O PANICO DO COLAPSO

O PANICO DO COLAPSO

O pânico principal e eminente é pelo colapso do sistema hospitalar não ter leitos de UTI suficiente instalação com aparelhos respiradores para atendimento de um número grande de pacientes no pico da crise.

Existem ainda pânico quanto o resultado que a economia das pessoas irão serem abaladas e as consequências que isto trará a curto e médio prazo em virtude da doença, bem como das medidas de isolamento.

Em consequência destes pânicos uns acham que o remédio do isolamento poderá ser pior que a doença do corona 19, no entanto aqueles que defendem o isolamento com preocupação mais imediata do colapso hospitalar, preocupam-se com a eventual falta de leitos.

Da doença em si.

Muita coisa começou em terras distantes da Asia, China de Gengiscan, como o corona19, como é chamada esta última gripe, já tiveram outras que também trouxeram muitas vítimas como a do porco e a das aves, também neste século 21.

Ouvi esses dias que o século mais ruim da existência do homem foi o século XX, onde as duas grandes guerras e outras, mais o comunismo mataram mais de cem milhões de habitantes em nosso planeta. E só a gripe Espanhola matou entre 17 e 50 milhões de habitantes.

Contudo veja parte das reportagens abaixo: -

A peste negra foi uma pandemia, isto é, a proliferação generalizada de uma doença causada pelo bacilo Yersinia pestis, que se deu na segunda metade do século XIV, na Europa. ... A Peste Negra tem sua origem no continente asiático, precisamente na China. A peste negra no século XIV tenha matado entre 75 a 200 milhões de pessoas, praticamente um terço de toda a população que vivia nessa região do planeta.

Quando começou aqui no Brasil esta Pandemia, e foi decretado o Isolamento pelos Governadores, me reservei ao direito de opinar após 10 dias do que eu iria entender disto, e fui ouvindo os noticiários e entrevistas, e passado os 10 dias, adiei a minha conclusão para mais 30 dias, e com certeza não terei uma conclusão respeitada após esta data também.

Ocorre que após ouvir hoje o discurso do Diretor do Carrefour hoje e questionado o que achava, concordei em parte com ele, que me parece que houve um desencontro por interesses políticos dos governadores se reunirem se o governo central, que tentava evitar o pânico e ainda continuou defendendo que a crise econômica que o isolamento total traria seria um remédio pio que a doença, contudo houve o decreto do governador Doria de isolamento a partir de 20/03/20, que foi adiado para 20/04/2020.

Cheguei à conclusão que se o debate fosse possível, talvez houvesse um meio termo de não suspender as atividades de ninguém, nem dos serviços públicos, nem privado.

Deveria então criar o isolamento das pessoas de riscos, ou seja os maiores de 60 anos, bem como todos os outros de qualquer idade se se sentisse no grupo de risco comprovado com atesado médico, ou seja as pessoas de qualquer idade que nãos os sexagenário, como diabete, obesidade, fumantes com problemas pulmonares e outros com doenças pulmonares, com a comprovação de atestado médico, poderiam e deveriam se licenciar de suas atividades pelo período de 60 dias e isolar juntamente com os maiores de 60 anos.

Na verdade, o que está ocorrendo nesta data é que somente as lojas de roupas estão fechadas, e os funcionários públicos da educação, da justiça e do Executivo, alguns com férias antecipada, outros apenas estão em casa sem trabalhar, levando ainda por pressão alguns setores da indústria também a paralisarem.

Esta paralização de pessoas fora da condição de pessoas de risco, põe realmente em cheque a economia do pais, que gerará com certeza um dano talvez maior que a própria doença, originando a frase que o remédio é pior que a própria doença.

É certo que os números apurados na China são duvidosos, os da Itália são alarmantes na região de Milão, e na Espanha, se complicando ainda no EUAs, pelo tamanho do pais e pela sua falta de saúde pública.

No Brasil, sou otimista, que devido ao clima mais quente, não apreciado pelo corona 19, bem como pelo sistema de saúde pública (SUS), bem como pelas prevenções considerados por alguns exageradas, para retardar o COLAPSO HOSPITALAR caso haja um pico com excesso de casos, que estavam previsto para entre 10 e 15 de abril, opinião que ainda persiste onde o pico é entre 10 e 30 de abril, talvez ainda seguindo para maio, mesmo assim, não acredito que haverá uso dos hospitais de campanha construído ou em construção.

É certo que como no exemplo de Bragança Pta, alas abandonada da Santa Casa, o que ocorreu em São Paulo, em outras cidades foram ativadas para se tornar hospitais de referência para o corona 19.

Como vimos os números de outras pandemias ocorridas no passados em especial a última de 2009 da influência, que ainda assola e continua assolando nosso pais e o mundo, contudo contando com vacinas, muitas vítimas de pessoas de risco são vitimadas.

O Corona 19, sem a vacina, vem vitimando muitos, mas mesmo assim precisamos notar que é uma gripe com índice de fatalidade em torna de 3% dos infectados de grupo, e entre estes estão mais de 90% daqueles do grupo de risco, ou sejam, pessoas com mais de 60, ou com doenças diabética, e pulmonares;

Se assim considerarmos, pessoas fora do grupo de risco com possibilidade se serem vitimadas estão em torno de menos de 10%, das vítimas do grupo de risco que vierem a ser vitimadas.

Falar, escrever, descrever, tragédias sempre vão gerar polemicas e com certeza o presente assunto, não haverá harmonia em sua interpretação e analise, até por que certos grupos ou pessoas tem sofrimentos ou perdas diferentes. 10.04.20

estreladamantiqueira
Enviado por estreladamantiqueira em 10/04/2020
Código do texto: T6912161
Classificação de conteúdo: seguro