OS 1.000 DIAS NA VIDA DE UM SER HUMANO

Antoni BigCuore*

Local: São Paulo,SP.

Data: 27/07/2018

Hora: 10:13 horas

_____________________________________________________

Minha esposa faz parte da Pastoral da Criança, ligada à Igreja Católica, fundada pela saudosa Dra.Zilda Arns, (irmã do saudoso, Arcebispo emérito, Dom Paulo Evaristo Arns), falecida no Haiti, em vista de um terremoto tomou conta daquele País, há alguns anos atrás.

Compulsando o jornal número 208, de Março de 2.014, da Pastoral, impresso em Curitiba, estado do Paraná, onde fica a sede nacional da referida Entidade, que traz uma espetacular matéria sobre os mil(1000) dias na vida de uma criança, chamada a Teoria do Dr.Barker, famoso pediatra inglês, que ora transcrevo trechos da reportagem que interessa, não só as gestantes, mas a todos os pais e os futuros também. Segue a matéria abaixo.

______________________________________________________

“Como os primeiros 1.000 dias de vida podem afetar nossa saúde para sempre? Na Inglaterra, em 1.989, um medido e pesquisador, Dr.David Barker, lançou a hipótese de que muitas doenças que apareciam na vida adulta eram decorrência de problemas na gestação, especialmente do que ele chamou de desnutrição intrauterina.

O Dr. David Barker, junto com seus colegas da Universidade de Southampton, descobriu, por exemplo, a relação entre o peso da criança ao nascer e o risco de vida para doenças do coração e outras, como diabetes e hipertensão.

Ele mostrou que quanto menor o peso de um bebê no nascimento e durante a infância, maior o risco para doenças coronarianas na vida adulta. Isto chamou a atenção da comunidade científica e da sociedade em geral sobre o peso dos bebês ao nascimento e sobre o tipo de alimentação das gestantes. Estudos posteriores mostraram que o baixo peso ao nascer esta associado também a um risco maior de ter na vida adulta hipertensão, acidente vascular cerebral e diabetes tipo 2.

A hipótese de Barker foi amplamente estudada e apoiada e se tornou uma teoria, a chamada Teoria de Barker. Hoje, sabe-se também que o risco de doença crônica na vida adulta é ainda maior se um bebe tem baixo ganho de peso após o nascimento, principalmente nos 2 primeiros anos de vida.

Por tudo isso, a Pastoral da Criança, que luta por vida em abundância para todas as crianças desde o ventre materno, decidiu estudar e divulgar a Teoria de Barker, para que em nossas comunidades os serviços de saúde, as lideranças e as gestantes tomem consciência da importância de uma nutrição saudável durante a gestação.

Os líderes, então, passaram a orientar as gestantes, tanto na vida domiciliar, no Dia da Celebração da Vida, nos Encontros de Gestantes sobre como ter uma alimentação saudável e como contribuir para que o bebê nasça com um peso adequado, começando por um pré-natal de qualidade. (grifos meus).

Por que 1.000 dias?. Os primeiros 1.000 dias de vida é o período que precisa de muita atenção para com a saúde da criança, desde o ventre materno até os 2 anos de vida. A conta é simples: some o período de gestação, 270 dias e depois 365 dias para o primeiro ano e mais 365 dias para o segundo ano de vida. Total: 1000 dias vida.”

TEORIA DE PARKER: 270+365+365= 1.000 dias.

______________________________________________________

COMENTÁRIO DE A. BIGCUORE: o trabalho feito pela Pastoral da Criança, ligada à Igreja Católica, é o mais RELEVANTE neste País, tão carente de educação.

O poder público, infelizmente, não educa ninguém. Cabe mesmo à sociedade civil, tipo Pastoral da Criança, com apoio de algumas empresas que ajudam financeiramente para que possa desenvolver este belo e humanitário trabalho.

Não sou educador, mas tenho 3 filhos e 4 netos e sempre ensinei a eles a importância de uma boa alimentação, sobretudo, na infância. Os meus filhos aprenderam bem a lição. Não tomam refrigerante; comem cereais integrais; sementes tipo: linhaça, chia etc. Comem castanha do Pará; nozes; damasco; tâmara, crain berry etc. Enfim, eles têm uma alimentação bem balanceada.

Priorizam as frutas, aos invés do suco.

Além disso, sempre lhes dei bons exemplos, sobretudo quanto à ética e valores morais. Graças a Deus, estou colhendo os frutos.

Voltando ao caso das gestantes, o mais importante, julgo ser, nos dias de hoje, um PRÉ-NATAL bem feito! Os pediatras modernos, sabendo disso, já receitam um suplemento de ÁCIDO FÓLICO (vitamina do complexo B) para as gestantes, pois este é importantíssimo na formação dos glóbulos vermelhos e na formação do cérebro e demais órgãos da criança.

O maior problema, segundo minha esposa que é Agente da Pastoral, é a mentalidade errada e a preguiça de certas mães, que dão (pasmem!) até refrigerante para as crianças e os malditos salgadinhos!!!

Alimentação balanceada: arroz, feijão, carne, ovos, salada bem colorida e suco natural de frutas. Eis o caminho de vida saudável, no futuro dessas crianças. Elas terão, se assim, forem educadas dentro dessa mentalidade, uma vida ADULTA EQUILIBRADA!.

Nosso País precisa de pessoas educadas, bem alimentadas para que possa ter mão de obra qualificada e, em consequência, ter menos problemas psico-sociais. Sobretudo, para deixarmos de ser uma País exportador, apenas, de matérias primas e possamos ter uma indústria competitiva.

É uma questão cultural. Infelizmente, nosso País não dá a importância que a educação merece. Urge formarmos bons professores para que estes formem bons cidadãos que irão dirigir este País, no futuro.

Todos os ensinamentos do Dr.Parker, poderia muito bem serem ensinados nas escolas públicas e particulares. Mas, infelizmente, não existe VONTADE POLÍTICA de nossos dirigentes para implementar esta grande idéia.

Os 1.000 dias definem o que vai ser a criança em toda a sua vida, sob o ponto de vista de sua saúde!

Deus salve o Brasil!

______________________________________________________

(*)autor é escritor e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu Blog Bem Viver Brazil – antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável).

______________________________________________________