DEZ BENEFÍCIOS DA BANANA

A banana (Musa acuminata colla), é o superalimento dos trópicos. Suas propriedades nutricionais a tornam um alimento completo e o seu cultivo, adaptado ao clima úmido e quente, faz com que tenhamos o fruto disponível em todas as estações do ano. Já foram catalogadas mais de cinquenta espécies de bananas. No Brasil encontramos muitas variedades como a nanica, maçã, prata, ouro, da terra, plátanos entre outros. Todas servem para turbinar a saúde.
Bananas são extremamente versáteis em receitas, até mesmo substituindo ingredientes como açúcar, óleos refinados, farinhas processadas, e muito mais, por isso ela serve para ser consumidas de inúmeras maneiras. Veremos a seguir os benefícios da banana, explorando para que serve exatamente, quais propriedades mais se destacam e muitas dicas:
Para que serve a banana?
Bananas são fontes de vitaminas e minerais essenciais, incluindo potássio, magnésio, fibras, e muito mais. Os benefícios da banana fazem dela um alimento ideal para atletas e aqueles que se exercitam regularmente, por causa da alta concentração de carboidratos que regulam os níveis de energia do organismo. Os carboidratos são uma fonte rápida de absorção de energia antes do treino e recompõem as energias vitais no pós-treino.
Por conter uma quantidade relativamente elevada de açúcar e carboidratos, mas praticamente nenhuma proteína ou gorduras, a banana pode elevar rapidamente os níveis de açúcar no sangue, o que é ótimo para pessoas em geral, especialmente quando consumidas antes e depois de sessões de exercícios, mas deve ser consumida com cuidado por diabéticos.
Propriedades nutricionais da banana
Valores para uma banana média, com 100 gramas
90 calorias
0,33 g de gordura
23 g de carboidratos
13 g de açúcar
1 g de proteína
3 g de fibras
A banana é uma fonte muito rica de potássio, manganês, vitamina C, cobre e vitamina B6. A seguir veremos os dez principais benefícios que o consumo de banana traz ao organismo devido à concentração destes e dos demais nutrientes que ela contém. A banana não contém colesterol.
10 Benefícios da Banana
Veremos agora as propriedades da banana para boa forma e saúde.
1 – Boa para o coração
Bananas servem para melhorar a saúde do coração porque são
, um mineral condutor de eletricidade, necessário para a estabilidade dos batimentos cardíacos. De acordo com o FDA, departamento americano que controla a qualidade dos alimentos e medicações, a alta concentração de potássio e baixo índice de sódio na banana também ajudam a proteger o sistema cardiovascular contra o aumento da pressão arterial, ataque cardíaco e derrame.

2 – Melhora a saúde dos olhos
Bananas possuem vitamina A. O termo “vitamina A” refere-se a uma série de compostos, incluindo o betacaroteno e alfa caroteno, vitaminas solúveis em gordura que são vitais para proteger a qualidade dos olhos e da visão. Estes compostos preservam as membranas que envolvem os olhos e compõem uma das proteínas auxiliam no processamento da luz pela córnea. A ingestão adequada de vitamina A também diminui o risco de cegueira noturna.

3 – Aumenta a energia do organismo após o treino
As bananas são um ótimo lanche e serve para ser consumida antes e também imediatamente após o treino. Elas fornecem carboidratos e nutrientes suficientes para dar energia antes dos exercícios e também contém açúcares capazes de chegar aos tecidos musculares desgastados e restaurar suas reservas de glicose, o que ajudar a reparar as fibras musculares danificadas. Em vez de depender de guloseimas ou bebidas isotônicas durante o momento de cansaço do treino, coma uma banana. Com apenas 100 calorias, a banana é ótima antes ou pós-treino também porque é um alimento completo e não contêm ingredientes processados ou artificiais como muitas opções oferecidas nas academias.

4 – Auxilia na perda de peso
Emagrecer não é um dos benefícios da banana que geralmente vem em mente quando pensamos na fruta. Mas de fato ingerir banana é uma opção interessante para quem precisa perder peso. Elas são naturalmente doces e podem ajudar a reduzir o desejo de açúcar do organismo. Uma banana média tem cerca de um quarto das calorias que você iria comer se optasse por uma barra de chocolate. Além disso, cerca de metade do teor de fibras da banana são solúveis, ou seja, quando chegam ao aparelho digestivo, elas absorvem água e retardam a digestão. A comida permanece mais tempo no estômago o fazendo sentir satisfeito por mais tempo. Comendo uma banana antes das refeições você estará menos propensos a comer demais quando a comida chega à mesa. Só é preciso tomar cuidado com a quantidade já que bananas são ricas em carboidratos.

5 – Melhora a saúde digestiva
Cada banana contém cerca de três gramas de fibra, aproximadamente 10% do total em fibras que uma pessoa deve ingerir diariamente. As fibras ajudam a
, flatulência, e outros sintomas digestivos indesejados. As fibras também ajudam a regular as funções intestinais porque se ligam aos resíduos e toxinas no interior do trato digestivo, ajudando a elimina-los para fora do corpo.
Além disso, as bananas são de fácil digestão e podem ajudar a prevenir casos de diarreia uma vez que o potássio que ela contém facilita o equilíbrio e a retenção de água no intestino, evitando a desidratação.

6 – Melhora o humor
Bananas podem ajudar a superar a depressão devido aos altos níveis de triptofano. O triptofano é um aminoácido que, ao ser ingerido, o corpo converte em serotonina, um neurotransmissor do cérebro que regula o humor e promove a sensação de bem estar. Além disso, a vitamina B6 presente na banana pode auxiliar na qualidade do sono, enquanto o magnésio ajuda a relaxar os músculos.
A banana também possui antioxidantes que regulam a liberação de dopamina no cérebro, outro reforço para a manutenção do humor.

7 – Evita cãibras
Por ser uma grande fonte de potássio, as bananas são muito valorizados pelos atletas para a prevenção de cãibras musculares. Pesquisas já mostraram que o baixo nível de potássio no organismo pode contribuir para o risco de cãibras. Um estudo recente cita que o consumo de uma ou duas bananas antes de uma hora de exercício pode manter os níveis de potássio no sangue mais elevados mesmo após o treinamento.

8 – Ajuda na prevenção do câncer nos rins
Por ser uma boa fonte de vitamina C, bananas podem ajudar a combater a formação de radicais livres que podem causar câncer.
Pesquisadores suíços desenvolveram um estudo no qual descobriram que os altos níveis de antioxidantes presentes nas bananas podem ser úteis na prevenção do câncer de rim em mulheres. De acordo com este estudo, mulheres que comem de quatro a seis bananas por semana, reduzem pela metade o risco de desenvolver câncer de rim.
A ingestão de alto teor de fibras através de frutas e legumes, como bananas também está associada a um risco reduzido de câncer colorretal.

9 – Melhora a saúde do cérebro, pele e ossos
A banana pode beneficiar o seu cérebro, pele e ossos, porque contém manganês e vitamina C. Uma banana contém dezesseis por cento da quantidade de manganês que o organismo precisa diariamente, e cerca de quatorze por cento de vitamina C. A vitamina C ajuda na produção de colágeno, um importante componente estrutural que mantém a aparência e elasticidade da pele para mantê-la saudável.
O manganês também contribui para a produção de colágeno, um importante componente estrutural que mantém a aparência e a elasticidade da pele. E também como um anti-inflamatório e antioxidante, duas propriedades importantes que servem para retardar o envelhecimento natural, uma vez que reduzem a oxidação das células causada por radicais livres.
Estudos já mostraram que o manganês também pode ajudar a melhorar as funções gerais do cérebro e a evitar doenças, incluindo a epilepsia e a doença de Parkinson. Alguns estudos em animais mostraram que baixos níveis de manganês o organismo contribuem para fraqueza nos ossos, o que pode levar a doenças como a osteoporose.

10 – Alimento acessível, fácil de carregar e com poucas calorias
Uma banana média contém cerca de 100 calorias e é cheia de nutrientes e fibras por isso pode ser um ótimo lanche especialmente para quem pratica exercícios ou está de dieta para perder peso.
Por conter altas quantidades de fibras e um alto teor de água, um dos benefícios da banana é ajudar a sentir-se saciado e mantê-lo longe de alimentos calóricos entre as refeições.
A banana é facilmente transportável e não precisa ser refrigerada. Ela pode estar sempre na mesa de trabalho, na mochila da academia, ou mesmo no carro como uma opção para afastar a fome entre as refeições.
Para retardar a liberação dos açúcares na corrente sanguínea, associe a banana a uma fonte de proteína saudável, como castanhas, manteiga de amendoim ou de amêndoa, ou proteína em pó. Assim o lanche fica mais satisfatório e você evita picos de glicose ao longo do dia.
Alguns cuidados ao consumir a fruta
– Pessoas alérgicas
O consumo de banana pode causar reações alérgicas da pele em pessoas sensíveis. Entre os sintomas mais comuns estão: vermelhidão, erupções cutâneas e coceira. Algumas pessoas com intolerância ao fruto também podem apresentar alergia oral, onde os sintomas podem incluir pruridos e edema em torno da boca ou da garganta algumas horas após a ingestão. Outras reações alérgicas já relacionadas ao consumo de banana em pessoas sensíveis foram urticária e sintomas gastrointestinais como náuseas, vômitos e diarreia.
– Diabéticos
Há opiniões contraditórias se os benefícios da banana valem para os diabéticos ou não. É verdade que as bananas são ricas em amido e açúcar, e, portanto, pode-se esperar que elas causassem um grande aumento do açúcar no sangue. Mas, devido ao seu baixo índice glicêmico, bananas não devem elevar os níveis de açúcar no sangue quase tanto como alguns outros alimentos ricos em carboidratos. No entanto, depois de comer alimentos ricos em açúcar e carboidratos, os diabéticos devem sempre certificar-se de monitorar seus níveis de açúcar no sangue com cuidado.
Em uma visão diferente, as pessoas às vezes parecem considerar o consumo de banana um fator de risco para a constipação, enquanto outros estudos indicam que bananas podem realmente ter um efeito oposto, pelo menos em algumas pessoas. Em conclusão, o consumo de banana não parece ter quaisquer efeitos adversos graves, pelo menos não quando consumido com moderação.
Diversas formas para se consumir banana
– A banana é perfeita para ser consumida in natura porque sua pele a protege de germes e poeira e dispensa instrumentos para ser removida.
– Use a banana cortada em salada de frutas.
– Ela pode ser batida no liquidificador com leite e se transformar em um delicioso milk-shake.
– Bananas grelhadas servidas com sorvete de creme são servidas como sobremesa nas ilhas do caribe.
– A banana também pode ser desidratada e servida como lanche ou tira-gosto.
– O purê de bananas maduras pode ser adicionado a bolos, pães, pudins, panquecas e muito mais.
– As bananas do tipo plátano são perfeitas para serem fritas.
– A farinha de banana não contém glúten e tem um sabor muito sutil, ela pode ser usada como substituta da farinha de trigo em quase todas as receitas.
– Bananas bem maduras são perfeitas para se fazer deliciosas geleias. Veja aqui uma receita fácil de preparar:
Sobre a casca da banana
Já houve um tempo em que a casca da banana foi tida como veneno, mas este mito já caiu por terra. Pesquisas mostram que a casca da banana é cheia de nutrientes. A nutricionista Laura Flores, de San Diego, afirma que “Ela contém alta concentração de vitamina B6 e B12, assim como magnésio e potássio. A casca da banana também contém um pouco de fibra e proteínas”. De acordo também com o Jornal americano de Bioquímica e Biotecnologia Aplicada, a casca da banana tem “muitos componentes bioativos como os fenóis, os carotenoides e outros”.
Nas culturas onde a casca desta fruta já é mais apreciada, ela é servida misturada a outras frutas nas vitaminas, ou cozida e frita. As cascas das bananas mais maduras são mais doces.


Nota: Este texto é de autoria da redação do site Mundo Boa Forma www.boaforma.com.br

 
MUNDO BOA FORMA
Enviado por Nair Lúcia de Britto em 23/03/2019
Reeditado em 25/03/2019
Código do texto: T6605724
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.