Transtornos hormonais femininos/ orgasmo/anorgasmia

"Orgasmo é um momento de êxtase onde tudo começa com um olhar, um pensamento que excita e provoca tesão, um desejo de carícias e o toque que enlouquece e então, como numa explosão incontida o coração vibra descompassado deixando a respiração ofegante sem que palavras possam descrever esse momento de prazer incomensurável....e depois, o relaxamento, o beijo, o olhar de extrema satisfação e contentamento." Luiza Gosuen

Anorgasmia é a dificuldade em atingir o orgasmo ou a falta dele. A falta de conhecimento de algumas mulheres sobre suas zonas erógenas pode ser um dos fatores que influenciam e, não é devido a idade e sim a falta de toques e liberdade para fantasiar seus desejos.

Essa é uma disfunção sexual que atinge uma faixa grande de mulheres, cerca de mais de 50% atingindo qualquer idade. E estudos realizados por centros de sexualidade humana, de cada 100 mulheres, 70 não conseguem atingir o orgasmo. Existe casos de mulheres que nunca atingiram o orgasmo. E porquê isso acontece?

São muitas as causas:

* Fator Social - Por muito tempo foi introduzido em nossa cultura que a mulher não precisava sentir tesão e desejos - isso era até uma maneira egoísta de deixar que a mulher não sentisse interesse por outros homens - um conceito machão de que a mulher era apenas para procriar e satisfazer a vontade de seu marido, porque as fantasias e prazeres sexuais os homens procuravam em mulheres de mentalidade aberta e que não se submetiam a tal conceito. Na verdade, eles sim, os homens é que faziam o que aquelas mulheres queriam, muitas vezes elas fingindo para eles que gostavam, cobrando caro pela companhia e eles ainda achavam que estavam tirando vantagens.

Sem contar que as mulheres eram condicionadas a não se tocarem, não ver revistas com conteúdos eróticos ou filmes pornográficos e se preservarem para casar virgem. Tudo isso está mudando para melhor, apesar de ainda ter culturas e religiões que estimulam esses conceitos em seus jovens e que as mulheres casadas não podem ter diversidades no relacionamento com seus maridos , nem fantasias sexuais, pois tudo isso é considerado pecado ou imoralidade.

*Fator orgânico - Problemas hormonais, drogas naturais ou sintéticas, bebidas álcoolicas , tabagismo, entorpecentes, esteróides anabolizantes, falsos estimulantes podem levar a diminuição da libido.

*Fator físico- Cansaço físico, falta de estimulação da sensualidade , ausência de brincadeiras e carícias, má formação congênita, hipertrofia dos genitais são condições que podem diminuir o interesse pelo parceiro na hora do ato sexual.

* Fator psicossocial - Tabus, crendices, religião, educação sexual castradora, medo de engravidar, medo exagerado de não ter um bom desempenho sexual, baixa autoestima em relação ao seu corpo, experiências traumáticas anteriores, abuso sexual, pouca intimidade com o parceiro, culpa, traição, preconceitos, medo do envelhecimento, inexperiência, alta exigência ou comparação em relação a outros parceiros ou de si mesma, ansiedade, depressão. São situações que devem ser avaliadas e se preciso tratadas para não interferir em uma relação sexual prazerosa.

*Fator extrínseco (que não depende da mulher) - Muitas vezes, a mulher que tem um parceiro com ejaculação precoce ou seja, que ejacula muito rápido,e acaba não permitindo que a mulher sinta orgasmo já que a maioria das mulheres precisam de um tempo maior para conseguir a excitação necessária e também porque gostam e precisam das preliminares que são fatores muito importantes nesse contexto. Se isso não acontece, a mulher não consegue atingir o orgasmo e fica achando que o problema é dela, quando nesse caso não é.

Só depois, quando tem outra experiência sexual, agora com outro homem, que empenha nos carinhos, não tem pressa e valoriza as preliminares ela irá perceber que tem sim orgasmo e que faltava tato do parceiro que era egoísta e pensava apenas em sua satisfação pessoal .

**IMPORTANTE - Para toda situação existe tratamento, desde que a mulher se valorize e queira apoio de um profissional médico ou psicólogo que possa ajudá-la a conhecer seus processos emocionais e seu funcionamento físico afim de fortalecer sua autoestima como uma mulher saudável e sensual, superando tudo que lhe foi dito anteriormente de maneira perversa. Em muitos casos a troca de parceiro por um homem que a ame verdadeiramente irá proporcionar momentos de realização pessoal que talvez ela nunca tenha vivenciado - por puro egoísmo do antigo companheiro.

Existem 3 tipos de anorgasmia:

* Primária - Quando a mulher nunca sentiu orgasmo, nem sozinha se masturbando nem com parceiro/a.

*Secundária- Quando a mulher passa a não ter mais orgasmo depois de algum trauma como um estupro , assédio sexual constrangedor ou um evento emocional importante como a morte do parceiro, ou de algum acidente grave que deixa sequelas. Pode ser ainda por vaginismo (dor na relação sexual) ou quando não está mais interessada no parceiro.

*Situacional- Quando a mulher atinge o orgasmo só em algumas situações, ou seja se o marido ou companheiro está forçando a situação ou se ela não está num bom momento, ela não terá orgasmo. Pode também ser que a mulher atinge o orgasmo com um parceiro e com outro não sente nada. O fator emocional e sentimental tem papel fundamental para a mulher e pode contribuir de maneira significativa para o não atingimento do orgasmo

O tratamento é feito depois de uma avaliação em consulta ginecológica com um médico/a com mentalidade aberta e tempo para um consulta investigativa junto à paciente. Também podem ser pedidos exames laboratoriais que contribuem para diagnosticar a causa do problema. Em alguns casos o médico poderá encaminhar a um psicólogo que com terapia individual ou de casal, conforme o caso, irá abranger o autoconhecimento e estabelecer a autoestima dos dois ou de um deles, para que os pacientes possam sentir-se mais confiantes no momento do relacionamento sexual.

É de fundamental importância que a mulher nunca finja sentir orgasmo para enganar a si mesma ou satisfazer seu parceiro, pois isso irá prejudicar ainda mais o processo de autoconhecimento e de realização de prazer que não só acontece na hora da relação sexual, mas que estimula o bom humor, a feminilidade, a sensualidade, o brilho da pele e dos cabelos, o rejuvenecimento com a estimulação dos hormônios femininos e o aumento da disposição em ter relações sexuais cada vez melhores com homens que possam proporcionar o prazer merecido a essas a mulheres.

Orgasmo masculino

O orgasmo masculino pode ser muito rápido e aí ser uma Ejaculação Precose, que é quando o homem goza só de pensar ou tocar em sua companheira ou em outra situação que desperte tesão para ele, como vendo uma revista erótica ou um filme de sexo. Isso não significa que ele não se preocupa com você, ao contrário, quando a parceira provoca muito tesão no homem ele pode gozar rápido, mas não se preocupe pois o homem pode gozar mais vezes na durante aquela relação. A mulher não tem que achar que a culpa é dela, mas aproveitar cada momento e desfrutar de tudo porque não é apenas o gozo que é bom, todas as carícias, toques também são importantes na relação e é muito bom para os dois. Não sinta vergonha, se solte , Fale e faça tudo que der vontade, pois isso irá despertar a libido tanto em você como no seu parceiro.

Prepare situações gostosas para curtirem juntos, independente de gozar. Procure fazer carícias em todo corpo dele, fazer brincadeiras eróticas, procurar situações românticas e sensuais que estimulem prazer e não necessariamente que precise gozar logo no começo.

Alguns homens gozam muitas vezes durante a relação e o mesmo acontece com muitas mulheres, mas tire da cabeça que precisa gozar a todo custo, até porque se ficar com essa obcessão pode ser que nem chegue ao orgasmo. É preciso curtir o momento, conhecer os pontos sensíveis de seu companheiro e aproveitar o momento. As preliminares não são apenas com intuito de atingir o orgasmo, mas de sentir prazer na companhia um do outro, ter a satisfação do contato com a pele da pessoa amada que arrepia todo corpo, de sentir o cheiro do seu homem, tocar, lamber, chupar, morder e fazer tudo que der vontade.

O ciclo do orgasmo consta basicamente de 3 fases: Desejo, Excitação e Orgasmo

1ª fase- O Desejo:

É um instinto que nos leva a procurar por uma satisfação sexual . Em algumas situações também nos leva ao instinto básico de procriação com a necessidade de achar um companheiro para suprir esse desejo que começa com um impulso sexual e com a visão do companheiro na escolha de sua parceira. Nessa hora tudo começa com o que ele está visualizando. Os atributos físicos da mulher chama muito a atenção do homem num primeiro momento.

A maioria dos homens gostam de carinhos, de situações românticas, velas, pétalas de flores na banheira, uma lingerie bem sensual com um belo salto e até um filminho picante para esquentar a relação, mas na hora da transa o que eles gostam mesmo é de uma mulher sem regras, que participe com ele em suas fantasias, que não tenha frescuras, que fale tudo que der vontade, que não finja absolutamente nada e queira uma boa safadeza....essa é a hora de ficarem sem críticas, sem pensar muito, sem se preocupar com celulite ou com aquela gordurinha...que ele nem vai ver.

Acredite...se ele está com você é porque quer estar com você. Deixe todas suas dúvidas e medos em casa, ou melhor jogue-os fora e curta sua noite. Seja mulher por inteiro para quem você ama.

2ª fase - A Excitação:

A ereção do pênis é o sinal que o homem está excitado. Nessa hora o fluxo sanguíneo aumenta e provoca a ereção. Também tem o aumento da frequência cardíaca , respiratória e o aumento da sensibilidade de algumas partes do corpo que ficam bem mais suscetíveis ao toque e as carícias como a boca, os mamilos, a barriga, a virilha e o próprio pênis.

3ª fase- O Orgasmo:

É quando o homem já passou por todas essas fases, curtiu todas, deu e recebeu muito prazer e agora irá presentear a ambos com o auge desse momento que é quando vem o orgasmo e quando ele espera sua amada para atingirem juntos esse prêmio que é o gozo juntos...o orgasmo dos dois.

Alguns homens gozam muitos jatos de sêmem e a maioria das mulheres apreciam muito esse momento e gostam de provar essa essência que é oferecida a elas como um presente e algumas mulheres gostam de desfrutar desse presente espalhando sobre os seios, rosto e coxas. Outros homens tem pouco gozo, o chamado orgasmo seco que é quando tem pouca ou nenhuma ejaculação, porém isso não irá diminuir o prazer que ele sente. A saída do esperma não acontece caso tenha alguma interferências orgânicas como uso de determinado medicamento, um acidente que causou uma lesão na coluna ou ainda uma cirurgia de próstata. O orgasmo não tem ligação com a quantidade de sêmem (esperma) ejetado, mas sim do resultado do envolvimento, sensualidade e satisfação com a presença da pessoa amada. ´

Diferença entre orgasmo e ejaculação

O orgasmo é uma sensação que fica registrada no cérebro, portanto é sensorial e essa memória sempre irá ocorrer quando o homem sentir prazer com sua parceira/o.

Já a ejaculação é uma sensação reflexa onde acontece a eliminação do esperma e que para a maioria dos homens acontece junto com o orgasmo. Alguns homens podem até fingir que tiveram orgasmo porque tiveram ereção e ejaculação, o que pode acontecer depois de um dia cansativo ou se foi uma transa que não agradou, portanto ter ejaculação não significa que teve orgasmo.

Como melhorar sua performance e aumentar seu orgasmo

Existe um técnica que surgiu nos países orientais chamada Pompoarismo, que é uma ginástica sexual que promete fortalecer os músculos da vagina ativando o aumento sanguíneo da região pélvica . Regula os hormônios sexuais, diminuindo a frigidez e aumentando o orgasmo. Com isso a mulher se sente mais segura e aumenta sua autoestima na hora do ato sexual.

A respiração tem papel importante nos exercícios pois controla as contrações e o relaxamento. É basicamente esses exercícios:

1 - De pé, sentada ou deitada. Inspire pelo nariz e contraia vigorosamente toda a musculatura vaginal, conte mentalmente até cinco, expire pela boca e relaxe a musculatura. Ative a musculatura como se você estivesse segurando e soltando na hora de fazer xixi. Repita por 15 a 20 minutos todos os dias.

2 - Inspire e contraia o primeiro anel da vagina. Expire e relaxe. Contraia o segundo anel. Contraia o terceiro anel. Contraia todos juntos. A partir do momento que começar a se conhecer melhor irá controlar com mais facilidade

3 - Para perceber as anéis, na hora do banho introduza o dedo médio na vagina. Logo a seguir contraia o primeiro e segundo anéis sentindo a pressão no dedo. Para conseguir alcançar o terceiro anel use um acessório (bolinhas de pompoar)

Para fazer exercícios de pompoar sem o uso das bolinhas

1- Sente-se

a- com as pernas cruzadas e o corpo levemente inclinado para frente

b- contraia o períneo (musculatura que sustenta a bexiga, uretra e útero), apertando a vagina,

c- Solte devagar. Repita várias vezes

2- Fique de pé

a- pés firmes no chão,

b- flexione os joelhos,

c- apoie as mãos nas coxas,

d- relaxe os ombros, pescoço e rosto

e- contraia a região dos genitais como se puxasse para cima

f- inspire, expire e relaxe

3- Deite-se

a- pode ser na cama ou num tapete

b- flexione os joelhos

c- poie as mãos no chão

d- coluna apoiada no chão

e- inspire e expire encolhendo a barriga bem forte

f- Inspire tranquilamente

g- Expire contraindo o assoalho pélvico (atrás da vagina)

4- Suba numa escada doméstica de 5 degraus

a- Suba contraindo a musculatura pélvica aos poucos a cada degrau

b- Desça relaxando a musculatura pélvica bem devagar

5- Tussa

a- contraia a musculatura pélvica e simule uma tosse

b- repita várias vezes

Tratamento natural para a falta de orgasmo

Para manter o nível saudável de estrogênio, nos homens e nas mulheres, de forma natural

começa com mudança no estilo de vida , como parar de fumar e fazer exercícios físicos.

Outra coisa é uma boa dieta alimentar à base de alimentos frescos, frutas como ameixa seca e damasco, brócolis, couve-flor, grãos integrais, beterraba, feijão, linhaça no cereal matinal, granola light com mamão ou banana amassada no café da manhã, leite e sucos de soja, grãos de soja.

Diminua a quantidade de açúcar dos alimentos e o consumo de doces. Tome café que ajuda na produção de estrogênio, mas dê preferência ao café orgânico e faça uso moderadamente (3 xícaras por dia).

Alguns chás também podem aliviar os sintomas da menopausa como o "Trevo Vermelho" (Trifolium Pratense) que contém Isoflavona e o chá chinês "Angelica Sinensis", indicado para cólicas menstruais.

Use chás preto e verde que contém fitoestrogenos

Para secura vaginal e ondas de calor- pode-se usar "Cimicifuga" (Cimicifuga Racemosa), porém é contraindicado para mulheres que tiveram tumores na gravidez ou na amamentação e para alérgicos a aspirina (ácido acetilsalicílico).

Para combater a Osteoporose "Yam Mexicano" (Discorea Villosa), porém contraindicado para pessoas que tomam contraceptivos orais ou que tiveram histórico de Trombose e Derrame.

Alguns dos sintomas que podem surgir com a queda do estrogênio:

a- ondas de calor

b- mudança no desempenho sexual com perda da libido

c- dificuldade para dormir

d- mudança no humor

e- alteração nos níveis de colesterol

IMPORTANTE - Informe-se sobre os contraceptivos hormonais que você usa, possíveis doenças como cistos, sangramento nos ovários ou tumores devido a utilizaram de hormônios.

Faça um exame para detectar o nível de estrogênio. O tratamento pode ser feito com pílulas, gel, cremes, adesivos para a pele e anéis aplicados diretamente nos órgãos genitais.

* Procure um médico para melhor orientação e receitar medicamentos naturais, conforme seu caso. O que pode funcionar para sua amiga nem sempre será o que dará certo para você.