ÁGUAS - O MAIS IMPORTANTE ALIMENTO LIQUIDO

ÁGUAS – O MAIS IMPORTANTE ALIMENTO LIQUIDO DOS SERES HUMANOS.

Água é o mais importante alimento liquido de todos os seres vivos no planeta e no universo.

O Ministério da Industria em Angola, entidade governamental interessada no desenvolvimento da excelência da produção nacional , deveria lançar uma campanha técnica em Angola, em todas as Províncias, de modo a saber quais são exactamente as águas engarrafadas que cumprem com os pressupostos técnicos de qualidade de modo a garantir a saúde de todos os cidadãos.

Essa campanha seria focada nos seguintes princípios:

A – A excelência das origens das águas, sua qualidade original em função das necessidades humanas.

B – Saber se as fábricas cumprem com os padrões internacionais ambientais e geográficos e se estão inseridas em espaços geográficos de modo a evitar poluições a montante.

C – Saber se os processos fabris de armazenamento das águas são os melhores.

D – Saber se as fábricas cumprem com os processos técnicos fabris correctos de modo a garantir a qualidade das águas engarrafadas.

E – Garantir que todas as produções de engarrafamento são testadas em laboratório fabril garantindo a qualidade das águas engarrafadas.

Poderia inclusive ser feita uma prova de águas Provinciais e Nacionais com especialistas nacionais e estrangeiros totalmente isentos.

Esta campanha teria de ser feita com garantias dadas pelo Governo na isenção técnica dos pressupostos técnicos.

Nos países mais desenvolvidos, permanentemente as Instituições do Governo e privadas fazem análises dos produtos alimentares e outros vendidos no mercado e após as análises, fazem a divulgação dos resultados de modo a dar a conhecer ao público quais os melhores produtos alimentares no mercado, independentemente das marcas e origens.

Desse modo garante-se a saúde pública e promove-se o desenvolvimento das melhores industrias e dos melhores produtos nacionais ou importados.

A critica de que assim as Instituições do Governo, o Ministério da industria, e as Instituições privadas competentes estariam a promover certos produtos em detrimento de outros não tem base lógica desde que as Instituições envolvidas na análise e devidamente autorizadas sejam entidades fiáveis, autónomas e responsáveis e não tenham relação directa com os produtos envolvidos.

Valdemar Ferreira Ribeiro

Economista. Ambientalista, industrial.

Telefone : 00244- 923407949