A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A ARTE... O PREÇO... O TEMPO... A VERDADE... (VEGETARIANISMO - 10ª parte). + NUTRICIONISTAS e NUTRÓLOGOS.

AUTO-HEMOTERAPIA, Dr. Fleming e uma PANACEIA*.

Artigo Extra.

VEGETARIANISMO – 10ª parte.

“E conhecereis a VERDADE e a VERDADE vos libertará". – (Jesus Cristo).

NUTRICIONISTA.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O NUTRICIONISTA é um profissional de SAÚDE com no mínimo uma graduação de 4 a 6 anos de estudos exclusivamente voltada a ALIMENTAÇÃO HUMANA, forma-se com um olhar generalista, humanista e crítico.

É capacitado e habilitado para atuar segundo a lei 8.234 de 17 de setembro de 1991, lei esta, que regulamenta a profissão e dá outras providencias, tornando PRIVATIVO o exercício de prescrever DIETAS para indivíduos saudáveis e doentes, sendo por CONSULTAS, ou quaisquer outros meios, art. 3, parágrafo VI.

É capaz de avaliar carências de nutrientes no organismo, além de tratar obesidade, dislipidemia, diabetes e infecções de todo o sistema gastro-intestinal e para isso realiza a ANAMNESE do paciente.

Ele é ainda habilitado a PRESCREVER EXAMES, elaborar informações TECNOCIENTÍFICAS, dirigir, coordenar, planejar, supervisionar, e organizar quaisquer serviços de ALIMENTAÇÃO ou nutrição, seja este em CLÍNICAS, HOSPITAIS, asilos, empresas, restaurantes, e outras áreas relacionadas ou correlacionadas a nutrição humana.

Ensinar tanto a nível técnico, quando na graduação em nutrição, entre outras muitas funções exclusivas do profissional e Doutor em nutrição.

Esse profissional também visa à segurança ALIMENTAR e à atenção DIETÉTICA, em todas as áreas do conhecimento em que a ALIMENTAÇÃO e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da SAÚDE e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais.

Sua atuação contribui para a melhoria da QUALIDADE de VIDA e deve ser pautada em princípios ÉTICOS, com reflexões sobre a realidade econômica, política, social e cultural do país.

Os NUTRICIONISTAS não devem ser confundidos com os MÉDICOS NUTRÓLOGOS.

O NUTRÓLOGO é formado em MEDICINA e com pós-graduação ou residência na área de NUTROLOGIA.

Com especialização em doenças provocadas pela ALIMENTAÇÃO inadequada, o NUTRÓLOGO realiza DIAGNÓSTICOS, prescreve DIETAS parenterais e enterais, cuida de doenças ALIMENTARES através de medicamentos, suplementos ALIMENTARES ou formulações entre outras atividades que necessitem de intervenção MÉDICA.

No BRASIL.

Para exercer a profissão, o nutricionista deve ter diploma expedido por escolas de graduação em Nutrição, oficiais ou reconhecidas, devidamente registrado no órgão competente do MINISTÉRIO da EDUCAÇÃO.

Deve ainda, estar regularmente inscrito no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) da sua respectiva jurisdição.

HISTÓRICO da PROFISSÃO.

1º - 1939 - Criação do primeiro curso de Nutrição, na Universidade de São Paulo.

2º - 1949 - Criação da Associação Brasileira de NUTRICIONISTAS (ABN). Esta entidade deu origem à Federação Brasileira de Nutrição (FEBRAN).

3º - 1950/1975 - Ampliação do número de cursos, de NUTRICIONISTAS e de áreas de atuação e regulamentação da profissão.

4º - 1980 - Criação do Conselho Federal de NUTRICIONISTAS (CFN) e dos Conselhos Regionais de NUTRICIONISTAS (CRN).

5º - 1985/2000 - Intensificação da mobilização e politização da categoria. Substituição da Federação Brasileira de Nutrição (FEBRAN) por Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN).

6º - 1991 - Regulamentação da profissão e definição das atividades privativas através da Lei nº 8.234.

7º - 2005 - Resolução CFN nº 380, estabelece as áreas de atuação do NUTRICIONISTA.

ÁREAS de ATUAÇÃO.

Estabelecidas pela Resolução CFN nº 380.

1ª – ALIMENTAÇÃO Coletiva - Unidade de ALIMENTAÇÃO e Nutrição (UAN), ALIMENTAÇÃO Escolar e ALIMENTAÇÃO do Trabalhador.

2ª - Nutrição Clínica – CLÍNICAS, CONSULTÓRIOS, HOSPITAIS e AMBULATÓRIOS, atuando na prevenção e tratamento de doenças associadas a ALIMENTAÇÃO.

3ª - SAÚDE Coletiva - Políticas e programas institucionais, atenção básica em SAÚDE e vigilância em SAÚDE.

4ª - Docência - Ensino, pesquisa e extensão (graduação e pós-graduação) e coordenação de cursos.

5ª - Indústria de ALIMENTOS - Desenvolvimento de produtos.

6ª - Nutrição em Esportes - Clubes esportivos, academias e similares.

7ª - Marketing de ALIMENTOS e Nutrição - Divulgar informações e materiais TÉCNICO-CIENTÍFICOS acerca de produtos ou técnicas reconhecidas.

OUTROS PROFISSIONAIS que atuam com NUTRIÇÃO.

O Técnico em Nutrição e DIETÉTICA é o profissional com nível de ensino médio, egresso dos cursos técnicos que atendam às disposições da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e que estejam adequados aos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico, Área Profissional SAÚDE, aprovados pelo MINISTÉRIO da EDUCAÇÃO.

De acordo com a Resolução CFN nº 312/2003, o exercício da profissão de técnico em Nutrição e DIETÉTICA, profissional da área de SAÚDE, será permitido exclusivamente aos inscritos nos Conselhos Regionais de Nutricionistas, cabendo a estes órgãos exercerem a orientação, disciplina e fiscalização do exercício profissional.

O NUTRÓLOGO é o MÉDICO ESPECIALISTA em NUTROLOGIA.

A NUTROLOGIA é uma das ESPECIALIDADES reconhecidas pela Comissão Nacional de Residência Médica do MEC (Resolução CNRM Nº 02/06).

A RESIDÊNCIA MÉDICA em NUTROLOGIA exige, como Pré-Requisito, que o candidato seja MÉDICO e tenha dois anos de RESIDÊNCIA MÉDICA reconhecida pelo Conselho Nacional de Residência Médica – (CNRM) em CLÍNICA MÉDICA ou CIRURGIA GERAL.

Em OUTROS PAÍSES.

O termo em inglês correspondente a NUTRICIONISTA (NUTRITIONIST) permite diferentes interpretações com relação à profissão que representa.

Em diferentes países, o título de NUTRICIONISTA pode ser utilizado por pessoas com diferentes níveis de educação formal, que frequentaram cursos com diferentes conteúdos e de duração diferentes (de poucos dias a alguns anos).

Muitos desses autodenominados "NUTRICIONISTAS" aparecem freqüentemente na MÍDIA, fazem afirmações e recomendam DIETAS DUVIDOSAS e QUESTIONÁVEIS do ponto de vista do CONHECIMENTO CIENTÍFICO.

CANADÁ.

O título de NUTRICIONISTA é legalmente protegido em algumas regiões do Canadá, MAS NÃO EM OUTRAS.

REINO UNIDO.

Qualquer um pode se intitular NUTRICIONISTA, sem que haja exigência de nenhuma qualificação formal.

Existem, nesse país, várias organizações e sociedades que promovem TERAPIAS ALTERNATIVAS, por exemplo, e cada uma delas tem critérios próprios para definir e certificar esse profissional.

No Reino Unido, existe a profissão de DIETISTA, que requer qualificação formal, e é equivalente à profissão de NUTRICIONISTA..

ESTADOS UNIDOS.

O uso do título de NUTRICIONISTA é legalmente protegido APENAS EM ALGUNS ESTADOS.

Nesse país, existe também o título de DIETISTA (DIETITIAN).

Para o exercício dessas profissões, alguns estados americanos requerem licença (somente as pessoas licenciadas podem trabalhar como DIETISTAS e NUTRICIONISTAS).

Outros requerem certificação (quem não possui a certificação pode trabalhar atuando e desenvolvendo atividades do DIETISTA ou NUTRICONISTA, mas sem usar os títulos).

E um estado requer apenas registro profissional (mas pessoas não registradas podem trabalhar como DIETISTA ou NUTRICIONISTA).

As exigências para a obtenção da licença, certificação ou registro variam por Estado.

A Associação Americana de DIETÉTICA concede o título de R.D. - Registered DIETITIAN - aos que, após completarem o bacharelado e um programa mínimo em DIETÉTICA em Faculdade ou Universidade reconhecida, cumprirem um programa de trabalho prático supervisionado e forem aprovados em um exame de registro para DIETISTAS.

NUTRICIONISTAS na MÍDIA.

Embora o BRASIL conte com muitos profissionais NUTRICIONISTAS legalmente habilitados e bastante competentes, A VEICULAÇÃO, por CANAIS de TELEVISÃO, de determinados PROGRAMAS produzidos no BRASIL e em OUTROS PAÍSES acaba por tornar POPULARES pessoas que se denominam NUTRICIONISTAS e que, muitas vezes, dão ORIENTAÇÕES DIETÉTICAS que frequentemente não têm nenhuma base nos CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS ATUAIS.

Um exemplo é a britânica Gillian McKeith. Formada em Linguística pela University of Edinburgh, tem especialização em Relações Internacionais pela University of Pennsylvania, um título de mestre e um PhD em cursos à distância - não reconhecidos - do American Holistic College of NUTRITION, hoje Clayton College of Natural Health, de Birmingham, Alabama.

Conhecida por sua série de TV denominada "You are what you eat" - Você é o que você come” - essa autointitulada "ESPECIALISTA em NUTRIÇÃO" tem atraído uma série de críticas em seu país.

Em seus livros e programas, é comum que ela recomende "DIETAS de desintoxicação", "irrigação do cólon do intestino" e que examine a língua de seus pacientes – PROCEDIMENTOS SEM QUALQUER SUPORTE CIENTÍFICO.

Em seus programas, age de forma ANTI-ÉTICA ao lidar com os pacientes, apelando para a humilhação e para comentários agressivos, chocantes e desrespeitosos sobre sua aparência e seus hábitos ALIMENTARES.

Categorias:

• Profissionais da nutrição.

• Nutrição.

Observação do escriba: Sobre o tema NUTRICIONISTA, fizemos uma transcrição parcial, obtida da Wikipédia.

NUTROLOGIA.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

NUTROLOGIA é a ESPECIALIDADE MÉDICA CLÍNICA que se dedica ao DIAGNÓSTICO, PREVENÇÃO e TRATAMENTO de doenças do comportamento ALIMENTAR.

Os MÉDICOS NUTRÓLOGOS não devem ser confundidos com NUTRICIONISTAS.

O NUTRÓLOGO é formado em MEDICINA e com PÓS-GRADUAÇÃO ou RESIDÊNCIA na área de NUTROLOGIA.

Com ESPECIALIZAÇÃO em doenças provocadas pela ALIMENTAÇÃO inadequada, o NUTRÓLOGO é capaz de avaliar carências de nutrientes no organismo, além de tratar obesidade e infecções gastrintestinais, como gastrite, refluxo e azia.

A abrangência de atuação dos NUTRÓLOGOS envolve:

1º - DIAGNOSTICAR e TRATAR as doenças nutricionais (que incluem as doenças nutroneurometabólicas de alta prevalência nos dias de hoje, como a OBESIDADE, a HIPERTENSÃO ARTERIAL, a GASTRITE e o DIABETES MELLITUS), recorrendo à solicitação e avaliação de exames diagnósticos, quando necessário.

2º - Identificar possíveis “erros” ALIMENTARES, hábitos de vida ou estados orgânicos que estejam contribuindo para o quadro nutricional do paciente, já que as inter-relações entre nutrientes-nutrientes, nutrientes-medicamentos e de mecanismos regulatórios orgânicos são complexas.

3º - Esclarecer ao paciente:

A - Que doenças nutricionais envolvem desde condições mais simples, como anemia ferropriva e carência de vitamina A, até condições mais complexas, como: obesidade, hipertensão arterial, diabetes mellitus, vários tipos de câncer, anorexia nervosa, osteoporose, entre muitas outras.

B - Quais são as substâncias benéficas e maléficas presentes nos ALIMENTOS, de modo que ele mesmo saiba fazer as suas escolhas ALIMENTARES para viver mais e melhor.

C - Que a ingestão do nutriente não assegura o seu aproveitamento pelo organismo.

D - Que a informação nutricional se torna fundamental para a diminuição de riscos de doenças e promoção da SAÚDE e bem-estar.

E - Que o seu comportamento ALIMENTAR - como a distribuição dos ALIMENTOS ao longo do dia e intervalos entre as refeições - assim como suas escolhas ALIMENTARES, influenciam os mecanismos regulatórios endógenos.

4º - Propor ao paciente mudanças de hábitos de vida, em particular de hábitos DIETÉTICOS, que possam contribuir para a prevenção e tratamento de doenças, e, naturalmente, evitar a recorrência de quadros previamente tratados.

5º - Enfatizar a necessidade de acompanhamento sistemático do estado nutricional através de uma avaliação periódica (check-up NUTROLÓGICO) para permitir, inclusive, o diagnóstico precoce de possíveis desequilíbrios nutricionais.

6º - Participar da composição da Equipe Multidisciplinar de TERAPIA Nutricional para atendimento aos pacientes que necessitam de Nutrição Enteral ou Parenteral.

NUTRÓLOGOS procuram dar orientações sobre a ALIMENTAÇÃO mais equilibrada para correção do peso e manutenção da SAÚDE, recuperação de estados deficitários, acompanhamento de pessoas com necessidades especiais (atletas, idosos, crianças etc.) estudando a ação BIOLÓGICA dos nutrientes dos ALIMENTOS.

Nessa área é de grande importância uma abordagem multidisciplinar, fazendo com que a NUTROLOGIA sempre esteja associada a outras ESPECIALIDADES, a exemplo da ENDOCRINOLOGIA, GASTROENTEROLOGIA, MEDICINA ESPORTIVA, NUTRIÇÃO, PSICOTERAPIA, EDUCAÇÃO FÍSICA, FISIATRIA e TERAPIA OCUPACIONAL.

Ligações Externas.

• Associação Brasileira de NUTROLOGIA.

• Revista da Associação MÉDICA Brasileira. (Revista da AMB).

CATEGORIA:

• ESPECIALIDADES MÉDICAS.

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e bom dia.

PANACEIA* - UM SER SUPERIOR determinou a substituição do vocábulo.

Aracaju, capital de Sergipe (ex-PAÍS do FORRÓ e futuro “PAÍS da BOMBA ATÔMICA”), quarta-feira, 08 de junho de 2016.

Jorge Martins Cardoso – Médico (e futuro BANQUEIRO) – CREMESE – 573.

Fontes: (1) – Wikipédia, a ENCICLOPÉDIA “livre”. (2) – Outras fontes.