Tábua de salvação!

A resiliência possui suas bases constituídas no ambiente e oscilam conforme as circunstâncias, por isto é um valor ou mesmo uma característica que se constrói no cotidiano das relações sujeito e sociedade.

Entende-se que, aplicada ao cyberbullying, significa a capacidade dos adolescentes se identificarem uns com os outros, tanto no campo emocional quanto no comportamental, permitindo com isto uma maior interação e evitando a prática do cyberbullying.

Com o surgimento do cyberbullying e sua facilidade em fazer novas vítimas a cada segundo, observa-se que os adolescentes, ao mesmo tempo em que tentam se proteger do autor, procuram se agarrar a novas amizades, novos contatos e muitas vezes se esquecem da resiliência, presença marcante de todo relacionamento, lembrando que, para muitos não se trata de esquecimento, é porque desconhecem esse recurso.

Tais situações alertam para a necessidade da família e a escola desenvolverem a resiliência junto aos adolescentes, mas tudo isto de forma tranquila e respeitosa, pois devido ao fato de possuírem gostos, visões e comportamentos diferentes, não quer dizer que devam ser inimigos ou lançar mão do cyberbullying.

Ela precisa ser trabalhada na criança, mas caso isto não tenha sido feito, deve-se então desenvolvê-la no adolescente, observando seu comportamento e considerando elementos básicos, como: adultos dispostos a escutar e apoiar, pois os participantes do cyberbullying precisam saber que são amados e respeitados, apesar de seu comportamento inadequado; outro ponto é ser positivo em relação à competência do adolescente, isto porque, o incentivo é essencial para ele.

Se os pais dizem ao filho que será uma alegria vê-lo vencer na vida, ele proporciona a esse adolescente uma razão para acreditar em si mesmo, tornando-o capaz e seguro das vitórias. Igualmente é quando o professor faz elogios, não só ao líder da turma, mas também ao que está um pouco isolado, esquecido pelos colegas. Ao dizer seu nome e tentar inserir este adolescente no contexto escolar, o professor estará sinalizando aos outros que aquele colega, mesmo não retendo tantos conhecimentos, é um integrante da turma.

Atualmente, é vital desenvolver a resiliência nos adolescentes, já que é praticamente impossível excluir os programas violentos, exibidos na TV, cinema e principalmente na internet, o que nos leva a concluir que a única maneira de ajudá-los, é conduzi-los a se tornarem adultos seguros, amigos e capazes de se identificarem, independente se nas suas emoções ou ações.

Visto que a resiliência pode ser desenvolvida nos adolescentes, entende-se que ela é uma ferramenta essencial ao se trabalhar o cyberbullying, pois é capaz de levar os participantes a se sentirem próximos e necessários uns aos outros.

Sônia Maria dos Santos Araújo – Ms. Em Educação

O respeitar faz bem!

Sôniainformação
Enviado por Sôniainformação em 02/07/2017
Reeditado em 05/07/2017
Código do texto: T6043777
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.