A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A VONTADE... "Alguns HERÓIS que LUTARAM contra a POLIOMIELITE". "Ao que tudo indica, COMUNISTAS e SOCIALISTAS Fabianos estão impedindo a ERRADICAÇÃO da PÓLIO". - (5ª parte).

A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A VONTADE... “Alguns HERÓIS que LUTARAM contra a POLIOMIELITE”. “Ao que tudo indica, COMUNISTAS e SOCIALISTAS Fabianos estão impedindo a ERRADICAÇÃO da PÓLIO”. - (5ª parte).

P – 09 de outubro de 1914.

JOSEPH LOUIS MELNICK.

“Foto: - BUSTO de BRONZE de JOSEPH LOUIS MELNICK no ‘CORREDOR da FAMA da POLIOMIELITE’”.

JOSEPH LOUIS MELNICK (09 de outubro de 1914 a 07 de janeiro de 2001 – 86 anos) foi um EPIDEMIOLOGISTA Americano que realizou Pesquisas inovadoras sobre a Disseminação da POLIOMIELITE, com o The New York Times chamando-o de "Um fundador da VIROLOGIA moderna".

INÍCIO da VIDA e da EDUCAÇÃO.

JOSEPH LOUIS MELNICK nasceu em 09 de outubro de 1914, em Boston, e se mudou com sua família para New Haven, Connecticut, quando tinha sete anos de idade.

Ele obteve seu Diploma de Graduação da UNIVERSIDADE Wesleyan em 1936 e recebeu um PH. D. em Química Fisiológica da UNIVERSIDADE de Yale.

Tornou-se membro da FACULDADE de Yale sob John Rodman Paul e foi nomeado PROFESSOR de EPIDEMIOLOGIA em 1954.

PESQUISA com a POLIOMIELITE.

Uma Pesquisa de Joseph Louis Melnick descobriu que a maneira mais comum de Espalhar a POLIOMIELITE era pela CONTAMINAÇÃO FECAL, geralmente por Mãos Sujas, e que o POLIOVÍRUS poderia sobreviver por longos períodos no ESGOTO.

Outros VÍRUS, como a HEPATITE, também foram encontrados no ESGOTO, levando a melhores padrões de purificação.

Níveis mais altos do VÍRUS da POLIOMIELITE foram encontrados no ESGOTO durante o VERÃO, na mesma época do ano em que os SURTOS da PÓLIO foram mais graves, no que, JOHN RODMAN PAUL observou: - "Falou em voz alta a favor da idéia de que OS VÍRUS da POLIOMIELITE circulam amplamente na POPULAÇÃO e no MEIO AMBIENTE apenas durante as ÉPOCAS EPIDÊMICAS”.

Juntamente com a MÉDICA PEDIATRA Americana DOROTHY M. HORSTMANN -, (também epidemiologista, virologista e professora – 1911 – 2001 – 89 anos, faleceu de complicações da Doença de Alzheimer) -, JOSEPH LOUIS MELNICK publicou os resultados de um Estudo que mostrou que a POLIOMIELITE podia ser Transmitida por MOSCAS, embora elas não fossem o VETOR PRINCIPAL da PÓLIO.

Ele foi um dos primeiros a descobrir que o VÍRUS da POLIOMIELITE pertencia a uma CLASSE MAIOR agora conhecida como ENTEROVÍRUS - uma forma de VÍRUS que poderia entrar no SISTEMA NERVOSO CENTRAL sob certas condições - e estava entre os que descobriram que a POLIOMIELITE e OUTROS ENTEROVÍRUS apenas RARAMENTE invadiam o SISTEMA NERVOSO CENTRAL.

Observações do escriba:

1ª - Segundo consta em meu Livro de MICROBIOLOGIA MÉDICA, no Capítulo 31, Edição de 1970 - no final do artigo (em fontes) colocarei as informações mais completas –, os POLIOVÍRUS pertencem ao Grupo PICORNAVÍRUS (Subgrupos ENTEROVÍRUS e RHINOVÍRUS).

2ª – Sendo os POLIOVÍRUS pertencentes ao subgrupo dos ENTEROVÍRUS eles provocarão quase sempre uma ENTEROVIROSE com maior frequência e maior intensidade e/ou uma RINOVIROSE com menor frequência e menor intensidade.

3ª – A POLIOMIELITE é uma enfermidade COSMOPOLITA, ou seja, ocorre em todas as regiões do mundo. Além do mais é uma enfermidade mais frequente nas CRIANÇAS, causando nelas uma PARALISIA FLÁCIDA. Há mais de um século, todas as estatísticas ou BIOESTATÍSTICAS apontam para esta realidade.

4ª – A PARALISIA FLÁCIDA pode comprometer quer seja a perna direita e/ou a perna esquerda - (formas mais comuns) -, quer seja o braço direito e/ou o braço esquerdo - (formas menos comuns) -, e/ou, em casos ainda menos frequentes, afetar as duas pernas e os dois braços (TETRAPLEGIA). E, ainda, o que é mais raro, pode levar a CRIANÇA à MORTE.

5ª – Depois que os POLIOVÍRUS atingem certa parte do intestino delgado, uma quantidade de POLIOVÍRUS continuará seu curso e serão eliminados pelas FEZES. Outra parte deles será absorvida pelo intestino e atingirão a CORRENTE SANGUÍNEA (esta fase nós chamamos de VIREMIA).

6ª – EM RELAÇÃO aos POLIOVÍRUS da VACINA ORAL - Parte dos POLIOVÍRUS VACINAL ATENUADO é eliminada pelas FEZES, caindo nas redes de esgotos ou outro meio hídrico, e, indiretamente, podem VACINAR outras pessoas. Ou seja, ocorre uma VACINAÇÃO INDIRETA de outras pessoas que não fizeram o uso da VACINAÇÃO ORAL. Assim sendo, as gotinhas da VACINA ORAL são realmente “milagrosas” ou quase milagrosas.

7ª - Da CORRENTE SANGUÍNEA (viremia), os POLIOVÍRUS se dirigem para o SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC), pois os POLIOVÍRUS são NEUROTRÓPICOS. Chegando ao SNC eles destroem determinadas partes dos NERVOS MOTORES. As destruições dos NERVOS MOTORES ocasionam os diversos tipos de PARALISIAS mencionadas acima.

8ª – Como o NEUROTROPISMO é ascendente, (ataca inicialmente a parte inferior da MEDULA ESPINHAL e pode continuar a subir pela Medula Espinhal), a POLIOVIROSE poderá atingir a Região BULBAR, acarretando parada respiratória irreversível que, quase sempre é LETAL.

9ª - Daí a importância das diversas VACINAÇÕES em intervalos corretos, até que seja alcançada a proteção duradoura (IMUNIZAÇÃO) contra a POLIOMIELITE. VACINAÇÃO é diferente de IMUNIZAÇÃO!

10ª – Já dissemos em um artigo anterior que a POLIOMIELITE é uma enfermidade principalmente de PROPAGAÇÃO ou de VEICULAÇÃO HÍDRICA (inclusive eles estão presentes nos esgotos). Parte dos POLIOVÍRUS é absorvida pelo INTESTINO, e, outra parte é eliminada pelas FEZES.

11ª – De um lado existe na natureza o POLIOVÍRUS SELVAGEM, do outro lado inúmeros cientistas conseguiram fabricar o POLIOVÍRUS DOMESTICADO, ou seja, o POLIOVÍRUS VACINAL DOMESTICADO, mais conhecido como POLIOVÍRUS VACINAL ATENUADO.

12ª - Os dois tipos de POLIOVÍRUS “inimigos” irão entrar em combate. Os POLIOVÍRUS SELVAGENS entrarão em “guerra” contra os POLIOVÍRUS ATENUADOS, quer seja no interior do organismo humano, quer seja no meio ambiente.

13ª – Ao contaminar ou infectar uma CRIANÇA – geralmente por via ORAL -, os POLIOVÍRUS SELVAGENS têm dentro do organismo humano uma trajetória constante, determinada e firme. A VACINA com POLIOVÍRUS ATENUADO (a vacina oral) segue o mesmo comportamento padrão do POLIOVÍRUS SELVAGEM.

14ª - Parte dos POLIOVÍRUS ATENUADOS é absorvida no intestino, seguindo a mesma trajetória no corpo da CRIANÇA, porém não causam a doença. Outra parte dos POLIOVÍRUS ATENUADOS é eliminada pelas FEZES, indo para os esgotos e se espalhando pelo meio ambiente.

15ª – Parte dos POLIOVÍRUS ATENUADOS (vacina oral) absorvido pelo intestino irá ativar o SISTEMA IMUNOLÓGICO que passarão a produzir ANTICORPOS ESPECÍFICOS contra os POLIOVÍRUS SELVAGENS, ou seja, contra a POLIOMIELITE. Um SISTEMA IMUNOLÓGICO forte e normal será capaz de produzir ANTICORPOS ESPECÍFICOS contra os POLIOVÍRUS SELVAGENS, impedindo-os de penetrar no organismo. A invasão da CORRENTE SANGUÍNEA (viremia) será repelida.

16ª – Todos os SERES HUMANOS e todos os mamíferos possuem um COMPLEXO SISTEMA IMUNOLÓGICO, que nos protegem contra inúmeros INVASORES (bactérias, fungos, vírus, etc.).

17ª – Uma prova cabal do que acabamos de afirmar é que, a grande maioria das EXPERIÊNCIAS CIENTÍFICAS realizadas para a descoberta das VACINAS PARENTERAL (Salk) e ORAL (Sabin), foi realizada preliminarmente em chimpanzés, macacos, ratos, etc.

18ª – Existe um dado muito importante que deve ser levado em consideração. Os SISTEMAS IMUNOLÓGICOS das pessoas são diferentes, sendo uns mais FORTES e outros mais FRACOS.

19ª – E, entre os diversos fatores que podem tornar um SISTEMA IMUNOLÓGICO enfraquecido, é o uso indiscriminado de certos FÁRMACOS.

20ª - Não irei citar o nome dos FÁRMACOS para não criar uma “GUERRA ATÔMICA” com uns arrogantes, alguns incompetentes e outros gananciosos, MÉDICOS ESPECIALISTAS. Declarada a “GUERRA ATÔMICA” os meus cabelos podem cair, os cabelos deles podem cair e os cabelos dos PACIENTES também podem cair.

21ª – O fato é que alguns FÁRMACOS podem provocar grave ou gravíssima IMUNOSUPRESSÃO, isto é, enfraquecer o SISTEMA IMUNOLÓGICO dos SERES HUMANOS, em alguns casos de maneira irreversível.

VIROLOGISTA CHEFE.

JOSEPH LOUIS MELNICK foi escolhido como VIROLOGISTA CHEFE na Divisão de Padrões Biológicos do National Institutes of Health em 1957.

Foi contratado pelo Baylor College of MEDICINE em 1958 como o primeiro Chefe do Departamento de VIROLOGIA e EPIDEMIOLOGIA da escola.

A Pesquisa que ele publicou em 1960 mostrou que a forma da VACINA ATENUADA usada na VACINA Contra a POLIOMIELITE desenvolvida por ALBERT BRUCE SABIN era menos prejudicial ao SISTEMA NERVOSO CENTRAL do que VACINAS Comparáveis.

Um estudo que ele realizou descobriu que a VACINA Contra a POLIOMIELITE pode ser armazenada por longos períodos usando CLORETO de MAGNÉSIO como Conservante, eliminando a necessidade de REFRIGERAÇÃO.

JOSEPH LOUIS MELNICK foi nomeado Reitor de CIÊNCIAS da Pós-Graduação em Baylor College of MEDICINE em 1968, cargo que ocupou até 1991.

Juntamente com o CIRURGIÃO CARDÍACO Americano Michael Ellis DeBakey (1908 – 2008 – 99 anos – um dos colaboradores da versão impressa, de 2007 da Encyclopaedia Britannica), JOSEPH LOUIS MELNICK investigou os possíveis efeitos que o CITOMEGALOVÍRUS pode ter sobre Doenças das Artérias Coronárias.

Uma Pesquisa realizada por LOUIS MELNICK com uma Equipe da Baylor, e publicada na prestigiada Revista Science em 1968, ele mais tarde encontrou evidências de que o CITOMEGALOVÍRUS, incluindo o VÍRUS do HERPES SIMPLEX, eram causa de algumas formas de CÂNCER do COLO do ÚTERO.

Um Regime para o Tratamento de um SURTO de POLIOMIELITE na década de 1980, na Faixa de Gaza e na Cisjordânia, por um esforço conjunto de Autoridades de Saúde Israelenses e Palestinas, usou uma combinação de formas VIVAS e INATIVADAS da VACINA Contra a POLIOMIELITE, conforme recomendado por JOSEPH LOUIS MELNICK e o PROFESSOR Nathan Goldblum (pai de Amiran Goldblum), pois aqueles que receberam até QUATRO DOSES da VACINA ORAL Contra a POLIOMIELITE ainda eram suscetíveis à POLIOMIELITE.

Em 02 de janeiro de 1958, JOSEPH LOUIS MELNICK era uma das 17 pessoas inscritas no “Hall da Fama da Poliomielite” em Warm Springs, na Geórgia, juntamente com outros DEZ Especialistas em POLIOMIELITE EUROPEUS e NORTE-AMERICANOS.

Editor de várias REVISTAS CIENTÍFICAS, JOSEPH LOUIS MELNICK escreveu e editou a seção sobre VIROLOGIA em um texto padrão sobre MICROBIOLOGIA.

JOSEPH LOUIS MELNICK foi reconhecido pelo Sabin Vaccine Institute em 1996, recebendo a sua Medalha de Ouro “Albert Bruce Sabin”, reconhecendo suas Pesquisas Pioneiras no ESTUDO da POLIOMIELITE, e, uma forma de agradecimento pelos mais de 100 VIROLOGISTAS que ele treinou durante sua carreira.

JOSEPH LOUIS MELNICK morreu aos 86 anos em 07 de janeiro de 2001, em Houston, como resultado de complicações da Doença de Alzheimer.

Ele deixou sua esposa, Matilda Benyesh-Melnick, uma filha e uma neta.

VEJA TAMBÉM.

HISTÓRIA da POLIOMIELITE.

REFERÊNCIAS.

01 - Altman, Lawrence K. "Joseph Melnick, Pólio Pioneer, morre aos 86", The New York Times, 21 de janeiro de 2001. Acessado 06 de novembro de 2019. "Dr. Joseph L. Melnick, Fundador da VIROLOGIA Moderna, Pioneiro na Pesquisa da POLIOMIELITE e líder em Ciências Ambientais, morreu em 07 de janeiro em Houston, onde trabalhou por mais de 40 anos no Baylor College of Medicine".

02 - Rawls, William E; Adam, Ervin; e Melnick, Joseph Louis. An Analysis of Seroepidemiological Studies of Herpesvirus Type 2 and Carcinoma of the Cervix, Cancer Research (journal) 33, páginas 1477 - 1482, junho de 1973. Acessado em 06 de setembro de 2017.

03 - Tulchinsky, Theodore. "Erradicação da pólio - desafios do estágio final", Bull World Health Organ, volume 83, nº 2, Genebra, fevereiro de 2005. doi: 10.1590 / S0042-96862005000200020 . Acessado em 27 de setembro de 2010.

04 - Furman, Bess. "Novo Corredor da Fama elogia LUTA Contra a POLIOMIELITE. Fundação divulga Bustos de Roosevelt, Salk e 15 outros em Warm Springs Marks 20º, no dia do aniversário da Sra. Roosevelt, que elogiou o papel da VACINA. Basil O'Connor vê novas conquistas da doença”, The New York Times, 03 de janeiro de 1958. Acessado em 06 de setembro de 2017.

05 - Prêmio da Medalha de Ouro, Sabin Vaccine Institute. Acessado em 27 de setembro de 2010.

CATEGORIAS:

Nascimento -1914.

Morte – 2001.

VIROLOGISTAS Americanos.

FACULDADE Baylor de MEDICINA.

MÉDICOS Americanos de Saúde Pública.

Pessoas de Houston.

MÉDICOS de New Haven, Connecticut.

Alunos da Wesleyan UNIVERSITY.

VACINOLOGISTAS.

Esta página foi editada pela última vez em 24 de fevereiro de 2020, às 02h42min (UTC).

Q – 28 de outubro de 1914.

JONAS EDWARD SALK.

Origem: - Wikipédia, a enciclopédia livre.

INFORMAÇÕES GERAIS.

- “Foto: - JONAS SALK durante uma conferência em 1988”.

- Nome Completo – JONAS EDWARD SALK.

- Nascimento - 28 de outubro de 1914, Nova Iorque, EUA.

- Morte – 23 de junho de 1995 (80 anos), La Jolla, Califórnia, EUA.

- Sepultamento – Califórnia, EUA.

- Nacionalidade – Norte-Americano.

- Cônjuge – Francoise Gilot.

- Alma mater – City College of New York, UNIVERSIDADE de Michigan, Escola de MEDICINA da UNIVERSIDADE de Nova Iorque.

- Ocupação - MÉDICO, EPIDEMIOLOGISTA, VIROLOGISTA, IMUNOLOGISTA, BIÓLOGO, Inventor.

- Prêmios – Lasker DeBakey (1956), Medalha Presidencial da Liberdade (1977).

- HONRARIA – Entre Milhares de MÉDICOS e CIENTISTAS Europeus e Americanos, ele foi selecionado para fazer parte dos 15 PESQUISADORES, que a partir de 1958 compõem o “The PÓLIO Hall of FAME”.

- Empregador – UNIVERSIDADE de Pittsburgh.

- Causa da Morte – Insuficiência Cardíaca.

JONAS EDWARD SALK (Nova Iorque, 28 de outubro de 1914 - La Jolla, 23 de junho de 1995 – 80 anos) foi um MÉDICO, VIROLOGISTA e EPIDEMIOLOGISTA Norte Americano, mais conhecido como o Inventor da Primeira VACINA ANTIPÓLIO (a epônima VACINA SALK).

JONAS EDWARD SALK trabalhou em Nova Iorque, Michigan, Pittsburgh e Califórnia.

Em 1960 fundou o Salk Institute for Biological Studies em La Jolla, na Califórnia, que é atualmente um centro de Pesquisas Médicas e Científicas.

Ao longo da vida CIENTÍFICA, foi um dos MILHARES de PESQUISADORES a utilizar a Herança de HENRIETTA LACKS, uma mulher norte-americana que faleceu de CÂNCER.

A linhagem de CÉLULAS de HENRIETTA LACKS eram peculiares a ponto de se tornarem um dos maiores Ícones da Ciência até os dias atuais e ficaram conhecidas como HeLa.

Foi a partir das CÉLULAS HELA que Salk produziu a VACINA Contra a POLIOMIELITE.

Nos últimos anos de vida, dedicou muita energia na tentativa de desenvolver uma VACINA Contra a AIDS.

SALK não buscava FAMA ou FORTUNA com as descobertas, e é citado como tendo dito: - “A quem pertence a minha VACINA? Ao povo! Você pode PATENTEAR o SOL?"

Até 1955, quando a VACINA começou a ser administrada, a POLIOMIELITE era considerada o problema de Saúde Pública mais assustador do Pós-Guerra Estadunidense.

As EPIDEMIAS ANUAIS eram cada vez mais devastadoras no país. a EPIDEMIA de 1952 foi o pior SURTO na HISTÓRIA do país Norte-Americano.

Dos quase 58.000 casos NOTIFICADOS naquele ano de 1952, 3.145 pessoas MORRERAM e 21.269 ficaram com algum tipo de PARALISIA, sendo que a maioria das vítimas eram CRIANÇAS.

Observações do escriba:

1ª - Taxa de Morbidade por POLIOMIELITE em 1952 nos EUA = 42% (+ ou -).

2ª - Taxa de Mortalidade por POLIOMIELITE em 1952 nos EUA = 5,42%.

3ª – Taxa de Morbidade por POLIOMIELITE em 1952 nos EUA, que ficaram com sequelas (paralisia) = 36,67%.

4ª – As diversas taxas aqui mensuradas são em relação apenas ao número de casos NOTIFICADOS.

5ª – Em todos os países do mundo as NOTIFICAÇÕES de ENTIDADES CLÍNICAS são SUBNOTIFICAÇÕES.

6ª - Mesmo nos casos de NOTIFICAÇÕES OBRIGATÓRIAS, de acordo com o Código Sanitário Nacional ou de acordo com o Código Sanitário Internacional, predominam as SUBNOTIFICAÇÕES.

De acordo com um Documentário da PBS em 2009, o segundo maior temor dos Estados Unidos, na época, foi a PÓLIO, perdendo apenas para o MEDO de o país ser atacado por uma BOMBA ATÔMICA.

Consequentemente, CIENTISTAS iniciaram uma corrida frenética para encontrar um meio de Prevenir e Curar a doença. No caso específico da PÓLIO, a MEDICINA PREVENTIVA venceu a MEDICINA CURATIVA.

Assim, segundo Denemberg, "Salk trabalhou dezesseis horas por dia, sete dias por semana, durante anos..." para chegar à descoberta da VACINA.

O MÉDICO, CIENTISTA e VIROLOGISTA JONAS EDWARD SALK, morreu de Insuficiência Cardíaca aos 80 anos de idade, em 23 de junho de 1995, em La Jolla, e foi enterrado no El Camino Memorial Park em San Diego.

REFERÊNCIAS.

01 - Jonas Salk, pag. 1500 - Grande Enciclopédia Universal - edição de 1980 - ed. Amazonas

02 - http://articles.latimes.com/2009/feb/02/entertainment/et-polio2.

03 - Denenberg, Dennis, and Roscoe, Lorraine. 50 American Heroes Every Kid Should Meet Millbrook Press (2006).

04 - The New York Times, Dr. Jonas Salk, Whose Vaccine Turned Tide on Polio, Dies at 80 June 25, 1995. Acessado em 26 de dezembro de 2018.

05 - Jonas Salk (em inglês) no Find a Grave.

CATEGORIAS:

Nascidos em 1914.

Mortos em 1995.

Prêmio Robert Koch.

Medalha Presidencial da Liberdade.

POLIOMIELITE.

PROFESSORES da UNIVERSIDADE de Pittsburgh.

MÉDICOS do Século XX.

BIÓLOGOS dos Estados Unidos.

MÉDICOS dos Estados Unidos.

VIROLOGISTAS dos Estados Unidos.

EPIDEMIOLOGISTAS dos Estados Unidos.

Humanistas dos Estados Unidos.

Alunos da UNIVERSIDADE de Michigan.

Inventores dos Estados Unidos.

Judeus dos Estados Unidos.

Esta página foi editada pela última vez às 01h05min de 23 de junho de 2019.

Observações do escriba:

1ª – Caso a minha memória não esteja falhando, o MÉDICO e CIENTISTA ALBERT BRUCE SABIN esteve pela primeira vez no BRASIL em 1961, para encontrar-se com um MÉDICO de São Paulo. Depois Dr. Sabin veio várias vezes.

2ª – Que seja do meu conhecimento, o MÉDICO e CIENTISTA JONAS EDWARD SALK nunca esteve no BRASIL.

3ª – Eu tenho um acervo sobre a POLIOMIELITE ou PARALISA INFANTIL de bom tamanho. Só em moldura eu tenho aproximadamente umas 70 “peças” alusivas ao tema, e uma boa coleção de camisas também alusivas ao mesmo tema.

4ª – Eu estava tentando escrever um LIVRO sobre a POLIOMIELITE, e já tinha escrito mais de 200 páginas. As páginas já digitadas estão guardadas em algum lugar da minha “arrumada” Biblioteca, junto com centenas de artigos e reportagens.

5ª – O livro poderá ainda ser escrito, porém encontrei dois fortes concorrentes. O Livro de JOHN RODMAN PAUL – Uma História de Poliomielite e o Livro de DAVID OSHINSKY - Poliomielite uma História Americana. No entanto, uma nova descoberta desviou-me da rota de um pseudo-escritor sobre a PÓLIO.

6ª – Casualmente eu descobri a desconhecida AUTO-HEMOTERAPIA em julho de 2007. Pelo menos para mim era totalmente desconhecida. A princípio fiquei boquiaberto. Será VERDADE?

7ª – Comecei a estudar o assunto em profundidade, comparando as minhas observações e informações (verbais), às informações dos meus Livros do curso de BIOLOGIA (inconcluso), e, com as informações dos meus Livros do curso de MEDICINA (concluído em dezembro de 1977), com as informações do saudoso Médico Dr. Luiz Moura.

8ª - Além disto, já encontrei alguns poucos Livros sobre a AUTO-HEMOTERAPIA. Poucos Livros, porém muito valiosos.

9ª – O provável LIVRO a ser publicado posteriormente, – não estou muito apressado -, deverá conter as exigentes pesquisas (de acordo com os protocolos legais), acompanhados das provas laboratoriais (exames complementares), das provas fotográficas, entrevistas e até de “filmagens”. Tudo ainda em fase de estudos e de elaboração, paulatinamente.

10ª – E o título do LIVRO? “A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A ARTE... O PREÇO... O TEMPO... A VERDADE... A VIDA... A VONTADE...” Eu ainda não terminei de explicar como as PALAVRAS foram surgindo. Mas, elas estão aí! Nós, os SERES HUMANOS, somos considerados os únicos ANIMAIS RACIONAIS. No entanto, a palavra ou o vocábulo “RAZÃO” não consta e nem constará do título do LIVRO! Por quê?

11ª – No dia 10 de abril de 2018, eu escrevi um artigo sobre SAÚDE aqui no RECANTO das LETRAS, com a seguinte “MANCHETE”: - A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A ARTE... O PREÇO... O TEMPO... A VERDADE... A VIDA... A VONTADE... “A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL da SAÚDE espalha o pânico e culpa os PECUARISTAS!”. (1ª e única parte). A quase inútil OMS causava o pânico entre os PECUARISTAS para que eles produzissem novos e mais antibióticos. Qual a RAZÃO? Para as Indústrias Farmacêuticas lucrarem mais. E lá no mencionado artigo está escrito quem está no Topo da Pirâmide.

12ª - No caso, a OMS, as Indústrias Farmacêuticas e os ocupantes do Topo da Pirâmide, todos eles estão SEM RAZÃO. Entenderam? Se vocês entenderam vocês estarão com a RAZÃO. Se vocês não entenderam vocês também estarão com a RAZÃO. Agora no “título” do meu Livro a RAZÃO sem RAZÃO não ENTRA não.

13ª – Não abandonei completamente a idéia de escrever um Livro sobre a minha experiência na luta contra a POLIOMIELITE. Teria ou ainda terei muito que contar. No entanto, diante das “IRRACIONAIS” AUTO-HEMOTERAPIAS estou em busca da RAZÃO. Ou das RAZÕES que as impedem de serem legalizadas.

14ª - As VACINAS Contra a específica POLIOMIELITE não venceram? As Vacinas das AUTO-HEMOTERAPIAS contra inespecíficas ENTIDADES CLÍNICAS haverão de vencer também!

15ª – No caso das VACINAS Contra a POLIOMIELITE, foram feitos testes experimentais de IMUNIDADE, a relação ANTÍGENOS x ANTICORPOS existe, o objetivo principal é a IMUNIZAÇÃO ESPECÍFICA contra a PÓLIO, enfim é um recurso IMUNOTERÁPICO, ou seja, é um recurso TERAPÊUTICO PREVENTIVO, no qual o SISTEMA IMUNOLÓGICO é ATIVADO ARTIFICIALMENTE.

16ª – Estamos falando apenas de uma ENTIDADE CLÍNICA (entre milhares existentes) que era chamada de PARALISIA INFANTIL e que hoje recebe o nome científico de POLIOMIELITE.

17ª - O SISTEMA IMUNOLÓGICO ser ATIVADO ARTIFICIALMENTE requer, entre outras coisas, de duas qualidades fundamentais: - 1ª - A EFICÁCIA. 2ª - A SEGURANÇA (esta 2ª qualidade é a mais IMPORTANTE). As duas se completam.

18ª - Até a presente data, a EFICÁCIA beira os 100% podendo chegar aos 100%. Todavia, a SEGURANÇA parece ter estacionado nos 99,5%. Aqui entramos num drama MAIS ATENUADO chamado de “A ESCOLHA de SOFIA”.

19ª – No caso da AUTO-HEMOTERAPIA a SEGURANÇA é sempre, sempre e sempre de 100%. Isto é, é absolutamente INOFENSIVA. O problema é provar as EFICÁCIAS perante as mais diversas ENTIDADES CLÍNICAS.

20ª - O bilionário CFM não faz experiências científicas e impede que pesquisadores interessados o façam.

21ª - Defendem tanto a VIDA HUMANA, que conseguiram a autorização do “honrado” e “científico” STF, para REALIZAREM pesquisas SUPOSTAMENTE com objetivos terapêuticos com células-tronco EMBRIONÁRIAS HUMANAS.

22ª - A AUTO-HEMOTERAPIA não utilizada EMBRIÕES HUMANOS! A AUTO-HEMOTERAPIA usa o seu PRÓPRIO SANGUE, para ser aplicado em SEU PRÓPRIO CORPO, para o seu PRÓPRIO BENEFÍCIO. A AUTO-HEMOTERAPIA é uma IMUNOTERAPIA NATURAL, de baixíssimo custo e que não pode ser PATENTEADA de maneira alguma!

23ª – JONAS EDWARD SALK teria dito: -“A quem pertence a minha VACINA? Ao povo! Você pode PATENTEAR o SOL?". Apesar de terem gastos MILHÕES de DÓLARES nas pesquisas, além dos estudos, dos trabalhos e do tempo gasto em centenas de experiências, o custo da VACINA SALK e da VACINA SABIN é baixíssimo.

24ª – Eu também não estou atrás de FAMA e nem de FORTUNA. Me satisfaz um feijão, um arroz, uma farinha e um pedacinho de carne. Há mais de 20 anos eu não tenho CARRO e não pretendo ter. Pra quê? Tanto CARRO na rua! Tanto TÁXI na rua! Tanto UBER na rua! Só não abro mão do meu grande luxo. O MEU TÁXI SOLAR. Pois fui eu quem inventei?

25ª – Então, em todos os meus textos sempre deverá constar: - A LUTA CONTRA a DEBILITANTE POLIOMIELITE CONTINUA. E, a LUTA a FAVOR da INOFENSIVA AUTO-HEMOTERAPIA também CONTINUA. Sempre, sempre e sempre.

@#@ - 05 de dezembro de 1916.

HILARY KOPROWSKI.

Origem: - Wikipédia, a enciclopédia livre.

Observações do escriba:

1ª - Ao invés da letra “R” antes da data de nascimento, coloquei o antigo jogo das velhinhas e dos velhinhos, associado ao moderno símbolo @ das Ciências Computacionais. O cientista HILARY KOPROWSKI, não sei por que motivo, NÃO FAZ PARTE do “The PÓLIO Hall of FAME”.

2ª – No entanto numa revista da OMS, da década de 1960, cujo título é A SAÚDE do MUNDO, consta a fotografia dele juntamente com outros cientistas que participaram ativamente pelas descobertas das duas VACINAS existentes contra a POLIOMIELITE.

INFORMAÇÕES GERAIS.

- “Foto: - HILARY KOPROWSKI em 2007”.

- Nascimento – 05 de dezembro de 1916, Varsóvia, Polônia.

- Morte – 11 de abril de 2013 – 96 anos – Filadélfia, EUA.

- Nacionalidade – Polonês.

- Prêmio – Medalha de Ouro Albert Bruce Sabin (2007).

- Campo – VIROLOGIA, IMUNOLOGIA.

HILARY KOPROWSKI (Varsóvia, Polônia, 05 de dezembro de 1916 – Filadélfia, Estados Unidos, 11 de abril de 2013 - 96 anos) foi um VIROLOGISTA e IMUNOLOGISTA Polonês, radicado nos Estados Unidos.

Foi o INVENTOR da PRIMEIRA VACINA de VÍRUS ATENUADO EFETIVA Contra a PÓLIO.

BIOGRAFIA.

HILARY KOPROWSKI estudou na Escola Secundarista Mikołaj Rej e desde os 12 anos Estudava Piano no Conservatório de Varsóvia.

Recebeu seu Diploma em MEDICINA pela FACULDADE de MEDICINA da UNIVERSIDADE de Varsóvia, em 1939.

Também Graduou-se em Música pelo Conservatório de Varsóvia e, em 1940, pelo Conservatório Santa Cecília, em Roma.

Adotou a Pesquisa Científica como sua principal ocupação, embora jamais tenha abandonado a MÚSICA e a COMPOSIÇÃO de várias PEÇAS MUSICAIS.

Em 1939, após a Invasão da Polônia pelos nazistas, HILARY KOPROWSKI e sua esposa Irena, também MÉDICA, deixaram a Polônia e se mudaram para Manchester, na Inglaterra.

HILARY KOPROWSKY foi então para Roma, onde passou um ano estudando Piano no Conservatório Santa Cecília.

Enquanto isso, Irena permaneceu na França, onde nasceu o primeiro filho do casal, Claude Koprowski.

Com a aproximação da invasão da França, em 1940, Irena e seu filho escaparam do país pela Espanha e Portugal, onde a Família Koprowski voltou a se reunir rumo ao Brasil, onde HILARY KOPROWSKI trabalhou no Rio de Janeiro para a Fundação Rockefeller.

Sua área de pesquisa por vários anos foi a busca por uma VACINA de VÍRUS ATENUADO Contra a FEBRE AMARELA.

Após a Segunda Guerra Mundial, HILARY KOPROWSKI se estabeleceu em Pearl River, Nova Iorque, onde foi contratado como Pesquisador dos LABORATÓRIOS LEDERLE, a Divisão Farmacêutica da American Cyanamid. (Observação do escriba: - Chegou a fabricar a Vacina Oral de Sabin contra a POLIOMIELITE).

Aqui ele iniciou seus experimentos com a POLIOMIELITE, que levaram à Criação da Primeira VACINA ORAL Contra a PÓLIO.

Em função de ter trabalhado para a INDÚSTRIA FARMACÊUTICA, alguns dos seus Colegas Acadêmicos o chamavam de um "Cientista Comercial".

HILARY KOPROWSKI se casou com Irena Grasberg em julho de 1938, ainda na FACULDADE de MEDICINA.

Eles tiveram dois filhos, Claude (nascido em Paris, em 1940) e Christopher (nascido em 1951), ambos MÉDICOS.

HILARY KOPROWSKI morreu em 11 de abril de 2013 na Filadélfia devido a uma pneumonia, aos 96 anos.

REFERÊNCIAS.

01 - Koprowski, Irena (1997). A Woman Wanders Through Life and Science. [S.l.]: State University of New York Press. ISBN 9780791431771.

02 - http://www.nlm.nih.gov/changingthefaceofmedicine/physicians/biography_187.html.

03 - http://www.christianacare.org/body.cfm?id=961.

04 - Hilary Koprowski, polio vaccine pioneer, dead at 96 - Philadelphia Inquirer, 13 de abril de 2013.

CATEGORIAS:

Nascidos em 1916.

Mortos em 2013.

Membros da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.

Membros da Academia de Ciências da Polônia.

IMUNOLOGISTAS dos Estados Unidos.

MÉDICOS dos Estados Unidos.

VIROLOGISTAS dos Estados Unidos.

POLIOMIELITE.

Alunos da Accademia Nazionale di Santa Cecília.

Alunos da Universidade de Varsóvia.

MÉDICOS da Polônia.

Esta página foi editada pela última vez às 20h35min de 30 de junho de 2018.

Em 1980, a então útil ONU (hoje quase inútil), a então útil OMS (hoje um cabide de empregos bens remunerados), além de outros Organismos Internacionais, declararam através da IMPRENSA MUNDIAL que a deformante e letal VARÍOLA estava ERRADICADA do Planeta TERRA. A “arma” usada para combater a terrível doença foi apenas uma VACINA!

Em 1980, um País Continental chamado BRASIL, dava um exemplo ao MUNDO, de que, era capaz de ERRADICAR a debilitante POLIOMIELITE usando apenas uma VACINA, exemplo este seguido por outros países da AMÉRICA do SUL, e, depois, um benéfico caminho que foi trilhado por quase todos os Países do MUNDO. Mas...

Em 1980, o Planeta TERRA foi “presenteado” com uma nova e misteriosa enfermidade chamada de SIDA ou AIDS. Após quase quatro décadas não existe uma única VACINA para evitar a enigmática patologia. Estranho ou muito estranho?

Então a luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. BOA leitura, BOA saúde, BONS pensamentos e BOM DIA.

Aracaju, capital do Estado de Sergipe, localizado no BRASIL, um País que combate ferozmente o ainda LÍCITO TABAGISMO e que quer legalizar na tora outras DROGAS ainda ILÍCITAS, inclusive a ESQUIZOFRÊNICA maconha. Não tem TREM na LINHA. Tem é TRAFICANTE “político” nessa estória.

Aracaju, domingo, 29 de março de 2020.

JORGE MARTINS CARDOSO – Médico – CREMESE nº 573.

Fontes: (1) – INTERNET. (2) – Google. (3) – Wikipédia. (4) – MICROBIOLOGIA MÉDICA – Editora Guanabara Koogan S. A. – Rio de Janeiro, GB – 1970 – Autores – 1º - Ernest Jawetz, PH. D., M. D. – Microbiologista – Universidade da Califórnia – São Francisco. 2º - JOSEPH LOUIS MELNICK, PH. D. – Professor of Virology and Epidemiology Baylor University College of Medicine Houston, Texas. Observação do escriba: - Faz parte do “The Pólio Hall of Fame”. 3º - Edward A. Adelberg, PH. D. – Professor of Microbiology and of Molecular Biophysics Director, Division of Biological Sciences Yale University. 8ª Edição Americana. 2ª Edição Brasileira. Capítulo 31 – Grupo Picornavírus (subgrupos Enterovírus e Rhinovírus), páginas 389, 390, 391, 392, 393, 394, 395, 396 e 397. (5) – Outras fontes.