CLORETO DE MAGNÉSIO.... BOM OU MAL PARA A SUA SÁUDE

SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA QUANTO A SUA SAÚDE !!!!

CLORETO DE MAGNÉSIO .... USE E ABUSE!!!

O Que É ???

O cloreto de magnésio nada mais é do que um composto químico de magnésio e cloro. Trata-se de um suplemento cada vez mais utilizado para compensar o consumo insuficiente ou então a absorção de magnésio através da dieta.

A suplementação natural é muito indicada para repor as substâncias que são importantes para o nosso corpo, mas que, devido a industrialização e a criação dos animais com rações e o uso de agrotóxicos, acabam empobrecendo os alimentos.

Veja nesse link o que você pode fazer para suplementar de forma natural e sem contraindicação.

Benefícios do Cloreto de Magnésio

Como tem ganhado cada vez mais adeptos, além de grande exposição midiática o cloreto de magnésio chama cada vez mais a atenção de pessoas, sendo assim, minhas alunas frequentemente me fazem o seguinte questionamento: Dr. Rocha quais são os benefícios do cloreto de magnésio para a saúde de quem os ingere?

O composto mineral traz uma série de benefícios a seus consumidores, na minha opinião os principais desses efeitos benéficos são:

Purificação sanguínea

O composto mineral ajuda o organismo a manter o pH sanguíneo equilibrado na faixa de valores entre 7,3 e 7,4. Isso faz com que eventos de acidose e alcalose metabólica não ocorram e tragam sérias consequências à saúde.

Melhor funcionamento renal

O cloreto de magnésio auxilia o organismo a eliminar o acumulo de toxinas nos rins, promovendo assim, o bom funcionamento desses órgãos, evitando assim algumas doenças como a gota, por exemplo.

Manutenção dos níveis normais de pressão arterial

Manutenção dos níveis normais de pressão arterialUm dos principais motivos para o aumento de pressão arterial é o não funcionamento correto dos rins, ao agir como um desintoxicante renal, o cloreto de magnésio indiretamente é muito importante no controle da pressão arterial, prevenindo assim, uma série de transtornos à saúde, como infarto, tromboses e AVC.

Auxilio na prática de atividades físicas

A presença do cloreto de magnésio no organismo, auxilia no balanço hidroeletrolítico intra e extracelular. Em outras palavras, previne cãibras, fadigas, lesões e /ou então cansaço muscular durante toda e qualquer prática de atividade física.

Melhor funcionamento de todo o sistema digestório

O composto mineral é importante para manter o bom funcionamento de basicamente todo o sistema digestório. Seu consumo frequente e adequado protege o organismo do surgimento de uma série de doenças como colite ulcerativa, síndrome do intestino irritável, doença de Crohn, hemorroidas e câncer do intestino.

Controle da glicose sanguínea

Estudos demonstram que o cloreto de magnésio pode controlar os níveis de açúcar na corrente sanguínea. O estudo que contou com pacientes diabéticos do tipo II que começarem a ingerir o composto mineral de maneira frequente. Após 45 dias de “tratamento”, os pacientes apresentaram níveis de glicose sanguínea basicamente normais e controlados.

Melhora da resistência insulínica

Como se sabe, a insulina é um hormônio que leva glicose para dentro da célula para ser utilizada como forma de energia, mas também acumula o excesso de glicose em forma de gordura corporal. Além disso, a insulina também é responsável por levar o magnésio para dentro das células.

Em um estudo realizado pela Gonda Diabetes Center na Califórnia – EUA 16 pacientes saudáveis foram submetidos a uma dieta pobre em magnésio.

O resultado foi a produção de uma insulina menos eficiente no transporte da glicose. O que leva a conclusão de que a ausência do mineral pode culminar até mesmo no surgimento do diabetes ou levar o paciente a ganhar peso.

Efeitos Colaterais do Cloreto de Magnésio

Assim como ocorre no consumo de muitos outros compostos, o cloreto de magnésio pode causar alguns efeitos colaterais indesejados em seus consumidores caso não seja administrado de forma correta. Entre esses efeitos, os principais são:

Diarreia;

Náuseas;

Vômitos;

Diminuição da eficácia de alguns antibióticos;

Dores de cabeça;

Dores de estômago.

Cloreto de Magnésio no Emagrecimento

Pensando nos muitos benefícios do composto mineral ao organismo, muitas alunas me fazem o seguinte questionamento: Dr. Rocha, o cloreto de magnésio emagrece?

Eu respondo que sim!

Na verdade, o cloreto de magnésio é um facilitador do processo de emagrecimento, é preciso salientar que não existe nenhum alimento milagroso capaz de prover emagrecimento. Na verdade, o que emagrece são bons hábitos.

Sabe-se que a ausência de magnésio no organismo causa resistência insulínica que pode culminar em ganho de peso e até mesmo no desenvolvimento do diabetes, além disso, sua ação preventiva a cãibras, cansaços e lesões musculares é um verdadeiro estímulo à prática de atividade física, algo que automaticamente favorece à perda de peso.

Como Consumir Cloreto de Magnésio

O composto mineral pode ser consumido de diferentes maneiras, entre as melhoras formas de como tomar cloreto de magnésio estão:

Cloreto de magnésio em cápsulas;

Composto mineral em tabletes;

Através de diluição em água.

Para diluir o composto mineral em água são necessários: 1 litro de água e 30 gramas de cloreto de magnésio cristalizado. Deve-se ferver a água e esperar seu resfriamento, após isso, coloca-se o composto na água resfriada e mantem-se a preparação em geladeira.

Recomenda-se a ingestão de dois copos diários da solução. O cloreto de magnésio pode ser comprado em qualquer farmácia comum ou de manipulação.

Alimentação Inteligente e Cloreto de Magnésio

Já está mais do que provado que o composto mineral é um tanto quanto benéfico à saúde, o bom disso, é que sua utilização pode ser aliada à uma alimentação inteligente. O consumo frequente do cloreto de magnésio é capaz de prover saúde e bem-estar.

Independentemente da maneira de consumo, aliar o composto a ingestão frequente de vegetais verdes folhosos que são excelentes fontes de antioxidantes, vitaminas e minerais, além de alimentos ricos em proteínas de alto valor biológico e gorduras de boa qualidade, é uma estratégia alimentar um tanto quanto inteligente e benéfica a saúde de qualquer pessoa.

Alimentos como rúcula, agrião, espinafre, couve-flor, brócolis, couve-manteiga, alface, chicória, ovos, leite, iogurtes, queijos, carnes vermelhas, peixes gordos e azeite de oliva devem figurar de maneira constante nos pratos de quem busca uma vida mais tranquila, saudável e feliz.

Evite modismos, preze por alimentos de verdade dentro de uma alimentação inteligente e colha todos os benefícios disso.

Nota do divulgador:- Estou usando esse das 30 gramas diluídas em água e guardadas em geladeira, mas é amargo a bessa!!!