PROJETO DE PESQUISA

INSTITUTO EVOLUÇÃO

CURSO: PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA

DISCIPLINA: ORIENTAÇÃO TCC

PROFESSORA: LETÍCIA

VALDILENA CUNHA FONTENELE

PROJETO DE PESQUISA

QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE E O SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULO

CAMOCIM – CE

MARÇO/2015

SUMÁRIO

1. Identificação do problema

2. Introdução

3. Objetivo Geral

4. Objetivos Específicos

5. Justificativa

6. Metodologia

7. Cronograma de atividades

8. Referências Bibliográficas

PROJETO DE PESQUISA

TEMA: Qualidade de vida na terceira idade e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo

1. Identificação do Problema:

A pesquisa que aqui se pretende empreender tem como objeto de investigação, ou seja, como foco de análise a discussão acerca do papel do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo na melhoria da qualidade de vida do público da terceira idade.

2. Introdução

O presente trabalho visa a refletir a respeito da questão da qualidade de vida na terceira idade e como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo pode contribuir de forma positiva para o bem-estar do público idoso que participa deste serviço ofertado na modalidade Proteção Social Básica da Política de Assistência Social.

Desse modo, procurar-se-á discorrer inicialmente sobre o conceito de terceira idade e as características que constituem esse ciclo de vida, além de abordar as políticas públicas voltadas para o idoso e o aparato de leis que protege e assegura direitos de cidadania a esse segmento. Discutir-se-á, igualmente, a respeito do significado de qualidade de vida nessa faixa etária, mostrando como as relações interpessoais estabelecidas por esse público revelam-se significativas no sentido de contribuir com sua autoestima e elevação do sentimento de pertencimento social.

Ressalta-se que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo efetuado com o segmento da terceira idade, tem possibilitado aos que dele participam a oportunidade de se reunirem para trocar experiências e saberes culturalmente arraigados em seu” modus vivendi”, permitindo dessa forma uma socialização de vivências, onde cada um se sente envolvido numa teia de relações.

Portanto, mostrar-se-á o SCFV como um Serviço ofertado pelo Sistema Único de Assistência Social - SUAS, elucidando seus objetivos e princípios norteadores que fundamentam sua ação. Neste sentido, será visto como se processa a dinâmica de funcionamento do SCFV com os idosos no município de Camocim/Ce.

3. Objetivo Geral:

• Investigar sobre os impactos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo na qualidade de vida do público da 3ª idade, objetivando produzir subsídios teóricos que sirvam para orientar posteriores estudos relacionados ao tema em evidência.

4. Objetivos Específicos

• Descrever o conceito e o que caracteriza a terceira idade

• Proporcionar uma discussão acerca do significado de qualidade de vida na terceira idade

• Compreender a dinâmica de funcionamento do SCFV direcionado à pessoa idosa no município de Camocim/Ce e seu reflexo na vida desse público.

5. Justificativa

É claramente perceptível o considerável crescimento da população idosa nas últimas décadas, isso se sabe que é devido a diversos fatores que interferiram diretamente no bem-estar desse segmento, contribuindo para a sua maior longevidade. Entretanto, é fundamental que a população idosa não apenas tenha maior longevidade, mas também possa viver com mais felicidade e satisfação com a vida.

Nesse sentido, é importante considerar o grande papel que as políticas públicas especialmente as de saúde e assistência social vem contribuindo para que esse público não apenas venha a viver mais, mas, sobretudo usufrua de maior qualidade de vida.

No tocante a esse aspecto é válido salientar que para se ter uma terceira idade feliz vários fatores devem ser considerados, especialmente, deve-se levar em conta a forma como o idoso se percebe nessa fase da vida e também a sua capacidade de se adaptar as mudanças e transformações típicas do envelhecimento, visto que os idosos que não conseguem absorver de forma positiva essas mudanças, tendem ao isolamento social, reduzindo a sua interação com outras pessoas. Isso pode, muitas vezes, conduzir a insatisfação com a própria vida, a perda do prazer e da vontade de viver, provocando o comprometimento de suas capacidades físicas, intelectuais e psicológicas.

Tendo em vista que viver com qualidade torna-se um imperativo para o público da terceira idade, procurar-se-á investigar, através dessa pesquisa o papel que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo pode exercer para melhoria dessa qualidade de vida, visto que pode estimular e melhorar a capacidade desse público de estabelecer relações sociais, onde a troca de vivências oportunize experiências prazerosas, assim como a elevação da sua autoestima.

A relevância dessa pesquisa deve-se ao fato de que a mesma contribuirá para a produção de mais subsídios teóricos sobre a temática em estudo, haja vista esse ciclo de vida, denominado de terceira idade, está sendo alvo de atenção das políticas públicas que primam por oferecer estratégias e meios para melhorar a qualidade de vida desse público, que tem crescido consideravelmente em nosso país, merecendo por isso uma atenção mais focada para a sua longevidade.

6. Metodologia:

A metodologia que será utilizada para realização dos objetivos propostos será baseada em pesquisa de natureza exploratória através de fontes bibliográficas como: livros, textos, artigos publicados em sites da internet.

Para coleta de dados serão utilizados os seguintes instrumentos: fichamentos resenhas e questionários com questões objetivas.

Além da pesquisa bibliográfica será também efetuada pesquisa de campo, utilizando uma amostra de idosos participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo da sede do município. Para a realização da pesquisa será efetuada entrevista diretiva com a aplicação de questionários com questões objetivas e abertas. Em seguida será feita a quantificação e análise dos dados.

7. Cronograma de atividades

ATIVIDADES / MESES Março Abril Maio Junho

1 Levantamento bibliográfico X

2 Leitura e fichamento de literatura X

3 Elaboração e Aplicação do questionário com os idosos X

4 Quantificação e análise dos dados coletados na pesquisa X

5 Início da elaboração do TCC - produção textual X

6 Revisão do texto X

7 Entrega do TCC – X

1. Referências Bibliográficas

1. Netto MP. Processo de envelhecimento e longevidade. In: Papaléo Netto M. Tratado de gerontologia. 2ªed. rev. ampl. São Paulo: Atheneu; 2007. p. 3-14. [Links]

2. Campos NOB, Rodrigues RN. Ritmo de declínio nas taxas de mortalidade dos idosos nos estados do Sudeste, 1980-2000. R Brás Est Pop 2004; 21(2):323-342. [Links]

3. Ministério da Saúde. Atenção à Saúde da Pessoa Idosa e Envelhecimento. Série Pactos pela Saúde 2006. V.12. Brasília, Distrito Federal, 2010.

4. Velhices: reflexão contemporânea. São Paulo. SESC: PUC, 2006

5. Cadernos Gerontológicos da SAS. V.1 julho.2006. Governo do Estado - Secretaria da Ação Social - SAS

AUTORA: VAL FONTENELE

Val Fontenele
Enviado por Val Fontenele em 26/01/2016
Reeditado em 26/01/2016
Código do texto: T5524198
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.