Chá de alho: conheça seus benefícios à saúde
Por Redação Doutíssima 28/01/2015
 
O chá de alho é um conhecido remédio caseiro para gripes e resfriados, mas ele pode favorecer a saúde de outras formas, pois possui muitas propriedades medicinais. O alho é um ingrediente comum na culinária, já que ressalta o sabor dos alimentos, mas também é muito frequente na medicina alternativa.
Esta planta nativa da Ásia Central, pode crescer até 50 centímetro de altura, produzindo uma única flor e cresce durante todo o ano em climas amenos. Ao contrário de muitos outros vegetais de raiz, o alho é considerado tanto um vegetal e também uma erva.
Mais do que curar gripes, este chá ajuda a prevenir diversos tipos de infecções. Foto: iStock, Getty Images
Vitaminas e nutrientes no chá de alho 
O ingrediente medicinal chave no alho é a alicina, que tem propriedades antibacterianas, antivirais, antifúngicos e propriedades antioxidantes. Além disso, o alho contém outros elementos importantes como vitaminas e nutrientes.
Alguns deles são as vitaminas A, B, B2 e C, assim como a proteína, potássio, cálcio, zinco, cobre, ferro, selénio, manganésio e muitos outros.  A preparação do chá é bem fácil. Esmague um dente de alho para uma medida de xícara de água. Leve a água para ferver e depois disso, coloque-o na água fervente e desligue o fogo.
Coe a mistura e aguarde o chá de alho ficar em uma boa temperatura para o consumo. Você pode adicionar também uma boa dose de suco de limão à mistura, para melhorar o sabor, assim como uma colher de mel. Veja quais são os principais benefícios do chá de alho.
Indicações do chá de alho
1. Saúde do coração e do sangue
 Este chá é um tônico para o coração, pois estimula a circulação do sangue, dilatando os vasos sanguíneos e prevenindo a formação de coágulos. Isso é vital para reduzir o risco de derrames, que podem ser muito perigosos.
O caminho para um coração saudável é diminuir os níveis de colesterol ruim, e este chá pode ajudar, pois o chá ainda regula os níveis de açúcar no sangue e ajuda a reduzir os níveis de triglicerídeos.
2. Sintomas de gripes e doenças respiratórias 
Um dos benefícios mais conhecidos deste chá é sua capacidade de acabar com um resfriado. Ele luta contra os desagradáveis ​​sintomas, ajudando a fortalecer o sistema respiratório. O chá de alho ainda trata a rouquidão, tosse e dor de garganta.
Os efeitos antissépticos desta bebida ajudam a tratar doenças mais graves como pneumonia e bronquite. E respirando o aroma do chá quente, acaba-se com a congestão nasal.
3. Infecções 
A maioria dos benefícios do alho para o seu corpo vêm do fato de que o seu chá é uma ótima maneira de estimular o sistema imunológico. Isto significa que ele contém ação antibacteriana, antifúngica e propriedades antivirais.
Esta capacidade de agir como um antisséptico mata as bactérias nocivas, promove a desinfecção e prevenção de infecções, principalmente devido à presença de compostos como o selênio e enxofre, que juntos atuam como antioxidantes.
Com uma xícara deste chá, você pode tratar infecções urinárias e se livrar do fungo responsável por infecções, assim como manter os seus intestinos livres de parasitas indesejados.
Outros Benefícios
 O chá de alho ajuda a tonificar o fígado e a promover um sistema reprodutivo saudável. Para as mulheres, isso resulta em ciclos mais saudáveis ​​e regulares, e para os homens, um possível aumento da testosterona.
Pesquisas indicam que sua ação global no organismo previne contra o crescimento de células cancerosas. Com o bochecho desta bebida, é possível evitar o crescimento de bactérias na boca, que podem causar o mau hálito.
 
 
 
 
DOUTISSIMA
Enviado por Nair Lúcia de Britto em 05/06/2018
Código do texto: T6356366
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.