Meditar em vez de medicar

Orar traz muitos benefícios, desde que se crê. Faz mais efeitos á aqueles que persiste no positivismo e acreditando no poder da fé, onde consiste em direcionar os pedidos as forças Superiores, através da repetição da oração e o condicionamento da mente. “Eu quero, Eu tenho direto, Eu Mereço, Eu posso, Eu consigo” e o efeito ainda se torna mais positivo quando conscientizamos sermos filhos de Deus, já possuidores do Todo, ou com capacidade infinita.

A oração ainda tem os princípios da meditação, ou orar e meditar, algo semelhante, com os mesmos fins, onde trilha os caminhos de curas, de autossuficiência de valores energizastes espirituais, renovação de energias, revigorante e também a meditação passa a ser algo prazeroso.

Ainda sobre a oração, ela não mede distância, ou seja, seu efeito é o mesmo a qualquer distancia, onde dedicamos oração a outrem.

Tenho a experiência de praticar a Meditação Shinsokan, da Seicho No Ie, há mais de vinte anos e noto que quando se faz com mais dedicação os resultados se multiplicam.

A seguir passa texto correlato, que copilei da Revista Bem-Estar, com chancela de Gisele Bartolomeu, como segue:

“Ensinar meditação às crianças pode mantê-las longe dos remédios

São muitos os aspectos positivos da meditação comprovados cientificamente: melhora o funcionamento do cérebro, aumenta a capacidade cognitiva, a concentração e o controle emocional. Também aumenta a massa cinzenta, o fluxo sanguíneo e algumas áreas do cérebro. Mas agora o mundo tem se dado conta, através da ciência, de que a técnica é extremamente benéfica para diversos problemas de saúde e que inclusive crianças podem praticá-la.

As palavras ‘medicação’ e ‘meditação’ têm a mesma origem: do latim “mederi” ou “medere”, que significa ‘curar’ ou ‘tratar’. E elas se aproximam cada vez mais, já que a medicina tradicional vem reconhecendo seu poder curativo. Em 2017, o Ministério da Saúde passou a considerar meditação como um procedimento passou a considerar meditação como um procedimento de “práticas integrativas/complementares” a ser realizada pelo SUS.

Até a década passada, não havia respaldo médico. “Agora, através de muitos estudos e instrumentos como a tomografia e a ressonância magnética, vê-se a mudança em diversas áreas do cérebro”, afirma o psicólogo Michael Postner, da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos.

“A habilidade de saber relaxar resulta no equilíbrio do sistema nervoso. Nestas práticas, o sistema nervoso parassimpático é ativado, o metabolismo corporal se acalma baixando a frequência cardíaca e respiratória, aumentando a capacidade de aprender e se concentrar”, diz Ester Azevedo Massola, terapeuta ocupacional da equipe de medicina integrativa do Hospital Albert Einstein.

“A meditação, por ser uma prática que proporciona benefícios para o físico, a mente e o espírito, deve ser praticada o mais cedo possível. O ideal é motivar as crianças pelo exemplo”, explica o neurocirurgião e coach Eduardo Silva. Os bebês, seguindo ele, já têm a capacidade de imitar gestos, posturas e comportamentos pela observação, como já foi constatado após a descoberta dos neurônios-espelho. Uma criança que observa as ações, posturas, movimentos e comportamentos dos pais tendem a imitá-los. “Em minha opinião, os pais, cuidadores e professores devem estimular as crianças a praticarem meditação em toda a sua fase de desenvolvimento”, diz ainda.

Vários pesquisadores, dentre eles o neurocientista norte-americano Daniel Siegel, estimulam a prática de meditação para crianças com o objetivo de aquietar o corpo e a mente. “Os benefícios oriundos da meditação para crianças são controle do estresse, da ansiedade, relaxamento físico e mental, além de melhorar o sono, aumentar a atenção e concentração com melhora do aprendizado e melhor controle emocional”, afirma Silva.

Diversos estudos vêm mostrando os ganhos reais na qualidade de quem pratica meditação, como da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, que apontou redução de estresse e baixos níveis de inflamação no cérebro.

Benefícios para a saúde

- Melhora o sistema cardiovascular

- Alivia a insônia

- Reforça o sistema imunológico

- Evita distúrbios mentais

- Alivia a dor”

Frutal/MG, 02 de março de 2019.

José Pedroso

Josepedroso
Enviado por Josepedroso em 02/03/2019
Código do texto: T6587861
Classificação de conteúdo: seguro