A LIBERDADE... (...). "O PODER CURATIVO DO SANGUE" - Por Dr. OLÍVIO MARTINS - (Médico nascido em Santo Amaro (BA). - 11ª parte - "DEUS, dívidas e DEUS".

AUTO-HEMOTERAPIA, Dr. Fleming e os antibióticos...

Artigo Extra.

O PODER CURATIVO DO SANGUE.

(11ª parte).

Páginas – 60 – Está em branco, ou seja, nada consta.

Páginas 61, 62 e 63 – VI – ÚLCERAS DO ESTÔMAGO E DO DUODENO.

Observação corretiva: - Pequena correção no final do artigo anterior, (10ª parte). “LONGO é mais levado a pensar em fenômenos de ATIVAÇÃO dos PODERES de DEFESAS do ORGANISMO determinados pelas PROTEÍNAS HETEROGÊNEAS, que agiriam como ANTÍGENOS, como em PROCESSOS IMUNITÁRIOS, provocando ANTICORPOS ESPECÍFICOS e capazes de NEUTRALIZAR ANTÍGENOS correspondentes que se encontrariam no PACIENTE”.

As ÚLCERAS do ESTÔMAGO e as do DUODENO são freqüentes, principalmente, nas pessoas de temperamento nervoso, naquelas de vida intensa e nas de hábitos defeituosos de alimentação.

As ÚLCERAS se instalam, quase sempre, de MANEIRA INSIDIOSA, evoluindo, às vêzes, ràpidamente, ou lentamente, com períodos de acalmia. A sintomatologia é variável, sendo a dor localizada na REGIÃO EPIGÁSTRICA, o mais freqüente dos sintomas, principalmente, quando sua evolução já se acha adiantada.

Não pretendemos, neste pequeno trabalho, entrar na semiologia das ÚLCERAS GASTRO-DUODENAIS. Apenas, citaremos algumas observações CLÍNICAS que atestam os bons resultados obtidos com as VACINAS do SANGUE, os quais atribuímos, em parte, à histamina que as mesmas encerram, e, também, pela ação reguladora que elas exercem sôbre as funções digestivas quando perturbadas pelas DISTONIAS NERVOSAS.

Todos os casos tratados, em nossa CLÍNICA, têm sido controlados pelos EXAMES RADIOGRÁFICOS. Dentre êsses, queremos referir-nos, primeiramente, ao do ilustre advogado, nesta Capital, Dr. L. P., levado aos nossos serviços pelo competente CLÍNICO Dr. JOSÉ MENDES TAVARES, membro da ACADEMIA NACIONAL de MEDICINA.

Observações do escriba:

1ª – Ao longo de todo o livro do médico Dr. OLÍVIO MARTINS, fica muito claro e evidente, que a ACADEMIA NACIONAL de MEDICINA, tinha conhecimento dos trabalhos realizados pelo referido médico, sobre a chamada VACINA do SANGUE.

2ª – E mais ainda, membros da própria ACADEMIA NACIONAL de MEDICINA, chegavam a encaminhar pacientes para o Dr. OLÍVIO MARTINS, como no caso citado logo acima.

O novo cliente que nos chegava, desanimado e descrente da velha medicina trazia na fronte a máscara do sofrimento. Pálido e desnutrido arqueava-se um pouco para frente, devido à contractura e às dores que sentia na REGIÃO EPIGÁSTRICA. Só encontrando um pouco de alívio quando se deitava em posição dorsal. Queixava-se, também, de inquietante insônia e impossibilidade de alimentar-se.

Retiramos certa quantidade de SANGUE do PACIENTE, o “quantum satis” para o preparo das VACINAS. Logo no início dêste TRATAMENTO, o paciente começou a pressentir sua cura, pois, desapareceram as dores desde o emprêgo da terceira INJEÇÃO, voltando a ter sono calmo e prolongado, durantes as noites, e a poder alimentar-se dentro das prescrições médicas.

Foi feita a última INJEÇÃO da PRIMEIRA SÉRIE, que é formada de DEZ AMPOLAS, no dia 12 de maio corrente, e o seu pêso, que era de 48 quilos e meio, em 14 de abril último, passou a ser de 52 quilos, tendo, assim, aumentado três quilos e meio, em menos de um mês. Êsse paciente, que estava em véspera de ser operado, a conselho de outros colegas, e que vinha há mais de cinco anos em tratamentos diversos sem resultados positivos, encontrou a solução do seu problema médico no PODER CURATIVO do SANGUE.

Caso semelhante passou-se com uma ilustre dama da nossa melhor sociedade, a senhora E. V. F. que, sendo portadora de ÚLCERA DUODENAL, comprovada pela RADIOGRAFIA, curou-se com o TRATAMENTO pela VACINA do SANGUE, tendo sido confirmado êste brilhante resultado pelo seu RADIOLOGISTA, que, com satisfação, setenta dias após ter tirado a primeira CHAPA, não encontrou mais nem vestígios da ÚLCERA em nova RADIOGRAFIA.

É desnecessário esclarecer que os resultados RADIOGRÁFICOS sempre estiveram plenamente de acôrdo com a sintomatologia CLÍNICA do caso.

Ainda, a propósito do êxito do TRATAMENTO HEMOTERÁPICO, o “Correio do Povo”, de Pôrto Alegre, em 15 de junho de 1944, publicou uma declaração do Sr. LUIZ RADAELE NETTO, que disse: “De malas prontas em Iraí (Estância de águas minerais no Rio Grande do Sul) para operar uma ÚLCERA DO ESTÔMAGO, que já não me deixava alimentar nem trabalhar livremente, tive notícia da heróica TERAPÊUTICA da VACINA do PRÓPRIO SANGUE do DOENTE que fiz sem demora, tendo conseguido com ela a MINHA CURA RADICAL”.

Como êstes, outros clientes mais têm obtido os mesmos resultados, em nossos serviços, com a VACINA do SANGUE, sem necessidade de intervenção cirúrgica, pois a opinião geral, atualmente, é que a ÚLCERA GASTRO-INTESTINAL constitui antes de qualquer coisa, problema de ordem CLÍNICA, “devendo o TRATAMENTO CIRÚRGICO ser reservado para os casos rebeldes ou para quando existirem complicações, tais como PERFURAÇÕES, HEMORRAGIA ou OBSTRUÇÃO”. – Tanto assim, que na CLÍNICA MAYO, nos ESTADOS UNIDOS, as operações por ÚLCERA DUODENAL caíram de 38 para 13%, nos últimos 20 anos.

Observações do escriba:

1ª – A especialidade do Dr. OLÍVIO MARTINS era Clínica Geral, Clínica Médica ou Medicina Interna.

2ª – Então, como todo bom CLÍNICO ele tinha a preocupação de realizar uma boa ANAMNESE e um exame clínico minucioso.

3ª – Mas, sempre que necessário ele recorria a outros profissionais de outras especialidades para realizar exames complementares.

4ª – No caso das ÚLCERAS de ESTÔMAGO ou de DUODENO, ele recorria aos RADIOLOGISTAS, que realizavam EXAMES RADIOGRÁFICOS para confirmar ou não o seu diagnóstico, e para poder acompanhar a evolução da sua TERAPIA com a VACINA DO SANGUE.

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura e bom dia.

Aracaju, capital de Sergipe (O futuro “PAÍS da BOMBA ATÔMICA”), terça-feira, 15 de março de 2016.

Jorge Martins Cardoso – Médico (e futuro BANQUEIRO) – CREMESE – 573.

Fontes: (1) – Livro de Dr. OLÍVIO MARTINS – O PODER CURATIVO DO SANGUE – “Menos Remédios e Mais Ciência”. – 8ª EDIÇÃO – 1960 – Rio de Janeiro – páginas 60, 61, 62 e 63. (2) – Outras fontes.