As causas e formas do bullying e cyberbullying

As causas e formas do bullying e cyberbullying são específicas, sempre trazem medo aos adolescentes e grandes preocupações a todos os pais e demais educadores.

As causas e formas do bullying e cyberbullying: podem estar na família!

As causas do bullying e cyberbullying sempre estão na raiz, na formação da criança e na transição criança-adolescente-adulto, mas principalmente no seio familiar. VOCÊ pode observar que aquela criança que não teve um acompanhamento da família, não sentiu a presença dos pais em sua vida, independentemente se nos momentos bons ou ruins, certamente irá praticar o bullying e cyberbullying.

Há muitas crianças que passam a maior parte do tempo em creches, escolinhas ou em escolas de línguas, clubes e em outros locais de recreação e aprendizado. São companhias necessárias e saudáveis, com certeza, mas não possuem o poder de substituir o calor, a segurança e o carinho proporcionados pela presença dos pais.

A ausência dos pais justifica as causas e formas do bullying e cyberbullying!

Ao sentirem a falta dos pais e por não saberem como preencher esta ausência, algumas crianças tentam chamar a atenção lançando mão de práticas danosas às outras. É neste momento que surgem as diferentes formas de agressão que os veículos de comunicação tanto transmitem a cada instante, mas que não trazem solução para as práticas de bullying.

Há também aquelas que convivem diariamente com a violência doméstica e, pelo fato de ser algo cotidiano, não percebem o que está acontecendo. Por isso julgam se tratar de algo “normal” ou comum, uma forma natural de tratar os colegas. São crianças e adolescentes que têm a violência como espelho de vida.

As causas e formas do bullying e cyberbullying!

Esta agressão pode ocorrer de duas formas: a primeira é o bullying físico/direto, caracterizado pela violência física como bater, chutar, empurrar, roubar, tomar ou quebrar pertences, vandalizar, insultar, ofender, ameaçar ou provocar. Já a segunda forma é o bullying social/indireto, que recebe esta denominação, porque ataca o psicológico com intuito de isolamento da vítima.

Para tanto fazem uso das práticas de difamar, imitar, humilhar, perseguir, discriminar, isolar, excluir, ignorar, tiranizar, rejeitar, assediar, dominar, amedrontar, chantagear, insultar, ofender, rir, contar piadas e/ou histórias a respeito da vítima e dos aspectos socialmente significativos para ela.

Tudo isto, além de ser de difícil detecção, é o que mais causa danos psicológicos na vítima. Ela pensa e imagina seu sofrimento, sua imagem nas telas das inúmeras mídias eletrônicas, bem como diversos adjetivos que irá receber tanto de pessoas conhecidas quanto de desconhecidas.

A sociedade não vê o cyberbullying como um problema social!

Esta prática, que tem causado estragos em tantas vidas, encontra persistência e força para agir, porque a sociedade, apesar de saber dos males por ela causados, parece haver optado por ignorá-la. Dificilmente VOCÊ vê escolas que trabalham o cyberbullying ou grupos de adolescentes e de pais discutindo e procurando solução para esta prática.

Ela é tratada de forma silenciosa principalmente pelos participantes, ou seja, na maioria das vezes, a vítima prefere sofrer calada a contar para os amigos, pais, professores ou fazer uma queixa por escrito, pois se sente envergonhada e humilhada, além do medo em relação aos autores.

Sônia Araújo – Ms. em Educação

O respeitar faz bem!

Sôniainformação
Enviado por Sôniainformação em 10/05/2018
Código do texto: T6332679
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.