SAÚDE DO IDOSO
FACULDADE EVOLUÇAO
ESPECIALIZAÇÃO- SAÚDE DO IDOSO
NOME: VALDILENA CUNHA FONTENELE
Comentar sobre os itens que constam no Estatuto do Idoso e como estes capítulos estão sendo trabalhados em nossa região.
Art. 2o O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta lei, assegurando-se lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.
É comum que todas as pessoas tenham direitos, principalmente quando se fala no público da terceira idade. Os artigos citados, bem como todos os outros que compõem o Estatuto do Idoso, Tem como objetivo assegurar os direitos sociais do idoso, para assim promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. Toda pessoa idosa tem direito a saúde física e mental, respeito e liberdade, infelizmente uma grande parcela desse público desconhece desses direitos tornando-se vítimas da violência, maus tratos, abandono e até exclusão.
Art.4º - Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.
Apesar das leis contidas no Estatuto de proteção a pessoa idosa, vemos inúmeros casos de negligencia, onde a família são na grande maioria os responsáveis pelo ato, quando os abandonam descuidando da alimentação e até mesmo da saúde. Em nosso município podemos contar com o CREAS (Centro de Referência Especializada da Assistência Social), que intervém nos casos de violência contra a pessoa idosa e o CRAS( Centro de Referência da Assistência Social) No CRAS são utilizados pelo Assistente Social os instrumentais: Prontuário Social, Relatório Social, Ficha de Acompanhamentos, Formulários Estáticos, Livros de Registros das Ações executadas, Folha de Frequência, Planejamentos e Relatórios Descritivos e o público atendido são pessoas em situação de vulnerabilidade. Os encontros desenvolvidos com os idosos ressaltam a importância da garantia dos seus direitos, dando ênfase ao vínculo familiar fortalecido e garantia de direitos, fomentando a atenção e proteção do idoso em qualquer fase da vida, pois a família é o seu principal referencial, e o processo de envelhecimento deve ser entendido e respeitado pela família e pela sociedade. O CRAS promove um encontro semanal voltado para o público de pessoas idosas buscando gerar a conscientização de direitos, oferecendo todas as orientações necessárias para a formação de cidadãos capazes de exercer e reivindicar os direitos dispostos em lei, desenvolvendo também seu potencial pisco- social, propiciar condições de aprendizado, mantendo um grupo de idosos em uma ocupação saudável e ao mesmo e descontraída.
AUTORA: VAL FONTENELE
EM: 12/06/2015