido nos Debates Daquela Casa. TIBÉRIO recusou ambas as solicitações.

Observações do escriba:

1ª - Naquelas épocas tão distantes, SENADORES faziam questão de se AGLOMERAR para debater questões importantes para o povo.

2ª - Hoje em dia SENADORES e os “puxadinhos” DEPUTADOS FEDERAIS, se escondem em VÍDEOS CONFERÊNCIAS para poderem ROUBAR ELETRÔNICAMENTE “escondidinhos”. É o ASSALTO ao ERÁRIO PÚBLICO à DISTÂNCIA. Com a palavra o BOTAFOGO Chileno Maia e o COMERCIANTE Amapaense AL CAPONE.

Durante o período imediatamente posterior à morte de JÚLIO CÉSAR DRUSO, o filho de TIBÉRIO, TIBÉRIO CLÁUDIO foi assinalado por algumas Facções Políticas como possível herdeiro, o qual de novo sugestiona o caráter político da sua exclusão do âmbito familiar. Contudo, isto coincidiu com o período de máximo apogeu do poder e terror do PRETORIANO SEJANO.

Observação do escriba: - Naquelas épocas tão distantes existiam Facções Políticas. Nos dias atuais predominam fora e dentro das chamadas “CASAS do POVO”, Facções Criminosas, NEGOCIANDO todo tipo possível de safadezas.

Após a morte de TIBÉRIO, chegou ao poder CALÍGULA, e foi ele quem decidiu outorgar a TIBÉRIO CLÁUDIO Responsabilidades Políticas. Em 37 d. C., designou-o como o seu Companheiro no Consulado, ao mesmo tempo em que o nomeava SENADOR.

Com isso parece que CALÍGULA visava revitalizar a lembrança do seu falecido pai, GERMÂNICO.

Contudo, e apesar disso, CALÍGULA atormentava o seu TIO burlando-se dele, fazendo-lhe pagar Enormes Somas de DINHEIRO e até mesmo humilhando-o frente ao SENADO fazendo Claras Referências as suas DEFICIÊNCIAS (Observação do escriba: - No caso as seqüelas da paralisia infantil).

Segundo DIÃO CÁSSIO, TIBÉRIO CLÁUDIO voltou-se Doentio e Magro em finais do REINADO de CALÍGULA, muito possivelmente por causa de STRESS (nota 6).

CLÁUDIO é PROCLAMADO IMPERADOR.

“Foto: - Grato proclama Cláudio Imperador. Pormenor do quadro Um Imperador Romano, 41 d.C., por Lawrence Alma-Tadema, 1871”.

CALÍGULA foi ASSASSINADO a 24 de janeiro de 41, vítima de uma Conspiração na qual estavam envolvidos o próprio Comandante da GUARDA PRETORIANA, CÁSSIO QUEREIA, e vários SENADORES ROMANOS.

Não existe evidência de que TIBÉRIO CLÁUDIO tivesse a ver com o ASSASSINATO, embora se argumentasse que conhecia o Complô, pois abandonou a CENA do CRIME pouco antes dos fatos.

No caos posterior ao ASSASSINATO, TIBÉRIO CLÁUDIO viu como os GUARDAS GERMANOS matavam vários ARISTOCRATAS que não eram envolvidos na Conspiração, incluindo ALGUNS dos SEUS AMIGOS.

Preocupado pela sua própria sobrevivência, TIBÉRIO CLÁUDIO fugiu do PALÁCIO para se esconder.

Segundo os relatos tradicionais, um PRETORIANO chamado GRATO encontrou-o escondido detrás de uma cortina, com medo a que também o matassem a ele, e, inesperadamente PROCLAMOU-O IMPERADOR.

Também é possível que uma Seção da GUARDA PRETORIANA tivesse planejado buscar TIBÉRIO CLÁUDIO.

Pode até mesmo que com a aprovação do próprio TIBÉRIO CLÁUDIO, ele estivesse a par do que ia acontecer. De qualquer forma, o BATALHÃO assegurou que não buscava Vingança e TIBÉRIO CLÁUDIO acompanhou-os até o ACAMPAMENTO PRETORIANO, onde foi PROCLAMADO IMPERADOR.

A COXEIRA (de coxo) e a TARTAMUDEZ de que PADECIA, possivelmente evitaram-lhe o FATAL DESTINO sofrido por muitos NOBRES durante as PURGAS de TIBÉRIO e o irracional REINADO de CALÍGULA.

Com o ASSASSINATO de CALÍGULA, com parte da sua FAMÍLIA e a maioria dos seus SEGUIDORES, TIBÉRIO CLÁUDIO ficou como o Único Homem Adulto da sua FAMÍLIA.

“Foto: - Cláudio. Museu do Louvre”.

O SENADO reuniu-se depressa e começou a debater um Câmbio de Governo que acabou degenerando numa discussão sobre quem deveria ser agora o NOVO PRÍNCIPE.

Quando conheceram a PROCLAMAÇÃO de TIBÉRIO CLÁUDIO pela GUARDA PRETORIANA, exigiram que TIBÉRIO CLÁUDIO fosse apresentado para APROVAÇÃO.

TIBÉRIO CLÁUDIO recusou, sentindo o perigo que suporia ceder à sua exigência. Alguns HISTORIADORES, e em particular JOSEFO, sustêm que TIBÉRIO CLÁUDIO procedeu assim por conselho do REI da JUDÉIA, HERODES AGRIPA I.

Em todo caso, uma versão anterior dos mesmos fatos relatada pelo MESMO AUTOR diminui a influência de HERODES pelo qual não é possível conhecer em que medida pôde este influir.

Finalmente o SENADO viu-se obrigado a claudicar e, em contraprestação, TIBÉRIO CLÁUDIO perdoou quase todos os ASSASSINOS.

Foi finalmente ENTRONIZADO a 24 de agosto de 41 a. C. (antes de Cristo). O SENADO exigiu que ele renunciasse ao seu Título de IMPERADOR.

TIBÉRIO CLÁUDIO aceitou, possivelmente por ter uma IDEOLOGIA REPUBLICANA, embora tenha conservado a de AUGUSTO.

O seu segundo gesto inteligente foi o de entregar à GUARDA PRETORIANA 15.000 SESTÉRCIOS, procedentes da HERANÇA FAMILIAR, para obter os seus favores.

TIBÉRIO CLÁUDIO efetuou uma série de passos com o fim de Legitimar o seu Governo frente de possíveis Usurpadores do TRONO, a maioria enfatizando o seu lugar dentro da FAMÍLIA JÚLIO-CLAUDIANA.

Adotou o nome "CÉSAR" como COGNOME, dado que continuava tendo muito peso entre o povo.

Para isso foi tirado o COGNOME "NERO", que adotara como pater família dos CLÁUDIO NERO quando o seu IRMÃO GERMÂNICO foi adotado em outra FAMÍLIA.

Embora nunca chegasse a ser adotado por AUGUSTO ou pelos seus sucessores, TIBÉRIO CLÁUDIO era NETO de OCTÁVIA, pelo qual ficava Legitimado para ostentar o nome dessa FAMÍLIA.

Também adotou o Título "AUGUSTO", como fizeram os dois IMPERADORES ANTERIORES ao chegar ao TRONO. Manteve o nome Honorífico "GERMÂNICO" para mostrar com isso a sua conexão com o seu IRMÃO, considerado um HERÓI pelos ROMANOS.

“DEIFICOU” a sua AVÓ PATERNA, LÍVIA, para sublinhar a sua posição como Esposa do Divino AUGUSTO.

Finalmente, TIBÉRIO CLÁUDIO usava frequentemente o termo "FILHO de DRUSO" ("filius Drusi") nos seus Títulos, para recordar ao povo o seu já Legendário Pai, e assim ser atribuída parte da sua Reputação.

Ao ter sido PROCLAMADO IMPERADOR pela GUARDA PRETORIANA e não pelo SENADO, o qual marcou um precedente na HISTÓRIA de ROMA, a Reputação de TIBÉRIO CLÁUDIO sofreu entre os Historiadores e Escritores Antigos, tais como SÊNECA.

Além disso, foi o Primeiro IMPERADOR que recorreu ao Suborno como forma de se assegurar a LEALDADE do EXÉRCITO.

Isto, no entanto, não é totalmente exato, pois, TIBÉRIO e AUGUSTO deixaram presentes para o EXÉRCITO e a GUARDA PRETORIANA no seu TESTAMENTO, e à MORTE de CALÍGULA parece que se aguardava o mesmo, se bem que não existia nenhum TESTAMENTO.

TIBÉRIO CLÁUDIO demonstrou a sua gratidão à GUARDA PRETORIANA e até mesmo durante a primeira parte do seu REINADO chegou a Ordenar a CUNHAGEM de MOEDAS nas quais Honrava os PRETORIANOS.

Observação do escriba: - Embora naquela época não existissem BANCOS, no entanto existiam MOEDAS, ou seja, DINHEIRO. Na maioria dos casos os IMPERADORES ROMANOS cunhavam MOEDAS com as suas efígies. Aqui TIBÉRIO CLÁUDIO foi politicamente inteligente ao homenagear a GUARDA PRETORIANA.

O GOVERNO de TIBÉRIO CLÁUDIO.

EXPANSÃO do IMPÉRIO.

Ver também: - Invasão Romana da Britânia.

“Foto: - TIBÉRIO CLÁUDIO. RETRATO IMPERIAL em Bronze no Museu Arqueológico Nacional de Espanha”.

Durante o REINADO de TIBÉRIO CLÁUDIO o IMPÉRIO atravessou o seu período de Maior Expansão após a Época de AUGUSTO.

Foram anexadas, por diferentes motivos, as Regiões de TRÁCIA, NÓRICA, PANFÍLIA, LÍCIA e JUDÉIA.

A anexação do REINO da MAURITÂNIA começara sob o Governo de CALÍGULA, e foi completada com a derrota das Forças Rebeldes e a divisão em duas PROVÍNCIAS IMPERIAIS. Contudo, a nova conquista de maior importância foi a da BRITÂNIA.

Nos princípios do seu REINADO, ao chegar ao TRONO, TIBÉRIO CLÁUDIO deu-se conta de que carecia de Conexões no EXÉRCITO ROMANO, pelo qual, quase imediatamente, planejou a Invasão da BRITÂNIA (o território correspondente ao atual sul e centro da GRÃ-BRETANHA).

Esta começou em 43. TIBÉRIO CLÁUDIO mandou o GENERAL AULO PLÁUCIO no Comando de QUATRO LEGIÕES após a chamada de auxílio de uma Tribo Aliada.

BRITÂNIA era um objetivo muito atrativo para ROMA devido às suas Riquezas Naturais, nomeadamente na MINERAÇÃO e como FONTE de ESCRAVOS.

Também era um lugar de ASILO para os Rebeldes Gauleses, pelo qual não podia permanecer sem controle.

Uma vez que o GENERAL AULO PLÁUCIO estabeleceu uma Cabeça de Ponte na Ilha, TIBÉRIO CLÁUDIO foi pessoalmente a BRITÂNIA levando consigo Reforços Militares e até mesmo ELEFANTES de GUERRA, fato que elevou enormemente o seu CARISMA entre os LEGIONÁRIOS.

Aparentemente, os ELEFANTES causaram uma Forte Impressão nos BRITÂNICOS durante a Captura de CAMULODUNO.

Marchou-se 16 dias depois, embora permanecesse nas províncias um tempo.

Em 44, pôde celebrar finalmente um Grande Triunfo com a Vitória Completa na BRITÂNIA, triunfo concedido pelo SENADO pelos esforços realizados.

Naquele então, somente os Membros da FAMÍLIA IMPERIAL podiam receber essa Honra.

TIBÉRIO CLÁUDIO, mais adiante, levantaria a restrição em favor de alguns dos seus GENERAIS.

Foi-lhe Outorgado o Título Honorífico "BRITÂNICO", em Honra das suas Conquistas, mas somente o aceitou em favor do seu FILHO, e nunca o utilizou formalmente para ele próprio.

“Foto: - O Império de Cláudio (37 - 54).

Quando CARATACO, o Líder da Resistência BRITANA, foi finalmente capturado em 50, TIBÉRIO CLÁUDIO indultou-o pela sua Nobre Atitude (o castigo era a PENA de MORTE) e terminou os seus dias numa das Províncias Romanas.

Isso implicou num final pouco comum para um GENERAL INIMIGO, embora também pudesse servir para Acalmar a Oposição na Ilha.

TIBÉRIO CLÁUDIO ordenou destruir qualquer símbolo pertencente à RELIGIÃO CELTA ou DRUIDISMO, e muitos TEMPLOS foram demolidos.

Observações do escriba:

1ª - Ao ordenar o fechamento das IGREJAS CATÓLICAS e dos TEMPLOS EVANGÉLICOS em todo ou quase todo o BRASIL (e de outras religiões), os GOVERNADORES e PREFEITOS DITADORES e NAZISTAS, a pretexto, - completamente demagógico e falso -, de SALVAR VIDAS HUMANAS, deverão ser derrotados nas URNAS ELEITORAIS em 2020 e em 2022, de uma maneira acachapante.

2ª – Os convictos RELIGIOSOS e os verdadeiros CIENTISTAS haverão de se UNIR FORTEMENTE em torno de SUAS PRINCIPAIS LIDERANÇAS, e a mudança será impressionante. Por mais que rolem OCEANOS de DINHEIROS, e RIOS de DÓLARES, ninguém esquecerá que, pela primeira vez no BRASIL REPUBLICANO, uma SEXTA-FEIRA da PAIXÃO não pôde ser comemorada pelos seus FIÉIS SEGUIDORES.

3ª – A maioria da POPULAÇÃO BRASILEIRA que continua na MISÉRIA e na POBREZA haverá de se unir à SOFRIDA CLASSE MÉDIA, formando uma LIGA de AÇO ABSOLUTAMENTE INDESTRUTÍVEL. A FOME, o DESEMPREGO e a PRISÃO em CAMPOS de CONCENTRAÇÃO poderão ser os ingredientes principais para que CIDADÃOS e CIDADÃS HONESTOS deixem de ser PACÍFICOS e se tornem extremamente VIOLENTOS.

4ª – Por enquanto, os POLICIAIS MILITARES ESTADUAIS estão inconscientemente obedecendo a ordens de GOVERNADORES NAZISTAS e FASCISTAS.

5ª - Porém, em certo momento eles irão perceber que a maioria dos GOVERNADORES são PSICOPATAS e/ou SOCIOPATAS, desonestos e mentirosos, e que, no momento, o problema principal não é a SEGURANÇA PÚBLICA, porém a SAÚDE PÚBLICA, e, o que é muito mais importante, é um PROBLEMA de SAÚDE PÚBLICA de BAIXA COMPLEXIDADE.

6ª – Então, despertados, as FORÇAS POLICIAIS MILITARES ESTADUAIS deverão ser apoiadas pelas FORÇAS ARMADAS NACIONAIS (Exército, Marinha e Aeronáutica), e os POLITIQUEIROS criminosos e mamateiros vão ver qual é o excelente REMÉDIO para a “TOSSE”.

Além disso, e à parte da já mencionada anexação de Trácia, Nórica, Ilíria, Mauritânia, Panfília, Lícia e Judéia como Províncias do IMPÉRIO ROMANO, TIBÉRIO CLÁUDIO fortaleceu as Fronteiras com a GERMÂNIA.

Ganhou um grande respeito por estas conquistas. GALBA e VESPASIANO, que depois seriam IMPERADORES, efetuaram grande parte das suas respectivas carreiras nestas Campanhas Militares.

TIBÉRIO CLÁUDIO efetuou um CENSO em 48 no que se contabilizaram 5.984.072 CIDADÃOS ROMANOS, o qual supõe um acréscimo de ao redor de um MILHÃO de CIDADÃOS desde a morte de AUGUSTO.

TIBÉRIO CLÁUDIO ajudou a incrementar o número mediante a fundação de Colônias às quais se garantia a Cidadania Romana.

As Colônias com frequência eram formadas a partir de comunidades já existentes, e, sobretudo, aquelas cujas elites puderam levar o seu povo a apoiar a causa romana.

Foram estabelecidas novas Colônias nos Novos Territórios ou nas Fronteiras do IMPÉRIO para permitir uma fácil defesa dos territórios quando fosse necessário. (continuaremos com a Parte Final ou Parte B).

Em 1980, a então útil ONU (hoje quase inútil), a então útil OMS (hoje um cabide de empregos bens remunerados), além de outros Organismos Internacionais, declararam através da IMPRENSA MUNDIAL que a deformante e letal VARÍOLA estava ERRADICADA do Planeta TERRA. A “arma” usada para combater a terrível doença foi apenas uma VACINA!

Em 1980, um País Continental chamado BRASIL, dava um exemplo ao MUNDO, de que, era capaz de ERRADICAR a debilitante POLIOMIELITE usando apenas uma VACINA, exemplo este seguido por outros países da AMÉRICA do SUL, e, depois, um benéfico caminho que foi trilhado por quase todos os Países do MUNDO. Mas...

Em 1980, o Planeta TERRA foi “presenteado” com uma nova e misteriosa enfermidade chamada de SIDA ou AIDS. Após quase quatro décadas não existe uma única VACINA para evitar a enigmática patologia. Estranho ou muito estranho?

Então a luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. BOA leitura, BOA saúde, BONS pensamentos e BOM DIA.

Aracaju, capital do Estado de Sergipe, localizado no BRASIL, um País que combate ferozmente o ainda LÍCITO TABAGISMO e que quer legalizar na tora outras DROGAS ainda ILÍCITAS, inclusive a ESQUIZOFRÊNICA maconha. Não tem TREM na LINHA. Tem é TRAFICANTE “político” nessa estória.

Aracaju, sexta-feira, 17 de abril de 2020.

JORGE MARTINS CARDOSO – Médico – CREMESE nº 573.