DÚVIDAS QUANTO A SIMULTANEIDADE ENTRE A APLICAÇÃO DE VACINAS.

SIMULTANEIDADE E/OU INTERVALO ENTRE VACINAS

simultaneidade e/ou intervalo mínimo entre vacinas do calendário básico vacinação preconizado pelo Ministério da Saúde. De um modo geral, deverão ser seguidas as informações contidas no manual do Programa Nacional de Imunização. Oportunamente lembramos que as vacinas HPV Hepatite A já se encontram inclusas no Calendário Nacional de Vacinação atualizado.

É importante ressaltar a necessidade da avaliação adequada da massa muscular e rodízio dos locais de aplicação das vacinas, conforme recomendação do Manual de Procedimentos para vacinação (pág. 185). É importante lembrar que havendo um número maior de vacinas a serem realizadas pode-se também utilizar a região ventro-glútea como opção segura.

Conforme nota informativa n° 20/2014/CGPNI/DEVIT/SVS/MS não recomenda a administração simultânea da vacina tríplice viral e febre amarela em crianças menores de 1 ano 11 meses e 29 dias primovacinados, em virtude da redução da taxa de soroconversão em crianças vacinadas com intervalo inferior a 30 dias entre as doses. Somente em situação de risco epidemiológico considerar a possibilidade de aplicação simultânea. Para crianças maiores de 2 anos e adultos de qualquer idade que já tenham recebido as duas vacinas anteriormente poderão ser revacinados simultaneamente quando as mesmas estiverem recomendadas.

-Há interferência entre a vacina de varicela e outras vacinas de vírus vivos de uso parenteral, devendo ser aplicadas no mesmo dia, em locais diferentes ou com intervalo de 30 dias. Quando a vacina contra a varicela é administrada em intervalo inferior a 30 dias após a vacina tríplice viral, existe interferência na resposta imunológica, com menor soroconversão ao vírus da varicela.

- em algumas situações, a vacinação e a administração de imunoglobulinas podem ser feita simultaneamente, porém em locais diferentes, como em determinado casos de profilaxia do tétano, da raiva e da hepatite B.

- não administrar imunoglobulinas: durante os primeiros 14 dias após a aplicação das vacinas contra o sarampo ou tríplice viral e, por 21 dias no caso da vacina contra a varicela.

- a imunoglobulina humana pode inativar vacinas de vírus vivos, sendo indicado um intervalo de 7 meses.

Intervalo recomendado para administração de diferentes vacinas:

Tipo de Antígeno

Intervalo

Inativado / Inativado

Nenhum – vacinação simultânea ou com

qualquer intervalo.

Atenuado / Inativado

Nenhum – Vacinação simultânea ou com

qualquer intervalo

Atenuado / Atenuado

30 dias: Febre Amarela com Tríplice Viral e/ou Tetra viral. Em virtude da redução da taxa de soroconversão em crianças vacinadas com intervalo mínimo entre as doses de 30 dias (MENORES DE 2 ANOS--1ANO11MESE E 29 DIAS)

ulissespinto
Enviado por ulissespinto em 23/12/2015
Código do texto: T5488839
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.