Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O Efeito da Raiva Sobre os Pulmões

Antoni BigCuore*
Efeito da Raiva sobre os Pulmões
Antoni BigCuore*
_______________________________________________________
 Num estudo na Universidade de Harvard School of Publica Health, avaliou a capacidade pulmonar de 670 homens, durante três vezes, durante oito anos para verificar a situação pulmonar dos entrevistados após ataques de RAIVA.
 
“Segundo o Dr. John Moore Gillon da British Lung Foundation: “Quando você se zanga, produz hormônios que ajudam o corpo a se preparar para uma briga. Esses hormônios liberam substâncias que afetam os canais bronquiais que, por sua vez, se estreitam, fazendo a pessoa perder o fôlego.”

O Dr.Moore Gillon acrescenta que esse tipo de lesão pulmonar é pequeno comparado aos efeitos do fumo. Mas, a longo prazo, pode ser irreversível. Por isso, quando alguém irritar você, não se exalte. Respire fundo, conte até dez e pergunte-se: “Afinal, que importância isso realmente tem?” ( 1 )

Acreditamos que, o Dr.Moore,  se referia às emoções agressivas pelo ACTH.( que são a adrenalina e noradrenalina) hormônios do estresse que tem como efeito somático, a rigidez da musculatura, taquicardia etc. Esses hormônios são produzidos pelas glândulas supra-renais. (adrenalina e noradrenalina).

Toda emoção negativa (raivosa no caso), faz as glâdulas supra-renais  liberam maior fluxo de cortisol no organismo, provocando taquicardia, rigidez na musculatura e uma certa efervescência em todo o organismo pelo efeito da emoção, provocando o organismo para luta ou fuga.

A propósito, a palavra emoção, vem do latim, mais especificamente do verbo “emovere”, que significa por em movimento,  em ação. O que provoca uma certa ebulição em todo o organismo.
Quando você leva um susto por exemplo. As supra renais liberam excessivamente a adrenalina e esta provoca toda essa gama de reações no organismo humano.

 Você sente o corpo mole, secura na boca, um gosto amargo resultado do excesso de adrenalina.
(Para se reequilibrar, tome água com limão ou suco de maracujá, respire fundo três vezes, e procure relaxar a musculatura.)

A contraposição a tudo isso, é o Relaxamento Neuromuscular. É um exercício que deve ser feito semanalmente, se diário, tanto melhor.
Também os EXERCÍCIOS FÍSICOS (3 x por semana) ajudam em muito a neutralizar os efeitos do estresse e a somatização das emoções negativas.

A vida moderna tem provocado estragos na saúde humana. As novas tecnologias (smartphone por exemplo) quando não usado com sabedoria, causa malefícios à saúde humana. Já que o estresse é inevitável, devemos APRENDER a conviver com ele com boa dose de racionalidade. Pense nisto!

_________________________________________________________

 “Dr. John Moore-Gillon MA LLB MD FRCP (b. 1953) é Consultor Médico emérito nos Hospitais St Bartholomew e The Royal London, em Londres. Ele foi clínico líder de tuberculose para o London Borough of Tower Hamlets, ex-Secretário Honorário da British Thoracic Society, Presidente do Comitê Conjunto de Tuberculose, e anteriormente Presidente e então Presidente da British Lung Foundation. Ele atuou como Mestre da Sociedade Adorável dos Apothecaries de Londres (2014-2015)”.

( 1 ) Seleçoes Redears Digest, Janeiro 2.007, pg.138.
( *) Antoni BigCuore, escritor e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça e divulgue seu Blog Bem Viver Brazil – antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável) e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
________________________________________________________



ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 27/07/2017
Código do texto: T6066358
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
ANTONI BIGCUORE
São Paulo - São Paulo - Brasil, 72 anos
2494 textos (951105 leituras)
87 áudios (67231 audições)
1 e-livros (165 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 22/11/19 14:15)
ANTONI BIGCUORE