Dinapenia e Sarcopenia- Perda da força e da massa muscular

"Dinapenia é um voltar a tempos remotos onde a comida vinha de aviãozinho por uma mão cuidadosa que tinha toda paciência de esperar a deglutição lenta para não engasgar diante de um olhar atento e carinhoso. Só que o tempo passou e estamos diante desse alguém que fez muito por nós e agora, sem resistência muscular e dificuldade na mastigação, precisa do retorno do nosso cuidado e atenção". Luiza Gosuen

Sarcopenia tem sua origem da palavra grega Sarx (carne)+ Penia (perda) que significa literalmente perda de carne, ou seja perda da massa muscular e da força muscular e/ou performance, independente da idade, quando por ocasião de um tratamento intensivo que impede a pessoa de se movimentar ou quando em longa internação hospitalar depois de acidente grave ou doença degenerativa.

Dinapenia é o processo normal da perda da força e massa muscular devido ao envelhecimento.

No Brasil 29 milhões de pessoas estão classificadas na faixa de idosos e apenas nos estados de RJ, SP e RS somam 17% da população.

Nossa fragilidade começa diminuir a partir dos 35 a 40 anos de idade. A alimentação, exercícios físicos, capacidade de atuação profissional e de ver a vida sob a ótica saudável ajudam a retardar os sintomas.

Sarcopenia Primária - Quando se é mais jovem e não obeso, a musculatura é mais homogênea e a gordura na parte periférica é menor, já nos mais velhos é o contrário ou seja, a musculatura fica fragilizada e a camada de gordura periférica pode ter acúmulo devido ao sedentarismo. A cada 10 anos perdemos 40% da musculatura, o equivalente a 2% ao ano. Aos 80 anos de idade nossa massa muscular se equipara a de uma criança de 5 anos.

Sarcopenia Secundária - Acontece também em pessoas jovens e desnutridas ou quando hospitalizadas por longos períodos. Em 10 dias de UTI, entubados podem perder até 20% com a disfunção orgânica.

O teste SARC-F -testa a massa muscular na panturrilha com mais 5 perguntas básicas:

*como está a força para se sustentar

*consegue caminhar sem ajuda

*consegue levantar da cama ou da cadeira sem ajuda

*consegue subir escadas com certa agilidade

*cai com facilidade

Para o diagnóstico de sarcopênia - em idosos frágeis: (acima de 70 anos)

*A medida da circunferência da panturrilha (CP) deve estar abaixo de 34 cm para homens e 33 cm para mulheres. Esse resultado foi estimado através da Curva de ROC (Receiver Operator Characteristic Curve) teste preventivo que mede o coeficiente entre sensibilidade e especificidade.

*A velocidade de marcha (VM) é considerada prejudicada quando menor que 0,8 m/s ou seja, 80 cm/s numa caminhada de 4 m.

*O dinamômetro -modelo JAMAR- mede (FPM) força de preensão manual . Paciente não obeso e não desnutrido, devem estar sentado em posição de 90° com apoio para o braço e cotovelo fletido a 90°. Ajusta-se o dinamômetro sobre as segundas falanges dos dedos indicador, médio e anular. Aplica-se a força por 5 segundos, primeiro na mão dominante e depois na outra, com intervalo de 1 minuto. Repete por 3 vezes .Considera-se o maior valor.

Na maioria dos casos, obteve-se entre os homens 35,69 kg na mão direita e 32,11 kg na mão esquerda. Entre as mulheres, na maioria dos casos, obteve-se 20,69 kg na mão direita e 19,03 na mão esquerda . A conclusão foi de que considera-se risco de sarcopenia para valores abaixo de 30 kg para homens e 20 kg para mulheres.

A (MM) massa muscular magra para homens é considerada baixa quando abaixo ou igual 8,90kg/m2 e abaixo ou igual a 6,37kg/m2 para mulheres

Conclusão- Considerados sarcopênicos quando apresentam redução da massa muscular e da força de apreensaõ manual e/ou da velocidade na marcha.

Obesidade Sarcopênica

Atualmente vem sendo observado um aumento considerável da obesidade e da sarcopenia juntas, o que passamos a denominar de Obesidade Sarcopênica. Essa situação merece um olhar com cautela pois, apresenta fatores de riscos elevados como aumento do diabetes mellitus tipo 2, câncer, doenças cardiovasculares e diversos distúrbios cognitivos.

O sedentarismo e o estilo de vida com alimentação não saudável fazem com que o aumento do gordura corporal se acumule e altere todo funcionamento do corpo, desde a mobilidade até ao funcionamento de órgãos importantes como pulmão, coração e rins .

A perda de peso com o envelhecimento favorece e traz benefícios importantes para o paciente, pois melhora sua agilidade, independência pessoal e diminuiu riscos de doenças. Para isso importante fazer atividades físicas, comer de maneira saudável frutas e verduras, tomar muita água, dormir bem e estar envolvido em atividades que movimentem o pensar e o relacionamento social.

Disfasia Sarcopênica

A disfasia sarcopênica é muito comum em idosos e acontece com a redução da pressão dos músculos da boca de acordo com o envelhecimento, podendo então fazer o tratamento com exercícios de mobilidade da língua e lábios, força e resistência na mastigação e alimentação diferenciada com fibras que fortaleçam os nervos e músculos da boca, facilitando a deglutição e mastigação.

Outra forma de ajudar na deglutição é o uso de espessantes para engrossar os alimentos líquidos, que ajudam na preservação da via oral e da hidratação do paciente, facilitando o controle na hora de engolir sem engasgar porque ajudam na viscosidade do alimento. Os espessantes podem ser usados com espessura de néctar, de mel ou de pudim variando de acordo com o grau da disfagia do paciente.

Demências

A demência não é apenas esquecimento, mas é outro quadro agravante no envelhecimento. É um declínio progressivo com prejuízo nas funções cerebrais com comprometimento das emoções, do comportamento e com dificuldade de executar as atividades diárias. Aumenta também as dificuldades cognitivas com prejuízo na linguagem, na decisão de suas escolhas, nos cálculos, na escrita, na memória e nas percepções abstratas.

A pessoa idosa perde a noção do que é apropriado e o julgamento criterioso se torna alterado. Importante ficar atento na maneira de como irá se vestir, de como vai se portar em diversas situações e de como irá lidar com crianças e adolescentes. Deve-se evitar que faça compras sozinho, pois perde a noção do limite das quantidades e de cálculo do preço, pode fornecer informações pessoais, bem como fazer uso de telefone e principalmente de internet de maneira desaconselhada.

Esse cuidado se deve ao fato de que a doença demencial tem sintomas imperceptíveis. Chega de maneira sutil e quando se percebe já está instalada e pode já ter sérios comprometimentos pessoais e sociais.

Na doença de Alzheimer por exemplo que é lenta e progressiva. No início o paciente percebe essa alteração, mas disfarça e não conta para ninguém. Com o passar do tempo os sintomas vão aumentando e aparecem o isolamento, comportamento inadequado, teimosia, inquietação, alucinações visuais, sono irregular e alteração na alimentação. De início esquece as lembranças recentes, mas com o passar do tempo e agravamento da doença esquece também o passado. As dificuldades se tornam maiores com a locomoção, higiene, controle da bexiga e intestinos.

Na demência vascular o cérebro é prejudicado devido a problemas cardiovasculares. O grande problema é o AVC e os fatores de risco como derrame, colesterol alto, diabetes, tabagismo, pressão alta, obesidade e doenças circulatórias. Aqui também tem comprometimento emocional e declínio cognitivo grave.

Na demência com corpos de Lewy o processo é degenerativo e precede da Doença de Alzheimer com variações parkinsonianas, onde os sintomas são flutuantes, uma hora tem um sintoma e em outro momento não tem, como esquecimento, dificuldade motora e alucinações visuais. Os corpos de Lewy são encontrados na camada exterior do córtex e também no interior do tronco cerebral.

Os sintomas de Parkinson importantes e observados com frequência são a rigidez bradicinesia (andar com pernas rígidas e sem mobilidade), porém não são comuns os tremores que afetam o caminhar. O diagnóstico é difícil de ser dado com firmeza, podendo ter essa certeza absoluta apenas após a morte, com a autópsia

Na demência Fronto Temporal a doença é neurodegenerativa e pode acometer pessoas com menos de 65 anos afetando o humor e o comportamento. Os sintomas mais importantes são a irresponsabilidade, negligência, depravação, desinibição, impulsividade. Pode cometer inclusive crimes de abuso sexual e brigas de trânsito. A evolução da doença é rápida e não tem cura, mas é controlada com medicamentos.

Como enfrentar a sarcopenia

Tudo em nosso corpo tem função específica. Nada é por acaso ou simplesmente para aparência. Nossos músculos não são para ficar "bombados" e sim devemos cuidar deles, como de todo corpo, para que possamos viver com qualidade de vida e de maneira saudável.

A partir dos 40 anos começamos normalmente o processo de envelhecimento. Podemos cuidar do corpo e da mente para que possamos desfrutar da vida com qualidade e por mais tempo, sem a histeria de academia e passar os dias "malhando" para ter o corpo torneado e se esquecer de viver as 24 horas diárias de sua vida - sua única vida. Perde preciosos momentos que poderiam ser para viajar, conviver com amigos e familiares, desenvolver seus talentos, se divertir em lugares inusitados para simplesmente morrer com corpo torneado, sem ter vivido, verdadeiramente.

Importante:

*Ame a si mesmo, sua família e seus amigos

*Sorria com mais frequência

*Divirta-se com o que agradar seu corpo e sua mente

*Alimente-se bem, com tudo e moderadamente

*Durma bem

*Acorde de bem com a vida

*Leia, estude e seja produtivo

*Gaste tempo com seu semelhante

*Dinheiro não é tudo e você não vai levar nada com você

*Desfrute do Amor de Deus

"Tudo tem começo e fim. Entenda e aceite o envelhecimento com tranquilidade. Será feliz e não passará pela vida sem viver. O que não conseguir é porque não era pra você". Luiza Gosuen

Leia também: Transtorno do Envelhecimento Precoce

https://luizagosuen.blogspot.com/2018/02/transtorno-do-envelhecimento-precoce.html