Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto
AUTOCONHECIMENTO É UM PROCESSO CONCRETO, CORPÓREO.

COTIDIANAMENTE, NÃO É UM PROCESSO INTROSPECTIVO, DE REFLEXÃO, DE MEDITAÇÃO. EMBORA TUDO ISSO ESTEJA INCLUSO E FAÇA PARTE, COMECE COM UMA ATITUDE FUNDAMENTAL: CONTEMPLARI.

CONTEMPLARI É “OLHAR ATENTAMENTE PARA”.

DESSE MODO, INICIEMOS OLHANDO ATENTAMENTE PARA NÓS MESMOS.


ESTRATÉGIAS BÁSICAS:
1 – DIARIAMENTE, BUSQUE UM LUGAR ONDE NINGUÉM TE VEJA NEM TE INTERROMPA.
2 – DE PREFERÊNCIA, FIQUE DIANTE DE UM ESPELHO. O ESPELHO FACILITA VOCÊ OLHAR PARA O QUE VOCÊ É: UM CORPO – UM CORPO VIVO, PULSANTE COM OS SEUS PROCESSOS DE RESPIRAÇÃO, DE CIRCULAÇÃO.
3 - DISPA-SE DE TODA ROUPA, INCLUSIVE DAS PEÇAS ÍNTIMAS.
4 – SEM VERGONHA DE SI MESMO, OLHE ATENTAMENTE PARA VOCÊ NO ESPELHO. LEVE-SE A SÉRIO, NÃO TEMA E NEM JULGUE VOCÊ MESMO. NESSE MOMENTO, ACEITE-SE TAL QUAL VOCÊ ESTÁ.
5 – TOQUE-SE. PELO MENOS POR AGORA, NÃO USE CREMES OU ÓLEOS PARA ISSO. APENAS SE TOQUE POR INTEIRO: SINTA SUAS MÃOS PERCORRENDO VOCÊ MESMO. APRENDA PELO TOQUE A SE SENTIR CORPÓREO COMO REALMENTE VOCÊ É.
6 – SE NO TOQUE, INCLUSIVE DOS SEUS MAMILOS, GENITAIS, NÁDEGAS, VOCÊ SE EXCITAR, ACEITE A EXCITAÇÃO SEM EXIGIR QUE ESSA EXCITAÇÃO RESULTE NUMA MASTURBAÇÃO. OU SEJA, CURTA-SE EXCITAR-SE, SEM SE OBRIGAR A ALGUM RESULTADO.
7 – NESSE EXERCÍCIO DO TOQUE, APRENDA A SENTIR SUA PELE, O SANGUE PERCORRENDO SUAS VEIAS, SINTA SEUS PELOS, A SUA RIGIDEZ OU A SUA MACIEZ. ACEITE TUDO: O MOMENTO DE MUDAR ALGUMA COISA NÃO É ESSE. SE FOR O CASO, TAL MOMENTO CHEGARÁ POR SUA CONSCIÊNCIA E VONTADE E NÃO POR NENHUMA EXIGÊNCIA EXTERIOR.
8 - SINTA A SUA RESPIRAÇÃO. PARA FACILITAR, COLOQUE UMA DE SUAS MÃOS NO ABDOMEN E COMECE A PULSAR COM OS MOVIMENTOS NATURAIS DE EXPIRAÇÃO E DE INSPIRAÇÃO. QUANDO VOCE INSPIRA, SEU ABDOMEN RELAXARÁ E QUANDO EXPIRA, ELE SE CONTRAI. É ISSO MESMO. EM GERAL, RESPIRAMOS ERRADO: A MÃO NO ABDOMEN AJUDA VOCÊ A TOMAR CONSCIÊNCIA DO PROCESSO NATURAL DA RESPIRAÇÃO.
                AO TOMAR CONSCIÊNCIA DE SUA RESPIRAÇÃO, VOCÊ INTRODUZIRÁ UM TERCEIRO MOMENTO NO PROCESSO: INSPIRAÇÃO – PAUSA – EXPIRAÇÃO.
9 – NESSES PASSOS DO PRIMEIRO MOMENTO, FIQUE O QUANTO PUDER. FAÇA ISSO TODOS OS DIAS: NÃO SE SINTA RIDÍCULO, NÃO CAIA NA TENTAÇÃO DE ACHAR QUE ESTÁ PERDENDO TEMPO. VOCÊ É O SEU TEMPO. DE NADA ADIANTA VOCÊ TER TEMPO PARA TUDO E ESQUECER-SE.
10 – SE POSSÍVEL, TOME UM BANHO, DÊ UM MERGULHO (NA PISCINA OU NA PRAIA). FAÇA ISSO COM CUIDADO, OU SEJA, CONTINUE OLHANDO ATENTAMENTE PARA VOCÊ. DURANTE ESSE BANHO, ACARICIE-SE: O PRINCÍPIO É TOCAR-SE E SENTIR A DELÍCIA DE SER TOCADO POR VOCÊ MESMO.
                LEMBRE-SE: CONTEMPLARI NÃO É AUSÊNCIA. É PRESENÇA DE VOCÊ EM VOCÊ E A PRESENÇA DE VOCÊ EM TUDO O QUE FAZ DURANTE O DIA E A NOITE. PORTANTO, RECUSE-SE A FICAR AUSENTE DE VOCÊ MESMO: SE TEM ALGUÉM QUE MERECE VOCÊ, ESSE ALGUÉM É VOCÊ MESMO.

ESTAMOS COMEÇANDO A APRENDER O AUTOAMOR.

LOGO MAIS, CONTINUAREMOS.

 
Carlos Fernandes
Enviado por Carlos Fernandes em 08/01/2019
Código do texto: T6545688
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre o autor
Carlos Fernandes
São Mateus - Espírito Santo - Brasil
333 textos (1845914 leituras)
5 e-livros (11844 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/19 10:00)
Carlos Fernandes

Site do Escritor