O normal é correto? O que é normal?
Este tema já é familiar a muitas pessoas da área da saúde mental. Mas acredito ser importante ampliar a reflexão a todos, devia ser assunto no almoço de domingo!
Pensar sobre nossos hábitos é fundamental para criar novos hábitos e uma vida e um mundo melhor. Importante dizer que aqui que há uma larga diferença entre o que é natural e aquilo que chamamos de normal. A palavra normal quer dizer aquele que segue a norma, as regras.
Pois então podemos pensar que regras são estas? Será que todas elas nos servem?
Existem muitas regras que vão contra a ordem natural da vida, posso citar o caso mais grave disso que é naturalização do parto hospitalar. Nascer no hospital é normal?
O ato de nascer nunca foi e nunca será uma doença para ser hospitalar, o hospital é necessário apenas em exceções muito específicas onde é necessária intervenção médica no hospital. Parto sempre foi um evento natural como o de qualquer outro mamífero. O parto hospitalar é muito recente na história da humanidade e diga-se a verdade, salva vidas quando é preciso. Infelizmente nascer em hospital virou regra e não exceção e achamos normal ter nossos filhos no hospital sem ao menos questionar o porquê disso. Os exemplos de regras questionáveis são fartos infelizmente: Trabalhar em empregos que não se gosta ganhando pouco é “normal”, comer muitos agrotóxicos na alimentação também, desmatar sem freios a floresta para plantar pasto para o gado nem se fala nisso, consumismo sem controle, poluição etc.
Todos estes fatos acima são ações humanas incabíveis, mas incrivelmente, se faz! E nada ou pouco se fala, também por que já se tornou um habito de pensamento achar a vida complicada e dizer que é assim mesmo. “é normal”.
Nas raras vezes que pensamos sobre estes temas colocamos a culpa em alguém, como “o governo”, “deus”, “o vizinho”, “os comunistas”, e mantemos a inercia da vida cotidiana, pois amanhã é dia de trabalho e não convém se cansar com estas coisas complicadas.
A pior coisa que podemos falar para uma criança é “Isso é assim mesmo, é complicado…”
Que tragédia!
Para onde estamos caminhando desta maneira?
Temos que descomplicar as coisas !!!
É preciso refletir e colocar na mesa essas e outras “normalidades”, pois este despertar de consciência pode mudar a vida de todos nós para melhor.
Publicado originalmente em 27 de abril de 2015
Helton Bederode.