Síndrome da Felicidade/ Síndrome da Insatisfação Crônica

O ser humano sempre procurou pela " Fonte da Juventude e " Onde Encontrar a Felicidade" como sendo a chave para a solução de seus problemas, colocando todas suas fichas no modo de ser sempre jovem, bonito e feliz como sendo esses, os fatores primordiais para uma vida plena.

A psicoterapia tem se deparado há séculos, no atendimento a pacientes que procuram soluções mágicas para eliminar seus sofrimentos achando que, se resolver o que está no exterior tudo fica perfeito - o que é um equivoco - pois as causas das angústias que atormentam as pessoas estão no seu íntimo, guardadas ou escondidas delas mesmas e não adianta fazer plásticas, mostrar-se feliz em fotos nas redes sociais, ser sorridente e pensar positivo que seus problemas não irão se resolver. O tratamento consiste em ir a fundo, sem medo, no que está trancado no porão da mente amargurando o coração e só assim poderá trazer a alegria de volta ou conseguir o caminho para seguir em frente, em paz.

Carl Rogers psicólogo do século passado, desenvolveu a Teoria Humanista que foca no indivíduo e em tudo que está a sua volta como sendo fatores importantes para o desenvolvimento pessoal, com liberdade para seu crescimento como um todo. É a subjetividade que constrói a individualidade e a formação do eu, com suas características, crenças e valores que lhe são importantes ou que com o aprimoramento do conhecimento e da personalidade, podem vir a serem incorporados ou não em sua estrutura pessoal e humanista.

Na Universidade de Havard, o curso mais popular é o de "Felicidade", onde o professor Tal Ben-Shahar ensina a ser feliz. O curso faz parte da graduação do Curso de Psicologia não como matéria básica, com notas a serem almejadas, mas para ajudar os alunos na realização pessoal e satisfação profissional, pois muitas vezes a pessoa tem - aparentemente - tudo para se considerar realizado e senti-se infeliz.

Isso foi inclusive o que aconteceu com esse professor e o motivo pelo qual ele resolveu inovar. Muitas vezes, achamos que ter sucesso, dinheiro ou fama é o que traz felicidade. Essas são etapas que para muitos são importantes, porém se você não está em um contexto de acolhimento e reconhecimento no trabalho, entre familiares e amigos, dificilmente essas coisas irão completar qualquer pessoa, por muito tempo.

No trabalho é preciso ter união para atingir as metas, realização de trabalho em equipes focadas no desempenho do projeto, mas também na capacitação dos talentos de cada um. Na família é preciso compartilhamento, respeito e participação integrada entre todos e os amigos fecha o ciclo com a companhia, a conversa que traz entusiasmo, diversão e o prazer de ser aceito num grupo afetivo.

Em 1922, o físico e cientista alemão Albert Einstein quando em um visita a Tóquio, estava hospedado no Imperial Hotel Tokyo e recebeu um mensageiro que foi lhe entregar um comunicado. Sem dar gorjeta ao mensageiro pelo serviço, Einstein escreveu de próprio punho duas notas em um papel e entregou ao mensageiro. Numa estava escrito “Talvez, se você tiver sorte, essas notas acabarão sendo muito mais valiosas que uma simples gorjeta” e na outra: ."Onde há desejo há um caminho". Era a "Fórmula da Felicidade" que ele entregava nas mãos daquele mensageiro.

Hoje, 95 anos depois, os escritos de Einstein se tornaram públicos com a sensibilidade e sabedoria do grande mestre. Não adianta ter fama, dinheiro e corpo perfeito é preciso ter meta e saber qual o caminho escolhido para ser feliz, com satisfação, desejo e brilho nos olhos. Não importa o que os outros pensam. A felicidade está dentro de você e pode ser qualquer coisa e, muitas vezes, quanto mais simples for o desejo maior felicidade lhe proporcionará.

Síndrome da Felicidade

Apesar de muita procurada, a felicidade está bem perto de todos nós. Basta nos darmos conta que o que nos faz feliz, pode não ser o que faz outra pessoa feliz, que não temos que ser igual. Somos seres únicos, feitos por Deus como obra -prima.

O que nos realiza está em nosso íntimo. Pode ser que, se começarmos a nos desprender de coisas materiais ou a nos comparar com outras pessoas iremos descobrir um universo rico e cheio de particularidades dentro de cada um de nós que irá trazer a felicidade que nos falta e tanto procuramos.

"Precisamos de pouca coisa para viver e menos ainda para ser feliz" Luiza Gosuen

Insatisfação Crônica

Vivemos uma época onde tudo é fácil. Na maioria das vezes, com apenas um toque se consegue ter o que precisa, e tudo se pode conseguir com facilidade. Uma grande maioria da população mundial habita em lugares prósperos e com acesso a facilidades, novidades de todo tipo e com oportunidades na internet para todo tipo de conhecimento, porém quanto mais tudo isso está a disposição de muitos, maior é a insatisfação e angústia que as pessoas experimentam em suas vidas.

Procuram a satisfação e felicidade em coisas ilusórias, acúmulo de bens materiais e momentos de fama que em nada irão contribuir para sua real satisfação interior.

O desejo que a mídia impõe como sendo algo prioritário e que você precisa conseguir "agora" é um desejo falso e inexistente e muitas vezes, pode até trazer consequências sérias, quando estimular a adquirir algo que está fora de seu orçamento, fazendo com que sua vida se torne cheia de dívidas e empréstimos tirando-lhe a paz. E, se você conseguir esse tal desejo imposto pela mídia, irá perceber que na verdade você não precisava dele e que agora que tem, em nada mudou sua satisfação e ainda o deixou endividado, com preocupações e pior... continua infeliz.

A insatisfação, também tem um lado positivo, quando nos impulsiona a mudar, a seguir em frente para superar ou a conquistar novos patamares. Nesse sentido é bom e importante saber a hora de sair do senso comum e da acomodação, mas sem exagerar na mudança para não comprometer sua satisfação interior, que deve ser baseada em suas necessidades e não na dos outros.

A Síndrome da Insatisfação Crônica surge com o reclamar constante de tudo, desde um relacionamento que não traz mais compartilhamento ou satisfação íntima e daí as reclamações se entendem para todas as áreas, tanto da casa como do trabalho, dos amigos, da cidade e até de você mesma. É uma ansiedade que não se acalma e surge então o impulso de comprar tudo que vê pela frente com a intenção de preencher esse vazio existencial (quanto maior o número de sacolas que você saí de um shopping, maior é a revelação de sua infelicidade). Só que isso não preenche nada e nem melhora seu Complexo de Inferioridade.

Existe sim, insatisfações pontuais. Em alguma época, por algum motivo específico todos nós temos algum tipo de insatisfação, mas quando a insatisfação é contínua , que atormenta todos a sua volta e que deixa a pessoa infeliz o tempo todo, então é preciso rever o que está acontecendo porque pode inclusive se estender para outro tipo de doença que pode ser uma Depressão, Taquicardia, Transtorno Afetivo Bipolar e até Síndrome do Pânico.

**Importante

Ouça seus amigos. Tenha mais tempo com sua família. Reveja sua espiritualidade. Valorize a si mesmo. Abrace mais seus filhos. Se cuide e sorria mais, inclusive pra você mesmo. Procure a companhia de pessoas comprometidas com a vida. Observe a natureza, que foi feita pra alegrar sua vida. Irá perceber que muito que procurava está bem perto de você. Porém, se precisar de ajuda profissional procure um Psicólogo e não deixe de ser feliz.