Isolamento e quarentena

Isolamento e quarentena

Já falei na solidão social, onde disse do comportamento social da atualidade, e agora irei falar sobre a necessidade de isolamento físico. Vejamos quando isso ocorre, porque ocorre e os benefícios dele.

Essa palavra usada para o tempo em que se deve cumprir para uma separação ou isolamento, deve ter origem nas ocorrências bíblicas, onde relata vários episódios de isolamento e separação que alguém ou alguns tiveram que cumprir por força das circunstâncias ou por determinação divina. Falemos de algumas.

Após ter matado um egípcio que maltratava um hebreu, Moisés fugiu para Midiã, onde ficou por quarentena anos. De lá Deus o chamou para retirar o seu povo do cativeiro egípcio.

Para punir o povo rebelde saído do Egito, Deus mandou que o povo peregrinasse no deserto por quarenta anos, até que fossem consumidos os adultos saídos pela mão de Moisés.

Jesus esteve jejuando por quarenta dias antes de assumir o seu ministério terreno. Não comeu nem bebeu durante esse tempo.

Quando alguém era considerado impuro, segundo a lei de ordenanças dadas por anjos a Moisés, tinha que cumprir um período de separação de corpos.

Quando alguém era acometido de Lepra ou hanseníase, tinha que ser isolado do convívio dos demais. Porque esse é um mal contagiante.

Quando Elias disse que não choveria sobre a terra por três anos e meio, ele se refugiou à beira de um ribeiro até que ele secou.

Os índios que vivem sem contato com o homem branco, aculturado, ao entrar em contato com ele contrai as doenças das quais eles são portadores, mas que já não lhes afetam, devido os anticorpos produzidos por seus organismos.

Na grande tribulação que virá no final, antes da vinda de Jesus, haverá um período de três anos e meio de isolamento do povo de Deus, o qual irá para o ermo, conforme está no livro do Apocalipse.

O isolamento imposto pelas autoridades governamentais por causa do covid-19, faz-se necessário para evitar a sua propagação. Esse é um modo eficiente de evitar a sua reprodução.

Esse isolamento trouxe vantagens para se reavaliar várias coisas e comportamentos, tanto social quanto espiritual. Mas sobre isso falaremos oportunamente.

Fiquem em casa. Vão-se os anéis e fiquem os dedos. Perca renda e tudo o mais, e não perca a vida. Porque aqueles são possíveis de reaver, mas, a vida, só Deus. E ele manda ser prudente como as serpentes.

Manaus-Am, 24/03/2020

Oli Prestes

Missionário