A LIBERDADE... (...). "(VEGETARIANISMO - 11ª parte). + O Médico e Nutrólogo Dr. LAIR RIBEIRO - (1ª, 2ª e 3ª versão).

AUTO-HEMOTERAPIA, Dr. Fleming e uma PANACEIA*.

Artigo Extra.

VEGETARIANISMO – 11ª parte.

“Raramente a VERDADE é pura, e nunca é simples”. – (Oscar Wilde).

LAIR RIBEIRO. (1ª versão).

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Lair Geraldo Theodoro Ribeiro (Juiz de Fora, 6 de julho de 1945), 70 anos, é MÉDICO CARDIOLOGISTA.

Viveu por muitos anos nos ESTADOS UNIDOS onde desenvolveu suas habilidades nos campos da educação e empresarial.

É conhecido como LAIR RIBEIRO.

O autor foi capa da REVISTA EXAME em 1993, por suas publicações de auto-ajuda direcionadas a empresários e executivos.

Lair Ribeiro é palestrante INTERNACIONAL, autor de mais de 100 TRABALHOS CIENTÍFICOS publicados em REVISTAS MÉDICAS NORTE-AMERICANAS, e de 35 livros (13 best sellers), 19 dos quais já traduzidos para outros idiomas, sendo, também, best sellers em países da AMÉRICA LATINA e da EUROPA.

OBRAS PUBLICADAS.

• Ajude-se.

• A magia da comunicação.

• A VERDADE sobre a reposição HORMONAL.

• Autoestima.

• CÂNCER de MAMA.

• Coleção Jack e Jonas.

• Coleção Saber Viver.

• Como conviver com a violência.

• Como passar no vestibular.

• Comunicação global.

• EMAGREÇA COMENDO.

• Excelência EMOCIONAL.

• Fanatismo à Iemanjá.

• FUMAR ou não FUMAR.

• Gerando Lucro.

• Ideias que estimulam.

• Inteligência aplicada.

• Lições de vida.

• Mister Muss – Há QUEIJO para todos.

• O poder da imaginação.

• O Sucesso não ocorre por acaso. Parábolas do mundo inteiro.

• Pés no chão, cabeça nas estrelas.

• Prosperidade.

• Uma janela no futuro.

• Uma venda não ocorre por acaso.

• Sorte ou Azar.

DVD.

“O MITO do LEITE e DERIVADOS - Por que estamos sendo todos enganados”.

Ligações Externas.

• Site pessoal.

• O Poder Fisiológico da Água.

Categorias:

• Nascidos em 1945.

• MÉDICOS de Minas Gerais.

• Escritores de Minas Gerais.

• MÉDICOS escritores.

• Autores de livros de autoajuda.

• Naturais de Juiz de Fora.

• Cardiologia.

LAIR RIBEIRO – (2ª versão).

Sobre o Dr. Lair Ribeiro.

O Professor Dr. Lair Ribeiro é MÉDICO cardiologista e NUTRÓLOGO.

Autor de 37 livros (15 best sellers).

Vinte e seis deles são traduzidos para outros idiomas e estão disponíveis em mais de 40 países.

É autor ainda de mais de 100 trabalhos científicos, publicados em revistas médicas americanas indexadas.

Viveu 17 anos nos Estados Unidos e trabalhou em três universidades locais – Harvard Medical School, Baylor College of Medicine e Thomas Jefferson University.

Além disso, foi diretor médico da Merck Sharp & Dohme e diretor executivo, chegando à vice-presidência, da Ciba Corporation (hoje Novartis).

Atualmente, trabalha em vários países da América do Sul, Central, do Norte e na Europa, ministrando conferências e workshops sobre desenvolvimento pessoal/profissional.

Além de cursos voltados para médicos, na área de prevenção de doenças e modulação hormonal bioidêntica.

LAIR RIBEIRO (3ª versão).

Sobre Charlatanices, Falácias, Refrigerantes Ácidos, e Água Hexagonal.

21 de dezembro de 2012.

Um amigo meu postou o seguinte vídeo no Facebook.

No vídeo o Lair Ribeiro começa explicando o que é pH, depois começa a defender (como se fossem coisas comprovadas) que um pH alcalino é garantia de uma vida saudável e longa, e que o que faz as pessoas envelhecerem é o pH ácido.

Ele vai explicando que refrigerantes fazem mal, pois são ácidos, que alimentação ácida faz o seu sangue ficar ácido, que água é o único remédio para equilibrar o pH do corpo, e depois começa a falar que nem toda água é igual, que há águas que fazem bem e águas que fazem mal, por fim sugerindo que as pessoas devem tomar uma tal de “ÁGUA HEXAGONAL” que teoricamente não só o pH é ideal mas também teria propriedades antioxidantes.

A primeira coisa curiosa é analisar a técnica de oratória.

1º - O apresentador explica meia dúzia de conceitos que todo mundo conhece (como a definição de pH) pra ir ganhando confiança do público, que passa a se envolver no desenvolvimento da teoria, pois no começo do discurso todos os conceitos são bem leigos, então todos conseguem acompanhar.

2º - Depois ele lança meia dúzia de frases sensacionalistas pra causar impacto, apela para o emocional, falando sobre a saúde dos “filhos que tomam veneno”, dos “pais que não gostam dos filhos”, etc.

3º - Mais pra frente ele usa alguns termos em inglês (que quem entende inglês consegue imaginar do que se trata) para o público achar que ele realmente é expert no assunto e que entende mais do que o público.

4º - Ele começa a dar entonações no discurso pra deixar as pessoas mais e mais envolvidas, como naquela parte em que ele fica explicando que o pH é uma escala logarítmica.

5º - Ele lança algumas hipóteses como se fossem verdades (como a questão do câncer).

6º - Por fim ele começa a tirar conclusões sem pé nem cabeça (ou seja, uma falácia), como a história de que o alimento altera o pH do corpo.

Expliquei ao meu amigo que se tratava de um vídeo sensacionalista, feito por um charlatão, e expliquei um pouco sobre como ele usou a oratória para envolver e enganar a platéia.

No entanto, meu amigo insistia que a teoria do Dr. Lair Ribeiro fazia muito sentido.

Fui pesquisar pra entender melhor, olhei a opinião de diversos MÉDICOS, BIÓLOGOS e estudantes discutindo as teorias apresentadas no vídeo, e logo comecei a encontrar diversos links desmentindo a teoria.

Não vou entrar na discussão da BIOLOGIA, pois não estudo BIOLOGIA há mais de 13 anos, mas o que encontrei na minha pesquisa:

1º - Existem muitas hipóteses relacionando a saúde com o pH do corpo, mas nada nunca foi provado (por isso que são hipóteses, e não Teorias ou Leis que são bem mais consistentes, pois exigem provas ou um escopo mais abrangente).

Ou seja, a hipótese é essencialmente um “palpite”, enquanto uma teoria é uma explicação mais abrangente que junta várias linhas de evidências, alegações e modelos.

2º - Quem pesquisar um pouco vai achar gente dizendo que todas as doenças (até o câncer) se devem ao pH. (em alguns destes sites você encontrará também muito misticismo, viagens pra quinta dimensão, gnomos, teoria da conspiração, sites que vendem produtos, etc.).

3º - Quem pesquisar um pouco também vai encontrar muita gente dizendo que o pH não muda por causa da ALIMENTAÇÃO (apenas por outros desequilíbrios), e que qualquer desequilíbrio ALIMENTAR (exemplo: excesso de acidez) é compensado pelos rins e eliminado na urina. (pra mim me pareceram ser sites bem mais sérios, e que não vendiam nenhum tipo de misticismo).

4º - Se for ver o discurso dos fabricantes de “água alcalina”, eles dizem que todos os males do mundo vem do pH ácido. Exemplo: http://www.ciacristal.com/blog/conteudo.php?ctdo=2

5º - Se for ver o discurso do fabricante de refrigerante, vai os ver desmentindo tudo. Exemplo: http://www.coca-colacompany.com/contact-us/coca-cola-rumors-facts Exemplo: http://www.rebic.com.br/boatos-e-mitos/a-acidez-dos-refrigerantes-causa-problemas-em-ossos-e-dentes/

6º - Ou seja, tem que procurar fontes IMPARCIAIS. Segundo a Wikipédia: “A crítica comum da Coca-cola de que sua acidez tem níveis alegadamente tóxicos foi provada por pesquisadores como algo sem fundamentos, e por isso vários processos foram fechados nos tribunais americanos”.

A verdade é que tem muita gente desmentindo essa teoria da Dieta Ácido-Alcalina:

• http://blog.clickgratis.com.br/liciniadecampos/409400/Alimentos+%E1cidos+e+alcalinos.html

• http://www.buenastareas.com/ensayos/Alimentos-Alcalinos-y-Ácidos-Mitos/1232830.html

• http://www.quackwatch.com/01QuackeryRelatedTopics/DSH/coral2.html

• http://metabolichealing.com/education/articles/acid-and-alkaline-nutrition-shattering-the-myths/

• http://nourishedmagazine.com.au/blog/articles/the-acid-alkaline-theory Este último link (que assim como o primeiro também desmente a teoria), diz que a teoria da “Dieta Acid-Alkaline” é de 1930.

Ou seja, tem 80 anos que já falam isso, mas até hoje não se provou nada.

Em minha opinião, a medicina tem muitas hipóteses (ou seja, não provadas), poucas certezas, e ainda vai amadurecer muito.

Ainda em minha opinião, o Lair Ribeiro é um belo charlatão que vende até gelo pra esquimó: http://www.lairribeiro.com.br/produtos/

Como a maioria de nós não é BIÓLOGO nem MÉDICO é muito fácil ouvir meia dúzia de argumentos, que parecem bem embasados e acreditar.

E é aí que entra minha crítica sobre a oratória e sobre as falácias.

Pra exemplificar como ele é e que usa argumentos tendenciosos, vou falar sobre a “escala logarítmica”:

1º - O PH = 5 realmente tem 10x mais cátions H+ do que o pH = 6.

2º - Mas o pH = 8 também tem 10 vezes mais ânions OH- do que o pH = 7.

3º - Ou seja, a ordem de magnitude cresce logaritmicamente para os dois lados.

4º - Então se o pH ideal é 7 (por exemplo), estiver em 6 é “10x mais ácido do que deveria”, mas estar em 8 também é “10 vezes mais alcalino do que deveria”.

5º - No entanto o orador só reforça “o rápido crescimento” para ácido, como se para o alcalino a escala também não crescesse de forma logarítmica.

Por fim, resolvi pesquisar na Wikipédia sobre a tal Teoria da Dieta Ácida ou Alcalina, que propõe que devemos evitar alimentos e bebidas ácidos.

Segundo a Wikipédia, “faltam evidências significantes para comprovar a teoria”.

Segundo outro artigo da Wikipédia (http://en.wikipedia.org/wiki/Alkaline_diet) “as alegações não tem evidência médica e usam premissas contrárias ao atual entendimento da fisiologia humana”.

O mesmo artigo também diz que a hipótese que correlacionava dieta ácida com osteoporose ultimamente está sendo descartada.

(É óbvio que aqueles que querem vender placebo tentam desmerecer a Wikipédia, a chamando de “cética”, etc.)

Então eu resolvi pesquisar sobre a tal “Água Hexagonal” que o Lair Ribeiro está promovendo (que me parece que é vendida no Brasil com o nome de ACQUALIVE):

Segundo a Wikipédia:

“Hexagonal water is a term used in a marketing scam [1][2] that claims the ability to create a certain configuration of water that is better for the body.[3]

The term “hexagonal water” refers to a cluster of water forming a hexagonal shape that supposedly enhances nutrient absorption, removes metabolic wastes, and enhances cellular communication, among other things.[4]

Similar to the dihydrogen monoxide hoax, the scam takes advantage of the consumer’s limited knowledge of chemistry, physics, and physiology.”

Ou seja, ela foi descrita como um “golpe de marketing que alega a possibilidade de criar uma disposição da água que seria melhor para o corpo”:

A última frase mostra exatamente o que eu falei sobre como é fácil enganar os leigos: “O golpe se utiliza do conhecimento limitado que o consumidor tem sobre química, física e fisiologia”.

Basta um charlatão que domina a técnica da oratória, que ele consegue demonstrar uma conclusão errada (uma falácia) para os leigos acreditarem e comprarem placebo.

Mais sobre a pseudociência da água hexagonal aqui.

Recapitulando, os americanos inventaram um golpe, que provavelmente deve ser muito rentável. Os brasileiros copiaram a idéia e contrataram o Dr. Lair Ribeiro para ser o garoto propaganda da nova água que resolve todos os problemas de saúde, rejuvenesce, previne o câncer e a osteoporose.

O que me chateia mais não são os charlatões, nem o uso do marketing e da oratória para enganar o consumidor, mas sim as pessoas que não tem discernimento para entender os golpes e pesquisar a verdade.

Apesar de ter formação em exatas (que envolve muita lógica), já fiz curso de oratória, além de várias disciplinas de marketing, e me assusta ver como somos tão facilmente manipulados com pseudociência, falácias (conclusões feitas de maneira ilógica ou sem fundamento), e outras técnicas de persuasão.

O maior problema da falta de discernimento não é que somos manipulados há décadas como consumidores, mas sim que somos manipulados há séculos por governantes, imprensa, e líderes religiosos.

Veja bem, eu não estou dizendo que refrigerante é bom, e eu próprio os evito.

O que estou dizendo é que não dá pra acreditar em pseudociência e transformar isso em histeria coletiva, como o pessoal faz no Facebook.

A pseudociência é igual às “Notícias Populares”: só sobrevive através de gente que não questiona a informação que lê.

Já falei demais. Vou tomar uma água hexagonal pra recompor minhas energias…

EDIT: 06/Jan/2016: Diversas pessoas estão comentando aqui sobre “água ionizada”.

É exatamente a mesma coisa que “água alcalina”, só mudou o nome pra ver se enganam mais gente.

Segundo o Inquirer, o Dr. Andrew Weil, famoso autor de livros e autoridade em nutrição (*) da Harvard, “Os alegados benefícios pra saúde dos ionizadores e água alcalina são falsos. Poupe seu dinheiro”.

Segundo outro especialista, Dr. True Ott, diz que os benefícios alegados são baseados em “junk science” (pseudociência), e alerta ainda que possam causar câncer e artrite.

(*) O médico em questão é “autoridade em nutrição”, e não “autoridade em autoajuda que resolveu falar sobre nutrição”.

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e bom dia.

PANACEIA* - UM SER SUPERIOR determinou a substituição do vocábulo.

Aracaju, capital de Sergipe (ex-PAÍS do FORRÓ e futuro “PAÍS da BOMBA ATÔMICA”), quarta-feira, 08 de junho de 2016.

Jorge Martins Cardoso – Médico (e futuro BANQUEIRO) – CREMESE – 573.

Fontes: (1) – Dra. Wikipédia, a ENCICLOPÉDIA “livre”. (2) – Dra. Internet e Dr. Google – Sobre o Dr. Lair Ribeiro. (3) – Dra. Internet e Dr. Google – Sobre charlatanices, falácias, refrigerantes ácidos e água hexagonal – Por Ricardo Drizin. (4) – Outras fontes.

P. S. – Não ficou claro até agora qual a profissão do Sr. Ricardo Drizin.