TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo: o que é?

Conhecido por TOC, o Transtorno Obsessivo Compulsivo atinge aproximadamente 2,5% da população mundial e está entre os transtornos mentais mais frequentes na população.

Normalmente tem início na infância, entre 9 e 11 anos, atingindo principalmente jovens até os 30 anos, podendo permanecer durante toda a vida.

No TOC, a pessoa fica presa à pensamentos e comportamentos repetitivos, que produzem aflição e ansiedade.

Para sentir alívio, recorre a comportamentos compulsivos, como lavar as mãos repetidamente, contar, acender e apagar as luzes várias vezes seguidas, etc.

Em muitos casos, são passados mais de 10 anos para se obter o diagnóstico, pois o TOC passa despercebido com frequencia e o portador procura resolver o problema sozinho, já que sente vergonha dos sintomas que apresenta.

Como tratar?

O tratamento inclui medicação e terapia.

No entanto, o medicamento será eficaz apenas se o paciente tomar adequadamente e sem interrupções.

A interrupção por conta própria pode provocar recaída e os sintomas retornarem ainda mais intensos.

É importante dizer que os remédios para este transtorno não apresentam resposta imediata, podendo levar de 4 a 12 semanas para que seu resultado comece a aparecer.

Pode acontecer também de determinado medicamento apresentar pouco resultado para o paciente, sendo necessário que o médico o substitua, pois cada organismo reage de forma própria com relação a remédios.

Os sintomas dificilmente desaparecem quando não é realizado nenhum tratamento, estando sempre presentes em maior ou menor intensidade.

Para conhecer mais artigos meus, acesse meu site:

www.priscilaguiseline.com.br

Conheça também minha pagina no facebook:

www.facebook.com/psicologapriscilaguiseline

Priscila Guiseline
Enviado por Priscila Guiseline em 22/11/2016
Reeditado em 22/11/2016
Código do texto: T5831076
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.