03 DE DEZEMBRO: Por um mundo sem agrotóxicos.

3 de dezembro: Dia Mundial da Luta contra os Agrotóxicos

Há 30 anos ocorria a catástrofe de Bhopal, na Índia, em que 30 mil pessoas, muitas delas crianças, morreram com o vazamento de 27 toneladas do gás tóxico metil isocianato, químico utilizado na elaboração de um praguicida da Corporación Union Carbide, em uma zona densamente povoada.

Das 30 mil, 8 mil morreram nos três primeiros dias, e outras 560 mil pessoas continuam com sequelas do acidente. Até hoje a corporação, incorporada à Dow Química, não indenizou as vítimas.

Após a tragédia, a data foi estabelecida pela Pesticide Action Network (PAN) como o Dia Internacional de Luta Contra os Agrotóxicos, incorporada no Brasil pela Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida.

No dia 3 de dezembro militantes contra o uso de agrotóxico por todo o mundo irão tomar as ruas no Dia Internacional do Não Uso dos Agrotóxicos. No Brasil, o evento é organizado pela Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida, que é uma articulação entre diversos movimentos sociais, sindicatos e setores de toda a sociedade civil.

A campanha existe há quatro anos, muito motivada pela mobilização contra os impactos dos agrotóxicos à saúde pública, que atingem diversos territórios e envolvem diferentes grupos populacionais, como trabalhadores e trabalhadoras rurais, habitantes do entorno das fazendas, além de toda a população brasileira, que de um modo direto ou indireto acaba consumindo alimentos contaminados. Desde 2008, o Brasil se consolidou entre os principais consumidores de agrotóxicos do mundo.

Entre outros pontos, a Campanha defende o fim da pulverização aérea, prática amplamente utilizada pelo agronegócio, e uma reforma política capaz de reduzir o peso do poder econômico no Congresso e aumentar a participação dos setores sociais que hoje estão sub-representados nos parlamentos (federal, estaduais e municipais). Os ruralistas, assinalam os promotores da campanha, defendem os interesses de cerca de 1% dos proprietários de terra do Brasil, que dominam aproximadamente 44% das áreas brasileiras agricultáveis. Esta é, destacam, uma das distorções do atual sistema de representação brasileiro.

Atividades como aulas públicas, panfletagens, "panelaços' e “feira dos envenenados” estão sendo programadas em várias cidades do país, como Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Paulo, Brasília, Rio Branco, Uberlândia, Recife, Campinas, entre outras.

Apesar da luta incessante dessas organizações e pesquisadores contrários ao uso dessas substâncias químicas, o Brasil tem sido palco de muitos retrocessos em relação a produção de organismos geneticamente modificados e defensivos agrícolas.

A posição ocupada pelo país entre os maiores compradores e utilizadores de agrotóxicos do mundo, ilustra o contexto político brasileiro onde o agronegócio detém uma força motriz, capaz de influenciar as políticas do governo.

Neste cenário, a luta pela aprovação do Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos (Pronara) e contra o projeto de lei n° 3200 de 2015, de autoria do deputado Covatti Filho, que visa substituir a atual Lei de Agrotóxicos (7802/1989), alterando completamente o sistema normativo de agrotóxicos no país, é urgente e necessário em um país onde são consumidos, em média, 7,4 litros de agrotóxicos por pessoa.

Repensar o modelo agrícola brasileiro, atendendo as reais demandas do povo brasileiro em relação à produção de alimentos saudáveis, sem agrotóxicos ou transgênicos, garantindo a saúde de milhares de trabalhadores rurais que são expostos a substâncias químicas prejudiciais à saúde diariamente, é o principal mote da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida

POR UM MUNDO MAIS SAUDÁVEL! POR UM MUNDO COM MENOS, OU NADA, DE AGROTÓXICOS. POR UM MUNDO COM ALIMENTOS MAIS SAUDÁVEIS E MELHOR APROVEITADOS! POR UM MUNDO SEM FOME!

__________________________________________________________

((http://www.mst.org.br/2014/12/03/3-de-dezembro-dia-mundial-da-luta-contra-os-agrotoxicos.html))

((https://contraagrotoxicosdf.wordpress.com/2014/12/02/dia-03-de-dezembro-dia-internacional-do-nao-uso-dos-agrotoxicos/))

((https://terradedireitos.org.br/noticias/noticias/3-de-dezembro-dia-internacional-de-luta-contra-os-agrotoxicos/19341))

---------------------------------------------------------------------------------

Theresa Leitte
Enviado por Theresa Leitte em 05/12/2018
Reeditado em 05/12/2018
Código do texto: T6519658
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.