shutterstock_241533844-2-810x514.jpg
 

Enxaqueca vestibular

Enxaqueca vestibular é a associação de enxaqueca e tonturas em uma mesma pessoa. Ela pode acontecer em qualquer idade, desde crianças até idosos. Em adultos com menos de 55 anos de idade ela é a principal causa de tonturas crônicas. Pessoas com enxaqueca podem apresentar tontura em crises, que duram de minutos até dias, ou mesmo ser crônica, diária, por longos períodos. Podem ter vários tipos de tonturas, desde as chamadas vertigens, onde temos a sensação de que tudo roda ao nosso redor, ou do tipo desequilíbrio, se sentir flutuando, balançando, com sensação de cabeça vazia, como se estive bêbado ou viajando em um barco. Essas tonturas podem vir juntas à uma crise de dor de cabeça, que pode ser típica da enxaqueca, de forte intensidade, ou mais leve.
 
Contudo, pelo menos 30% das pessoas podem ter suas crises de enxaqueca e de tontura acontecendo sempre separadas, e aí começa a confusão com um diagnóstico chamado labirintite.
 
"Labirintite!"

A labirintite, por definição, é uma infecção de causa viral ou bacteriana do labirinto. Ela ocorre de forma aguda, muito intensa, com uma tontura do tipo vertigem que incapacita a pessoa para as suas atividades. Náuseas e vômitos podem acompanhar o quadro que pode durar semanas até sua total resolução !  Muitas vezes, acomete também a audição, com perdas auditivas. Exames do labirinto se mostram alterados. Mas, como toda infecção, ela deve ser tratada e curada e não existem labirintites crônicas. Esse termo é erroneamente utilizado pela população para qualquer tipo de tontura, e aí a frustração pela não melhora do quadro com tratamentos utilizados para doenças do labirinto em pessoas que, na verdade, podem ter a enxaqueca vestibular.

 
 

 
Maria Augusta da Silva Caliari e pesquisa IG e imagem do google
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 24/05/2019
Reeditado em 24/05/2019
Código do texto: T6655803
Classificação de conteúdo: seguro