A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A VONTADE... "Alguns HERÓIS que lutaram contra a POLIOMIELITE". "Ao que tudo indica, COMUNISTAS e SOCIALISTAS Fabianos estão impedindo a ERRADICAÇÃO da PÓLIO". - (2ª parte).

A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A VONTADE... “Alguns HERÓIS que LUTARAM contra a POLIOMIELITE”. “Ao que tudo indica, COMUNISTAS e SOCIALISTAS Fabianos estão impedindo a ERRADICAÇÃO da PÓLIO”. - (2ª parte).

D – 10 de julho de 1872.

OTTO IVAR WICKMAN.

O MÉDICO Sueco OTTO IVAR WICKMAN nasceu no dia 10 de julho de 1872 em Lund e faleceu no dia 20 de abril de 1914 em Saltsjobaden, apenas 41 anos de idade. Ele foi um MÉDICO Sueco que descobriu em 1907 o caráter EPIDÊMICO e CONTAGIOSO da POLIOMIELITE.

VIDA e CONQUISTAS – EDUCAÇÃO e CARREIRA ACADÊMICA.

Filho de um COMERCIANTE, IVAR WICKMAN começou seus Estudos Médicos na Universidade de Lund, em 1890, e passou no Exame Médico Estadual em 1901 no Instituto Karolinska, em Solna, perto de Estocolmo.

Em 1905, ele publicou sua Tese de Doutorado em POLIOMIELITE com o título "Poliomyelitis acuta", em alemão, e fez o Exame de Doutorado em 1906. Qualificou-se para o cargo de Doutor em Neurologia no Instituto Karolinska, além de trabalhar como Médico Distrital no Distrito de Ostermalm, em Estocolmo, a partir de 1907, até 1909.

Como aluno do MÉDICO PEDIATRA Karl Oskar Medin, a quem ele estimava muito, IVAR WICKMAN se dedicou predominantemente aos estudos de PARALISIA INFANTIL (POLIOMIELITE).

Além de sua tese, sua publicação de 1907, Beitrage zur Kenntnis der Heine-Medin'schen Krankheit, foi classificada como inovadora. No campo da NEUROLOGIA, ele também publicou vários artigos. Depois de 1909, IVAR WICKMAN passou mais e mais tempo no exterior.

Ele trabalhou no Instituto de PATOLOGIA e ANATOMIA em Helsingfors e fez Estudos PSIQUIÁTRICOS em Paris.

Repetidamente, tendo de lidar com as Dificuldades Financeiras, ele passou seus últimos dois anos em Breslau e StraBburg, nos dois lugares, trabalhando como assistente do PROFESSOR Adalbert Czerny (MÉDICO PEDIATRA Austríaco – 1863 - 1941 – 78 anos), considerado como co-fundador da PEDIATRIA moderna.

Aos 41 anos, ele tirou a vida com um tiro no coração em abril de 1914.

PEDIDO da CADEIRA de MEDIN.

As razões de seu suicídio não são conhecidas, já que IVAR WICKMAN não deixou uma carta de despedida ou outras notas. Os colegas relatam que, o fracasso de sua solicitação para o Cargo de PROFESSOR de PEDIATRIA no Instituto Karolinska, que até 1914 não havia sido ocupada, segundo MEDIN, foi um duro golpe para ele.

Quando o cargo foi aberto para candidatos em 1912, IVAR WICKMAN estava convencido de que, tinha grandes chances de se tornar Sucessor de seu Mentor.

A comissão da FACULDADE de MEDICINA de ESTOCOLMO, no entanto, preferiu um de seus dois co-candidatos em dezembro de 1913.

Por um lado, os Membros da Comissão culparam IVAR WICKMAN, por não ter demonstrado diversidade suficiente em seu trabalho de pesquisa: - Até a metade das suas 22 Publicações Científicas tratavam apenas da POLIOMIELITE.

Por outro lado, houve uma séria censura por ele NÃO ter dado uma Palestra de Auditoria Pública, que fazia parte do procedimento de solicitação.

Ele relatou estar doente por causa de sua "insônia" e apenas enviou uma nota do PROFESSOR ADALBERT CZERNY, que reconheceu as boas capacidades didáticas de seu aluno.

Há muitas razões para supor que IVAR WICKMAN evitou a Palestra Pública por causa de sua GAGUEIRA, o que consideravelmente prejudicava sua fluência na fala.

TRABALHO em PESQUISA de POLIOMIELITE.

“Foto: - Busto de IVAR WICKMAN em bronze (terceiro da esquerda) no Hall da Fama da Pólio”.

IVAR WICKMAN ficou conhecido por suas realizações na pesquisa da POLIOMIELITE. Como aluno de Karl Oskar Medin e estudando as descobertas de Jakob Heine e Ernst Adolf Gustav Gottfried Strümpell (MÉDICO NEUROLOGISTA nascido na Letônia – 1853 – 1925 – 71 anos), ele fez estudos Clínicos e Epidemiológicos detalhados para estabelecer a hipótese até agora CONTROVERSA de que a POLIOMIELITE pode ser transferida através do contato físico.

Ele recebeu evidências ilustrativas, principalmente da grande EPIDEMIA SUECA de 1905, com um total de 1.031 casos registrados.

Usando o exemplo da pequena Vila de Trastena no atual Toreboda, ele pôde mostrar que pessoas com uma grande superfície de contato, eram infectadas com POLIOMIELITE mais facilmente.

Em apenas seis semanas, 49 crianças haviam contraído a doença. Primeiro, ele observou uma propagação da doença pelas RUAS e LINHAS FERROVIÁRIAS.

Após semanas de testes de campo, IVAR WICKMAN conseguiu estabelecer o fato de que a escola local desempenhou um papel proeminente na disseminação da doença que, a partir de então, denominou Doença de Heine-Medin.

IVAR WICKMAN publicou a maioria de seus artigos e livros em Alemão e a maioria deles foi rapidamente traduzida para o Inglês. Ele chegou à conclusão de que a POLIOMIELITE era altamente CONTAGIOSA.

Ele sugeriu levar os chamados Casos Abortivos e NÃO PARALÍTICOS tão a sério quanto os casos graves com PARALISIA, uma vez que eles eram - como ele enfatizou - Instrumentais na Propagação da Doença.

Ele supôs que o AGENTE pudesse ser transmitido por pessoas presumivelmente saudáveis e foi o primeiro a descobrir que a POLIOMIELITE não era exclusivamente, nem mesmo principalmente, uma doença que afetava o SISTEMA NERVOSO CENTRAL.

Com base em suas observações, ele chegou à conclusão de que o PERÍODO de INCUBAÇÃO da POLIOMIELITE era de três a quatro dias, tema há muito tempo discutido, mas apenas confirmado em meados do SÉCULO XX.

Quando ele cunhou o termo “Doença de Heine-Medin”, ele seguiu uma sugestão do MÉDICO Austríaco Sigmund Schlomo Freud (Neurologista, Psiquiatra, Psicólogo, Psicoterapeuta, Literato, Judeu e considerado como o “Pai” da Psicanálise – 1856 – 1939 – 83 anos), que considerou a NOMEAÇÃO de uma doença com o nome de seu DESCOBRIDOR, menos problemática do que a denominação de sintomas ou agentes.

IVAR WICKMAN descobriu que o termo de HEINE - Spinale Kinderlahmung (PARALISIA INFANTIL da COLUNA VERTEBRAL) -, e o trabalho de MEDIN sobre POLIOMIELITE se referiam apenas, a partes da doença.

A idéia de IVAR WICKMAN, no entanto, não foi para se afirmar a longo prazo.

Quando em 1908, em Viena, foi anunciada a descoberta do POLIOVÍRUS por KARL LANDSTEINER e o MÉDICO Austríaco Erwin Popper (também Cirurgião Militar e depois Pediatra, - que em 1908, junto com KARL LANDSTEINER, descobriu o caráter infeccioso da POLIOMIELITE – 1879 – 1955 – 75 anos), IVAR WICKMAN não desistiu de seu trabalho como Pesquisador Clínico e Pediatra.

Observação do escriba: - Continuo surpreso com a descoberta do POLIOVÍRUS em 1908. Preciso estudar o tamanho do POLIOVÍRUS em meus livros. Haviam MICROSCÓPIOS ÓPTICOS assim tão potentes naquela época? Em 1908?

Ele também não se juntou à Equipe Sueca de VIROLOGISTAS CLÍNICOS. Para ele e suas descobertas, não fazia muita diferença se o agente da POLIOMIELITE era um VÍRUS ou uma BACTÉRIA.

O LEGADO de IVAR WICKMAN e as HONRAS PÓSTUMAS.

“Foto: - Detalhe: - Busto de bronze de IVAR WICKMAN”.

O Trabalho de Pesquisa de IVAR WICKMAN recebeu apenas pouco reconhecimento imediato, fora do Mundo dos Médicos Especialistas.

O obituário de seu colega, o MÉDICO Sueco Arnold Robert Josefsson (1870 – 1946 – 76 anos), após a morte precoce de IVAR WICKMAN é uma exceção: - "A morte de IVAR WICKMAN significa a perda de uma personalidade marcante, não apenas para o nosso país, mas para o Mundo da Medicina como um todo".

Enquanto isso, entretanto, ele se tornou um Pioneiro na Pesquisa da POLIOMIELITE.

Em 1958, ele foi homenageado postumamente ao ser introduzido no “Hall da Fama da POLIOMIELITE” em Warm Springs, Geórgia, EUA.

TERCEIRO na fila depois de HEINE e MEDIN, seguidos por KARL LANDSTEINER e mais ONZE ESPECIALISTAS em POLIOMIELITE e DOIS LEIGOS (um deles o Presidente dos EUA Franklin Delano Roosevelt), só então o busto de bronze de IVAR WICKMAN foi revelado. Observação do escriba: - Homenagem sincera ou Drama de Consciência?

Observações do escriba:

1ª - No “The Pólio Hall of Fame”, até a presente data, existem 17 bustos. São QUATORZE Especialistas homens, UMA Especialista mulher e DOIS leigos. Segundo os meus conhecimentos através de leituras, está faltando um busto de OUTRO ESPECIALISTA. E, ele é muito famoso na chamada Comunidade Científica. Até eu estou curioso para saber a causa da ausência do Cientista. E tô mesmo! Por quê?

2ª - Por uma razão muito importante. A primeira VACINA ORAL contra a POLIOMIELITE foi ele quem descobriu. Antes mesmo da VACINA ORAL do Médico Albert Sabin. Estranho. Veremos adiante.

3ª – Eu nunca tinha ouvido falar do “The Pólio Hall of Fame”. É impressionante o número de coisas que nós não CONHECEMOS. Vivendo e aprendendo. Uma eterna aprendizagem. A vida segue.

A classificação de IVAR WICKMAN das diferentes formas de POLIOMIELITE é referida pela Seção Européia da Organização Mundial da Saúde (OMS) como um “MARCO” na ERRADICAÇÃO da POLIOMIELITE. Observação do escriba: - Ué! ERRADICARAM a PÓLIO foi? Tô sabendo não?

Por outro lado, em 1971, o Especialista e Autor de artigos e Livros sobre a POLIOMIELITE, o MÉDICO Americano John Rodman Paul (Patologista e Virologista – 1893 – 1971 – 78 anos), assim comentava o impacto de IVAR WICKMAN: - “Considerando a importância das contribuições de IVAR WICKMAN, não acredito que seu trabalho seja apreciado hoje em dia”.

Observação do escriba: - Na Wikipédia estão disponíveis DEZ referências, CINCO Bibliografias e QUATRO Literaturas. Para as pessoas que estiverem realmente interessadas, na longa e ainda inconclusa história da luta contra a POLIOMIELITE ou PARALISIA INFANTIL, recomendo que leiam mais sobre o assunto.

Abaixo todas as QUATRO LITERATURAS existentes na Wikipédia.

01 - John Rodman Paul: Uma História de Poliomielite. Yale University Press, New Haven, EUA (Connecticut/EUA) - 1971. (Estudos de Yale na História da Ciência e da Medicina, 06), ISBN 0-300-01324-8, S. 88–97. Observação do escriba: - O MÉDICO JOHN RODMAN PAUL, também faz parte do “The Pólio Hall of Fame”.

02 - Hans J. Eggers, Milestones in Early Poliomyelitis Research (1840 a 1949), em: Journal of Virology, 73, 1999, S. 4533-4535.

03 - Por Axelsson: IVAR WICKMAN akademiska motgang - om en tjanstetillsattning och en akademiskt defekt, in: Lakartidningen, editado por Sveriges lakarforbund, 100, 2003. ISSN 0023-7205.

04 - Por Axelsson: Hostens spoke. De svenska polioepidemiernas história 1880 - 1965. Carlsson, Estocolmo 2004 (Diss. Umea 2004), ISBN 91-7203-583-8 (sueco). Com resumo em inglês: The Autumn Ghost. A história das epidemias de poliomielite na Suécia.

E – 30 de janeiro de 1882.

FRANKLIN DELANO ROOSEVELT – O ADVOGADO Estadunidense, e, depois Presidente dos Estados Unidos da América (ELEITO por quatro mandatos consecutivos), contraiu a POLIOMIELITE em agosto de 1921 quando tinha 39 anos de idade. Deu uma valiosa contribuição na luta contra a POLIOMIELITE. Entretanto, devido a sua extensa e marcante BIOGRAFIA, ele será “estudado” por último. FRANKLIN ROOSEVELT é um dos DOIS leigos que fazem parte do “The Pólio Hall of Fame”.

F – 25 de setembro de 1886.

CHARLES ARMSTRONG.

“Foto: - CHARLES ARMSTRONG por volta de 1950, em seu laboratório. – Cortesia da National Library of Medicine”.

CHARLES ARMSTRONG nasceu no dia 25 de setembro de 1886 em Alliance, Ohio, e faleceu no dia 23 de junho de 1967em Bethesda, Maryland, aos 80 anos de idade.

Foi um MÉDICO Americano que atuou no Serviço de Saúde Pública dos EUA. Ele cunhou o nome da CORIOMENINGITE LINFOCÍTICA em 1934, depois de ISOLAR um VÍRUS até então completamente desconhecido.

Ele descobriu em 1939 que o POLIOVÍRUS pode ser transmitido para RATOS de ALGODÃO e iniciou AUTOTESTES com VACINAÇÃO por SPRAY NASAL.

Em 1905, CHARLES ARMSTRONG conseguiu se formar na Alliance High School e passou para a Mount Union College Preparatory School (de 1905 até 1906).

Em 1910, se formou no Mount Union College, Alliance, Ohio.

Em 1915, ele se diplomou na Johns Hopkins Medical School , com um Diploma de MD e fez um estágio geral no Hospital Yale-New Haven até 1916.

CARREIRA CIVIL.

Em 16 de outubro de 1916, ele foi comissionado no Serviço de Saúde Pública dos EUA e serviu por seis semanas na Estação de Imigração, Ellis Island em Nova York.

De novembro de 1916 a setembro de 1918, ele foi Médico do Seneca dos Estados Unidos da Guarda Costeira (CSG), designado para águas cubanas e europeias por 17 meses, até que o navio foi transferido para a Marinha dos EUA, durante a Primeira Guerra Mundial.

Quando, no outono de 1918, ocorreram surtos locais de GRIPE PANDÊMICA (observação do escriba: - Deve estar se referindo à Gripe Espanhola de 1918), CHARLES ARMSTRONG era membro da equipe de investigação.

De 1919 a 1921, trabalhou como Assistente EPIDEMIOLÓGICO no Departamento de Saúde do Estado de Ohio.

Nas décadas seguintes, de 1921 até sua aposentadoria do serviço ativo, em 1950, ele trabalhou no Laboratório de Higiene, permanecendo lá por meio de mudanças administrativas e de nome nos Institutos Nacionais de Saúde.

De 1950 a 1963, Armstrong continuou no Instituto, realizando pesquisas diárias sem remuneração.

CHARLES ARMSTRONG foi casado com Elizabeth Alberta Rich de 1920 até sua morte. Ele teve uma filha, Mary Emma Armstrong (* 1924).

Seus documentos foram doados à Biblioteca Nacional de Medicina pelo Dr. Leake e Mary Emma Armstrong em 1972.

PESQUISA VIROLÓGICA.

O reconhecimento mundial de Charles Armstrong como VIROLOGISTA é devido (A) à sua descoberta, em 1934, do VÍRUS que é o agente de uma ENTIDADE CLÍNICA, que ele chamou de CORIOMENINGITE LINFOCÍTICA (LCM) e (B) ao seu bem-sucedido trabalho em Pesquisa e na Prevenção da POLIOMIELITE.

CORIOMENINGITE LINFOCÍTICA - (LCM).

Em 1934, Charles Armstrong ISOLOU um VÍRUS NEUROTRÓPICO anteriormente não descrito, encontrado durante a transmissão experimental do VÍRUS da ENCEFALITE, na EPIDEMIA de St. Louis de 1933.

Ele demonstrou a presença do VÍRUS no SISTEMA NERVOSO CENTRAL, no LÍQUIDO ESPINHAL, no SANGUE e na URINA de MACACOS e também no CÉREBRO e no SANGUE de RATOS durante a doença experimental.

Na maioria dos MACACOS houve INFILTRAÇÃO CELULAR mais ou menos difusa e irregular das MENINGES.

Na maioria dos ANIMAIS, houve um inchaço mais ou menos pronunciado, (edema e infiltração linfocítica) do PLEXO CORÓIDE, ou seja, a Membrana Celular que reveste os VENTRÍCULOS INTRACEREBRAIS, o que o levou a denominar a doença de CORIOMENINGITE LINFOCÍTICA, cuja abreviatura é LCM, sendo L = LINFOCÍTICA, C = CORIO e M = MENINGE.

POLIOMIELITE.

“Foto: - Busto de Bronze de Charles Armstrong em Warm Springs”

Enquanto ainda fazia trabalhos de pesquisa com a LCM em 1939, Charles Armstrong foi capaz, pela primeira vez, de ADAPTAR e TRANSMITIR uma CEPA HUMANA de POLIOVÍRUS (a CEPA de LANSING Tipo II (a-1), mais rara e menos perigosa) de MACACOS a Pequenos Roedores, primeiro ao RATO de ALGODÃO (Sigmodon hispidus hispidus) e depois para RATOS BRANCOS.

Observações do escriba:

1ª – (a-1) - Ainda voltaremos a falar da CEPA de LANSING Tipo II.

2ª – Pode ser que os brasileiros conheçam os RATOS de ALGODÃO e os RATOS BRANCOS. Eu não conheço. Eu conheço RATOS de ESGOTO (por carência ou falta de Saneamento Básico).

3ª – Os RATOS de ESGOTO que eu conheço são menos nocivos do que os RATOS da TVESGOTO (GLOBOLIXO), os RATOS do Congresso Nacional, os RATOS do STF e os RATOS da raça PETRALHA, que provocam uma Taxa de Letalidade ou Taxa de Mortalidade em torno de 99%. CONTAMINOU? PEGOU? SE LASCOU!

Essa conquista foi revolucionária, pois possibilitou o estudo de muitos aspectos de INFECÇÃO e IMUNIDADE em HUMANOS que dificilmente poderiam ter sido realizados com MACACOS.

A descoberta também estimulou a renovação dos esforços para adaptar e estabelecer os OUTROS TIPOS IMUNOLÓGICOS de POLIOMIELITE, levando a MÉTODOS que resultaram no desenvolvimento eventual de VACINAS bem-sucedidas contra a POLIOMIELITE.

Em reconhecimento às suas realizações em PESQUISA e PREVENÇÃO da POLIOMIELITE, Charles Armstrong foi introduzido no “Hall da Fama da POLIOMIELITE” em Warm Springs, na Geórgia.

HONRAS.

1933 - Doutor Honorário em Ciências, Mount Union College; Alliance, Ohio.

1934 - A Comunidade Científica Francesa homenageou Charles Armstrong nomeando a ENTIDADE CLÍNICA, que ele havia rotulado de CORIOMENINGITE LINFOCÍTICA, de "La Maladie d'Armstrong".

1938 - 1939 – Nomeação para o Comitê Consultivo Geral da Fundação Nacional para a Paralisia Infantil.

1944 - Eleição para a Academia Nacional de Ciências, membro da seção 10 (PATOLOGIA e BACTERIOLOGIA).

1956 - Eleição para o “Hall da Fama da Poliomielite”, que foi dedicado em Warm Springs, Geórgia, em 02 de janeiro de 1958.

1966 - Apresentação do Distinguished Alumnus Award a Charles Armstrong (e outros) pela Alliance High School, Alliance, Ohio.

1966 - Carta de Parabéns pelo seu Aniversário de 80 anos, do então Presidente dos EUA, o Professor Americano Lyndon Baines Johnson (1908 – 1973 – 64 anos).

Observação do escriba: - Na Wikipédia estão disponíveis oito Referências.

Algumas Referências Curiosas e Importantes.

01 - Beeman, Edward (2007). "Charles Armstrong, MD: Uma Biografia" (PDF). Recuperado em 26 de outubro de 2011.

02 - “Coleção 1920 - 1972 de Charles Armstrong". - Biblioteca Nacional de Medicina.

03 - Para uma cobertura detalhada do Trabalho de Pesquisa de Charles Armstrong, consulte: - Beeman, páginas 179 – 207.

04 - Homenagem a LANSING, Michigan, de onde Charles Armstrong obteve material do Cérebro Humano.

05 - Arquivos do NAS.

LEITURA ADICIONAL.

O artigo é baseado principalmente na publicação de Edward A. Beeman, que também contém FOTOS valiosas:

01 - Edward A. Beeman: Charles Armstrong, MD: Uma Biografia, 2007. Também online aqui (PDF).

02 - John Rodman Paul: Uma História de Poliomielite. Yale University Press, New Haven, EUA (Connecticut/EUA) – 1971. (= Estudos de Yale na história da ciência e da medicina, 6), ISBN 0-300-01324-8, páginas 270 – 278.

G – 03 de setembro de 1888.

THOMAS MILTON RIVERS.

THOMAS MILTON RIVERS (03 de setembro de 1888 - 12 de maio de 1962 – 73 anos) foi um BACTERIOLOGISTA e VIROLOGISTA Americano. É considerado como o "Pai da Virologia Moderna".

INFORMAÇÕES GERAIS.

“Foto: - Busto de THOMAS MILTON RIVERS no ‘Corredor da Fama da POLIOMIELITE’”.

- Nascimento - 03 de setembro de 1888, em Jonesboro, Geórgia, EUA.

- Falecimento – 12 de maio de 1962, em Forest Hills, Nova Iorque, EUA, com 73 anos de idade.

- Nacionalidade – Americano.

- Alma mater – Universidade Emory College da Jonhs Hopkins.

- Conhecido por – Primeira descrição do Haemophilus parainfluenzae.

- Carreira científica.

- A – Campo – VIROLOGIA.

- B - Instituição – ROCKEFELLER INSTITUTE.

THOMAS MILTON RIVERS nasceu em Jonesboro, Geórgia, e formou-se no Emory College em 1909 com um Diploma de Bacharel em Artes.

Imediatamente após a formatura, THOMAS RIVERS foi admitido na Johns Hopkins Medical School.

Seus planos de se tornar MÉDICO não puderam ser realizados a princípio, pois ele foi diagnosticado com uma DEGENERAÇÃO NEUROMUSCULAR que o forçou a deixar a Faculdade de Medicina e trabalhar como Assistente de Laboratório em um Hospital na Zona do Canal do Panamá.

Quando em 1912 a doença não piorou, ele retornou à Johns Hopkins e se formou em 1915. Ele ficou na Johns Hopkins até 1919.

Em março de 1922, chefiou a Enfermaria de Doenças Infecciosas no Instituto Rockefeller de Pesquisa Médica e tornou-se Diretor do Instituto em junho de 1937.

Depois de se aposentar em 1956, permaneceu ativo na Fundação Rockefeller.

Seu trabalho nas décadas de 1930 e 1940 contribuiu para tornar o Instituto um líder em Pesquisa Viral.

Em 1934, THOMAS RIVERS foi eleito para a Academia Nacional de Ciências na seção 10 (PATOLOGIA e MICROBIOLOGIA).

Como Presidente de Comitês de Pesquisa e Consultoria de VACINAS da Fundação Nacional para Paralisia Infantil , ele supervisionou os ensaios clínicos da VACINA de JONAS SALK.

Ele serviu no Corpo Médico das Forças Armadas durante as duas guerras mundiais. Durante a Segunda Guerra Mundial, THOMAS RIVERS liderou a Unidade Naval de Pesquisa Médica Dois (NAMRU-2) no Pacífico Sul, subindo para o posto de Contra-Almirante.

Em 1948, RIVERS editou um livro padrão sobre INFECÇÕES VIRAIS e Rickettsiais.

Em 1958, ele foi introduzido no “Hall da Fama da Poliomielite” em Warm Springs, na Geórgia.

THOMAS RIVERS foi casado com Teresa Jacobina Riefle, de Baltimore.

THOMAS MILTON RIVERS morreu em Forest Hills, Nova York, em 1962 e foi enterrado no Cemitério Nacional de Arlington por conta de sua PATENTE MILITAR.

Observações do escriba:

1ª – Enquanto nos Estados Unidos da América muitos MILITARES são sepultados com HONRARIAS, aqui no BRASIL, muitos MILITARES são tratados como cachorros, ao invés de serem respeitados como CIDADÃOS.

2ª – Senador de São Paulo MAJOR Olímpio! Da próxima fez que encontrar “a almofadinha” BOLSODÓRIA, dê-lhes uns TAPAS pra valer. Além de TRAÍRA ele é COVARDE!

3ª - Na Wikipédia estão disponíveis quatro Referências e quatro Leituras Adicionais.

Parece-me interessante a seguinte Leitura Adicional: - David Oshinsky: Poliomielite: uma história americana. Imprensa da Universidade de Oxford, 2005. ISBN 0-19-515294-8.

Em 1980, a então útil ONU (hoje quase inútil), a então útil OMS (hoje um cabide de empregos bens remunerados), além de outros Organismos Internacionais, declararam através da IMPRENSA MUNDIAL que a deformante e letal VARÍOLA estava ERRADICADA do Planeta TERRA. A “arma” usada para combater a terrível doença foi apenas uma VACINA!

Em 1980, um País Continental chamado BRASIL, dava um exemplo ao MUNDO, de que, era capaz de ERRADICAR a debilitante POLIOMIELITE usando apenas uma VACINA, exemplo este seguido por outros países da AMÉRICA do SUL, e, depois, um benéfico caminho que foi trilhado por quase todos os Países do MUNDO. Mas...

Em 1980, o Planeta TERRA foi “presenteado” com uma nova e misteriosa enfermidade chamada de SIDA ou AIDS. Após quase quatro décadas não existe uma única VACINA para evitar a enigmática patologia. Estranho ou muito estranho?

Então a luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. BOA leitura, BOA saúde, BONS pensamentos e BOM DIA.

Aracaju, capital do Estado de Sergipe, localizado no BRASIL, um País que combate ferozmente o ainda LÍCITO TABAGISMO e que quer legalizar na tora outras DROGAS ainda ILÍCITAS, inclusive a ESQUIZOFRÊNICA maconha. Não tem TREM na LINHA. Tem é TRAFICANTE “político” nessa estória.

Aracaju, sexta-feira, 20 de março de 2020.

JORGE MARTINS CARDOSO – Médico – CREMESE nº 573.

Fontes: (1) – INTERNET. (2) – Google. (3) – Wikipédia. (4) – Outras fontes.