Duas dicas para a longevidade

As pessoas podem aumentar ou diminuir a duração de suas vidas através de comportamentos no cotidiano. Por sermos filhos de Deus Ele nos deu a capacidade de viver o máximo que pudermos a fim de cumprirmos a contento nossa missão no mundo. Se uma influência genética tem algum peso na balança é porque, além de espíritos somos também corpo material e isto tem, por certo, certa influência, mas não devemos nos preocupar; se tivermos um estilo de vida saudável e comedido ultrapassaremos, e muito, nossa expectativa de vida, mesmo que não tenhamos tido avós e bisavós tão longevos. O estilo de vida conta muito mais do que a hereditariedade, tanto na questão saúde quanto na questão da longevidade. Nossa herança é divina, portanto é de bom alvitre que nos esforcemos para acrescentarmos anos a nossas vidas, pois isto é do agrado de Deus. Mas, vamos às dicas.

Antes, deve ser dito que são dois exemplos já comprovadamente eficazes, mas que o estilo de vida para se viver muitos anos e com saúde é o resultado de um conjunto de atitudes que, tenho certeza, já é do conhecimento do leitor em sua jornada de vida porque viver é aprender e observar.

As duas dicas tem a ver com a alimentação. Não é nenhum segredo de dieta ou descoberta milagrosa de algum produto vitaminado; é simplesmente, como já disse, uma atitude. A primeira é: coma menos. Isso mesmo. Parece que todo o mundo já disse isto. Mas não da forma que eu vou dizer. Quero dizer para levantar da mesa antes que se sinta pleno (a) de satisfação; deixe 20% de seu apetite insatisfeito. Em outras palavras, não encha o seu estômago, não saia dali pesado (a), sonolento (a) e de barriga inchada porque a comida estava deliciosa e não deu vontade de parar. É diferente de passar fome, pular as refeições ou ficar horas e horas sem se alimentar. Mate a fome e pronto, você está satisfeito (a) e é isso o que conta. Faça assim e seu organismo vai agradecer e quererá viver longamente.

A segunda dica; acho-a fantástica. Estimule a capacidade digestiva de sua saliva. Como fazer isso? Vou explicar. O suco gástrico é o responsável pela digestão dos alimentos já a partir da boca, então é ali que deve começar a digestão. A boca enriquecida com o suco gástrico, ou seja, a saliva, faz com que todo esse processo de assimilação e digestão dos alimentos seja estimulado o que proporciona um trabalho perfeito do estômago e intestino, começo e fim do trabalho básico do sistema digestivo. Assim, antes de iniciar a refeição, fique olhando para a comida que vai ingerir, apreciando-a, imaginando o sabor do que vai comer e sentindo o seu cheiro, enchendo de água a boca. Esta atitude simples vai proporcionar saúde e longevidade. É uma questão de colocar em prática e mantê-la enquanto viver; e viver muito. Vale a pena iniciar o quanto antes. Depois que acostumar vai ficar automático; tente e verá!

Professor Edgard Santos
Enviado por Professor Edgard Santos em 15/12/2017
Código do texto: T6200019
Classificação de conteúdo: seguro