VOCÊ reconhece a individualidade do aluno na escola? Reconhece?
Nos últimos tempos a escola tem recebido a cada dia novas atribuições diferentes daquelas de seu surgimento, ou seja, o ensinar a ler e escrever tidos como “educação” já não bastam. Isto exige do educador maior atualização, acompanhamento das mudanças e valores que fazem parte da vida do educando e que sabemos, mudam a cada nova geração, ou seja, conforme a individualidade.
A dificuldade maior surge quando se trata de adolescentes em sala de aula, pois devido às inúmeras dificuldades inerentes a esta fase da vida, trabalhar a individualidade torna-se mais difícil, apesar de necessário.
A escola e a individualidade!
O fato da escola atual não aceitar profissionais que só ensinam as inúmeras disciplinas ou mesmo os temas cobrados em provas, serve de alerta aos educadores que ainda não perceberam a necessidade de mudança, em seu principal aspecto: é necessário mudar para acompanhar as exigências dos tempos atuais. Mudar para trazer ou fazer ver novas realidades, para ser capaz de perceber as diferenças entre cada aluno e com isto, ensinar considerando e respeitando essa individualidade.
Este é um fator muito importante, pois mesmo que o professor detenha o conhecimento, é necessário saber transmitir este conhecimento, considerando que cada aluno é um universo, um mundo à parte que exige diferentes formas ou técnicas de aprendizado.
O professor necessita conhecer a individualidade de cada aluno!
O professor necessita conhecer cada aluno e com isto saber a melhor maneira de ensinar, sempre levando em conta as individualidades existentes, pois aquele conhecimento que é facilmente retido por um, pode ser de difícil aprendizado para o outro. O que não significa que este é mais inteligente ou mais capaz do que aquele.
Uma maneira de conduzi-los a perceberem as particularidades existentes é sempre lembrá-los de que todos somos diferentes, fator enriquecedor, pois as diferenças, em sua grande maioria, são saudáveis, interessantes e capazes de despertar a curiosidade, conduzindo ao e no “conhecimento do outro”. O fato de se conhecerem, gera confiança, amizade e os conduz ao pertencimento, fase de inúmeras descobertas e sabemos, vivida por todo adolescente.
A individualidade faz lembrar que as diferenças e as particularidades, precisam, devem e requerem uma discussão com os adolescentes, no sentido de leva-los a perceber que são pontos saudáveis e não formas de separar ou discriminar nenhum deles.
Sônia Araújo – Ms. Em Educação
O respeitar faz bem!