Transtorno Dismórfico - Vigorexia: Defeito físico imaginário

Caracterizado pela obsessão em ter um corpo físico perfeito, com curvas acentuadas, músculos avantajados, silhueta de acordo com os padrões na mídia, critérios que são impostos pelas academias e centros estéticos e com estímulo de profissionais sem escrúpulos e sem comprometimento com a ética, faz com que muitas pessoas – algumas com sérios problemas emocionais – sintam-se humilhadas diante da imagem que o espelho está refletindo.

Num impulso de carência afetiva e sentimento de inferioridade, tomam uma decisão radical – muitas vezes até sem consultar ou informar familiares - de que "precisam" se anular e se tornar uma “outra pessoa”. Então, se arriscam em procedimentos e cirurgias muitas vezes desnecessárias e fatais em nome do que consideram beleza física.

Esse transtorno pode se iniciar na infância quando na escola, colegas de classe apontam ou criticam a criança ou adolescente por uma determinada característica física. Algumas vezes, até mesmo familiares, fazem comparação da aparência física com outros irmãos ou outras crianças. Pode também desencadear o sentimento de inferioridade, quando em alguma fase da vida o indivíduo, sofre um trauma num relacionamento amoroso e se senti diminuído ou desprezado.

Têm ainda, casos onde na adolescência quando o jovem na procura do seu primeiro emprego é rechaçado, mesmo com bom currículo, devido sua aparência ou preconceito de alguma forma.

O conceito de beleza é muito subjetivo e muda de acordo com a época e a cultura de cada povo com diversidade no conceito do que é belo.

Para os pintores consagrados, a beleza feminina é retratada de formas diferentes. Em nenhum momento se preocuparam com as gordurinhas, celulites ou imperfeições físicas do que era mostrado. Ao contrário, suas modelos eram expostas de forma delicadas e mostravam sem pudor suas características que, para a maioria dos homens nem ao menos observam esses detalhes que são atormentados pelas mulheres e suas rivais. Para admiradores da arte, a obra é analisada e levado em conta os princípios que ressaltam a arte, já para a maioria dos homens, no geral a beleza da mulher é mais que apenas um corpo bonito ou com imperfeições - normal a todo ser vivo - mas compreende delicadeza, caráter, talento, gentileza, valores, princípios e sensualidade.

A dismorfia leva pacientes a ter distorções e insatisfações extremas de sua imagem física, a ponto de não querer mais ser como é. Ficam obcecados em mudar tudo e não ter em seu corpo nada que lembre o que vê no espelho e para isso fazem qualquer coisa para se tornar outra pessoa. De maneira impensada e até irracional, começam com pequenos procedimentos, depois passam para as cirurgias plásticas e daí pra frente, sempre irão ter a necessidade de fazer outra e mais outra. Tudo isso causa um sofrimento emocional enorme que aliado a sua insegurança e carência afetiva leva a situações de angústia e desespero.

A carência afetiva reforça o sentimento de inferioridade e mesmo depois de muitos procedimentos estéticos e cirurgias plásticas a pessoa ainda precisa ouvir: “Nossa! Como você está linda. Não tem onde mais melhorar. Seu corpo é o sonho de toda mulher”. Isso vale também para homens, preocupados com a beleza física mesmo já estando “sarados” e muitas vezes musculosos até demais, à base de estimulantes e anabolizantes, comprometendo a saúde física e também atitudes de sua vida pessoal e profissional, mas que ainda assim, fazem mais procedimentos estéticos e cirurgias plásticas procurando a “perfeição”.

A indústria da beleza vê o consumidor de produtos estéticos como apenas um cifrão e não como uma pessoa que merece respeito no que está procurando, pois a maioria dos produtos de beleza não cumpre o que promete. Lançam promessas em cima de promessas para iludir e faturar alto, não importa como ou a quem atingir.

A Cirurgia Plástica é um recurso extraordinário e maravilhoso quando feita por profissional ético e com especialização médica que o capacite para esse exercício. A prática cirúrgica quando feita com adequação - com apoio hospitalar ou em clínica capacitada para emergência - e em paciente com visão ajustada da realidade traz resultados grandiosos.

Quando analisadas as deformações congênitas, e tendo necessidades muitas vezes até urgentes para a sobrevivência da pessoa ou mediante quadros de acidentes graves com iminência de amputações e reconstituições é uma obra de arte o resultado da cirurgia plástica. Porém, quando usada para lustrar imagem de profissional inescrupuloso nas mídias, pacientes com expectativas irreais ou com ego deformado, então ela se torna uma arma para matar, quando não deforma para sempre.

Sintomas

Os sintomas podem começar precocemente, na infância com bullying na escola ou em casa e também na adolescência com surgimento de acnes, tamanho de seios, formato de tórax, tamanho de glúteos, formato de nariz ou de orelha, cicatrizes, manchas na pele, etc.

A pessoa fica preocupada com esses detalhes, passam horas se analisando no espelho, dá ouvidos a tudo que “amigos” lhe dizem, se arrumam demasiado com roupas em excesso com intuito de cobrir o corpo, uso de chapéu para esconder queda de cabelo, uso de barba para disfarçar problemas na pele, analisam tipos de pessoas em revistas, se comparam com artistas, se interessam em começar academia e fazem exercícios pesados. Pode também acontecer de se esconder das pessoas, desviar o assunto quanto se fala de aparência e ficar mais contido em si mesmo até que, tudo eclode e vem à tona de maneira abrupta e querendo consertar tudo de uma hora para outra , podendo fazer uso de substâncias ilegais ou sem acompanhamento médico .

Tratamento

Procure um Psicólogo para orientação e acompanhamento com terapia cognitivo- comportamental com foco na pessoa, suas crenças, suas dificuldades e conflitos pessoais ajudando no ajuste da visão de si mesmo. Já em casos graves, onde o processo começou há muito tempo e se tornou reincidente com situações que oferecem risco de deformações permanentes ou até risco de morte é recomendado a interferência de um Psiquiatra que através de antidepressivos pode ajudar no restabelecimento do humor e visão assertiva si mesmo. É essencial a ajuda de familiares ou pessoas com influência positiva na vida do paciente para fortalecer no estímulo e sequência no tratamento.

* Importante

É preciso estabelecer um critério de avaliação consciente entre paciente e profissional para que vidas - quase sempre ainda jovens - não se percam por ganância de profissionais incapacitados e por pacientes com deformação na sua capacidade de se ver como ser único, onde seu valor está muito além da imagem física.

Veja também:

https://luizagosuen.blogspot.com/2015/07/anorexia-e-bulimia-uma-angustia.html

Anorexia e Bulimia são também transtornos dismórficos que aliados ao distúrbio alimentar distorce a imagem que a pessoa vê no espelho pois, como os vigoréxicos que nunca se acham com corpo adequado ou musculosos o bastante, os anoréxicos também nunca se acham magros o suficiente.