Alimentos Que Previnem a Depressão 2

Autor: Antoni BigCuore*

Data: (05.04.2015, domingo, às 17,30 horas. Alt.09.02.2019)

Local: São Paulo, SP.

________________________________________________________

Uma das melhores formas de se prevenir a depressão, além dos exercícios físicos regulares, é através da alimentação adequada.

A depressão, do ponto de vista bioquímico, é uma disfunção no nível dos neurotransmissores, mormente da seretonina e dopamina.

Existem, segundo o Dr.Lair Ribeiro, mais de 60 neurotransmissores, sendo os mais importantes: Acetilcolina, Dopamina, Serotonina e o GABA.

Selecionei alguns alimentos RICOS EM TRIPTOFANO, o aminoácido essencial mais importante para prevenir adequadamente a depressão.

São eles:

0.1. Arroz integral(cereais integrais de modo geral)

0.2. Grão de Bico

0.3. Lentilha

0.4. Feijão branco

0.5. Gema de ovo(contém Colina.Depois vira Acetilcolina)

0.6. Músculo bovino

0.7. Castanha do Pará e nozes etc.

0.8. Amendoim

0.9. Germe de trigo

0.10. Derivados do leite

0.11. Chocolate com 70% de cacau (no mínimo)

0.12. Cacau Alcalino em pó

0.13. Carne de peixes

0.14. Quínoa

0.15. Linhaça

0.16. Café (moderadamente 2 xícaras pequenas p. dia)

0.17. Banana (rica no aminoácido chamado Triptofano).

0.18. Tâmara(ela contém 7 aminoácidos essenciais!!!)

É imperativo ressaltar que o AMINOÁCIDO TRIPTOFANO, se constitui na matéria prima da Serotonina e Dopamina, que são os principais neurotransmissores que provocam o BEM ESTAR tanto físico quanto emocional, no organismo humano.

Pelo metabolismo celular a Serotonina se transforma no principal comunicador entre as células nervosas. Por isso, a sua importância no equilíbrio do organismo humano, pois redunda na sensação de alegria (melhorando o bom humor) e bem estar.

O cérebro da pessoa deprimida NÃO produz a seretonina suficiente, provocando mal estar, desânimo, tristeza, astenia etc. em seu organismo.

O grande VILÃO da estória é o estresse. Ele é o maior desencadeador da depressão e doenças psicossomáticas. Por isso, é imperativo se ter um PROGRAMA DE VIDA a ser seguido pela pessoa que almeja o bem estar e ter saúde.

Exercícios físicos regulares, natação, hidroginástica, dança, caminhada etc.(esportes em geral) ajudam em muito a melhorar o nível de saúde das pessoas que os praticam.

Os alimentos, segundo pesquisas modernas, melhoram até a qualidade dos pensamentos. Alimentação balanceada gera ondas cerebrais calmas e positivas.

Hoje em dia, os neurocientistas estão dando um valor extraordinário para a alimentação balanceada. Por isso que dei as dicas acima sobre os alimentos funcionais para ajudar o prezado leitor(a) a se prevenir o mal do século 20 e 21.

Vejam o caso recente do piloto da Germainwings, que foi propositadamente dirigido contra os alpes franceses. Ele sofria de depressão sendo agravada, em grande parte, pelo que se sabe pela mídia, pelo profundo estresse que a profissão provoca. Afinal, ele é um ser humano. Provavelmente, se fosse possível examinar seu cérebro, poder-se-ia notar baixos níveis de seretonina e dopamina, naquele momento. Afora isso, tudo indica que tinha uma personalidade psicótica o que se torna um agravante.

DICAS QUE MELHORAM O EMOCIONAL: SORRIR sempre que possível (ou cultivar o bom humor), fazer serviço voluntário, cantar num coral ou banda, cultuar a espiritualidade, dançar, enfim, fazer coisas que causam prazer.

Alimentar um SONHO e nunca desistir de concretizá-lo! Ter um bom círculo de amizades de qualidade. (qualidade e não quantidade). Mesmo que tenhamos apenas uns 5 amigos, mas de qualidade, já é o suficiente para nos fazermos felizes.

PARTILHAR TRAZ FELICIDADE! QUEM DIZ ISSO É O PRÓPRIO JESUS! “...chamei-os amigos, e não servos, pois lhes dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai”. (Jo, 15).

Viver é uma arte e arte também se aprende! Saúde, paz e alegria em seu coração!

-------------------------------------------------------------------------------

(*) Autor é Escritor, nutrólogo e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu BLOG BEM VIVER BRAZIL – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

-------------------------------------------------------------------------------