SER ATIVO E MANTER A MENTE EM FORMA

Quem pensa que os idosos conseguem ganhar um jogo de xadrez devido apenas à sua longa experiência está redondamente enganado.

O nosso cérebro consegue manter capacidade metais consideráveis até idades muito avançadas.

O jogo de xadrez é muito que um mero passatempo, é um exercício para o cérebro. Muitas experiências científicas demonstraram que as células cinzentas nem sempre vão sendo perdidas com a idade, como muitas pessoas acreditam. Quanto mais estimulado for o cérebro, melhor será o seu funcionamento — quem se arrasta pela vida notará que, gradualmente, o seu cérebro vai ficando cada vez pior.

O cérebro pode ser treinado, por exemplo, com jogos, com a leitura de livros, com exercícios de matemática ou de memória e ainda com programas especiais de treino e jogos que os psicólogos desenvolveram.

Existem também outros fatores responsáveis pela manutenção das faculdades mentais em um nível elevado até uma idade avançada— uma instrução acima da média, uma vida ativa e com ocupações variadas, bem como um companheiro com vitalidade e um meio social agradável, são muitos desses fatores. Pelo contrário, a rotina e o descontentamento com a vida levam a um desleixo das capacidades mentais.

Em resumo: quem se mantém mentalmente ativo na terceira idade se mantém em forma.

Fonte: Livro- Seleções Reader's Digest
Enviado por Miguel Toledo em 14/09/2018
Código do texto: T6448338
Classificação de conteúdo: seguro