Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

"DOZE ALIMENTOS SUPER SAUDÁVEIS"

DOZE  ALIMENTOS SUPER SAUDÁVEIS
Fonte: Revista Seleçoes Riders Digest
Digitalização: 20/05/2016, 6ª feira, às 10.07 horas
Local: Brasil, São Paulo,SP.
------------------------------------------------------------------------------
A Revista Seleções Readers Digest, de Agosto de 2.013, trouxe uma reportagem sobre os 12 alimentos SUPER SAUDÁVEIS, que achei super -interessante transcrevê-los na íntegra, para os meus leitores do Blog Bem Viver.

Um. FIGO. Rara fonte de cálcio em frutas, os figos ajudam a evitar a perda óssea associada ao envelhecimento. Também são ricos em fibras, o que pode reduzir o risco de câncer de cólon, mama e próstata.

Coma assim: fatie figos frescos e sirva com requeijão e pistache; misture figos secos com nozes e castanhas; ou use pasta de figo sem açúcar para cobrir lombinho assado.

Dois. BETERRABA. As beterrabas, muito ricas em nutrientes, podem aguçar a mente. Elas produzem ácido nítrico, que ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo no organismo – inclusive nas áreas do cérebro associadas à degeneração e à demência.

Coma assim: combine iogurte grego, endro e cebolinha com a beterraba cozida e picada; embrulhe em papel alumínio e grelhe em calor indireto ate que fique macia.

Tres. CRANBERRY.(Oxicoco).  Claro, essas frutinhas azedas são estrelas no tratamento de infecções do trato urinário, mas também podem prevenir a doença cardíaca. Elas são ricas em antocianinas, flavonóides e proantocianidinas, substâncias químicas vegetais que impedem o colesterol L.D.L. de se oxidar e grudar nas paredes das artérias.

Coma assim: Faça geléia de cranberry cozinhando as frutinhas com suco de laranja e açúcar; ou misture com banana, abacaxi e laranja numa salada de frutas; acrescente Cranberries secos à massa de bolos.

Quatro. BAGAÇA DE LARANJA E TANGERINA. Você já sabe que laranjas e tangerinas são ótimas fontes de vitamina C, mas coma também o máximo possível do mesocarpo, casca branca ou bagaço – a camada branca e esponjosa entre a casca e a polpa que fica na laranja descascada. Embora amargo, o bagaço contém boa quantidade de fibras e antioxidantes.

Coma assim: substitua as rodelas de abacaxi que forram a fôrma no bolo de abacaxi por fatias de laranja descascada; refogue gomos de tangerina com açúcar mascavo e canela.

Cinco. OVOS. Essa fonte de energia é cheia de benefícios à saúde; o zinco e o ferro promovem cabelo saudável e unhas fortes, e lecitina da gema é rica em Colina, que ajuda a reparar danos neurológicos e elimina o colesterol da corrente sanguínea.

Coma assim: incremente ovos mexidos com ervas frescas e um pouquinho de “cream cheese”; cubra uma torrada de pão de linhaça com cogumelos, verduras, tomate e um ovo escaldado.

Seis. GRÃOS INTEGRAIS. Um estudo recente constatou que um consumo maior de grãos integrais diminui o risco de doenças vasculares, e reduz em 35% a probabilidade de se desenvolver diabetes tipo 2.
As farinhas feitas com eles são ótimas fontes de FOLATO e FERRO.

Coma assim: cozinha e resfrie quinoa vermelha para utilizar em saladas, como substituto da massa; faça um risoto usando cevada e cogumelos; escolha os Paes integrais que tenham como primeiro ingrediente “farinha de trigo integral”.

Sete. MOSTARDA. Pense além do cachorro quente. A mostarda é boa fonte de SELÊNIO, que ajuda a proteger do câncer, a prevenir a doença cardiovascular, a defender as células contra os radicais livres prejudiciais e a estimular o sistema imunológico (que tempero poderoso!). Além disso, o manganês da mostarda ajuda a aliviar os sintomas da T.P.M.

Coma assim: sirva legumes grelhados com molho de mostarda e mel; misture mostarda, azeite e vinagre para o molho da salada; adicione algumas colheres ao refogado para obter um sabor diferenciado.

Oito. CORDEIRO. Entre as carnes vermelhas, a de cordeiro se destaca pelo elevado valor nutritivo – e por ser excelente fonte de zinco, importante para um sistema imunológico saudável. O ferro da carne de cordeiro também é facilmente absorvido pelo organismo; ajuda a prevenir a anemia e tem alto valor energético.

Coma assim: corte iscas finas do cordeiro e frite-as ligeiramente com pimentão e cebola; ou faça almôndegas combinando cordeiro moído, alho picado, salsa e amêndoas moídas.

Nove. BRÓCOLIS CONGELADO. Surpresa! Congelado, pode conter 35% mais betacaroteno por peso do que o brócolis fresco. Além disso, o sulforafano do brócolis pode ajudar o organismo a combater as infecções que inflamam pulmões e artérias. Finalmente, o seu alto teor de vitamina C ajuda a criar colágeno, que mantém a pele saudável, firme e luminosa.

Coma assim: cozinha os ramos no vapor e sirva com olho de tomate e nozes tostadas como acompanhamento ou espalhe-os por cima da pizza congelada antes de levar ao forno.

Dez. PIMENTA. A capsaicina, fonte do ardor dessas pequenas fogosas, ajuda a evitar os coágulos sanguíneos que provocam infartos e A.V.Cs. (acidentes vasculares cerebrais). Além disso, comer pimenta pode aliviar temporariamente a congestão nasal e a sinusite – e até acelerar temporariamente o metabolismo!

Coma assim: adicione um sabor picante ao ensopado de carne com metade de uma pimenta malagueta; faça uma combinação doce, picante e fresca temperando pedaços de melão com pimenta moída e açúcar.

Onze. KIWI. Contém luteína e zeaxantina, antioxidantes que podem conservar a saúde dos olhos. Também RICO em vitaminas C e E e outras substâncias fitoquímicas que ajudam a combater os danos causados por radicais livres que podem acabar levando ao câncer.

Coma assim: Experimente colocar pedaços de kiwi no ceviche; cubra uma fatia de pão integral com “cream cheese” e rodelas de kiwi. Não é preciso descascar; a casca do KIWI é perfeitamente comestível e suave e contém boa parte de fibras e da vitamina C da fruta.

Doze. FOLHAS DE AIPO. Você usa os talos de aipo e joga fora o resto? Pare!. As folhas são a parte mais nutritiva do aipo e contêm mais cálcio, ferro, potássio, betacaroteno e vitamina C que os talos.
Coma assim: Use como substituto da salsa e adicione as folhas e sopas e saladas.
------------------------------------------------------------------------------
COMENTÁRIO DE A. BIGCUORE (*).  Realmente boas “dicas” de uma alimentação equilibrada e saudável. Esses são alimentos ditos FUNCIONAIS, qual sejam, aqueles que além de nutrir tem o condão de prevenir e até curar doenças.

Os cereais integrais, por exemplo, são maravilhosos, pois contém TODOS os nutrientes originais dos mesmos, pois não foram industrializados. O arroz branco, por exemplo, contém mais amido e é pobre em fibras e vitamina B-1.

Na minha casa, eu e minha esposa, comemos Arroz Integral, todos os dias. Pão integral também. Eventualmente saímos da rotina.
A colina contida na gema do ovo, por exemplo, é transformada em ACETILCOLINA, um importante neurotransmissor das células nervosas. Todo vez que como ovo cozido, sinto boa disposição e alegria.
 
CHOCOLATE 70% DE CACAU. Como um tablhetinho 8 grs. Mais ou menos, quase todos os dias. O cacau é excelente pois contém flavonóides, substancias antioxidantes que melhorarm o nível da SERETONINA no cérebro.

MINHA RECEITA DIÁRIA: Arroz integral diário; salada a mais colorida possível; carnes brancas; (carne vermelha apenas duas vezes por semana, por causa  da vitamina B-12, nela contida; 2 unidades de castanhas do Pará; 2 Damascos; 2 tâmaras; 2 ameixas secas para melhorar o funcionamento do intestino; meias nozes; 2 bananas;

1 maçã com casca(na casca contém uma substância chamada QUERCETINA, altamente antioxidante); 1 colher pequena de linhaça moída colocada no iogurte desnatado ou em sucos de frutas; meia colher rasa pequena de semente de CHIA, toma-se com suco(rica em cálcio e magnésio.

Ajuda a reduzir a ANSIEDADE. Ressalta-se que os minerais cálcio e magnésio são relaxantes. Como 2 laranjas com bagaço, todos os dias; (como já dizia os povos antigos, a vitamina está na casca. Note-se acima que a reportagem quando fala da laranja, tangerina recomenda-se comer com bagaço e o kiwi comer a própria casca, onde se concentra a maior parte em nutrientes.

Tudo isso, para ser ideal, deve-se aliar a um conjunto de EXERCÍCIOS FISÍCOS (alongamentos, caminhadas, academia etc.), bem como a prática de algum tipo de espiritualidade. Entendemos que o ser humano é um ser INTEGRAL: Espírito, Mente e Corpo. Não se pode dissociar nenhum fator do outro, sendo que o grande comandante de tudo é o Espírito ou Alma como queiram. Deus, o maior doador da vida, nos ensina nas Sagradas Escrituras, a como se deve comportar seus filhos para serem felizes!.

Que desça sobre você e toda a sua família, a Graça e Paz que vem do Pai Celestial, em nome de seu Filho Nosso Senhor Jesus Cristo!. Uma santa e feliz semana a todos meus leitores e leitoras! Saúde integral e muita alegria no coração!
------------------------------------------------------------------------------
(*)Antoni BigCuore é Amigo do Bem e Divulgador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu BLOG BEM VIVER – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
------------------------------------------------------------------------------
ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 20/05/2016
Reeditado em 20/05/2016
Código do texto: T5641263
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
ANTONI BIGCUORE
São Paulo - São Paulo - Brasil, 72 anos
2497 textos (955003 leituras)
87 áudios (67713 audições)
1 e-livros (165 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 05/12/19 17:11)
ANTONI BIGCUORE